Valvula termost?tica
-
qual a faixa de temperatura de água ideal para um astra 95 trabalhar, pois eu troquei a valvula termost?tica e a temperatura está nos 94? 96?, esta é a faixa correta ou está muito quente? pois antes da troca da válvula ficava perto dos 88?. mas a duvida é a seguinte, será que pela temperatura estar alta a ie não tenta enriquecer a mistura para baixar a temperatura ou não tem nada a ver. qual a faixa correta de temperatura?
-
sugiro vc consultar o manual do proprietario pra saber o certo, os vectras tem temp de funcionamento em 116 graus, os tempras chegam a 136 graus, e tem gente q diz q tah muito quente, mas no manual diz q eh essa a temp de funcionamento normal, se nao o motor engasga, gasta um monte, nao anda e etc.
coloca a valvula termostatica com a mesma temp da q vc retirou, na valvula mesmo diz a temperatura, outra eh ver se o cebolao tah correto pro motor, ele tbein tem temperatura de ativacao, se esse veiculo tiver cebolao ainda.
-
qual seria a temperatura ideal de trabalho de um motor 2.0 8v injetado rodando no álcool, pois tem topicos falando sobre a temperatura do ar da admissão e da temperatura do combustivel, mas e a água do motor? qual seria a temperatura da água mais proxima da ideal para o melhor rendimento do motor?
-
no caso do niex, seria interessante aumentar o grau da valvula termostatica? e se for interessante, como fica o cebolão do radiador, teria de trocar por um mais quente ou deixaria o original a gasolina?
gustavo, no meu caso eu esqueci de especificar que eu estou rodando com alcool, então por isso coloquei uma valvula termostatica mais quente , a minha dúvida é se por ter feito isso a ie não esta tentando enriquecer a mistura, ou isso não ocorre? pois parece que aumentou um pouco o consumo.
-
temp. de trabalho do tempra é 90 graus… 130 comeca a faixa vermelha do mostrador...
depois que eu troquei pra alcool, escape maior e turbina idem... o ponteiro encosta no azul comeco de escala e fica la... andando de boa na estrada... acho que minha termostatica esta travada aberta...
-
eh q nao eh bom o carro andar muito frio, pode dar problemas de engasgo e etc, alem de ter maior gasto de combustivel, interessante essa sua temp de trabalho de 90 graus, sempre me falaram q beirava os 130 pra ficar ok, tanto eh q o vectra eh 116 graus, e se nao estiver nessa temp o carro fica estranho, e tem q usar o fluido de temperatura junto da agua.
no caso dos aps eh 90 graus ou o ponteiro estar bem no meio do marcador, ele nao pode passar disso, ate pode dependendo do carro (carburador por ex), mas nao deve chegar a 3/4, ele tem de manter a temp estavel, se baixar ou o cebolao ou a valvula termostatica esta com problema.
-
carro a alcool sempre bebe mais, agora o motor soh enriquece se estiver frio, a partir de 60 graus (caso dos aps) a temp jah nao atrapalha mais na mistura, o alcool necessita de uma temp maior pra funcionar corretamente, se ele nao estiver ligando a luz do painel nem passando do nivel ideal de temp ou abaixando demais, nao vejo problemas.
a mistura mais rica nao ajuda a baixar a temperatura, se fosse assim nao precisaria de marcador de temp e nem luz de temp, a injecao se virava pra manter o motor frio.
-
bom … é bom lembrar que é necessário um tempo pra que a agua fria que vem do radiador fique um tempo em contato com as peças do motor pra que ocorra a troca de calor.
se isso não estiver dentro dos padrões, vc pode tá andando com o motor superaquecido e a temp vai tá marcando mais baixa.
só os v8 podem ser utilizados assim e até mesmo sem a termost?tica.
-
bom … é bom lembrar que é necessário um tempo pra que a agua fria que vem do radiador fique um tempo em contato com as peças do motor pra que ocorra a troca de calor.
se isso não estiver dentro dos padrões, vc pode tá andando com o motor superaquecido e a temp vai tá marcando mais baixa.
[snapback]505493[/snapback]
-
[snapback]505493[/snapback]
isso é relativo a qual post é ao meu anterior ?
-
pq o motor vai estar trabalhando fora da faixa normal de temperatura, se passar ele vai poder ter problemas serios a medio e longo prazo, e se passar demais ate uma empenada de cabecote, queimar junta, fora outras coisas, se for pouco o cabecote vai empenando e deixando entrar agua no cilindro e com isso vai compressao pras mangueiras, oq normalmente causa o estouro delas e etc.
e funcionar abaixo dae acarreta em consumo algo, marcha lenta irregular, baixo rendimento e etc, temp alta tbein ocorre isso, mas com mais akelas outras coisas q eu falei antes.
-
gustavo, minha dúvida é essa, porque não pode passar dessa temperatura, perde rendimento, aumenta o consumo, qual o motivo?
[snapback]505694[/snapback]
o meu santana tá ligando com 80 então pelo painel e o sensor é novo.
tenho multimetro com temp, tem algum outro lugar que possa medir ?
-
se vc conseguir um termometro a laser ia ser interessante, pq dae vc ve qto tem de temp ali na entrada da agua no cabecote e nakela mangueira q fica logo depois da valvula termostatica, com o carro quente as duas mangueiras devem estar com a temperatura proxima, ou ate mesmo igual, se tiver muita diferenca, mais de 3 ou 5 graus, dae pode ser problema em alguma coisa, como valvula, bomba ou ate entupimento.
-
se vc conseguir um termometro a laser ia ser interessante, pq dae vc ve qto tem de temp ali na entrada da agua no cabecote e nakela mangueira q fica logo depois da valvula termostatica, com o carro quente as duas mangueiras devem estar com a temperatura proxima, ou ate mesmo igual, se tiver muita diferenca, mais de 3 ou 5 graus, dae pode ser problema em alguma coisa, como valvula, bomba ou ate entupimento.
[snapback]506115[/snapback]
meu multimetro tem termopar não é laser =/
e se eu colocasse o termopar dentro do reservatorio de expansão ?
trabalhar com o carro um pouco mais quente , já que agora rodo no alcool eu ganharia em economia ?
-
a temp do motor nao esta ligada diretamente ao consumo nesse caso, qto mais quente vai ser mais economico, eh q muito frio ele tem q enriquecer a mistura e isso torna ele gastao, mas qdo chega a temp normal ou proximo dela, ele jah tira isso e deixa a mistura ser controlada pela sonda, eh q nem trabalhava o afogador no carburador.
vc pode testar a temp pela termopar sem problemas, mas eh q nesse caso de usar o termometro a laser eh q vc pode saber qual a temp do motor em varios pontos e nao soh no reservatorio de expansao.
-
nao o bom eh vc usar a temperatura ideal para aquele combustivel q vc esta usando, tanto eh q c vc for comprar uma valvula termostatica e falar, eh pra um carro a alcool ela vai vir com uma temp maior doq a do a gasolina, o mesmo ocorre com o cebolao, mas se o carro nao esta demonstrando sinais de falha e etc, vc pode deixar com o cebolao e valvula da gasolina sem problemas.