Qual a temperatura de trabalho do óleo???
-
oopa galera
gostaria de saber qual a temperatura e pressão de trabalho do oleo nos vw ap.
quem puder postar aí pra ajudar, eu agrade?o.
temperatura e pressão, em marcha lenta, com o carro quente e depois de uma puxada.
não esque?am de dizer se é turbo/aspro ou original.
valeu galera
abraços.
-
eu tmb tenho interesse nessa informação…..
zoega.....como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?
-
nos vw a ar a temperatura do oleo ideal é na casa dos 90 a 95 graus. acima disso, comeca a ter perda excessiva de pressao de oleo. nos aps deve ser por ai tambem.
segundo o departamento tecnico da ipiranga, os oleos minerais 20w50 api sj, mantem sua acao lubrificante inalterada até os 119 graus celsius.
zoega, com relacao a pressao do oleo, para motor turbo, o ideal é que fique entre 2 bar nas baixas rotacoes (até uns 2000 rpm) e que nao passe de 6 bar nas altas.
no fusca a pressao de trabalho com a temperatura do motor estabilizada (despois de uns 30~40 km de estrada a 110 km/h) fica em 3,5 bar (isso com o motor virando 3250 rpm). quando estica as marchas, que a rotacao cresce, chego a ter picos de 4,5 bar.
acredito que isso já possa te dar uma base.
um abraco.
-
pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…
nesse catalogo de bombas de oleo da brosol dá pra ver, que nos vw ap 1600/1800/2000 (88-atual) dá 2,0 bar a 2000rpm, é 80?c ou seja, a 900 rpm, com a turbina esquentando o oleo, depois de uma puxada (o oleo deve estar a uns 110?c) a pressão cai bastante ficando perto de 1,0bar o que é pressão normal que eu mais vejo em carros turbo (varia de 0,9 a 1,5 kg em ml).
http://www.affinia.com.br/teste/brosol/pdf…_press_oleo.pdf
fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??
essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?
valeu abraço.
-
pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…
...
fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??
essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?
valeu abraço.
[snapback]510765[/snapback]
a pressao de oleo nos ap s, no meu entendimento, nao deveria ser menor, pois é um motor que tem maior capacidade de refrigeracao.
os a ar nao trabalham mais frios nao. o oleo é responsável por boa parte da refrigeracao do motor. lembre-se que em motores a ar preparados, diminuimos consideravelmente a polia do virabrequim. polia menos no vira, menos rotacao no ventilador que empurra ar para o motor.
os 90~95 graus eu consigo no motor turbo, andando de forma civilizada, como citei anteriormente 110 km/h constantes. se apertar e comecar a andar a 170, 180 a temperatura do oleo chega nos 110 graus e a pressao do oleo cai para uns 2,5 bar quando volta aos 110 km/h.
[]s
-
so pra complementar a info do fusca84, no meu a pressao quando frio e em ml fica em 4kg e andando ate esquentar fica nisso.
depois de quente, com a temp na casa dos 80 graus, fica 0,3kg na ml e andando numas 2k rpm fica em 2kg, pisando com vontade fica nos 3,5 kg e temp chega ate as 110 graus.
se eu pisar muito mesmo, por pra torar o motor, a pressao na ml chega a miseros 0,1 kg, depois vai aumentando conforme a temp baixa.
abracos
wagner luis
-
mesmo em um motor refrigerado a agua o oleo eh responsavel por 60% da refrigeracao do motor, mas como eu jah procurei eh isso dae mesmo, o bom eh ficar dentro dessa faixa de 85 a 95 graus, podendo ir a extremos como 110 graus em uma rotacao muito elevada, vale ler oq esta escrito na lata de oleo pra saber suas expecificacoes e dae ver qto o carro tah de temp do oleo, pode-se usar uma termopar com um multimetro automotivo tbein pra saber como esta a temp.
-
alguém sabe aonde instalar o sensor de temp. de óleo (aquele sensor dos relógios da cronomac) ?
abraço.
-
guswrc, qual radiador de óleo vc está usando? algum gen?rico ou específico?
-
alguem sabe aonde colocar o sensor de temp do óleo (cronomac) é pleaseeeeeeee
-
eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.
[]s
[snapback]511754[/snapback]
agora sim…....
vai ficar para o futuro então.......não to afim de tirar meu carter fora hehehe
valeu........obrigado.....
-
uso akele simples, de parachoque como chamam.
rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.
[snapback]512174[/snapback]
eu acredito que no meu caso, vai ser necessário furar o carter, pois é um ford maverick….....acredito que não tenha essa rosca no meu suporte original.
vou verificar, mas é quase certo que não existe.