Megasquirt
-
eu quero pra acertar o carro…
com a telemetria é possível ver em qual faixa de rpm por abertura de borboleta, temperatura, pressão de coletor, etc. que o motor está bom ou ruim para fazer as devidas correções...
aqui em brasília não temos dinam?metro, e só desse jeito pra ficar 100%
sinal de tx/rx bluetooth pra pegar em 1000m precisa de um amplificador monstro, sinal bluetooth a partir de 10m já não vira direito....essas centrais q se comunicam com a equipe é tudo feito via sinal de r?dio...
vc leu telemetria e entendeu q era um daqueles sistemas car?ssimos q lá tudo, até temperatura da banda externa/meio/interna dos pneus e movimento de direção, mas é claro q eu não estou falando de um sistema desses...telemetria não é só isso...
[snapback]493715[/snapback]
veio, telemetria é vc ver oq ue tá acontecendo no motor a dist?ncia
isso que vc tá falando ai é somente datalog
e quantos aos bluetoth de 1000m, vi em uns sites lá de fora, e achei relativamente pequeno, mas nem tenho certeza se o padrão ão mesmo dos convencionais…..
-
tinha um pessoal da engenharia (só que uns nem habilitação tinham e outros nem faculdade tinham feito) aqui antigamente que falavam que telemetria era armazenar num ipod ou note os dados enquanto o carro andava.
sempre achei q telemetria fosse mesmo acompanhar a dist?ncia o funcionamento da m?quina, mas esse pessoalzinho da engenharia veio e me corrigiu . os caras tavam errados e vieram bater boca
outro q usava o termo telemetria era o ivo (do celta branco), qdo na real era um ipod no painel.
essas coisas (infos erradas postadas) acabaram confundindo mta gente, como eu e o quarteto.
-
eu tá tirando foto de todas as partes do processo de montagem da minha:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1134177
já montei o chicote no carro, só não deu tempo de tentar fazer ela funcionar ainda. ler temperatura da água e do ar e ler o tps ela já está fazendo, tá ligando a bomba também, o resto ainda não deu tempo de mexer.
a do xucrute já está funcionando, ele conseguiu fazer dar lenta, conseguiu acertar a partida a quente e a frio já. tá mais adiantado do que eu. ele não entende nada de eletrúnica e montou sozinho, ou seja, basta um pouco de boa vontade e empenho. e nisso ele é bem sacudido.
mas já te adianto uma coisa: é muito chique, tem recurso bagarai, é open-source e permite alterações tanto de software como de hardware.
mas nem tudo são flores: o suporte é você mesmo, tem o fórum lá que o pessoal te ajuda, mas no final quem tem q se virar é você mesmo. e outra: se não entender ingl?s vai sofrer um pouco.
[snapback]493498[/snapback]
ricardo.. onde vc compro a plaquinha com os componentes?
-
verdade ka..as vezes o pessoal começa a querer discutir as coisas… tem que simplificar...
tele-metria => medir a dist?ncia, só num diz qual a dist?ncia auhuahuahuha brincadeiras a parte vc pode ter um ipod no painel e ser telemetria...desde que os dados sejam adquiridos e transmitidos via sinal de radio...
datalogging é nada mais nada menos do que registrar/armazenar dados (para comparar depois)... vc pode fazer datalogging a partir da telemetria (se vc armazenar os dados que estão sendo transmitidos).
não sei se ficou claro... se vc lá os sinais da injeção pode até ser a muito grosso modo considerado telemetria (se for por transmissão e nesse caso tem gente que considera até transmissão via cabo obdii) se vc armazena estes dados numa base de tempo vc estará fazendo um hist?rico (log) dos dados (data) resultanso num datalogging.
-
pois é, telemetria com ipod pendurado no painel = pra ingl?s ver, tabajara. minha vontade na época era de deletar aqueles posts de 5.000 linhas falando essas porolas que confundia todo mundo =\
telemetria mesmo = carro acelerando e alguem fora do carro acompanhando todo funcionamento do sistema toda numa tela, em tempo real e com possibilidade de armazenamento.
-
pois é, telemetria com ipod pendurado no painel = pra ingl?s ver, tabajara. minha vontade na época era de deletar aqueles posts de 5.000 linhas falando essas porolas que confundia todo mundo =\
telemetria mesmo = carro acelerando e alguem fora do carro acompanhando todo funcionamento do sistema toda numa tela, em tempo real e com possibilidade de armazenamento.
[snapback]493832[/snapback]
ipod= tocador de mêsica
palm= leitura dos sinais do carro via obd2
-
opa, falha tánica
[snapback]493889[/snapback]
-
bom, tem um monte de perguntas, vou tentar responder tudo sem citar post.
o kit da ms é composto do partial kit (processador, map e placa de ci - vazia, lágico) + o kit de peças. o partial kit eu o xucrute compramos direto do bowling & grippo mesmo. compramos deles também a placa do stimulator (um simulador de sinais de entrada para a ms, simula como se os sensores estivessem conectados nela) e a placa da relay box. essas placas e o partial kit o tio dele trouxe pra gente de lá dos eua; optamos por comprar as pecas por aqui achando que ir?amos encontr?-las.
obviamente que faltou um monte de coisa que não conseguimos encontrar por aqui. uma ou outra coisa na farnell até tinha, mas custava mais caro comprar lá do que importar, então optamos por pedir o kit de pecas, esse eu pedi no glen?s garage.
então, pra quem tá pensando em mexer com isso, não façam a mesma cagada que eu: a menos que se more em sp (pois da? talvez dá pra garimpar melhor na sta. efig?nia), pecam o kit completo. mesmo pagando o imposto, fica mais barato que comprar aqui.
