Dúvida sobre rebaixamento de cabecote
-
já tive carro com taxa de compressao aumentada de 8,5 pra proximo de 15, mas sou meio suspeito em falar algo pq tinha o comando ali atrapalhando as comparações hehehe
-
tinha um cara aqui em ctba que tinha um corsa 1.6 aspirado, cabeçote bemmm rebaixado (não sei quanto) e usava chip de conversão que ainda tem mais ponto.. que eu saiba, nunca quebrou.
ele faz parte do xpeed, o nick dele é hershon ou algo assim
e taxando o motor você vai melhorar o consumo sim, já que você tá andando destaxado no álcool
[snapback]503028[/snapback]
herrsohn ou h2s…
abraços...
-
? que tem gente que acha que rebaixando o cabeçote acaba diminuindo a c?mara e diminuindo cilindrada (sim, eu escutei isso já)[snapback]502951[/snapback]
eu li isso na auto magazine uma matéria escrita por aquele maluco que escrevia pra auto power….colocaram até um cálculo de cilindrada levando-se em conta o volume da c?mara, com o argumento de que o cálculo que a maioria conhece é antigo .......
se for levar em conta apenas o deslocamento, seria a antiga .....
agora se for levar em conta o volume do cilindro a coisa pega....
pois se usamos no cálculo de taxa vcil + vcam / vcam, é sinal que o motor também admite o volume da c?mara…..
isso realmente é contradit?rio e confesso que até eu ler a matéria isso nunca tinha me passado pela cabeça....
-
só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
-
só nao esqueca que o pistão não sobe dentro do cabeçote ate as valvulas pra expulsar toda mistura que tem dentro do cilindro. no final da fase de escape/inicio da fase de admissão, qdo o cilindro em questao esta em pms e as valvulas teoricamente fechadas, sempre o gas correspondente ao volume da camara está ali, não fica um vacuo, um vazio dentro do cilindro.
[snapback]503746[/snapback]
fabio, agora me veio uma questão aqui.
quando o pistão ta no pms o espaso que fica lá(camera de combustão do cabeçote e pistão, cava do mesmo) fica cheia de ar na hora que o motor terminou a expulsão e vai iniciar o novo ciclo admitindo ar. neste momento a camera está cheia ou não, acho que varia conforme a rotação, pois o overlap que é encaregado da lavagen dos cilindros. neste caso, si a teoria ta certa, teria q ser sumada a camera de combustão na cilindrada pois no momento que a valvula de admição abrir ja começaria a lavagen do cilindro saindo o gas queimado e entrando mistura ar/comb no cilindro, e ai o pistão começa a descer admitindo mais ar, o equivalente a cilindrada, que tamben só é enchido totalmente numa faixa de rpm que snme é no torque maximo ou potencia maxima algo assim, pois nem un motor tem 100% de eficiencia né, se tratando de vehiculos de série, motores ap, gm do corsa e tal.
por isso acho que cilindrada teria que ser
diametro x diametro x pi x curso / 4 + vcam
ai o calculo de taxa teria sentido
cil + vcam / vcam
si bem que como vc mesmo explicou e eu entendi mais ou menos, sempre vai estar presente ar na camera na hora que o pistão atingir o pms terminando escape e iniciando admição.
-
tenho pensado em comprar um cabecote de segunda mão, rebaixar 2mm e colocar no meu corsa, mantendo o meu original intacto.
fiz umas contas e cheguei é conclusão que tirando 2mm a taxa de compressão fica perto dos 12,5:1.
tenho algumas questáes:
1)esse aumento de taxa de compressão (9,2:1 -> 12,5:1) vai sobrecarregar os pistões e bielasó corro risco de quebras?
2)o avanco de ignicão original da gasolina é muito pra essa taxa de compressão?
