Pistao e biela forjada - cuidados extras
-
hummm… ai faz sentido :-)
mas eu quando falei bielas de numeração mais baixas, não errei não, é pq certamente uma 34 pesa menos q uma 76. claro q isso tambem seria algo que eu iria verificar. hehehe...
[snapback]497066[/snapback]
aaaaah ta, é pq eu sempre vou pelo lado da resistencia.
realmente numero menor mais leve e mais fragil rsrsr.
-
se a entrada de nitro for progressiva mesmo, aguenta sim
zorlac, o klaus tinha me dito que o gustavo bomba tem aquele aparelho pra injetar nitro progressivamente no a3 dele… procura mais informacoes sobre isso cara...
[snapback]497034[/snapback]
um aparelhinho da nos progressivo custa us$550 lá fora.
eu ja vi umas paradas de 2 step, aerta o primeiro botão entra, suponhamos 45cv, ai em tal faixa vc aperta o 2? botão e entra os outros 45cv. o duro é ver a faixa chegar né rsrs pra apertar o outor bot?
o ideal memso é o progressivo mas é caro pra cacete. se bobiar, como a galera ai falou, eu deixo as bielas forjadas de lado e compro o nitro progressivo
-
meus 2 centavos
carro de pista aspirado fortão usa biela e pistão forjado (claro que biela é bem aliviada, mas é forjada pré aguentar potência) pro pessoal abusar de ponto e taxa sem medo de desbielar.
pré carro de rua fica uma situação foda, já que tirar potência de aspirado é complicado, se botar mais peso nos conjuntos giradores vai ficar mais pesado e vai perder potência… e se colocar sobrealimentação (nitro) você acaba se obrigando a reforçar tudo, então novamente complica.
então você vai ter que optar por um carro que vai andar forte quando nitrando e tendo segurança e andando sem nitro e menos potente que um motor aspro de miolo original bem mais leve.
-
pois é daniel, já pensei sobre isso tbm q vc disse. fazer com miolo origens e usar menos nitro ou forjar e abusar até do nitro.
mas to caindo no meio termo, ja q os pistões ja comprei, entao ficarei com um aspro pra andar forte sem nitro e a nitrada quando for preciso, mas sem abusar tbm, jogando pros seus 50cv. é aki onde estou, nessa receita por agora.
-
se vc montar o motor do jeito que tinha me falado (coisa de 180 cvs aspirado), vai ser obrigado a taxar no talo. e ainda vai mandar nitro (cavalaria instant?nea e não progressiva) em cima?
não vai ter biela original de ap que aguente.
ou vc poe as forjadas ou então vai na conversinha mole (de cara que entende menos do que vc) q tão te falando por ai, mas ja compra um bloco novo de reserva.
-
se vc montar o motor do jeito que tinha me falado (coisa de 180 cvs aspirado), vai ser obrigado a taxar no talo. e ainda vai mandar nitro (cavalaria instant?nea e não progressiva) em cima?
ou vc poe as forjadas ou então vai na conversinha mole (de cara que entende menos do que vc) q tão te falando por ai, mas ja compra um bloco novo de reserva.
[snapback]497578[/snapback]
carol, se eu usar bielas forjadas (to entre as powertech e as scat), eu posso compensar o peso extra delas aliviando o virabrequim mesmo??? pq num aspro o vira já seria aliviado e balanceado tbm.
e lembro numa mp sua q vc falou isso, compenso o peso delas no alivio do vira.
o motor fica com subida de giro facil pra um aspro???
eu sei q as bielsa powertech não são tão pesadas assim comparadas a original, diferença de 10-20gr, já as scat creio q sejam pesadinhas na casa dos 720gr.
-
carol, se eu usar bielas forjadas (to entre as powertech e as scat), eu posso compensar o peso extra delas aliviando o virabrequim mesmo??? pq num aspro o vira já seria aliviado e balanceado tbm.
e lembro numa mp sua q vc falou isso, compenso o peso delas no alivio do vira.
o motor fica com subida de giro facil pra um aspro???
eu sei q as bielsa powertech não são tão pesadas assim comparadas a original, diferença de 10-20gr, já as scat creio q sejam pesadinhas na casa dos 720gr.
