Tempra turbo sprint
-
entendi, seria um pequeno incremento no carro original, corrigindo falhas que não se teve como fazer num carro de produção em escala, devido a custos e a tempo maior dispendido pro mesmo chegar ?s lojas.
só uma duvida: vc disse que o carro esta com 100cvs nas rodas. pretende dobrar a potência somente com alguns pequenos ajustes?
-
eu tenho visto esse tempra ao vivo, e estorvei o vicente com algumas visitas e perguntas de leigo… bem quando ele estava matutando em cima dos amortecedores...
trabalho fantástico que só vendo ao vivo para ter noção do nível
parabens vicente
[snapback]222510[/snapback]
ah, estorvou pouco… pode continuar a aparecer de vez em qdo... mas só de vez em qdo hein
ahahahaha
brincadeira
abra?
-
opa… mais um que vai acompanhar a evolucao desse tópico atentamente...
vicente, depois eu te passo +- o que jah fiz no meu carro... acho que vamos trocar muitas ideias... principalmente na suspensao que nao mexi nada ainda...
no meu entender cehgarei aos 350 hp que o victor tb quer chegar da ultima vez que passei no dinamometro so faltavam 124 hp pra chegar nos 350 o caminho eh muito longo ainda...
[snapback]222491[/snapback]
legal
hospedei essas fotos pra todos os curiosos, mas principalmente pros meus amigos tempreiros aqui do fórum, que já deviam estar achando que eu era o maior contador de lorotas, sempre prometendo e nunca postando…
pois é, chegar nos 350 hp me parece ser uma coisa bem razoável. nesse carro, a proposta é outra, o uso que se quer dar é outro. não se precisa de 350 hp pra ter um carro de menos de 1300 kg com performance apresentável. veja por exemplo o s3 e o tt, com 225 cv, o subaru wrx tb na mesma zona, golf r32, focus rs e tantos outros carros que oferecem desempenho muito bom e ficam na casa de 200 e poucos cv.
pra arrancar na rua, 200 hp é pouco, mas pra comeão de conversa, arrancar na rua é ilegal. e nem o tempra é um carro ideal para esse fim. o tempra turbo e o stile, em minha opinião se enquadram muito perfeitamente em um conceito que aos poucos está chegando ao mundo de performance do brasil, que é o conceito gt , ou seja, de carros realmente utiliz?veis. eles são carros com um bom acabamento interno, bom (e pesado) revestimento ac?stico amenidades elétricas, computador de bordo, dh, alguns possuem ar digital, mas todos possuem ar condicionado, ou seja, um nível de conforto bastante aceitável, principalmente se considerado o custo do carro atualmente.
além do fato que sendo turbo de fábrica, pode-se andar sem preocupações com a lei.
depenar um carro desses pra arrancar ou pra transformar em um carro de circuito, é um negócio meio despropositado em minha opinião, pq o pacote dele é muito bom, e pq se vc quer arrancar é sório, vc tem de se livrar de todo o peso inútil.
assim, me parece uma escolha mt lágica pra quem quer um bom carro, confortável, potente e confiável para curtir viagens, para poder usar no fim de semana, pra sair com a patroa sem ouvir reclamações sobre ard?ncia nos olhos por causa dos vapores de metanol...
um carro pra curtir como carro, com c , mai?sculo, mas sem o preão (com p mai?sculo) de um esportivo moderno.
então, qdo vc parte do princ?pio, o conceito é outro. a transmissão desse carro dificilmente vai aguentar o torque dos 350 hp numa boa , em qquer condição de uso, ou seja, vai ter que levar o carro, pra não moer. a aerodin?mica desse carro não é propicia para o uso em altas velocidades e se um tempra com 200 hp bate 238 km/h reais, é justo se supor que um tempra com 350 hp leve o carro perto dos 300 por hora. alguns carros, principalmente os de origem alem?, exibem uma clara preocupação com a aerodin?mica e com a força de lift, mas o tempra não está apto pra tanta velocidade, sem algumas alterações aerodin?micas muito bem pensadas e executadas. os freios originais são bons, mas nem de longe param um carro de 1300 kg numa velocidade tão alta e qdo vc carcar o po, seu láquido dot5 vai virar soda limonada e suas pastilhas vão se transformar em espelhos de camel?...
os cal?os de motor não estão aptos pra tanto torque, o sistema de arrefecimento tb teria de ser revisto para ficar no mesmo nível de confiabilidade, e assim por diante.