3)como o aumento a taxa de compressão aumenta a efici?ncia térmica, eu posso usar menos tempo de injecão do que meu carro usa atualmente com taxa original? (9,2:1)
- qual grau de vela devo usar?
como eu sei que vcs são os da mecânica, decidi perguntar.
obrigado, galera
[snapback]502903[/snapback]
-
não esque?a de medir se as valvulas não vão pegar nos pistões (a retifica me disse que o máximo que se consegue nesses motores é perto de 11,5:1… mas sabe como ?...retifica tá acostumada com motor original e não preparado e ainda assim ainda dá pra vc trabalhar a cabeça dos pistões pra que não pegue nas valvulas)
-
é bastante sim até uns 10,5~11:1 ainda dá pra usar se vc deixar ligeiramente mais rico que o ideal pra máxima potência...
daniel... tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original
-
nopos...não funciona assim...
-
igual de motor 1.6 a alcool (sim existiu pra frotista) to sem tabela, mas pega uma da ngk e veja qual ?...
-
daniel… tinha chip de conversão..mas feito por quem ?... já peguei chip que nego mexe em curva de dwell achando que é de ponto... pode ou não ter muito ponto a mais que um original
cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.
parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...
-
o que tinha no carro…apenas taxa ?
porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..
32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...
pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?
-
o que tinha no carro…apenas taxa ?
porque os bicos originais realmente num alimentam muito mais do que a conversão pra alcool mesmo...pouco ganho até vai..
32? de ponto dependendo da temperatura é o que vem nos 1.0 originais... nos 1.6 vem perto de uns 25~28? dependendo da central...
pra taxa que tem 32? é bom...lembra o que falamos acho que ontem no msn ?
[snapback]503860[/snapback]
taxa, filtro, escape e o chip… acho que mais nada
provavelmente não chegava a 12 de taxa, mas diz o carinha que quando foi medir a compressão dos cilindros o man?metro virou do avesso hehehe
-
cara. era um chip que o alberto da tecnicar (gringo da tecnicar, quando ela ainda existia) fazia… inclusive usava bico de vectra 962, pois com o original não alimentava.
parece que o pessoal mediu no scanner e vinha 32 de ponto final, algo assim...
[snapback]503824[/snapback]
foram-se os tempos da tecnicar, um amigo meu levou um kadett 2.0 mpfi lá para chipar e taxar, iria rodar no álcool, só que não foi o alberto que mexeu (acho que ele anda meio aposentado, larga na mão da pe?ozada) resultado: acabaram com o carro, a central nunca mais foi acertada, o carro bebia um monte, não andava nada, queimava junta de cabeçote.
ele procurou a tecnicar, pq o irmão dele h? alguns anos atrás, turbinou um astra importado, na injeção, coisa que quase não existia na época, o pessoal só turbinava no carburado, e os carros injetados eram capados e usava-se carburador. só que quem mexeu no carro foi o próprio alberto e o carro ficou um canh?o.
alguns tem sorte, outros tem azar
-
queria saber então sob quais condicões um motor é álcool com taxa elevada fica mais econômico do que com taxa baixa.
[]s
[snapback]505517[/snapback]
po leve e giro baixo…
-
eu diria em todas…
taxado sempre é mais econômico que apenas usando ponto por isso as fabricas não fazem o mesmo motor pra alcool/gasolina apenas mudando ponto no modulo (seria muito mais prático pra elas) e por isso flex no alcool gasta mais do que carro original a alcool
-
-
fica porque ele gera mais torque com menos ar admitido… ou seja vc pressiona menos o pedal do acelerador para gerar o torque que deseja...melhorou o rendimento térmico do motor
mas como continua a ser uma ciclo otto onde a relação ar-combustável é extremamente estreita vc não pode mudar o combustável (até vai porque acaba precisando até de masi em giro mais alto e com carga, mas é acertinho)
-
por isso q ponto atrasado aumenta o consumo
-
ahh… agora comeca a fazer sentido.
quer dizer que em regimes de pouca carga, eu tenho economia de combustável, mas em plena carga, ele gasta mais porque gera mais potência. hmmm... parece que clareou alguma coisa aqui na minha cabeca.
muito obrigado aos dois