Leitura incorreta de map quando acende faróis?
-
fala galera, beleza?
está acontecendo uma situação um pouco estranha com a leitura do sensor map.
em marcha lenta, o map fica em torno de -0.7. ao acender as luzes (farol alto mais milhas) o map sobe para -0.62 chegando as vezes até -0.60, o que acaba injetando mais combustível.
isso acontece em qualquer rotação e esse "ganho" de 0.10 de pressão acontece em qualquer faixa.
achei estranho porque durante o dia o sistema tá redondinho, lambda corrige muito pouco (+/- 1%). só que quando saía a noite a lambda tirava até -30% de combustível. aí que me dei conta que a pressão lida pelo map alterava quando ligava as luzes.
então fiz outro teste:
com o carro na descida, freio motor (1ª 3.000 rpm) - cutoff ligado - injeção 0.0 ms - map marcando -0.78
liguei as luzes e adivinha: foi pra -0.70 e não senti alteração nenhuma no comportamento do motor. não amarrou nem acelerou.
o sensor map é o da pandoo mesmo.
o que tenho montado é um duratec 2.0 16v com pandoo. normalzão. tá num jeep e é pra trilha.
pode ser alguma interferência? o sensor tá com positivo direto da bateria. negativo na massa.
já passaram por alguma experiência parecida? podem me ajudar com alguma orientação?
obrigado.
kge
-
-
turma, problema resolvido.
aterrei os leds direto no polo negativo da bateria.
como minha carroceria é de fibra tenho alguns pontos de aterramento em comum. isso devia acabar interferindo no sensor que estava no mesmo terra.
resolvido. depois disso a variação é de -0.01 na leitura do map quando faróis ligados.
tks.