Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dúvida sobre rebaixamento de cabecote

Dúvida sobre rebaixamento de cabecote

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
33 Posts 12 Posters 3.2k Visualizações 1 Watching
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Responder
  • Responder como tópico
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por

sobre esse lence de rebaixar cabecote x reduzir cilindrada… eu tb ja escutei por aki :eca:

agora sobre economia, sim, um carro com 12.1 de taxa tende a ser mais economico andando de boa...

agora, vc vai andar com 12:1 de taxa na gasolina ou no alcool?

1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Glauco

tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão :aaf:

mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim :humpft:

[snapback]502955[/snapback]

? me deu uma vontade de rir dele…dono de oficina??? deve ser dono de ferramentas pra oficina né :) :cry: :d

sobre esse lence de rebaixar cabecote x reduzir cilindrada… eu tb ja escutei por aki :eca:

[snapback]503053[/snapback]

já ouvi essa perola tamnb?m, e quem defendia essa ideia fazia até calculos :( :hauhau:

• R Offline
        R Offline
        Rix

vai andar é álcool….

ainda num sei se as velas grau 7 são bosch ou ngk... apesar que se foi a karol quem falou, deve ser ngk....

uai, ninguém daki tem umas dicas legais de corsa taxado?

[]s

• ? This user is from outside of this forum
          ? This user is from outside of this forum
          Visitante

ka, esqueci de perguntar: usar velas grau 7… grau 7 da bosch ou da ngk?

[]s

[snapback]502980[/snapback]

ngk 7, bosch se não me engano seria 5. a gradução (por incrivel q pareça) da bosch é invertida, qto mais baixo o numero, mais fria é a vela.

• M Offline
            M Offline
            maurício

tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão :cry:

mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim :)

[snapback]502955[/snapback]

isso que é mecanico bom….

pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...

vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...

pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...

• F Offline
              F Offline
              Fabio Lima

isso que é mecanico bom….

pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...

vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...

pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...

[snapback]503203[/snapback]

aritmetica, geometria. tem gente que nem ligava pra isso laaaaaaaaaa tras na escola, ai fica dizendo umas perolas dessas. tem gente que sabe que é assim, mas nunca teve a curiosidade de perguntar o pq das coisas… ai fica a merce da opnião dos outros...

• F Offline
                F Offline
                Fabio Lima

já tive carro com taxa de compressao aumentada de 8,5 pra proximo de 15, mas sou meio suspeito em falar algo pq tinha o comando ali atrapalhando as comparações hehehe

• B Offline
                  B Offline
                  Bruno

tinha um cara aqui em ctba que tinha um corsa 1.6 aspirado, cabeçote bemmm rebaixado (não sei quanto) e usava chip de conversão que ainda tem mais ponto.. que eu saiba, nunca quebrou.

ele faz parte do xpeed, o nick dele é hershon ou algo assim

e taxando o motor você vai melhorar o consumo sim, já que você tá andando destaxado no álcool

[snapback]503028[/snapback]

herrsohn ou h2s…

abraços...

• S Offline
                    S Offline
                    SóGM

? que tem gente que acha que rebaixando o cabeçote acaba diminuindo a c?mara e diminuindo cilindrada (sim, eu escutei isso já)[snapback]502951[/snapback]

eu li isso na auto magazine uma matéria escrita por aquele maluco que escrevia pra auto power….colocaram até um cálculo de cilindrada levando-se em conta o volume da c?mara, com o argumento de que o cálculo que a maioria conhece é antigo .......

se for levar em conta apenas o deslocamento, seria a antiga .....

agora se for levar em conta o volume do cilindro a coisa pega....

pois se usamos no cálculo de taxa vcil + vcam / vcam, é sinal que o motor também admite o volume da c?mara…..

isso realmente é contradit?rio e confesso que até eu ler a matéria isso nunca tinha me passado pela cabeça....

• F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima

só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.

• M Offline
                        M Offline
                        marcioap

só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.

[snapback]503746[/snapback]

fabio, agora me veio uma questão aqui.

quando o pistão ta no pms o espaso que fica lá(camera de combustão do cabeçote e pistão, cava do mesmo) fica cheia de ar na hora que o motor terminou a expulsão e vai iniciar o novo ciclo admitindo ar. neste momento a camera está cheia ou não, acho que varia conforme a rotação, pois o overlap que é encaregado da lavagen dos cilindros. neste caso, si a teoria ta certa, teria q ser sumada a camera de combustão na cilindrada pois no momento que a valvula de admição abrir ja começaria a lavagen do cilindro saindo o gas queimado e entrando mistura ar/comb no cilindro, e ai o pistão começa a descer admitindo mais ar, o equivalente a cilindrada, que tamben só é enchido totalmente numa faixa de rpm que snme é no torque maximo ou potencia maxima algo assim, pois nem un motor tem 100% de eficiencia né, se tratando de vehiculos de série, motores ap, gm do corsa e tal.

por isso acho que cilindrada teria que ser

diametro x diametro x pi x curso / 4 + vcam

ai o calculo de taxa teria sentido

cil + vcam / vcam

si bem que como vc mesmo explicou e eu entendi mais ou menos, sempre vai estar presente ar na camera na hora que o pistão atingir o pms terminando escape e iniciando admição.

