Procurei mas nao achei - contrapeso vira
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esse é o motivo que não quase falo mais em alivios.
quando (a muito tempo) postei aqui q eu tinha mandado aliviar volante+vira veio o pessoal da engenharia falando essas mesmas besteiras q te disseram, q o carro ia perder muita força em baixa, q não teria mais retomadas…
fiquei tão ba bronca com aquela turma de imbecis (ainda bem q foram banidos daqui) q me desanimei em voltar a falar nesse assunto. os caras não sabem fzr as coisas direito e acham que ninguem sabe.
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ka, tem coisas que não adianta falar, tem que deixar o cara aprender na pele, queria eu montar o carro que tenho hj e com a experiencia que tenho hj, garanto que gastaria bem menos dinheiro. cabe a algumas pessoas querer ou não escutar que ja sentiu na pele, as vezes algumas pessoas vem pra mim e fala, vou colocar cabos accel, vou colocar filtro esportivo, vou colocar aquelas velas com 4 perninhas no eletrodo. eu digo na hora, por experiencia propria, não é isso que faz o carro ficar bom, pelo contrario as vezes fica pior, vai de vc seguir o conselho ou não.
vc deve entender bem o que estou falando né.
lembro que tinha um jogo de cabos accell e levei pela primeira vez no preparador que faz meu carro até hj, ele arrancou os cabos, deu um né e jogou do outro lado da rua e deu risada, falei pra ele, se tá loco, são cabos accell, ele foi na autopeça da esquina comprou cabos originais, e colocou no carro, sem ele colocar a mão no carro, a lenta do carro melhorou 100%, ele deu risada e falou, é accell mas tava uma bosta, nome e marca num faz carro andar, minha experiencia sim.
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então marcio, pra vc ter uma ideia, meu motor 2.0 com um 2e e um comando 49g vira 7500 tranquilo, detalhe que o carro ficou muito mais economico que quando era 1.6 e tinha as mesmas configs, vc mantem facilmente qq faixa de giro do motor.
foi feito tbm balanceamento do conjunto e equalização dos pesos da biela, neste motor 2.0.
quanto ao consumo, creio que o motivo seja pelo acerto ninja que demos na 2e, mas mesmo quando não estava como o melhor acerto ele consumia exatamente a mesma coisa que o 1.6. detalhe, meu motor só começou a girar estes 7500 depois do acerto feito com carinho, hehehe, antes disso a média de giro era entre 6800 a 7000 facil.
os 7500 rpm que vem agora, vem mais facil ainda e mais rapido. creio que o conjunto motor mais acerto que proporcionou isso.
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entendido, acerto é tudo né, tendo un conjunto bem acertado a coisa muda totalmente.
uma curiosidade, vc passou o 1.6 pra 2.0? pode dar uma lista breve do que foi feito, trocado e modificado.
girando os 7500 vc sente o motor rendendo ainda? pois o 49g não tem potencia maxima proximo dos 6000?
ka, tem coisas que não adianta falar, tem que deixar o cara aprender na pele, queria eu montar o carro que tenho hj e com a experiencia que tenho hj, garanto que gastaria bem menos dinheiro. cabe a algumas pessoas querer ou não escutar que ja sentiu na pele, as vezes algumas pessoas vem pra mim e fala, vou colocar cabos accel, vou colocar filtro esportivo, vou colocar aquelas velas com 4 perninhas no eletrodo. eu digo na hora, por experiencia propria, não é isso que faz o carro ficar bom, pelo contrario as vezes fica pior, vai de vc seguir o conselho ou não.
vc deve entender bem o que estou falando né.
lembro que tinha um jogo de cabos accell e levei pela primeira vez no preparador que faz meu carro até hj, ele arrancou os cabos, deu um né e jogou do outro lado da rua e deu risada, falei pra ele, se tá loco, são cabos accell, ele foi na autopeça da esquina comprou cabos originais, e colocou no carro, sem ele colocar a mão no carro, a lenta do carro melhorou 100%, ele deu risada e falou, é accell mas tava uma bosta, nome e marca num faz carro andar, minha experiencia sim.
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pois é né, e quando vc fala pra alguem, nem compra que não vale a pena, te meten a boca as vezes.
ja ouvó até nego falando, como não vai ser bom, é produto gringo, é perfeito.
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ele gira liso até os 7500, chegando aos 7500 vc ja percebe que ele esta querendo perder força.
quanto a passar de 1.6 pra 2.0
abri o bloco, troquei pistoes e vira.
