O que determina o consumo de um carro?
-
essa semana li no webmotors uma reportagem do novo porsche 911 turbo, (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/testes_conteudo.vxlpub?hnid=36372)
o carro tem um consumo de 7,3 km/l, sendo o carro com 480cv 3,6 bi-turbo. ai me pergunto um vectra 2.4 16v não deve estar passando de 9…sem contar outros carros que consomem bastante.
ai fica minha pergunta não era para os carros de menor cilindrada terem um consumo bem menor do que este? ou pelo menos o comsumo do prosche ser maior?
-
basicamente 2 coisas: efici?ncia do motor e maneira de dirigir.
e acho que a maneira de dirigir influencia mto mais… no astra flex, só fazia 6~6,5 km/l... resolvi dirigir como uma lesma e consegui quase 8 km/l no álcool...
-
mas isso é declarado pela fabrica?
porque a fiat disse que o meu carro era p/ fazer 15 no álcool. a realidade é 11~12, e com po levena estrada.
e de resto é o que o nuvo falou… efici?ncia.
-
quanto de combustivel eh injetado nos cilindros e eficiencia do motor pra queimar o combustivel q entra e transformar em movimento, como o nuvo falou..
-
mas ai é que está, carros estão sendo produzidos a anos, e até hoje não se tem uma noção certa de como melhorar a efici?ncia da queima?
o que fico pensando é por exemplo um astra 4 cilindros 2000cc e um porsche 3600cc a quantidade de gasolina para ambos é quase a mesma, só que um é o dobro do outro em termos de capacidade c?bica e ai existe a química com suas relações estequiom?tricas de ar+gasolina.
outro ponto é o uso da injeção que prega, enviar a quantidade de gasolina correta para tornar mais ec?nomico o veículo, porém a diferença nunca foi tão grande contras os carburados….
são algumas dúvidas que eu tenho....
-
mas quem disse que carburado tb nao controla bem a mistura?
existe mta coisa em carbura q tem preparador q nem sonha.
2 mecanismos de por solicitação de carga, etc
-
qualidade do combustável tbm conta.
-
mas isso é declarado pela fabrica?
porque a fiat disse que o meu carro era p/ fazer 15 no álcool. a realidade é 11~12, e com po levena estrada.
vai saber o jeito que a fábrica mediu isso…
.
-
qualidade do combustável tbm conta.
[snapback]500656[/snapback]
o uso de 20 ou 25% de álcool, acredito eu piora o consumo do carro. um carro exportado do brasil pra europa da diferença de quanto? vou dar uma pesquisada se achar eu posto.
-
o uso de 20 ou 25% de álcool, acredito eu piora o consumo do carro. um carro exportado do brasil pra europa da diferença de quanto? vou dar uma pesquisada se achar eu posto.
sim, claro, tanto que a proporcao estequiom?trica utilizada como lambda 1 pra gasolina aqui no brasil ?, se nao me engano, 13,5, ao invós dos 14,7 utilizados lá fora.
-
efici?ncia térmica do motor.
peso do carro
cx do carro
esse consumo do 911 foi medido a que velocidade? 7,6km/l a 300km/h?usando os 480cvó
-
o peso das peças internas m?veis tb não aumenta a necessidade de força do motor? molas das valvulas mais duras?
-
o peso das peças internas m?veis tb não aumenta a necessidade de força do motor? molas das valvulas mais duras?
[snapback]500910[/snapback]
nao é só isso…
tem mais perdas por atritos nas partes moveis tb. ( pistoes/bloco , bronzinas/virabrequim, comando/tuchos, etc )
-
importante é saber a quantas rotações faz esses 7.3… provavelmente a 80 ou 90 km/h, última marcha, na fase aspirada do motor... se é média aí sim...
e o combustável, já ouvi que um carro tropicalizado , para não perder muita efici?ncia, acaba gastando 10 a 20% mais, com nossa gasalcoolina ... quem entende de injeção pode confirmar...
-
opa, alinhamento conta tb hein?
-
efici?ncia térmica
peso das partes rotativas
atrito com o ch?o
atrito com o ar
alinhamento
assoalho (assoalho plano gasta menos…)
peso
qualidade do combustável
regime de funcionamento do motor
relação de câmbio
são as coisas que me vieram na abe?a por agora.
[]s