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Qual a temperatura de trabalho do óleo???

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  • Z Offline
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    ZOEGA
    escreveu em última edição por
    #3

    zoega…..como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?

    [snapback]510661[/snapback]

    não tenho sensor de temperatura do oleo no meu carro. só quero sanar uma duvida em relação é pressão de trabalho do oleo. :bravo:

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    • F Offline
      F Offline
      fusca84
      escreveu em última edição por
      #4

      nos vw a ar a temperatura do oleo ideal é na casa dos 90 a 95 graus. acima disso, comeca a ter perda excessiva de pressao de oleo. nos aps deve ser por ai tambem.

      segundo o departamento tecnico da ipiranga, os oleos minerais 20w50 api sj, mantem sua acao lubrificante inalterada até os 119 graus celsius.

      zoega, com relacao a pressao do oleo, para motor turbo, o ideal é que fique entre 2 bar nas baixas rotacoes (até uns 2000 rpm) e que nao passe de 6 bar nas altas.

      no fusca a pressao de trabalho com a temperatura do motor estabilizada (despois de uns 30~40 km de estrada a 110 km/h) fica em 3,5 bar (isso com o motor virando 3250 rpm). quando estica as marchas, que a rotacao cresce, chego a ter picos de 4,5 bar.

      acredito que isso já possa te dar uma base.

      um abraco.

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      • Z Offline
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        ZOEGA
        escreveu em última edição por
        #5

        pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

        nesse catalogo de bombas de oleo da brosol dá pra ver, que nos vw ap 1600/1800/2000 (88-atual) dá 2,0 bar a 2000rpm, é 80?c ou seja, a 900 rpm, com a turbina esquentando o oleo, depois de uma puxada (o oleo deve estar a uns 110?c) a pressão cai bastante ficando perto de 1,0bar o que é pressão normal que eu mais vejo em carros turbo (varia de 0,9 a 1,5 kg em ml).

        http://www.affinia.com.br/teste/brosol/pdf…_press_oleo.pdf

        fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

        essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

        valeu abraço.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          Glauco
          escreveu em última edição por
          #6

          andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
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            ZOEGA
            escreveu em última edição por
            #7

            andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

            [snapback]510772[/snapback]

            turbo?

            e a pressão de oleo?

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #8

              amanha dou umas esticadas com o tempra e posto aqui…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fusca84
                escreveu em última edição por
                #9

                pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

                ...

                fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

                essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

                valeu abraço.

                [snapback]510765[/snapback]

                a pressao de oleo nos ap s, no meu entendimento, nao deveria ser menor, pois é um motor que tem maior capacidade de refrigeracao.

                os a ar nao trabalham mais frios nao. o oleo é responsável por boa parte da refrigeracao do motor. lembre-se que em motores a ar preparados, diminuimos consideravelmente a polia do virabrequim. polia menos no vira, menos rotacao no ventilador que empurra ar para o motor.

                os 90~95 graus eu consigo no motor turbo, andando de forma civilizada, como citei anteriormente 110 km/h constantes. se apertar e comecar a andar a 170, 180 a temperatura do oleo chega nos 110 graus e a pressao do oleo cai para uns 2,5 bar quando volta aos 110 km/h.

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  so pra complementar a info do fusca84, no meu a pressao quando frio e em ml fica em 4kg e andando ate esquentar fica nisso.

                  depois de quente, com a temp na casa dos 80 graus, fica 0,3kg na ml e andando numas 2k rpm fica em 2kg, pisando com vontade fica nos 3,5 kg e temp chega ate as 110 graus.

                  se eu pisar muito mesmo, por pra torar o motor, a pressao na ml chega a miseros 0,1 kg, depois vai aumentando conforme a temp baixa.

                  abracos

                  wagner luis

                  :bravo:

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gustavo
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    mesmo em um motor refrigerado a agua o oleo eh responsavel por 60% da refrigeracao do motor, mas como eu jah procurei eh isso dae mesmo, o bom eh ficar dentro dessa faixa de 85 a 95 graus, podendo ir a extremos como 110 graus em uma rotacao muito elevada, vale ler oq esta escrito na lata de oleo pra saber suas expecificacoes e dae ver qto o carro tah de temp do oleo, pode-se usar uma termopar com um multimetro automotivo tbein pra saber como esta a temp.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      alguém sabe aonde instalar o sensor de temp. de óleo (aquele sensor dos relógios da cronomac) ?

                      abraço.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GusWRC
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        não sei a pressão, mas a temp no meu carro era de 100oc, e qdo dava uns cacetes ia até uns 120o.

                        qdo coloquei o radiador de óleo, essa temp ficou em 80o, com picos de no máximo 100o qdo judiava mesmo.

                        motor aspirado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          edsonmassao
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          guswrc, qual radiador de óleo vc está usando? algum gen?rico ou específico?

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            alguem sabe aonde colocar o sensor de temp do óleo (cronomac) é pleaseeeeeeee ;) :ppteam:

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gustavo
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              eu acho q eh no carter, mas vamos ver ae.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                fusca84
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  RodrigoLóke
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                  []s

                                  [snapback]511754[/snapback]

                                  agora sim….... :ppteam:

                                  vai ficar para o futuro então.......não to afim de tirar meu carter fora hehehe

                                  valeu........obrigado..... ;)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    guswrc, qual radiador de óleo vc está usando?  algum gen?rico ou específico?

                                    [snapback]511657[/snapback]

                                    uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                    rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      RodrigoLóke
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                      rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

                                      [snapback]512174[/snapback]

                                      eu acredito que no meu caso, vai ser necessário furar o carter, pois é um ford maverick….....acredito que não tenha essa rosca no meu suporte original.

                                      vou verificar, mas é quase certo que não existe.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        no meu uno turbo que tem radiador de oleo, a temperatura dificilmente passa dos 60 graus andando de boa… se espancar muuuuuito mas muuuito mesmo chega a 100... meu sensor de temperatura fica na tomada de oleo do radiador

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          no meu uno turbo que tem radiador de oleo, a temperatura dificilmente passa dos 60 graus andando de boa… se espancar muuuuuito mas muuuito mesmo chega a 100... meu sensor de temperatura fica na tomada de oleo do radiador

                                          [snapback]512444[/snapback]

                                          antes ou depois do radiador ?

                                          1 Resposta Última resposta

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