Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Valvula termost?tica

Valvula termost?tica

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
21 Posts 6 Posters 2.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    Gustavo
    escreveu em última edição por

sugiro vc consultar o manual do proprietario pra saber o certo, os vectras tem temp de funcionamento em 116 graus, os tempras chegam a 136 graus, e tem gente q diz q tah muito quente, mas no manual diz q eh essa a temp de funcionamento normal, se nao o motor engasga, gasta um monte, nao anda e etc.

coloca a valvula termostatica com a mesma temp da q vc retirou, na valvula mesmo diz a temperatura, outra eh ver se o cebolao tah correto pro motor, ele tbein tem temperatura de ativacao, se esse veiculo tiver cebolao ainda.

1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Rogerinf

qual seria a temperatura ideal de trabalho de um motor 2.0 8v injetado rodando no álcool, pois tem topicos falando sobre a temperatura do ar da admissão e da temperatura do combustivel, mas e a água do motor? qual seria a temperatura da água mais proxima da ideal para o melhor rendimento do motor?

• N Offline
        N Offline
        Niex

tb queria saber meu santana 96 2.0 8v 9(original, só retrabalho nos bicos) tá rodando com alcool, rodando bem e me disseram que seria interessante trocar a valvula por uma mais quente?

• R Offline
          R Offline
          Rogerinf

no caso do niex, seria interessante aumentar o grau da valvula termostatica? e se for interessante, como fica o cebolão do radiador, teria de trocar por um mais quente ou deixaria o original a gasolina?

gustavo, no meu caso eu esqueci de especificar que eu estou rodando com alcool, então por isso coloquei uma valvula termostatica mais quente , a minha dúvida é se por ter feito isso a ie não esta tentando enriquecer a mistura, ou isso não ocorre? pois parece que aumentou um pouco o consumo.

• F Offline
            F Offline
            Fahrell

temp. de trabalho do tempra é 90 graus… 130 comeca a faixa vermelha do mostrador...

depois que eu troquei pra alcool, escape maior e turbina idem... o ponteiro encosta no azul comeco de escala e fica la... andando de boa na estrada... acho que minha termostatica esta travada aberta...

• G Offline
              G Offline
              Gustavo

eh q nao eh bom o carro andar muito frio, pode dar problemas de engasgo e etc, alem de ter maior gasto de combustivel, interessante essa sua temp de trabalho de 90 graus, sempre me falaram q beirava os 130 pra ficar ok, tanto eh q o vectra eh 116 graus, e se nao estiver nessa temp o carro fica estranho, e tem q usar o fluido de temperatura junto da agua.

no caso dos aps eh 90 graus ou o ponteiro estar bem no meio do marcador, ele nao pode passar disso, ate pode dependendo do carro (carburador por ex), mas nao deve chegar a 3/4, ele tem de manter a temp estavel, se baixar ou o cebolao ou a valvula termostatica esta com problema.

• G Offline
                G Offline
                Gustavo

carro a alcool sempre bebe mais, agora o motor soh enriquece se estiver frio, a partir de 60 graus (caso dos aps) a temp jah nao atrapalha mais na mistura, o alcool necessita de uma temp maior pra funcionar corretamente, se ele nao estiver ligando a luz do painel nem passando do nivel ideal de temp ou abaixando demais, nao vejo problemas.

a mistura mais rica nao ajuda a baixar a temperatura, se fosse assim nao precisaria de marcador de temp e nem luz de temp, a injecao se virava pra manter o motor frio.

• S Offline
                  S Offline
                  SGFrank

bom … é bom lembrar que é necessário um tempo pra que a agua fria que vem do radiador fique um tempo em contato com as peças do motor pra que ocorra a troca de calor.

se isso não estiver dentro dos padrões, vc pode tá andando com o motor superaquecido e a temp vai tá marcando mais baixa.

só os v8 podem ser utilizados assim e até mesmo sem a termost?tica.

• ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante

bom … é bom lembrar que é necessário um tempo pra que a agua fria que vem do radiador fique um tempo em contato com as peças do motor pra que ocorra a troca de calor.

se isso não estiver dentro dos padrões, vc pode tá andando com o motor superaquecido e a temp vai tá marcando mais baixa.

[snapback]505493[/snapback]

:semata:

• F Offline
                      F Offline
                      Fahrell

[snapback]505493[/snapback]

isso é relativo a qual post é ao meu anterior ?