• O Offline
                          O Offline
                          overspeed

tenho pensado em comprar um cabecote de segunda mão, rebaixar 2mm e colocar no meu corsa, mantendo o meu original intacto.

fiz umas contas e cheguei é conclusão que tirando 2mm a taxa de compressão fica perto dos 12,5:1.

tenho algumas questáes:

1)esse aumento  de taxa de compressão (9,2:1 -> 12,5:1) vai sobrecarregar os pistões e bielasó corro risco de quebras?

2)o avanco de ignicão original da gasolina é muito pra essa taxa de compressão?

3)como o aumento a taxa de compressão aumenta a efici?ncia térmica, eu posso usar menos tempo de injecão do que meu carro usa atualmente com taxa original? (9,2:1)

1. qual grau de vela devo usar?

como eu sei que vcs são os  :) da mecânica, decidi perguntar.

obrigado, galera

:cry:

[snapback]502903[/snapback]

1. não esque?a de medir se as valvulas não vão pegar nos pistões (a retifica me disse que o máximo que se consegue nesses motores é perto de 11,5:1… mas sabe como ?...retifica tá acostumada com motor original e não preparado e ainda assim ainda dá pra vc trabalhar a cabeça dos pistões pra que não pegue nas valvulas)

2. é bastante sim até uns 10,5~11:1 ainda dá pra usar se vc deixar ligeiramente mais rico que o ideal pra máxima potência...

daniel... tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original

1. nopos...não funciona assim...

2. igual de motor 1.6 a alcool (sim existiu pra frotista) to sem tabela, mas pega uma da ngk e veja qual ?...

• D Offline
                            D Offline
                            daniel_fabricio

daniel… tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original

cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.

parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...

• O Offline
                              O Offline
                              overspeed

o que tinha no carro…apenas taxa ?

porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..

32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...

pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?

• D Offline
                                D Offline
                                daniel_fabricio

o que tinha no carro…apenas taxa ?

porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..

32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...

pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?

[snapback]503860[/snapback]

taxa, filtro, escape e o chip… acho que mais nada

provavelmente não chegava a 12 de taxa, mas diz o carinha que quando foi medir a compressão dos cilindros o man?metro virou do avesso hehehe

• F Offline
                                  F Offline
                                  FRMG78

cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.

parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...

[snapback]503824[/snapback]

foram-se os tempos da tecnicar, um amigo meu levou um kadett 2.0 mpfi lá para chipar e taxar, iria rodar no álcool, só que não foi o alberto que mexeu (acho que ele anda meio aposentado, larga na mão da pe?ozada) resultado: acabaram com o carro, a central nunca mais foi acertada, o carro bebia um monte, não andava nada, queimava junta de cabeçote.

ele procurou a tecnicar, pq o irmão dele h? alguns anos atrás, turbinou um astra importado, na injeção, coisa que quase não existia na época, o pessoal só turbinava no carburado, e os carros injetados eram capados e usava-se carburador. só que quem mexeu no carro foi o próprio alberto e o carro ficou um canh?o.

alguns tem sorte, outros tem azar

• R Offline
                                    R Offline
                                    Rix

queria saber então sob quais condicões um motor é álcool com taxa elevada fica mais econômico do que com taxa baixa.

[]s

• D Offline
                                      D Offline
                                      daniel_fabricio

queria saber então sob quais condicões um motor é álcool com taxa elevada fica mais econômico do que com taxa baixa.

[]s

[snapback]505517[/snapback]

po leve e giro baixo…

• O Offline
                                        O Offline
                                        overspeed

eu diria em todas…

taxado sempre é mais econômico que apenas usando ponto por isso as fabricas não fazem o mesmo motor pra alcool/gasolina apenas mudando ponto no modulo (seria muito mais prático pra elas) e por isso flex no alcool gasta mais do que carro original a alcool

• R Offline
                                          R Offline
                                          Rix

over, me dá uma mão então… acho que eu estou confundindo as coisas... :p

quer dizer que ele fica mais econômico mas que eu não devo diminuir o ti?

a? que eu me enrolei...

se vc (ou alguém, por favor ) puder matar esta charada pra mim, ficaria feliz :)

[]s

Responder
                                          • Responder como tópico
                                          Entre para responder
                                          • Mais Antigo para Mais Recente
                                          • Mais Recente para Mais Antigo
                                          • Mais Votados

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post