ali?s, não é que eu dei azar de ter pago o imposto; passou de u$50,00 declarados em nota fiscal, cobra mesmo, sem choro nem vela. e não adianta pedir pros gringos mandar com nota mais baixa, porque eles não fazem isso, já tem até avisado no site pra não pedir isso (mesmo assim eu tentei… ..., e ele disse que não podia).
essa nota que tem foto aí foi do imposto que eu paguei, direto no correio mesmo, mas esse valor foi relativo somente ao kit de pecas. o valor de r$ 553,00 é relativo a dois kits de pecas, pois pedi o meu junto com o do xucrute. ou seja, pra uma só o valor é metade disso aí (mais metade dos r$332 que foram pagos de imposto). isso só para o kit de pecas, pois se comprar o kit completo (pecas + partial kit) custa u$ 250,00.
as pecas do stimulator eu comprei por aqui mesmo. algumas delas eu tive que fazer uma ?gambi? pra encaixar na placa, pois mecanicamente eram diferentes das ?originais?.
o chicote não vem junto com o kit de montagem não, vem só o conector db37 que liga na ms, ou seja, tem que fazer ele. no meu caso, que estou montando na minha saveiro (que já é injetada original), eu arrumei um módulo 1avb fudido e tirei o conector dele para poder usar o chicote original do carro (o xucrute também fez isso, ali?s foi ele que me arrumou o módulo fudido pra poder tirar o conector).
-
eu tava olhando no site o funcionamento do megatune.
as configurações dos sensores, as tabelas ve table, afr, ignition …
como fora feitas ?? é muito dificil de configurar ??
tenho medo de pegar uma megasquirt e não conseguir fazer o carro nem segurar a lenta ...
-
tabela ve basta vc informar os dados de seu motor (potência, torque e deslocamento volum?trico) que o software já gera uma que servirá como base para in?cio de acerto, da? pra frente vc tem que ir ajustando.
tabela de afr só usa se vc for trabalhar com sonda wide, se for sonda narrow vc só define um valor alvo que ela ir? perseguir qdo estiver trabalhando em malha fechada.
tabela de ponto: tem uma planilha que define uma curva b?sica, a partir dela vc vai fazendo os ajustes finos.
cofiguracao de sensores: mole. pode ver nas fotos que tirei. é só ter um mult?metro com leitura de temperatura, os sensores (de temp do ar e da água), uma geladeira, um fogao e uma leiteira… . com isso vc define os valores das leituras conforme a temperaturas, informa para o software e ele cria a curva de leitura do sensor.
-
tabela ve basta vc informar os dados de seu motor (potência, torque e deslocamento volum?trico) que o software já gera uma que servirá como base para in?cio de acerto, da? pra frente vc tem que ir ajustando.
tabela de afr só usa se vc for trabalhar com sonda wide, se for sonda narrow vc só define um valor alvo que ela ir? perseguir qdo estiver trabalhando em malha fechada.
tabela de ponto: tem uma planilha que define uma curva b?sica, a partir dela vc vai fazendo os ajustes finos.
cofiguracao de sensores: mole. pode ver nas fotos que tirei. é só ter um mult?metro com leitura de temperatura, os sensores (de temp do ar e da água), uma geladeira, um fogao e uma leiteira… . com isso vc define os valores das leituras conforme a temperaturas, informa para o software e ele cria a curva de leitura do sensor.
[snapback]494590[/snapback]
pow cara… valeu pela ajuda aew
em julho eu vo comprar a minha, vo pedir de um daqueles sites que aparecem no site oficial da megasquirt. vo ficar devendo meu cartão de cr?dito ....
continua postando fotos naquele site que vc deu o endereão aqui no forum.. assim dá pra acompanhar como que anda o seu carro.
boa sorte com a sua megasquirt
[]?s
-
ricardo e lucas, em qual carro vcs instalaram a ms?? p/ lucas a sua é a ms 1 ou ms 2?
vcs conhecem alguma historia de sucesso aqui no brasil??
[snapback]493951[/snapback]
já táva rodando no meu carro….hehehe]
e uso a ms1 porque tem bem mais opção em relação a ignição e afins....
-
a ms1 + megasquirtnspark-extra firmware e a ms2 tám as mesmas opooes de controle de combustivel e ponto.
as diferenças principais entre a ms1 e a ms2 são os componentes eletronicos, como o processador e outras coisas.
existe alguma diferença entre as duas que eu não sei ??? pelo que entendi são só essas que eu falei.
[]?s
-
o processador da msii é mais rápido, mas o ms?n?spark é coisa de louco, tem muita coisa a mais (boost controller já pronto, possibilidade de staging injection e mais um monte de coisas. pena que só dá pra usar com a msi.
os mapas (de ve e ponto) da msi sao de 8x8, enquanto que na msii sao de 12x12.
dizem os gringos que está sendo desenvolvido o ms?n?spark para a msii.
-
tinha um pessoal da engenharia (só que uns nem habilitação tinham e outros nem faculdade tinham feito) aqui antigamente que falavam que telemetria era armazenar num ipod ou note os dados enquanto o carro andava.
sempre achei q telemetria fosse mesmo acompanhar a dist?ncia o funcionamento da m?quina, mas esse pessoalzinho da engenharia veio e me corrigiu . os caras tavam errados e vieram bater boca
outro q usava o termo telemetria era o ivo (do celta branco), qdo na real era um ipod no painel.
essas coisas (infos erradas postadas) acabaram confundindo mta gente, como eu e o quarteto.
[snapback]493816[/snapback]
devido a informações no site, também achava que telemetria era o registro de dados referente ao funcionamento do motor.