as modificações para vc ter um tempra com 350 hp e confiabilidade de original seriam tão extensas, que em minha opinião não velem é pena. e inevitavelmente a dirigibilidade será um tanto prejudicada, como em qquer carro desse tipo que recebe mais q o dobro de sua potência original.
aidéia de ter 350 hp num tempra seduz? certamente mas será que sobrevive ao teste da praticidade? a resposta vai depender do quanto o dono do carro se sujeita é certas coisas pra poder ter isso.
o legal desse conceito de fazer as coisas com mais po no chão é que o resultado final agrada é qualquer motorista, o consumo fica dentro de limites satisfatérios para a proposta, a dirigibilidade fica muito boa, as vezes superior ao que era original e você tem um carro que não é birrento, que pode ser usado como vc usaria um esportivo original de alta potência.
essas características permitem que vc curta o carro em sua totalidade, não apenas no sóbado é noite.
mas é como eu falei, cada macaco no seu galho. eu tb as vezes sonho com um turbo vermelho, engaiolado, suspensão full race totalmente ajustável, com dois bancos concha, cinto 4 pontos, escape de 3 polegadas, injeção regulável, cabeçote 16v, girando 8500 e enrugando o asfalto com 400 cv nas rodas. só não sei o que eu faria com um carro assim, mas que seria legal, seria
mas pessoas de verdade precisam de carros de verdade. mais de 100 cv litro não é pouca coisa qdo vc quer dirigibilidade e confiabilidade acima do original. e tem tb o detalhe do custo-benefício...
sobre a suspensão, vc sabe, tamos aí
abraço
-
ah, esqueci uma coisa: deu 100cvs nas rodas. esse motor não estaria precisando de um revisãozinha ? onde foram parar os outros 65 cvsó blz q tem a perda na transmissão, mas perder 65cvs é muito.
[snapback]222554[/snapback]
o motor vai ser todo desmontado e montado do zero, como convóm é um projeto desse nível… vc tem raz?o, revisãozinha , só se for entre aspas mesmo
o carro possui 165 cv no volante, o que deve dar cerca de uns 130 nas rodas. embora ainda não tenhamos olhado nada, uma boa parte da perda eu atribuo ao fato de que o carro não está pressurizando acima de 0,6 e tb ao detalhe de que a parte de baixo está no finzinho de sua vida.
-
entendi, seria um pequeno incremento no carro original, corrigindo falhas que não se teve como fazer num carro de produção em escala, devido a custos e a tempo maior dispendido pro mesmo chegar ?s lojas.
só uma duvida: vc disse que o carro esta com 100cvs nas rodas. pretende dobrar a potência somente com alguns pequenos ajustes?
[snapback]222537[/snapback]
como vc mesmo disse, dobrar a potência , não é apenas um pequeno incremento qdo se pensa em performance aliada é dirigibilidade. e principalmente qdo vc pensa no todo do carro, que não comporta o dobro de potência, principalmente qdo ela vem atravṍs de torque e não de rpm.
mas apesar de não ser pouco, carros turbo originais oferecem possibilidades interessantes qdo se quer aumentar a potência assim. eles geralmente oferecem um bom sistema de arrefecimento e lubrificação, geralmente poissuem blocos específicos para os modelos turbo e muitos possuem radiadores de óleo, além de turbos é água.
a preocupação maior nesse nível, é liberar o potencial do conjunto, que original está bem aquém de seu possível. o tempra com modificações leves, ou seja, otimizações, atinge bem mais de 200 cv. mantendo dimensões originais, mas dando um tapinha em alguns detalhes internos (cabeçote feito sem mexer em válvulas, por exemplo) vc consegue ?timos resultados. um escape adequado oferece tb um ganho impressionante. otimizações na admissão de ar, coletor de dutos individuais, pra dar uma pegada melhor e tb mais potência máxima, um pequeno incremento de pressão, para ficar no turbo original…
vc tem garantidos uns quase 220/230 cv com pressão inferior é 1 kg, se fizer tudo certo.
modificando o turbo pra melhorar o fluxo de escape e efici?ncia da admissão com uma pressão um pouco maior, vc facilmente atinge os 250, 260 hp, se o intercooler colaborar. um ic melhor tb deve dar um ganho extra e em minha opinião é um dinheiro bem gasto
? fácil, porém trabalhoso e não mt barato...