[snapback]497647[/snapback]
foi o q fiz no meu motor, zorlac. as bielas q uso pesam pouca coisa a mais q as originais, e mesmo assim tiramos peso no vira/volante pra compensar e ainda ganhar algo em cima.
tanto q o motor agora mesmo tendo bielas mais curtas e mais pesadas gira mais que antes qdo tinha bielas longas e leves, bem mais e mais facilmente.
vc não tem escolha, se for fzr o q vc ta querendo, vai ter q usar bielas mais fortes, senão vai voar tudo.
os aspirados de briga (mesmo de pista) nem sempre usam bielas forjadas pois eles tem pouca coisa a mais de potência q vc quer e não usam nitro.
claro, não estamos falando do kadett do orige, aquilo é um caso a parte com seus pouco + de 250 cvs no motor e ainda com 250 cvs de nitro.
-
sugeri a alguns posts atras o uso de biela de kd, pois eram mais resistentes que as originais, e a carol jah disse antes que eram bem mais leves que as forjadas (que por sua vez sao bem mais pesadas que as originais)…
assim sendo, as bielas de kd nao seriam uma opcao melhor???
-
um aparelhinho da nos progressivo custa us$550 lá fora.
eu ja vi umas paradas de 2 step, aerta o primeiro botão entra, suponhamos 45cv, ai em tal faixa vc aperta o 2? botão e entra os outros 45cv. o duro é ver a faixa chegar né rsrs pra apertar o outor bot?
o ideal memso é o progressivo mas é caro pra cacete. se bobiar, como a galera ai falou, eu deixo as bielas forjadas de lado e compro o nitro progressivo
[snapback]497392[/snapback]
ja trabalhei um pouco com nitro: só esclarecendo as desvantagens pra vc:
no sistema de 2 estágios vc precisa do dobro de solen?ides e bico(s) que estiver usando. é um kit pra, digamos, 45cv e mais um kit que quando acionado soma mais 45cv ao primeiro.
só por curiosidade: já vê um honda com um kit de um bico (fogger) pra 50cv na entrada da borboleta de adm. e + um kit de 04 bicos pra + 100cv no coletor de adm. pertinho dos dutos…..........
quanto ao sistema progressivo: tem a entrada mais suave, mas em compensação, detona o solen?ide de nitro (que não é barato ) rapidinho...........pq ele fica pulsando.........tipo um bico injetor que vai abrindo...
tem uns sistemas progressivos mais modernos e talz............mas a maioria, inclusive da nos é assim mesmo.................
[snapback]497578[/snapback]
acho que não é bem assim não, ka…......o pessoal que falou pra colocar bielas originais explicou o porque de e como fazer para ter uma boa relação custo/benefício e sem quebras.
não sei se vc concorda, mas eu faria assim:
motor aspirado muito bem feito e acertado, com pistões forjados para aspirado e bielas originais (144mm sem furo de oleo e numeração alta) com seus 160cv e um otimo escalonamento de marchas.
com o dinheiro economizado das bielas forjadas, eu faria assim:
compraria um amplificador de faiscas com retardo de ponto e velas b9egv.
parece que o zorlac já usa meg.........se o meg não tiver como botar um retardo tipo liga/desliga..................poe então o timing retard da msd
no caso do nitro, te garanto que vc não vai querer e nem precisar de mais do que 80cv. até pq esse é o limite para cada fogger da nos: entre 70/80cv.
acima disso, tudo vai encarecendo muito
ah…........nem venham me falar que em preparação não tem custo benefício .................... o que importa é o desempenho ................como eu ja lá por aqui...................
valeu d++++++++++++ carol, vc me ajudou de novo. bielas forjadas na lista, ja v0u negociar elas, serão powertech ou scat
[snapback]497727[/snapback]
já que tu tá querendo:
se quiser e puder ga$tar …............... una o melhor dos dois mundos:
a pwt tem bielas de aluminio forjado e na race force tem crower de titanium.
amba$ bem forte$ e leve$.
-
sugeri a alguns posts atras o uso de biela de kd, pois eram mais resistentes que as originais, e a carol jah disse antes que eram bem mais leves que as forjadas (que por sua vez sao bem mais pesadas que as originais)…
assim sendo, as bielas de kd nao seriam uma opcao melhor???
[snapback]497745[/snapback]
e a taxa? fica como?