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não pega en nada o vira? ouvó q teria q usinar o bloco en algum lugar pro vira não pegar.
o comando secundario, aquele q gira o distirbuidor e a bomba de combustivel ficou o mesmo? não ouve necessidade de trocar?
só vira e pistão pra passar pra 2.0
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se eu tive falando besteira gritem…. os contrapesos do vira devem ser fabricados de acordo com o peso da biela+pistao, tipo para equilibrar as forcas... vcs num acham que tirar muito material dos contrapesos crie problemasó ainda mais com peças mais pesadasó sera que nao seria melhor tirar mais materia do volante e de outros locais do vira?
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não pega en nada o vira? ouvó q teria q usinar o bloco en algum lugar pro vira não pegar.
o comando secundario, aquele q gira o distirbuidor e a bomba de combustivel ficou o mesmo? não ouve necessidade de trocar?
só vira e pistão pra passar pra 2.0
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o vira pega um pouco perto da bomba de óleo, tem que dar uma cavadinha no bloco,não precisa usinar não, meu mecanico fez, num sei se foi na lima ou na lixadeira sei lá, comando segundario não foi trocado e bomba continua a boa e velha mecânica, vou trocar por uma de gti logo.
não me arrependo nem um pouco em ter virado pra 2.0, muito menos fazer balanceamento e alivio de volante. me falaram muitas coisas que não iriam dar certo, que 2.0 não é girador, que isso e que aquilo, perguntei e levantei infos com quem realmente ja tinha feito. ficou bom.
só pra constar , quando era 1.6 ele já usava cabeçote de 2.0, portanto eu tenho um legitimo 2.0 no meu gol, com a mesma numeração de motor.
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se eu tive falando besteira gritem…. os contrapesos do vira devem ser fabricados de acordo com o peso da biela+pistao, tipo para equilibrar as forcas... vcs num acham que tirar muito material dos contrapesos crie problemasó ainda mais com peças mais pesadasó sera que nao seria melhor tirar mais materia do volante e de outros locais do vira?
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concordo com voce, pois eles estão la devido a algum calculo feito por um engenheiro que estudou 5 anos.
quanto a quanto tirar depende da razao pelo qual estão lá, por exemplo porque um volante de caminhão é enorme, claro que é para acumular energia o suficiente de modo que no arranque, subidas e retomadas ele tenha energia acumulada para não perder rotação.
bem logo para quem entende na teoria e na pratica, voce pode aliviar um volante de um motor de carro de rua até o ponto que essa energia acumulada seja pouca.
leve em consideração que voce não vai levar carga ( bagagem ) e no máximo 2 pessoas, ai se soubesse-mos como calcular iriamos definer qual o pesso que o volante deveria ter para gerar a energia acumulada de modo a que não ficasse-mos no achometro de quanto aliviar.
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esse é o motivo que não quase falo mais em alivios.
quando (a muito tempo) postei aqui q eu tinha mandado aliviar volante+vira veio o pessoal da engenharia falando essas mesmas besteiras q te disseram, q o carro ia perder muita força em baixa, q não teria mais retomadas…
fiquei tão ba bronca com aquela turma de imbecis (ainda bem q foram banidos daqui) q me desanimei em voltar a falar nesse assunto. os caras não sabem fzr as coisas direito e acham que ninguem sabe.
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ka acho que voce está ofendendo quem fez um curso de engenharia, não sei porque isto?
eu por exemplo fiz sim um curso de engenharia só que civil, e por exemplo não posso imaginar um mestre de obras definindo a estrutura de um predio, tipo quanto de ferro, tamanho de viga, tamanho de pilar, garanto que nem a experiencia de 30 anos vai dar a ele formas de fazer algo sem vir tudo para baixo.
para min um mecanico é como um mestre de obras, o qual executa aquilo que foi previamente definido em projeto, sem o qual ele por exemplo nunca iria descobrir quais as folgas que deve ser deixadas num pistão, o melhor ainda queria ver ele acertar de 1 qual a folga que deve ter um conjunto coroa pinhão para que o mesmo não fique dando tranco nem fique preso demais. por isso é que existem manuais de montagem onde quem escreveu com certeza foi um engenheiro e não um mecanico.
se um engenheiro mecanico não fosse tão importante as equipes de f1 não os teriam, afinal eles custam muito caro, eh mais barato contratar um mecanico.
fico triste em saber que os tais engenheiros foram banidos, pois no fundo eles tem muito a contribuir, garanto que a pergunta que fiz ela já teria sido respondida por um engenheiro, afinal porque existem os tais contrapesos no volante, eles tem de ser compativeis com a biela+pistao+pino?