abraço
-
o tempra com modificações leves, ou seja, otimizações, atinge bem mais de 200 cv. mantendo dimensões originais, mas dando um tapinha em alguns detalhes internos …
vc tem garantidos uns quase 220/230 cv com pressão inferior é 1 kg, se fizer tudo certo.
pois é, esses 226cv (188 na roda) que eu medi no dinamometro sao resultado de apenas um escape melhorzinho de 2,25 mesmo, i.e originalzissima, um bico extra, gasolina, cabecote com os dutos levemente aumentados e a pressao aumentada pra 0,9~1,0 k…
ainda faltam um bom coletor de escape, uma caixa quente maior,um escape de 3 , um intercooler maior, uma melhor captacao de ar frio, trabalho de angulo de valvulas e melhora dos dutos do cabecote, aumento da pressao pra 1.5k e alcool como combustivel, recalibrando o bico extra e os originais...
a medida que eu for concluindo o projeto, com certeza vou pegar opinioes com vc vicente, a proposito, jah fiz o retrabalho dos bicos e o carro roda com alcool agora, a pressao foi aumentada pra 1.2k e o ponto adiantado de 6 a 7 graus.
estou ciente do que vc falou, nao eh meu interesse desmontar nada do carro pra aliviar peso, nao estragaria o temproso... correr em arrancada pra mim é hobby e, se com 1400 kg eu ando metade da pista na frente do 1.o colocado da turbo-b, pra mim jah tah muito bom... e olha que o cara tem ate um carro bom de chao... mais de 2bar, 800kg de peso, metanol etc etc etc...
pra barbarizar mesmo, meu sonho é um fiola com o motor do stile... o motor eu jah tenho guardado... so esperando o fiola e o corajoso que me ajude a fazer o reforão estrutural pra gente nao se matar
-
pois é, esses 226cv (188 na roda) que eu medi no dinamometro sao resultado de apenas um escape melhorzinho de 2,25 mesmo, i.e originalzissima, um bico extra, gasolina, cabecote com os dutos levemente aumentados e a pressao aumentada pra 0,9~1,0 k…
ainda faltam um bom coletor de escape, uma caixa quente maior,um escape de 3 , um intercooler maior, uma melhor captacao de ar frio, trabalho de angulo de valvulas e melhora dos dutos do cabecote, aumento da pressao pra 1.5k e alcool como combustivel, recalibrando o bico extra e os originais...
a medida que eu for concluindo o projeto, com certeza vou pegar opinioes com vc vicente, a proposito, jah fiz o retrabalho dos bicos e o carro roda com alcool agora, a pressao foi aumentada pra 1.2k e o ponto adiantado de 6 a 7 graus.
estou ciente do que vc falou, nao eh meu interesse desmontar nada do carro pra aliviar peso, nao estragaria o temproso... correr em arrancada pra mim é hobby e, se com 1400 kg eu ando metade da pista na frente do 1.o colocado da turbo-b, pra mim jah tah muito bom... e olha que o cara tem ate um carro bom de chao... mais de 2bar, 800kg de peso, metanol etc etc etc...
pra barbarizar mesmo, meu sonho é um fiola com o motor do stile... o motor eu jah tenho guardado... so esperando o fiola e o corajoso que me ajude a fazer o reforão estrutural pra gente nao se matar
[snapback]222621[/snapback]
? mesmo? está muito bom hein tenho um amigo que tem um carro com a mesma config, inclusive escape de 2 1/4 e o dele deu 160 no dina, com tudo balanceado, cabeçote feito com os 3 ?ngulos em sedes e válvulas, já andando no álcool e com a mesma pressão… feito por um mecânico forte das arrancadas aqui do sul, figurinha carimbada das revistas, que faz um dos ap aspirado mais rápidos do brasil...
bem, sendo um carro que efetivamente corre na pista, aí muda tudo. qdo o bicho do asfalto pega o cara, o bom senso vai pro buraco e por algum estranho motivo, agente ainda acha que está valendo é pena, e muito se é que me entende... mas vc sabe... qdo o carro amea?ar andar forte mesmo, perto dos ponteiros, se faltar alguma coisa, vc sabe que o mesmo bicho vai te fazer depenar o carro todo, fazer o que tiver que ser feito pra andar na frente...
essa cacha?a é velha ahahaha
melhor arranjar logo um uno ou um 147 pra montar um carro de corridas, pq senão parece que eu já tou vendo o tempra com 2,5 bar no metanol, sem o interior, na fissura pra comer uns golzinhos...
ahahahaha
enfim... temos que fazer mesmo essas coisas, depois agente fica velho e vai ter o q pra contar né?
mas eu quero deixar registrado que não condeno pessoas que fazem carros de 400 cv pra andar na rua. só não me agrada vê-las fingindo que o carro é praticamente original de andar. esse papinho tb já tá muito desgastado né?
sobre o carro, o que achou dele com álcool? melhorou? ficou bobão de baixa?
abração
-
simplesmente perfeito. parabéns. show de carro.