-
ae thigao, o foda das bielas de aluminio é a fadiga delas, uso em rua não ficaria bem, e o preão delas quase r$3.000, com isso eu compro minhas 4tbis e as bielas forjadas.
titanio, ja pasosu pela minha cabeça, mas isosseria num futuro beeem distante quando minha situação $$$ estivesse melhor rsrsr.
o lance do progressive nitrous, em especial da nos é q ele so serve em um tipo de kit nos com uma solenoide especifica. e eu ja olhei esse kit na summit, é a bagatela de us$1.100 e alguma coisa. sendo q uns normais custam no maximo 600 doletas.
bem, como eu quero é motor aspro nitro q nao de preocupação na hora de nitrar, realment irei optar pelas bielas forjadas.
um usuario peosu umas originais, deram cerca de 660gr, as forjadas pwt pesam em media 665gr, so nao sei a scat.
outro fator, a preparação será bem feita sim, cambio reescalonado, tudo nos ocnformes como muitos ja sabem.
eu ja uso a ignição cm, mas ela nao tem atraso, mas isso a fueltech 1fi cuida do recado.
minha duvida mesmo era saber se com o uso de bielas forjadas, os casquilhos e outros componetes sofrem ou nao um maior desgaste. e como ja falaram q é normal como se fosse um original, tá respondido.
fun, bielas de kd são menores, ai teria q rebaixar e muito o bloco, caindo nos problemas ja discutidos sobre as correias, esticador etc…
meus pistões já são cabeça reta, entao será rebaixado pouca coisa o bloco e o resto no cabeçote pra dar uma taxa na casa dos 14:1
bem, mas isso deixemos pra depois, pq ainda falta muito pra chegar lá: tá faltando a fueltech e as 4tbis, preparar cabeçote, comando, cambio, ch?o... entao é coisa pra mais de ano hehehe a nao ser q pnte logo esse estagio.
-
acho que não é bem assim não, ka…......o pessoal que falou pra colocar bielas originais explicou o porque de e como fazer para ter uma boa relação custo/benefício e sem quebras.
não sei se vc concorda, mas eu faria assim:
motor aspirado muito bem feito e acertado, com pistões forjados para aspirado e bielas originais (144mm sem furo de oleo e numeração alta) com seus 160cv e um otimo escalonamento de marchas.
com o dinheiro economizado das bielas forjadas, eu faria assim:
compraria um amplificador de faiscas com retardo de ponto e velas b9egv.
parece que o zorlac já usa meg.........se o meg não tiver como botar um retardo tipo liga/desliga..................poe então o timing retard da msd
no caso do nitro, te garanto que vc não vai querer e nem precisar de mais do que 80cv. até pq esse é o limite para cada fogger da nos: entre 70/80cv.
acima disso, tudo vai encarecendo muito
ah…........nem venham me falar que em preparação não tem custo benefício .................... o que importa é o desempenho ................como eu ja lá por aqui...................
já que tu tá querendo:
se quiser e puder ga$tar .................. una o melhor dos dois mundos:
a pwt tem bielas de aluminio forjado e na race force tem crower de titanium.
amba$ bem forte$ e leve$.
[snapback]497760[/snapback]
thiago, ja conversei bastante com o zorlac tanto no forum aberto (em varios outros tópicos dele sobre esse assunto) qto por mp. veja o q eu disse logo no começo, se ele for mesmo seguir a ideia dos 180cvs no motor + nitro, vai voar biela.
se vc bota tanta fã que com 160cvs de verdade e não cvs de mentirinha como é comum por ai hj em dia + 80 cvs de nitro, dá vc mesmo uma garantia pro rapaz por escrito e com firma reconhecida que o motor dele não vai quebrar.
se vc fizer isso e tb o motor dele não quebrar, ai sim boto fã no que vc ta falando.
do contrario, não tiro uma vêrgula sequer do que eu disse sobre voar tudo caso não use bielas forjadas.
obs1: vc tem certeza que só se chega a 80 cvs com um único fogger da nosó tem mesmo certeza??
obs2: vc não é o unico aqui que ja teve experiencia com nitro. tive no meu carro e ja vi em varios outros, e na maioria com resultados desastrosos quanto a quebras justamente por causa de não terem feito o motor como se deve, e sim, como se acha que ja ta bom, é o suficiente em niveis de refor?os.
obs3: isso de retardar o ponto eu ja falei pra ele a varios meses.
obs4: ou monta com confian?a, ou então nem monta. andar por ai com o c* na mão com medo de quebras não é vida. nitro não é suave como um turbo. 180 cvs de verdade, daqueles com 4 patas exige uma taxa muito alta, la pros seus 15:1, e ainda vem gente dizendo que não precisa de bielas forjadas pra injetar 100 cvs de nitro…afffff...depois motor sai quebrando tudo e ficam dizendo que bom mesmo é a3 e golf turbo de fábrica...pqp viu