me assusta muito quando vejo um mestre de obras querendo entender mais que um engenheiro, e o pior é que tem muito imbecil que ao envez de contratar um engenheiro para construir, acaba contratando um mestre de obras, não que ele não seja importante, mas é o engenheiro que faz construirmos de forma correta e economica, claro sem tentativas, gerando com isso as vezes acertos e erros.
na inha profissão eu sempre digo quem derrubou um predio não foi o engenheiro que calculou e sim o mestre de obras que não colocou o ferro adequado, ou colocou agua demais no concreto.
vou erminar com um exemplo basico se voce colocar 1 saco de cimento e o equivalente a esse saco de cimento 3 de areia e 3 de bruita voce pode ter um concreto de resitencia variando entre 50 fck e 180 fck , só depende a quantidade de agua que voce colocou.
espero não ter ofendido ninguem, pois para min cada macaco no seu galho
abs ernest
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ka acho que voce está ofendendo quem fez um curso de engenharia, não sei porque isto?
eu por exemplo fiz sim um curso de engenharia só que civil, e por exemplo não posso imaginar um mestre de obras definindo a estrutura de um predio, tipo quanto de ferro, tamanho de viga, tamanho de pilar, garanto que nem a experiencia de 30 anos vai dar a ele formas de fazer algo sem vir tudo para baixo.
para min um mecanico é como um mestre de obras, o qual executa aquilo que foi previamente definido em projeto, sem o qual ele por exemplo nunca iria descobrir quais as folgas que deve ser deixadas num pistão, o melhor ainda queria ver ele acertar de 1 qual a folga que deve ter um conjunto coroa pinhão para que o mesmo não fique dando tranco nem fique preso demais. por isso é que existem manuais de montagem onde quem escreveu com certeza foi um engenheiro e não um mecanico.
se um engenheiro mecanico não fosse tão importante as equipes de f1 não os teriam, afinal eles custam muito caro, eh mais barato contratar um mecanico.
fico triste em saber que os tais engenheiros foram banidos, pois no fundo eles tem muito a contribuir, garanto que a pergunta que fiz ela já teria sido respondida por um engenheiro, afinal porque existem os tais contrapesos no volante, eles tem de ser compativeis com a biela+pistao+pino?
me assusta muito quando vejo um mestre de obras querendo entender mais que um engenheiro, e o pior é que tem muito imbecil que ao envez de contratar um engenheiro para construir, acaba contratando um mestre de obras, não que ele não seja importante, mas é o engenheiro que faz construirmos de forma correta e economica, claro sem tentativas, gerando com isso as vezes acertos e erros.
na inha profissão eu sempre digo quem derrubou um predio não foi o engenheiro que calculou e sim o mestre de obras que não colocou o ferro adequado, ou colocou agua demais no concreto.
vou erminar com um exemplo basico se voce colocar 1 saco de cimento e o equivalente a esse saco de cimento 3 de areia e 3 de bruita voce pode ter um concreto de resitencia variando entre 50 fck e 180 fck , só depende a quantidade de agua que voce colocou.
espero não ter ofendido ninguem, pois para min cada macaco no seu galho
abs ernest
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você não deve ter entendido o q seria o pessoal da engenharia pq esses q a ka se referiu não eram nem mestres de obras nem mecanicos, muito menos engenheiros…....alguns nem carta de habilitação tinha e se denominavam os donos do saber, ele se referiu a eles, e não aos engenheiros de forma?
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você não deve ter entendido o q seria o pessoal da engenharia pq esses q a ka se referiu não eram nem mestres de obras nem mecanicos, muito menos engenheiros…....alguns nem carta de habilitação tinha e se denominavam os donos do saber, ele se referiu a eles, e não aos engenheiros de formação
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a isso se da outro nome e não pessoal da engenharia.
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ka acho que voce está ofendendo quem fez um curso de engenharia, não sei porque isto?
eu por exemplo fiz sim um curso de engenharia só que civil, e por exemplo não posso imaginar um mestre de obras definindo a estrutura de um predio, tipo quanto de ferro, tamanho de viga, tamanho de pilar, garanto que nem a experiencia de 30 anos vai dar a ele formas de fazer algo sem vir tudo para baixo.
para min um mecanico é como um mestre de obras, o qual executa aquilo que foi previamente definido em projeto, sem o qual ele por exemplo nunca iria descobrir quais as folgas que deve ser deixadas num pistão, o melhor ainda queria ver ele acertar de 1 qual a folga que deve ter um conjunto coroa pinhão para que o mesmo não fique dando tranco nem fique preso demais. por isso é que existem manuais de montagem onde quem escreveu com certeza foi um engenheiro e não um mecanico.
se um engenheiro mecanico não fosse tão importante as equipes de f1 não os teriam, afinal eles custam muito caro, eh mais barato contratar um mecanico.
fico triste em saber que os tais engenheiros foram banidos, pois no fundo eles tem muito a contribuir, garanto que a pergunta que fiz ela já teria sido respondida por um engenheiro, afinal porque existem os tais contrapesos no volante, eles tem de ser compativeis com a biela+pistao+pino?
me assusta muito quando vejo um mestre de obras querendo entender mais que um engenheiro, e o pior é que tem muito imbecil que ao envez de contratar um engenheiro para construir, acaba contratando um mestre de obras, não que ele não seja importante, mas é o engenheiro que faz construirmos de forma correta e economica, claro sem tentativas, gerando com isso as vezes acertos e erros.
na inha profissão eu sempre digo quem derrubou um predio não foi o engenheiro que calculou e sim o mestre de obras que não colocou o ferro adequado, ou colocou agua demais no concreto.
vou erminar com um exemplo basico se voce colocar 1 saco de cimento e o equivalente a esse saco de cimento 3 de areia e 3 de bruita voce pode ter um concreto de resitencia variando entre 50 fck e 180 fck , só depende a quantidade de agua que voce colocou.
espero não ter ofendido ninguem, pois para min cada macaco no seu galho
abs ernest
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veja q escrevei da engenharia entre aspas, pois ali nenhum era engenheiro e alguns nem sequer tinham carteira de habilitação, nunca tinham nem fechado um motor, nunca nem tinham feito enquadramento num comando, mas mesmo assim queriam passar por verdadeiros engenheiros e preparadores. e isso literalmente queimava o filme dos verdadeiros engenheiros.
foram banidos por outros motivos os quais não esses, apesar de profetizarem teorias que na prática não aconteciam. e gente aqui dentro escrevendo um monte de coisa pra complicar (e ainda com coisas erradas) a cabeça dos demais usuários ao inves de ajudar não são bem vindas. pior ainda quando essas pessoas ainda teimavam e partiam pro bate boca defendendo suas teorias insanas, batiam boca com quem mostra na pratica que eles estão errados, eles decoraram bem (as vzs apenas davam ctrl v aqui) as teorias, mas não tinham noção de como as aplicar e se achavam os donos da verdade passando por cima da prática e da experiencia dos demais participantes do forum.
lamentável.
obs: o engenheiro estudou 5 anos na faculdade pra calcular o peso de um virabrequim, ai vem um preparador que esta acostumado a alterar e extrair mais rendimento de motores a 20 anos e melhora tudo o que passa pela mão dele. a realidade é essa.
engenheiro cria, o preparador melhora a criação de acordo com a nova utilização de determinado equipamento.
obs2: mestre de obras toda hora ta corrigindo mancada de engenheiro. conheão bastante sobre o que acontece no ambiente da engenharia civil, mais da metade dos meus clientes são construtoras.
espero tb não ter ofendido ninguem e tb que não voltemos mais a esse assunto sobre as aspas, que foi apenas uma forma de expressão irúnica a um grupinho de pessoas do fantastico mundo de bob.
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espero tb não ter ofendido ninguem e tb que não voltemos mais a esse assunto sobre as aspas, que foi apenas uma forma de expressão irúnica a um grupinho de pessoas do fantastico mundo de bob.
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alice no pais das maravilhas
ah e o engenheiro constroe o predio, mas quem decora????
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tudo bem gente, mas tipo assim vira aliviado em x gramas (no contrapeso) mais volante aliviado y gramas; o resultado nao seria o mesmo de um volante aliviado x+y gramas(dentro do possivel)?
p.s. eu entendo que o alivio é necessario ja que o projeto original nao deve levar em conta nosso uso. inclusive no meu carro tenho volante aliviado e balanceado, as bielas incrivelmente deram quase nada de diferenca de peso, entao balanceei o vira e o plato, mas na epoca na tive quem me aliviasse o vira.
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tudo bem gente, mas tipo assim vira aliviado em x gramas (no contrapeso) mais volante aliviado y gramas; o resultado nao seria o mesmo de um volante aliviado x+y gramas(dentro do possivel)?
p.s. eu entendo que o alivio é necessario ja que o projeto original nao deve levar em conta nosso uso. inclusive no meu carro tenho volante aliviado e balanceado, as bielas incrivelmente deram quase nada de diferenca de peso, entao balanceei o vira e o plato, mas na epoca na tive quem me aliviasse o vira.