[snapback]222624[/snapback]
poxa, só temos é agradecer… mas nem tá pronto ainda
a melhor parte ainda está por vir
ab?
-
como vc mesmo disse, dobrar a potência , não é apenas um pequeno incremento qdo se pensa em performance aliada é dirigibilidade. e principalmente qdo vc pensa no todo do carro, que não comporta o dobro de potência, principalmente qdo ela vem atravṍs de torque e não de rpm.
mas apesar de não ser pouco, carros turbo originais oferecem possibilidades interessantes qdo se quer aumentar a potência assim. eles geralmente oferecem um bom sistema de arrefecimento e lubrificação, geralmente poissuem blocos específicos para os modelos turbo e muitos possuem radiadores de óleo, além de turbos é água.
a preocupação maior nesse nível, é liberar o potencial do conjunto, que original está bem aquém de seu possível. o tempra com modificações leves, ou seja, otimizações, atinge bem mais de 200 cv. mantendo dimensões originais, mas dando um tapinha em alguns detalhes internos (cabeçote feito sem mexer em válvulas, por exemplo) vc consegue ?timos resultados. um escape adequado oferece tb um ganho impressionante. otimizações na admissão de ar, coletor de dutos individuais, pra dar uma pegada melhor e tb mais potência máxima, um pequeno incremento de pressão, para ficar no turbo original…
modificando o turbo pra melhorar o fluxo de escape e efici?ncia da admissão com uma pressão um pouco maior, vc facilmente atinge os 250, 260 hp, se o intercooler colaborar. um ic melhor tb deve dar um ganho extra e em minha opinião é um dinheiro bem gasto
? fácil, porém trabalhoso e não mt barato...
abraço
[snapback]222578[/snapback]
entendi sua ideia. tem tudo pra se tornar um carro completo. confortável, veloz (mesmo não sendo um canhão nos 0-200km/h) e seguro.
escolheu bem o carro-base. tanto que na europa esse carro ja existe a muito tempo e com todo tipo de preparação, tanto de motor qto de chassi. até com motor v6 teve gente fazendo ele andar.
ele queimando alcool + uns tapinhas leves na injeção, na turbina e no escapamento vc passa dos 200cvs mantendo a durabilidade, justamente como se fosse um motor ja bom e tendo seu funcionamento otimizado.
só uma curiosidade sobre esse motor: os 16v (que tem a parte de baixo basicamente igual a esse teu) foram cogitados para uma categoria de circuito, seria a f?rmula tempra, mas não rolou na prática por motivos pol?ticos/mkt do fabricante.
algumas unidades foram construidas, protótipos mesmo e com motores de exatos 200cvs (no virabrequim).
não sei se vc lembra dos f-uno.
nada mais eram que motores 1.5 (e depois 1.6) com pequenas alterações b?sicas, somente cabeçote trabalhado e comando 272? (ou 276?, não lembro ao certo agora) aliados a um escape praticamente aberto aumentavam a potência de 86 p/ 106 cvs com toler?ncia de +- 5%.
isso mostra que não gostavam de alterar muito o motor original, queriam mostrar que o motor ja era bom como saia de fábrica, e somente alguns acertos ja subiam bastante a capacidade do motor.
ainda quero fzr um servião desses na saveiro, deixando um conjunto seguro e equilibrado, mesmo com o carro sendo meio leve pra essas coisas.
a próxima coisa que será feita nela sera melhorar mais os freios (refrigeração do sistema).
da pra frear de 230 km/h (final real de 4? marcha) até 80/60 km/h somente uma vez…e depois ir pra casa quase sem freio.
junto com isso tb vai ser adicionada a barra de reforão inferior, que alem de melhorar a tração em retomadas, tb ajuda o equilibrio em frenagens fortes.
