Dúvida sobre rebaixamento de cabecote
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tava lembrando aqui uma coisa q escutei de um dono de oficina daqui de santos: biela mais curta reduz a cilindrada pq reduz o curso do pistão
mostrei pro cara, expliquei tudo, q quem determina o curso é o virabrequim e não a biela, mas nem adiantou nada, ainda riram de mim
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isso que é mecanico bom….
pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...
vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...
pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...
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isso que é mecanico bom….
pior ainda foi o tal profexor lá do senai, que disse, em explicação b?sica de funcionamento de um motor, que quanto menor as bielas, mais gira o motor, e que motores diesel usam bielas enormes, igualando cilindrada...
vó se pode... o outro mecanico lá da oficina, quando nés desmontamos o motor do colt soltou a mesma: -nooooossa, q bielinha, deve ser por isso que gira tanto(8000rpm)...
pelo que já li aqui no pp e em fontes seguras sobre motores, quanto maior a biela, menor a inclinação da mesma com o virabrequim no ponto m?dio entre pms e pmi, e maior suavidade de rotação, mas nem sempre quanto maior melhor, pois se ficar muito em po não transmite corretamente a força dos pistões para o vira...
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aritmetica, geometria. tem gente que nem ligava pra isso laaaaaaaaaa tras na escola, ai fica dizendo umas perolas dessas. tem gente que sabe que é assim, mas nunca teve a curiosidade de perguntar o pq das coisas… ai fica a merce da opnião dos outros...
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já tive carro com taxa de compressao aumentada de 8,5 pra proximo de 15, mas sou meio suspeito em falar algo pq tinha o comando ali atrapalhando as comparações hehehe
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tinha um cara aqui em ctba que tinha um corsa 1.6 aspirado, cabeçote bemmm rebaixado (não sei quanto) e usava chip de conversão que ainda tem mais ponto.. que eu saiba, nunca quebrou.
ele faz parte do xpeed, o nick dele é hershon ou algo assim
e taxando o motor você vai melhorar o consumo sim, já que você tá andando destaxado no álcool
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herrsohn ou h2s…
abraços...
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? que tem gente que acha que rebaixando o cabeçote acaba diminuindo a c?mara e diminuindo cilindrada (sim, eu escutei isso já)[snapback]502951[/snapback]
eu li isso na auto magazine uma matéria escrita por aquele maluco que escrevia pra auto power….colocaram até um cálculo de cilindrada levando-se em conta o volume da c?mara, com o argumento de que o cálculo que a maioria conhece é antigo .......
se for levar em conta apenas o deslocamento, seria a antiga .....
agora se for levar em conta o volume do cilindro a coisa pega....
pois se usamos no cálculo de taxa vcil + vcam / vcam, é sinal que o motor também admite o volume da c?mara…..
isso realmente é contradit?rio e confesso que até eu ler a matéria isso nunca tinha me passado pela cabeça....
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só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
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só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
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fabio, agora me veio uma questão aqui.
quando o pistão ta no pms o espaso que fica lá(camera de combustão do cabeçote e pistão, cava do mesmo) fica cheia de ar na hora que o motor terminou a expulsão e vai iniciar o novo ciclo admitindo ar. neste momento a camera está cheia ou não, acho que varia conforme a rotação, pois o overlap que é encaregado da lavagen dos cilindros. neste caso, si a teoria ta certa, teria q ser sumada a camera de combustão na cilindrada pois no momento que a valvula de admição abrir ja começaria a lavagen do cilindro saindo o gas queimado e entrando mistura ar/comb no cilindro, e ai o pistão começa a descer admitindo mais ar, o equivalente a cilindrada, que tamben só é enchido totalmente numa faixa de rpm que snme é no torque maximo ou potencia maxima algo assim, pois nem un motor tem 100% de eficiencia né, se tratando de vehiculos de série, motores ap, gm do corsa e tal.
por isso acho que cilindrada teria que ser
diametro x diametro x pi x curso / 4 + vcam
ai o calculo de taxa teria sentido
cil + vcam / vcam
si bem que como vc mesmo explicou e eu entendi mais ou menos, sempre vai estar presente ar na camera na hora que o pistão atingir o pms terminando escape e iniciando admição.