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pelo que sei, quanto mais distante da peça for a alteração de peso, menor o resultado.
alem de que, não se pode tirar muito no volante pra não fragiliza-lo.
o lance é aliviar direto na fonte, na raiz que é no contra-peso.
veja, como o cassiano (coisa triste) observou muito bem, essa retirada de peso resulta em menos energia acumulada. se for num motor onde vc não tenha uma fonte extra (alem da qual foi previsto pro tal motor em questáo) de energia para compensar a perda daquela que antes era acumulada, vc esta sob forte risco de mais perder do que ganhar no final das contas.
ja num motor onde se tem mais carga (preparação ou turbo), vc tem uma forte fonte que vai garantir essa energia (só que de outra forma, e não acumulando nas partes m?veis) que antes era acumulada na peça.
como agora (depois da preparação) se tem mais energia (oriunda da preparação) pra compensar a perda da energia antes acumulada, vc ai sim tem ganhos, ja que agora pode contar com a vantagem de o motor conseguir subir de giro mais rapido e até mesmo girar mais alto por estar fazendo menos força para girar.
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pelo que sei, quanto mais distante da peça for a alteração de peso, menor o resultado.
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olha ka, quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira....vc tira das extremidades do volante.....
tipo, exemplo bem simpl?rio: imagina a dist?ncia percorrida pelo peso: vai ser maior a 10cm do centro rotante ou a 20cm???
snme, na fisica do segundo ano do segundo grau eles ensinam: energia = massa*raio^2
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olha ka, quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira....vc tira das extremidades do volante.....
tipo, exemplo bem simpl?rio: imagina a dist?ncia percorrida pelo peso: vai ser maior a 10cm do centro rotante ou a 20cm???
snme, na fisica do segundo ano do segundo grau eles ensinam: energia = massa*raio^2
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então quanto tem q tirar da extremidade do volante pra q seja compensado um al?vio de virabrequim?
qdo o pessoal faz aívio, tira do virabrequim e do volante do motor….e geralmente o pessoal usa uma polia do virabrequim mais leve tb...
se for tirar esse peso todo (vira+volante+polia) só do volante a peça vai ficar fr?gil demais...
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blz lucas, então no seu carro, alivie só o volante e nunca o virabrequim. mas por favor não afirme aqui nesse forum que o alivio de virabrequim é desnecessário só pq vc acha que ?.
prezo pelo que é escrito aqui dentro e sobre muita coisa (como essa) eu sei o que funciona e o que não funciona.
18 anos vivendo dentro de oficinas de preparação me ensinaram bastante coisa que não se aprende nem em faculdade de engenharia, nem em curso de preparação e nem em revistinhas técnicas q tem por ai.
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calma galera….....o lucas não disse que não presta:
como 99% daqui naum dirigi em tiozinho style , só sente melhoras com o alivio de vira/volante o que no caso, é bem recomendado
quanto mais distante o peso do centro de rotação, maior a energia cin?tica contida nele….
por isso que influ?ncia mais vc tirar peso do volante do que do vira….vc tira das extremidades do volante.....
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ele só colocou alguns pontos de vista do pq dá ele acha melhor aliviar só o volante. e alguns eu também concordo:
eu acho melhor somente fazer um bom balanceamento do vira, e tirar o peso mais do volante mesmo….
quanto mais distante do eixo de rotação, maior a energia cinetica em cima do peso....por issoq ue tirar peso das extremidades do volante influencia mais do que nos contrapesos do vira....(pelo menos na maioria dos motores), fora que qualquer coisa é bem mais fácil trocar um volante do que um vira né….ahuahuah
e depende dos objetivos: carro de rua, encontrar um bom profissioanl qualificado pra fazer o alivio no vira, a dist?ncia centro a centro dos contrapeso do vira e do volante…etc, etc, etc
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vamos pegar mais leve no toler?ncia zero adotada pois noto que a galera com bastante tempo de casa aqui, não tá tendo muita paciência pra discutir certos assuntos…
fica parecendo que adotam uma postura de quem é vc pra querer debater comigo o que gera bate-boca e até descren?a de alguém que saiba menos postar alguma coisa...........por medo de ser apedrejado.
não estou me referindo a ninguém em especial e nem é nada pessoal, mas como aqui é um forum bem técnico, acho que tudo deveria ser beeemmm explicado e debatido, pois só assim vamos manter o nível sempre lá em cima.
e vão desculpando meu desabafo off-topic.
abraços,
thiago.