-
entendi sua ideia. tem tudo pra se tornar um carro completo. confortável, veloz (mesmo não sendo um canhão nos 0-200km/h) e seguro.
escolheu bem o carro-base. tanto que na europa esse carro ja existe a muito tempo e com todo tipo de preparação, tanto de motor qto de chassi. até com motor v6 teve gente fazendo ele andar.
ele queimando alcool + uns tapinhas leves na injeção, na turbina e no escapamento vc passa dos 200cvs mantendo a durabilidade, justamente como se fosse um motor ja bom e tendo seu funcionamento otimizado.
só uma curiosidade sobre esse motor: os 16v (que tem a parte de baixo basicamente igual a esse teu) foram cogitados para uma categoria de circuito, seria a f?rmula tempra, mas não rolou na prática por motivos pol?ticos/mkt do fabricante.
algumas unidades foram construidas, protótipos mesmo e com motores de exatos 200cvs (no virabrequim).
não sei se vc lembra dos f-uno.
nada mais eram que motores 1.5 (e depois 1.6) com pequenas alterações b?sicas, somente cabeçote trabalhado e comando 272? (ou 276?, não lembro ao certo agora) aliados a um escape praticamente aberto aumentavam a potência de 86 p/ 106 cvs com toler?ncia de +- 5%.
isso mostra que não gostavam de alterar muito o motor original, queriam mostrar que o motor ja era bom como saia de fábrica, e somente alguns acertos ja subiam bastante a capacidade do motor.
ainda quero fzr um servião desses na saveiro, deixando um conjunto seguro e equilibrado, mesmo com o carro sendo meio leve pra essas coisas.
a próxima coisa que será feita nela sera melhorar mais os freios (refrigeração do sistema).
da pra frear de 230 km/h (final real de 4? marcha) até 80/60 km/h somente uma vez…e depois ir pra casa quase sem freio.
junto com isso tb vai ser adicionada a barra de reforão inferior, que alem de melhorar a tração em retomadas, tb ajuda o equilibrio em frenagens fortes.
[snapback]222661[/snapback]
na boa ka, naum eh sacanagem… talvez seja melhor tu investir em chão de um carro mais equilibrado... bom, minha opinião.
não sei até quando tu pretende ficar com a saveiro...
-
na boa ka, naum eh sacanagem… talvez seja melhor tu investir em chão de um carro mais equilibrado... bom, minha opinião.
não sei até quando tu pretende ficar com a saveiro...
? ?
[snapback]222690[/snapback]
na boa, não entendi sua colocação. seria melhor vc andar no carro a ponto de saber a quantas andam o equilibrio do conjunto, ai daria pra vc ter uma opinão certinha.
até hj não andei em nenhum outro vw caixa turbo que passe a mesma segurança ao acelerar como meu carro. e quem anda na saveiro diz a mesma coisa. nem parece que esta andando rápido.
até hj não foi economizado 1 centavo sequer no item ch?o desse carro. o que falta mesmo é equipamento disponível no mercado. o que tem de bom pra vender eu já tenho, falta melhorar os freios. discos traseiros + abs não estão fora da lista.
[snapback]222738[/snapback]
hehehe q foi stefano? 4? indo a 230 (na verdade chega a 235km/h reais) ou o fato de esquentar mto o freio?
não é qualquer carro civil que aguenta muito mais q um stress desse ao ser freado.
ir pra casa sem freio é força de expressão, pois demora um pouco pro freio voltar a ser como era, e nisso, os testes tem que esperar o freio esfriar.
-
sobre o carro, o que achou dele com álcool? melhorou? ficou bobão de baixa?
abração
[snapback]222639[/snapback]
ainda não tive muito tempo pra testar… estava na batalha da recalibracao dos bicos multi, e da regulagem do bico extra quando resolvi abrir o motor pra eliminar as folgas radiais e axiais que estavam grandes... ai ca? naquele problema que comentei antes na lista, riscos no vira, barulho ao fechar o motor etc...estou resolvendo...
mas, com a pressao maior um pouco (1.1k +-... a wastegate esta fazendo a pressao variar pra mais, chegando a 1,5k, ainda vou ajeitar isso) e o ponto mais adiantado 6 a 7 graus o carro parece muito mais linear... sem a patada que dava na gasolina quando entrava o bico extra...
nao percebi se o carro esta inchado em baixa... e as folgas deviam estar fazendo o meu knok sensor endoidar...
mas a sensacao de potencia esta a mesma de antes... assim que fechar o motor e amaciar, vou em recife refazer o teste no dinamometro...
pois é... o cara da autototal tb ficou satisfeito com os 188cv na roda que o tempra deu...