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tenho pensado em comprar um cabecote de segunda mão, rebaixar 2mm e colocar no meu corsa, mantendo o meu original intacto.
fiz umas contas e cheguei é conclusão que tirando 2mm a taxa de compressão fica perto dos 12,5:1.
tenho algumas questáes:
1)esse aumento de taxa de compressão (9,2:1 -> 12,5:1) vai sobrecarregar os pistões e bielasó corro risco de quebras?
2)o avanco de ignicão original da gasolina é muito pra essa taxa de compressão?
3)como o aumento a taxa de compressão aumenta a efici?ncia térmica, eu posso usar menos tempo de injecão do que meu carro usa atualmente com taxa original? (9,2:1)
- qual grau de vela devo usar?
como eu sei que vcs são os da mecânica, decidi perguntar.
obrigado, galera
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não esque?a de medir se as valvulas não vão pegar nos pistões (a retifica me disse que o máximo que se consegue nesses motores é perto de 11,5:1… mas sabe como ?...retifica tá acostumada com motor original e não preparado e ainda assim ainda dá pra vc trabalhar a cabeça dos pistões pra que não pegue nas valvulas)
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é bastante sim até uns 10,5~11:1 ainda dá pra usar se vc deixar ligeiramente mais rico que o ideal pra máxima potência...
daniel... tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original
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nopos...não funciona assim...
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igual de motor 1.6 a alcool (sim existiu pra frotista) to sem tabela, mas pega uma da ngk e veja qual ?...
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daniel… tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original
cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.
parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...
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o que tinha no carro…apenas taxa ?
porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..
32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...
pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?
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o que tinha no carro…apenas taxa ?
porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..
32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...
pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?
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taxa, filtro, escape e o chip… acho que mais nada
provavelmente não chegava a 12 de taxa, mas diz o carinha que quando foi medir a compressão dos cilindros o man?metro virou do avesso hehehe
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cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.
parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...
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foram-se os tempos da tecnicar, um amigo meu levou um kadett 2.0 mpfi lá para chipar e taxar, iria rodar no álcool, só que não foi o alberto que mexeu (acho que ele anda meio aposentado, larga na mão da pe?ozada) resultado: acabaram com o carro, a central nunca mais foi acertada, o carro bebia um monte, não andava nada, queimava junta de cabeçote.
ele procurou a tecnicar, pq o irmão dele h? alguns anos atrás, turbinou um astra importado, na injeção, coisa que quase não existia na época, o pessoal só turbinava no carburado, e os carros injetados eram capados e usava-se carburador. só que quem mexeu no carro foi o próprio alberto e o carro ficou um canh?o.
alguns tem sorte, outros tem azar
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queria saber então sob quais condicões um motor é álcool com taxa elevada fica mais econômico do que com taxa baixa.
[]s
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po leve e giro baixo…
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eu diria em todas…
taxado sempre é mais econômico que apenas usando ponto por isso as fabricas não fazem o mesmo motor pra alcool/gasolina apenas mudando ponto no modulo (seria muito mais prático pra elas) e por isso flex no alcool gasta mais do que carro original a alcool
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fica porque ele gera mais torque com menos ar admitido… ou seja vc pressiona menos o pedal do acelerador para gerar o torque que deseja...melhorou o rendimento térmico do motor
mas como continua a ser uma ciclo otto onde a relação ar-combustável é extremamente estreita vc não pode mudar o combustável (até vai porque acaba precisando até de masi em giro mais alto e com carga, mas é acertinho)
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por isso q ponto atrasado aumenta o consumo