Megasquirt
-
resumindo tudo o que eu quis dizer:
tudo depende da injecao, mas no geral, tabalhar em paralelo nao deixa vc mandar na coisa. quem manda é a injecao original. no meu caso por exemplo, nada de querer 900 de sonda… tenho que me contentar com os 820, 850 em wot que a injecao me permite. querer jogar mais no suplementar vai fazer com que a injecao diminua nos bicos originais. nao vale a pena pq afeta muito a fase aspirada.
a injecao do meu carro é a bosch motronic 7.3h4
[snapback]499050[/snapback]
bem vindo ao mundo do e-gas
todas as centrais bosch me trabalham por metas (já cansei de falar por aqui e outor foruns), não adianta vc querer interferir porque ela vai atrás da meta desejada e funciona exatamente como vc disse, só que ela num leva em conta só tps x rpm naum… leva todos os sensores de medição de carga envolvida, até mesmo vss qdo ele existir.
existe uma curva de afr pra meia e plena carga e a injeção se vira pra atingir o valor desejado...simples assim... só que existe curvas de limitação (tbm pra saber qdo um sensor estiver defeituoso) pra cada tipo de correção... é como se num tivesse curva de combustável/ponto/pressão (mas existem sim só num são definitvas com as normais ).
inclusive nas me7 usadas nos vag turbo tem um curva de limitação de torque, se vc num refaz a curva com o formato da nova curva de torque que terá com a nova pressão de turbo fica entrando em emerg?ncia..se vc coloca que ele tem que ter determinado torque digamos a 2.000rpm a central sozinha ajusta ponto, combustável e pressão de turbo pra atingir este torque, se depois de um certo numero de tentativas ela nunca consegue atingir o torque desejado ela assume que tem um erro e entra em emerg?ncia...isso pode demorar umas horas pra acontecer... se vc coloca menos torque do que ele tem com a pressão de turbo/ponto, etc ela sozinha vai se encarregando de fechar borboleta, diminuir pressão de turbo ou ponto pra atingir a meta de torque e o carro perde potência de qdo fez o chip
-
poxa eu pensei q toda injecao original ia trabalhar tentando atingir determinado valor, e como foi mensionado lavando o motor no suplementar o tempo de abertura dos bicos originais tenderia a cair ao minimo possivel dentro dos valores de lambda e demais influentes na medida
-
por isso que o lance é caminhar pra desligar a motronic. só vou ter um trampinho a mais pra controlar o e-gas no meu modulo, mas nao eh nada de outro mundo
mas nao eh o fim do mundo trabalhar em paralelo nao, é só ajustar com carinho, sem exagerar no suplementar. o foda é que eu cheguei e taquei 8% do suplementar pra cada 0.1bar, jogando 115% entre 3 e 4000 rpm. a bixinha ficou viciada nessa faixa de 3 a 4 mil.
-
resumindo tudo o que eu quis dizer:
tudo depende da injecao, mas no geral, tabalhar em paralelo nao deixa vc mandar na coisa. quem manda é a injecao original. no meu caso por exemplo, nada de querer 900 de sonda… tenho que me contentar com os 820, 850 em wot que a injecao me permite. querer jogar mais no suplementar vai fazer com que a injecao diminua nos bicos originais. nao vale a pena pq afeta muito a fase aspirada.
a injecao do meu carro é a bosch motronic 7.3h4
[snapback]499050[/snapback]
muito interessante a sua observação… ainda não tinha parado pra pensar nisso
isso deve acontecer nos carros que conheão que usam i.e orignal + digipulse, meg, ou outros modulos de controle de bico auxiliar...
esse exemplo não se aplica é megasquirt, pois no caso dela a injeção original não terá mais controle sobre o tempo de injeção, ponto e outras funções que a megasquirt estiver controlando.
quem pode dar um exemplo prático disso que eu falei é o lucas schneider, ele já tá usando no celta dele.
[]?s
-
não pode confundir as coisas, uma é a capacidade da central original em se autoadaptar (corrigir pequenas variações ocorridas durante a produção do motor e ainda as oriundas do desgaste do mesmo durante sua vida útil).
outra coisa é a central trabalhar por metas, ou seja ela tem liberdade de variar a posição da borboleta, pressão de turbo, ponto e combustável pra atingir o torque desejado.