Influ?ncia da temp. do combustável
-
carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe
seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente
[snapback]504780[/snapback]
tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente
-
eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica
eu tenho uma posição quanto aisso:
lembram dos holley com injeção de água?
na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...
qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...
diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?
? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....
a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada
acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....
atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....
mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha
a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?
pra mim o princ?pio é o mesmo...
tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....
-
alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.
essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.
conheão um cara que teve isso num viper.
-
eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica
eu tenho uma posição quanto aisso:
lembram dos holley com injeção de água?
na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...
qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...
diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?
? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....
a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada
acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....
atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....
mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha
a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?
pra mim o princ?pio é o mesmo...
tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....
[snapback]504944[/snapback]
isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…
ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.
incrusiver essa eclipse foi roubada
abracos
wagner luis
-
no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...
ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....
injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...
-
o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.
[snapback]505402[/snapback]
fico pensando….........se a temperatura da camara de combustão fica mais fria com este procedimento...........seria possível abusar um pouco mais do ponto de ignição na tentativa de ganhar em performance do veículo ?
-
minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool
num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho
e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.
-
minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool
num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho
e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.
[snapback]505432[/snapback]
o problema é baixar a temperatura de admissão em um carro carburado e aspirado.
lembrado que em carro aspirado, qualquer migalha conta ponto….
-
bem… em minha opiniao:
alcool/metanol: nem se pensa nisto iria chegar mais comb gotejado na camara, e teriamos uma queima ainda menos eficaz. o alto calor latente do alcool significa q ele precisa roubar calor do ar p vaporizar. se ele nao vaporizar ele nao queima uniforme, entao adeus boa queima.
gasolina: baixo calor latente, perto do alcool. talvez ate valeria a pena uma tentativa, mas não faria pois:
a. aumenta a viscosidade (oleos em geral) ao baixar a temperatura. problemas de delay em ts pequenos, pressao de bomba alta pois a perda de carga é grande, etc.
b. gasolina é mistura de óleos(maior parte octanos). e se começamos a ter alguma separacao de fase, aditivos, etc. problemas.
ainda acho q um sistema mais interessante seria:
rua:
baixa temp de ar após compressao, alta pressao de injecao = bons pocotos....
pista:
temps abaixo de zero na admissão injeções de co2 na colmeia do intercooler? ? ? (eliminar vapor de agua na admissao), altissimas pressoes de injecao sendo o alcool pre-aquecido p vaporizar facil = mtos pocotos
obs. variacao na densidade do alcool ou gasolina com temp é mto pequena <1% p importar neste caso.
-
bem… em minha opiniao:
alcool/metanol: nem se pensa nisto iria chegar mais comb gotejado na camara, e teriamos uma queima ainda menos eficaz. o alto calor latente do alcool significa q ele precisa roubar calor do ar p vaporizar. se ele nao vaporizar ele nao queima uniforme, entao adeus boa queima.
gasolina: baixo calor latente, perto do alcool. talvez ate valeria a pena uma tentativa, mas não faria pois:
a. aumenta a viscosidade (oleos em geral) ao baixar a temperatura. problemas de delay em ts pequenos, pressao de bomba alta pois a perda de carga é grande, etc.
b. gasolina é mistura de óleos(maior parte octanos). e se começamos a ter alguma separacao de fase, aditivos, etc. problemas.
ainda acho q um sistema mais interessante seria:
rua:
baixa temp de ar após compressao, alta pressao de injecao = bons pocotos….
pista:
temps abaixo de zero na admissão injeções de co2 na colmeia do intercooler? ? ? (eliminar vapor de agua na admissao), altissimas pressoes de injecao sendo o alcool pre-aquecido p vaporizar facil = mtos pocotos
obs. variacao na densidade do alcool ou gasolina com temp é mto pequena <1% p importar neste caso.
[snapback]506124[/snapback]
interessante, porém….......parem de pensar somente nos turbos
fica dificil trabalhar com um injetor de co2 em cassos aspirados, como também fica dificil fazer a captação de ar frio em carros aspirados e carburados.
eu não acredito que haja variação de viscosidade ao ponto de aumentar a perda de carga significativamente, ou separação de fase (no caso da gasolina).
no caso, esse resfriador de combustável estaria um passo antes da entrada no carburador (ou flauta de bicos injetores).
concordo contigo em tudo que disse com relação ao alcool...... realmente no alcool o resfriamento do combustivel só pioraria a situação. inclusive conheco um cara que está trabalhando em uma tese de doutorado que estuda a injeção de alcool pré aquecido a motores a diesel. eles vem conseguindo um aumento de 25% de potência e torque.
na minha opnião.....o ideal era saber a faixa de temperatura de calor latente da gasolina e fazer com que sua admissão aconte?a dentro dessa faixa......pra mim esse seria o ponto ?timo de performance em cima desta variável.
no caso do alcool far?amos um aquecimento, e não resfriamento como proposto na gasolina.
abra
-
interessante, porém….......parem de pensar somente nos turbos
fica dificil trabalhar com um injetor de co2 em cassos aspirados, como também fica dificil fazer a captação de ar frio em carros aspirados e carburados.
eu não acredito que haja variação de viscosidade ao ponto de aumentar a perda de carga significativamente, ou separação de fase (no caso da gasolina).
no caso, esse resfriador de combustável estaria um passo antes da entrada no carburador (ou flauta de bicos injetores).