• R Offline
                        R Offline
                        Rogerinf

no caso dos aps eh 90 graus ou o ponteiro estar bem no meio do marcador, ele nao pode passar disso

gustavo, minha dúvida é essa, porque não pode passar dessa temperatura, perde rendimento, aumenta o consumo, qual o motivo?

• G Offline
                          G Offline
                          Gustavo

pq o motor vai estar trabalhando fora da faixa normal de temperatura, se passar ele vai poder ter problemas serios a medio e longo prazo, e se passar demais ate uma empenada de cabecote, queimar junta, fora outras coisas, se for pouco o cabecote vai empenando e deixando entrar agua no cilindro e com isso vai compressao pras mangueiras, oq normalmente causa o estouro delas e etc.

e funcionar abaixo dae acarreta em consumo algo, marcha lenta irregular, baixo rendimento e etc, temp alta tbein ocorre isso, mas com mais akelas outras coisas q eu falei antes.

• N Offline
                            N Offline
                            Niex

gustavo, minha dúvida é essa, porque não pode passar dessa temperatura, perde rendimento, aumenta o consumo, qual o motivo?

[snapback]505694[/snapback]

o meu santana tá ligando com 80 então pelo painel e o sensor é novo.

tenho multimetro com temp, tem algum outro lugar que possa medir ?

• S Offline
                              S Offline
                              SGFrank

isso é relativo a qual post é ao meu anterior ?

[snapback]505636[/snapback]

não foi somente pra lembrar mesmo. :p :) :)

• G Offline
                                G Offline
                                Gustavo

se vc conseguir um termometro a laser ia ser interessante, pq dae vc ve qto tem de temp ali na entrada da agua no cabecote e nakela mangueira q fica logo depois da valvula termostatica, com o carro quente as duas mangueiras devem estar com a temperatura proxima, ou ate mesmo igual, se tiver muita diferenca, mais de 3 ou 5 graus, dae pode ser problema em alguma coisa, como valvula, bomba ou ate entupimento.

• N Offline
                                  N Offline
                                  Niex

se vc conseguir um termometro a laser ia ser interessante, pq dae vc ve qto tem de temp ali na entrada da agua no cabecote e nakela mangueira q fica logo depois da valvula termostatica, com o carro quente as duas mangueiras devem estar com a temperatura proxima, ou ate mesmo igual, se tiver muita diferenca, mais de 3 ou 5 graus, dae pode ser problema em alguma coisa, como valvula, bomba ou ate entupimento.

[snapback]506115[/snapback]

meu multimetro tem termopar não é laser =/

e se eu colocasse o termopar dentro do reservatorio de expansão ?

trabalhar com o carro um pouco mais quente , já que agora rodo no alcool eu ganharia em economia ?

• G Offline
                                    G Offline
                                    Gustavo

a temp do motor nao esta ligada diretamente ao consumo nesse caso, qto mais quente vai ser mais economico, eh q muito frio ele tem q enriquecer a mistura e isso torna ele gastao, mas qdo chega a temp normal ou proximo dela, ele jah tira isso e deixa a mistura ser controlada pela sonda, eh q nem trabalhava o afogador no carburador.

vc pode testar a temp pela termopar sem problemas, mas eh q nesse caso de usar o termometro a laser eh q vc pode saber qual a temp do motor em varios pontos e nao soh no reservatorio de expansao.

• R Offline
                                      R Offline
                                      Rogerinf

gustavo, então é melhor manter a temperatura do meu motor entre 88? 90?, mesmo estando rodando no álcool?

• G Offline
                                        G Offline
                                        Gustavo

nao o bom eh vc usar a temperatura ideal para aquele combustivel q vc esta usando, tanto eh q c vc for comprar uma valvula termostatica e falar, eh pra um carro a alcool ela vai vir com uma temp maior doq a do a gasolina, o mesmo ocorre com o cebolao, mas se o carro nao esta demonstrando sinais de falha e etc, vc pode deixar com o cebolao e valvula da gasolina sem problemas.

• G Offline
                                          G Offline
                                          Gustavo

soh pra lembrar a temp de um combustivel pra outro eh pequena, coisa de 5 a 6 graus, eh soh o suficiente pra nao ocorrer engasgos e etc. mas o combustivel em si nao vai te salvar de uma fervida ou de baixa temperatura do motor.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários