Turbininha para renault clio
-
grande rui ,
bom, dei uma lida na tua mp mas resolvó responder aqui, pra quem sabe, trocar informações e idéias com os demais. também sou fã deste sistema já é o segundo carro que monto com ele (o primeiro me foi roubado com o kit e tudo).
bom, do sistema posso te dizer o seguinte. estando a borboleta antes da tubina, ao se tirar o po a pressão simplesmente some, funcionando como um carro aspirado independente da rotação que você estiver, pois a borboleta limita o volume de ar ao compressor. neste tipo de sistema a turbina freia como em outros sistemas. porém este sistema possibilita que você trabalhe com rotações elevadas sem nenhuma pressão, simplesmente limitando a aceleração (leia-se posição de borboleta). você só alcança plena carga do sistema com 100% de abertura de borboleta. uma espocie de overboost , pressão somente quando se deseja.
particularidades deste kit: você não conseguir? adaptar qualquer turbina neste sistema. com sorte você encontrar? uma ihi ou uma turbonetics que são as únicas que possuem turbinas preparadas para trabalhar com vêcuo no compressor. elas possuem uma vedação especial no compressor que impede que este sugue o óleo de lubrificação da turbina quando estiver trabalhando com vêcuo.
bom, quanto ao hidrovócuo do freio, você terá que conect?-lo após a borboleta e antes da turbina, para que ele funcione normalmente, como em um carro original.
em relação é alimentação no sistema que você pretende montar, ao se trabalhar com pressão, você necessariamente dever? aumentar a vazão de combustável, seja por tempo de injeção, seja por pressão de combustável. por se tratar de uma monoponto (a qual, sinceramente, não sei se trabalha por pulsos) estude a possibilidade de um retrabalho ou troca do bico e um possível aumento na pressão da linha. dúvidas?? mp para o west.. heheh
para informação, o motor desta foto, ainda com carburador, praticamente não existe mais. meu carro está na oficina h? 2 semanas já, com previsão de ficar pelo menos mais 3, para a instalação de uma injeção no sistema ishi, ou seja, borboleta antes da turbina, exatamente como você pretende fazer. eu mesmo ainda tenho algumas dúvidas.. hueheuheu mas que poderei responder dentro de 3 ou 4 semanas..
abraxxx
[snapback]508027[/snapback]
max, o esquema eh 4 bicos no cabeçote pra fase aspirada e um ou 2 extras antes do compressor… outro dia eu posso te mostrar um livro que tenho aqui, se vc nao se convencer eu dou com o livro na tua cabeça ehheheheheheh
mp pra mim?? nao sei se posso ajudar muito em se tratando desse clio caixa aih..
[]s
-
imaginei que nao poderia ajudar mesmo pois eles foram produzidos na argentina e pararam de vir pra ca antes do fim de 99 …
pelo que sei este motor eh um cht ford guspido e escarrado ... pistao do mesmo diametro e cabeçotes intercambiaveis .. o que muda um pouco eh o curso do virabrequim e medida da biela .. mas estou pensando seriamente em dar uma olhada nos comandos de valvula pra ver seda pra trocar e se da pra achar algo mais violento ja que o clio depois dos 4800 por ai ele morre ... morre morto msm .. fica sem força alguma
agora estou na espera de uma resposta sobre as turbinas , quero saber se essa da ihi serve ..pq quero montar com o sistema do gol do maxxx
-
imaginei que nao poderia ajudar mesmo pois eles foram produzidos na argentina e pararam de vir pra ca antes do fim de 99 …
pelo que sei este motor eh um cht ford guspido e escarrado ... pistao do mesmo diametro e cabeçotes intercambiaveis .. o que muda um pouco eh o curso do virabrequim e medida da biela .. mas estou pensando seriamente em dar uma olhada nos comandos de valvula pra ver seda pra trocar e se da pra achar algo mais violento ja que o clio depois dos 4800 por ai ele morre ... morre morto msm .. fica sem força alguma
agora estou na espera de uma resposta sobre as turbinas , quero saber se essa da ihi serve ..pq quero montar com o sistema do gol do maxxx
[snapback]508762[/snapback]
se for uma ihi rhb5 das importadas pra motores diesel normalmente elas não tem o selo no caracol frio, pois trabalham como qualquer outra. provavelmente você vai ter que morrer com uma revisão na lacombe (r$450,00 ou r$500,00) e pedir pra colocar. eles são os únicos que ainda tem estes selos.. raridades.. se precisar tenho um contato lá dentro
me interessou esta história da dnt. estou sem back-up vou ligar amanhã..
abraxxx
-
max, o esquema eh 4 bicos no cabeçote pra fase aspirada e um ou 2 extras antes do compressor… outro dia eu posso te mostrar um livro que tenho aqui, se vc nao se convencer eu dou com o livro na tua cabeça ehheheheheheh
mp pra mim?? nao sei se posso ajudar muito em se tratando desse clio caixa aih..
[]s
[snapback]508735[/snapback]
west..
tu tens o livro na renault ou em casa? quero ver mesmo, pois estou disposto a tentar com uma bancada de 4 no cabeçote, sem suplementar.. me conven?a antes de comprar o módulo de injeção, ou me dá com o livro na cabeça.. huahuahua
passo esta semana (27), a próxima (28) e a 30 na renault, mas lá no bananinha..
tá saindo projeto em catia e tudo, da flange antes da turbina com a borboleta, conexões, suportes.. qdo estiver pronto te mostro..
abraxxx
-
rui,
se te interessar, e como vc disse que os cabeçotes são intercambi?veis, tenho os coletores ishi (admissão e escape) pra o famoso cht. podemos estudar o caso..
ah .. lembrei tmb de uma coisa. pra vc saber se a turbina tem o selo ou não.. só desmontando..
abraxxx
-
se é o que to pensando usa uma monomotronic parecida com a de tipo…chaaaaata de acertar no alcool... mas até consegue... o maior problema desse carro é que o coletor esfria com o alcool aí dá uns buracos de aceleração... mas é algo usável desde que vc saiba as lmitações... ou bota na gasosa mesmo (a? é frio até compensa) com 0,6bar...com chip bem feito na parte de ponto deve titrar uns 130cv e fica bem lisinho...
o mano montou um destes (gasolina e com 0,7bar com intercooler) pra um rapaz do rj... depois de 3 anos o dono ligou pra mandar fazer uma revisão...carro perfeitinho (e olha que 0,7bar a gente achou muito...mas funfou bem mesmo assim)