ah, e o motor de stile extra que eu tenho guardado é exatamente pra um futuro 147 do mal isso se eu nao depenar ele antes pra repor coisas do motor do meu tempra
-
na boa, não entendi sua colocação. seria melhor vc andar no carro a ponto de saber a quantas andam o equilibrio do conjunto, ai daria pra vc ter uma opinão certinha.
até hj não andei em nenhum outro vw caixa turbo que passe a mesma segurança ao acelerar como meu carro. e quem anda na saveiro diz a mesma coisa. nem parece que esta andando rápido.
até hj não foi economizado 1 centavo sequer no item ch?o desse carro. o que falta mesmo é equipamento disponível no mercado. o que tem de bom pra vender eu já tenho, falta melhorar os freios. discos traseiros + abs não estão fora da lista.
[snapback]222748[/snapback]
só acho que o equilibrio estatico e dinamico e as bitolas de uma saveiro não são ideais para se chegar a um carro de alto desempenho que não nas arrancadas
não disse que tu não investe em chão ou que teu carro é passarinho na primavera…
na minha opinião, investir num freio mais possante, sistema abs e suspensão race só se for num carro pisteiro , como um mini cooper, voyage, escort, civic, etc...
não adianta fazer como a chevrolet qu montou 2 montanas para participar do campeonato brasileiro de endurance mas não conseguiu acertar o carro em nenhuma das 5 etapas. o carro simplesmente não tem balanão... qdo vc firma a traseira, sai de frente, da? vc tira o po nas curvas e ele não tem como transferir peso de tr?s p/ frente, continua saindo de frente. e por aí vai, tipo, relação de freio nesse carro era 80% frente 20 atrás :/
-
nossa… absurdo isso...
mas acho que quando for comprar um turbo pronto vou começar por baixo com um uno turbo... hehe
vicente você meche com suspensão de importadosó eu acredito que no meu carro vai dar diferença quando tirar a caixa automatica e por a mecanica (de fabrica os amortecedores do auto/mecanico são diferentes)... rola de mandar meu carro pra poa?
-
nossa… absurdo isso...
mas acho que quando for comprar um turbo pronto vou começar por baixo com um uno turbo... hehe
vicente você meche com suspensão de importadosó eu acredito que no meu carro vai dar diferença quando tirar a caixa automatica e por a mecanica (de fabrica os amortecedores do auto/mecanico são diferentes)... rola de mandar meu carro pra poa?
[snapback]222925[/snapback]
claro, tendo o carro pode-se fazer um servião muito mais customizado. mas se você mandar só os amortecedores e disser o que quer que faça neles, ou se quiser outros, zero km com as mesmas medidas, mas outra calibragem interna, nem precisa do carro.
já se quiser modificar, rebaixar ou trocar molas, por exemplo, aí fica bem melhor trabalhar com o carro.
eu tb sempre quis colocar as mãos num uno turbo pra executar um projeto completo assim como esse do tempra
abração
-
só acho que o equilibrio estatico e dinamico e as bitolas de uma saveiro não são ideais para se chegar a um carro de alto desempenho que não nas arrancadas
não disse que tu não investe em chão ou que teu carro é passarinho na primavera…
na minha opinião, investir num freio mais possante, sistema abs e suspensão race só se for num carro pisteiro , como um mini cooper, voyage, escort, civic, etc...
não adianta fazer como a chevrolet qu montou 2 montanas para participar do campeonato brasileiro de endurance mas não conseguiu acertar o carro em nenhuma das 5 etapas. o carro simplesmente não tem balanão... qdo vc firma a traseira, sai de frente, da? vc tira o po nas curvas e ele não tem como transferir peso de tr?s p/ frente, continua saindo de frente. e por aí vai, tipo, relação de freio nesse carro era 80% frente 20 atrás :/
[snapback]222922[/snapback]
alterar bitola num carro pra rua é coisa pra la de complicada e inviável. ai sim seria coisa pra carro de pista. outras melhorias (e não alterações radicais) no conjunto sim, podem ser feitas junto com o aumento de potência do motor.
carro não é só arrancar e fzr curvas rápidas. carro mesmo é um veículo que te passe segurança em todas situações de uso do mesmo. ninguem aqui vai pegar um carro pra descer uma serra feito louco, arriscando a própria vida e a vida dos outros que ali circulam. muito mais perigoso é entrar numas de piloto de circuito (acelerar numa serra, em curvas onde não se sabe o que vai encontrar após a próxima curva) do que esticar numa reta de 4 faixas sem cruzamentos sem ninguem visivel a sua frente durante quil?metros além.