concordo contigo em tudo que disse com relação ao alcool...... realmente no alcool o resfriamento do combustivel só pioraria a situação. inclusive conheco um cara que está trabalhando em uma tese de doutorado que estuda a injeção de alcool pré aquecido a motores a diesel. eles vem conseguindo um aumento de 25% de potência e torque.
na minha opnião.....o ideal era saber a faixa de temperatura de calor latente da gasolina e fazer com que sua admissão aconte?a dentro dessa faixa......pra mim esse seria o ponto ?timo de performance em cima desta variável.
no caso do alcool far?amos um aquecimento, e não resfriamento como proposto na gasolina.
abraço
[snapback]506174[/snapback]
nao sei se vc percebeu, mas montei meu turbo a pouco tempo, rsrs
qto a saber o calor latente da gasolina, isto é facil. é só pegar em uma tabela. o problema é q com isto vc sabe apenas a qdade de energia q vc precisa p ele vaporizar. dai p vc fixar as condições de aspiracao q garanta a vaporização com o menor aquecimento é algo bem dificil. o meu ponto é q são tantos outros par?metros para você alterar (ou q se alteram sem vc querer) q este passa a perder a importancia.
e pq não fazer um intercooler e fazer uma injeção de co2 nele para um carro aspro? sera q vcs nao conseguiriam uns bons ganhosó nunca vê ninguem tentar, mas pode ser que a perda de carga seja compensada pelo ganho em densidade…
-
e pq não fazer um intercooler e fazer uma injeção de co2 nele para um carro aspro? sera q vcs nao conseguiriam uns bons ganhosó nunca vê ninguem tentar, mas pode ser que a perda de carga seja compensada pelo ganho em densidade…
[snapback]506201[/snapback]
no exterior existem uns kits prontos ja pra motor aspirado, onde o intercooler fica entre o filtro de ar e a borboleta da admissão.
essa de injetar co2 nele traria mais eficiencia ainda.
-
se eu pensar em reduzir a tempde algum dos componentes…do ar ou do combustável....eu ficaria semdúvidas com a temp do ar...
a gente já vivencia as vantagens do ar mais frio no dia-a-dia.....do combustável a gente está ainda na especulação....
se vc pensar num láquido, é muito mais fácil e rápido alterar a temp dele e mesmo do estado f?sico...pode ver que só pelo contato um pouco de de água que vc jogue em cima do coletor quente já evapora instantaneamente....
se eu conseguisse colocar combustável gelado na linha, ele esquentaria absurdamente rápido...num carburado ou ie monoponto ainda mais rápido....nesse caso, pelocontato e troca térmica, vc reduziria a temp do coletor e por tabela teria uma vantagem q seria reduzir a temp do ar admitido....
mas o combustável provavelmente recuperaria atemp inicial só pela passagem e contato com o coletor...e gasolina é ainda mais volútil (não sei se esta é a melhor palavra) que aquela água q a gente jogou em cima do coletor
acho que faria muito mais efeito prático um sistema que permitisse ao coletor de adm ficar mais frio....um intake cooler .....
nessa, num aspirado a gente reduziria significativamente a temo do ar admitido..mesmo pq toda e qqer ie considera uma variável de peso a temp do ar e a princ?pio não teria como considerar a temp do combustável...
outro dia, com o motor funcionando em lenta, capo aberto, em coisa de 5 mins a ie já considerava 80oc...o extremo q minha ie considera
se eu conseguisse baixar essa leitura pra 60oc, eu já teria alguma diferença....
por isso q na minha opinião, um refrigerador de coletor seria mais interessante
-
no exterior existem uns kits prontos ja pra motor aspirado, onde o intercooler fica entre o filtro de ar e a borboleta da admissão.
essa de injetar co2 nele traria mais eficiencia ainda.
[snapback]506215[/snapback]
aonde você viu isso ka ?
eu coloquei em questão a temperatura do combustável porque vi alguns fuel coolers a venda em lojas de renome. agora essa de intercooler para aspirado, pra mim é novidade
no caso, um intercooler + c02 seria muito interessante para um aspiradinho.
-
por isso q na minha opinião, um refrigerador de coletor seria mais interessante
[snapback]506231[/snapback]
faz sentido….....inclusive nos eua existe uma junta de coletor de adm em plastico especial para honda que diz reduzir a temperatura do coletor de adm em mais de 20?c.
-
aonde você viu isso ka ?
eu coloquei em questão a temperatura do combustável porque vi alguns fuel coolers a venda em lojas de renome. agora essa de intercooler para aspirado, pra mim é novidade
no caso, um intercooler + c02 seria muito interessante para um aspiradinho.
[snapback]506237[/snapback]
se alguem tiver um link com este dispositivo, eu gostaria de ver… nunca vi antes, mas deve funcionar....
imagine uma boca de 6pol diminuindo para 4pol p termos uma boa veloc de admissao, mais um intercooler com um sistema borrifando co2 sobre ele e tudo isto entrando em um motor com muitos cc seria um negocio bastante interessante....
-
se alguem tiver um link com este dispositivo, eu gostaria de ver… nunca vi antes, mas deve funcionar....
imagine uma boca de 6pol diminuindo para 4pol p termos uma boa veloc de admissao, mais um intercooler com um sistema borrifando co2 sobre ele e tudo isto entrando em um motor com muitos cc seria um negocio bastante interessante....
[snapback]506244[/snapback]
exatamente isso que pensei….....
lembrando que em aspirado........qualquer migalha se justifica.......hehehe