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Influ?ncia da temp. do combustável

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    RodrigoLóke
    escreveu em última edição por
    #8

    isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

    [snapback]504525[/snapback]

    vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

    sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

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    • R Offline
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      Rix
      escreveu em última edição por
      #9

      eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

      []s

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      • W Offline
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        wagnerls
        escreveu em última edição por
        #10

        wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

        um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

        nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

        diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

        [snapback]504446[/snapback]

        isso mesmo karol

        faiz tempo isso :semata:

        quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
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          wagnerls
          escreveu em última edição por
          #11

          pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

          e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

          mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

          abraço.

          [snapback]504462[/snapback]

          seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Konig
            escreveu em última edição por
            #12

            seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

            [snapback]504549[/snapback]

            blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

            quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

            uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
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              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #13

              foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

              toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

              tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

              abracos

              wagner luis

              :semata:

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #14

                pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  gts turbo
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    vtr.
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                    [snapback]504775[/snapback]

                    balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      dj_igor
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                      seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                        seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                        [snapback]504780[/snapback]

                        tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
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                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                          eu tenho uma posição quanto aisso:

                          lembram dos holley com injeção de água?

                          na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                          qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                          diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                          ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                          a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                          acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                          atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                          mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                          a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                          pra mim o princ?pio é o mesmo...

                          tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #20

                            alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                            essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                            conheão um cara que teve isso num viper.

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              wagnerls
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                              eu tenho uma posição quanto aisso:

                              lembram dos holley com injeção de água?

                              na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                              qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                              diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                              ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                              a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                              acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                              atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                              mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                              a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                              pra mim o princ?pio é o mesmo...

                              tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                              [snapback]504944[/snapback]

                              isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                              ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                              incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                              abracos

                              wagner luis

                              :semata:

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                DuKa
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...

                                ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....

                                injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                    [snapback]505402[/snapback]

                                    fico pensando….........se a temperatura da camara de combustão fica mais fria com este procedimento...........seria possível abusar um pouco mais do ponto de ignição na tentativa de ganhar em performance do veículo ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      daniel_fabricio
                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool

                                      num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho

                                      e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        RodrigoLóke
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool

                                        num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho

                                        e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.

                                        [snapback]505432[/snapback]

                                        o problema é baixar a temperatura de admissão em um carro carburado e aspirado.

                                        lembrado que em carro aspirado, qualquer migalha conta ponto….

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          PrEsA
                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          bem… em minha opiniao:

                                          alcool/metanol: nem se pensa nisto iria chegar mais comb gotejado na camara, e teriamos uma queima ainda menos eficaz. o alto calor latente do alcool significa q ele precisa roubar calor do ar p vaporizar. se ele nao vaporizar ele nao queima uniforme, entao adeus boa queima.

                                          gasolina: baixo calor latente, perto do alcool. talvez ate valeria a pena uma tentativa, mas não faria pois:

                                          a. aumenta a viscosidade (oleos em geral) ao baixar a temperatura. problemas de delay em ts pequenos, pressao de bomba alta pois a perda de carga é grande, etc.

                                          b. gasolina é mistura de óleos(maior parte octanos). e se começamos a ter alguma separacao de fase, aditivos, etc. problemas.

                                          ainda acho q um sistema mais interessante seria:

                                          rua:

                                          baixa temp de ar após compressao, alta pressao de injecao = bons pocotos....

                                          pista:

                                          temps abaixo de zero na admissão injeções de co2 na colmeia do intercooler? ? ? (eliminar vapor de agua na admissao), altissimas pressoes de injecao sendo o alcool pre-aquecido p vaporizar facil = mtos pocotos

                                          obs. variacao na densidade do alcool ou gasolina com temp é mto pequena <1% p importar neste caso.

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