Remapeamento ?
-
certo..e quanto ao remapeamento de veiculos ford???
-
esse assunto vai dar controvórsia…
fala over , tenho a sensação que essa frase era pra mim . mas mesmo que não seja , concordo com ela ...
bem resumidamente:
1 - se o remapeamento não aumenta a admissão de ar como ele consegue melhorar torque e/ou potência ?
não consegue
r: melhorando o aproveitamento da mistura admitida
perfeito , é uma ótima forma e remapeando o chip não dá .
como ?:
r: quanto mais espremida for a mistura, maior será a sua expansão, por este motivo a fa?sca é dada antes do pms para que a mistura tenha tempo de de expandir gerando trabalho útil e calor,
então como esprememos a mistura ?
r: usando mais taxa,
isso ai . mas podemos também melhorar a queima com uma ignição realmente forte . e taxas realmente efetivas como 15,5:1 num motor com alcool nunca terá bons resultados sem uma ignição forte .
porém com o passar do tempo os engenheiros descobriram que ao explodir a mistura a frente de chama produzia um aumento na pressão dentro da c?mara de combust?o,
eita , com o passar do tempo ??? isso não é exatamente assim desde que o motor foi inventado a mais de 100 anos atrás é esse aumento de pressão provem da expansão ???
então ao introduzir mais combustável mais energia ?ra introduzida no sistema até o ponto onde o aproveitamente ?ra máximo (e que hoje se verifica com fator lambda = 0,8 :mistura rica)
hahaha , até hoje diz isso . será que não percebeu que o que afirmamos está certo ??? com 860mv na sonda , você tem potência máxima ??? onde lambda 1 = 860mv, e em lambda 1 é onde se tem todo o oxig?nio da mistura queimado . e não é possível queimar mais que todo o oxig?nio da mistura
porém ao aumentar a quantidade de energia dentro da c?mara se verificou que se necessita adiantar mais ainda o ponto
juro que não acredito que está dizendo isso po over , você é engenheiro , não é uma z? roela qualquer .
onde é que avanço de ponto além do certo melhora alguma coisa ?? ou será que freia o pistão porque a queima acontece antes da hora e o pistão ainda está comprimindo ???
a mistura , numa mesma situação de temperatura e pressão(que são relacionadas) , tem uma velocidade de queima , e ta tentando dizer que com mais combustável e mais ponto, você teria uma maior pressão na camara pois esse combustável ocupa espaço como que se aumentando a taxa , certo ???
então se aumentou a pressão , a velocidade de queima aumenta , e o correto seria atrasar o ponto como num motor taxado ou sobrealimentado
não faz o menor sentido isso que falou ... to assustado de ouvir isso de um engenheiro .
para que toda esta mistura tenha tempo de efetuar o trabalho, ainda cria um ciclo vicioso onde quanto mais combustável vc coloca maior é a energia liberada, quanto mais energia é liberada maior é a pressão dentro da c?mara e quanto mais pressão mais potência vem, isso até o ponto em que ao avan?ar em excesso a pressão gerada cria uma outra frente de chama (detonação, auto-ignição ou outros nomes correlatos)
cara , você só pode estar enlouquecido ... você diz que aumenta a taxa com combustável e depois diz que precisa mais avanço , sendo que o suposto aumento de taxa aumenta a velocidade de queima e seria necessário um atraso de ponto ... estou realmente impressionado de ouvir isso de um engenheiro ...
resumindo ?
r: qto mais combustável, mais ponto vc pode usar e qto mais combustável e ponto mais potência até o limite de operação
isso é uma loucura preocupante , porque vem de um engenheiro .
fico imaginando pra que a vw subiu a taxa dos 1.0 para 13:1 na gasolina comum se só colocando mais combustável e ponto resolveria o problema ...
2- como conseguir mais economia e potência ?
os mapas são separados em regimes, cargas e rotações, qdo vc quer potência máxima vc pressiona mais o acelerador
se quer potência máxima , poe o po no fundo (wot)
então se quer mais potência vc enriquece e avan?a o ponto,
além do ponto certo e de 860mv em sonda , vai beber mais , isso se não perder potência .
se vc quer mais economia vc apenas aumenta o ponto até o limite onde o combustável permite (não ocorrendo detonação),
e não é essa a estratégia das prefeitas ies originais com ks ??
se quer ganhar torque vc enriquece tbm nesta situação (pouco pedal).
a unica coisa que consegue fazer é deslocar um pouco a faixa de torque quando com o po em cima , mesmo porque , a fábrica entende que se está de po em cima , não precisa de potência , mas se afundar o po , essa potência vem imediatamente .
3- porque a fabrica não faz isso ?
porque eles sabem fazer um motor perfeito e economico e enriquecer de po em cima far? esse motor virar um beberrão e ai não passa nos testes de emissões .
r:algumas trabalham mais perto do limite, outras são mais conservadoras porque a curva de ponto deve servir ao carro ao longo de toda sua vida útil,
todas trabalham com o ponto certo , e se algo mudar , existe o ks pra manter esse ponto sempre o melhor possível .
esteja ele com filtro de combustável a 1km de ser trocado,
só se for 1km antes de entupir e fechar de vez ...
carbonização média pro período de uso,
para isso também existem os auto adaptativos e a perfeita ie ainda tem o ks .
detalhe , uma ignição forte descarboniza todo o motor
deve ser confiável em qualquer situação, deve emitir pouco sempre e em qualquer condição, etc.
só nas condições de medição
porque nenhuma montadora se preocupa com emissões e consumo em potência máxima no brasil . alias , a guerra pra ganho de potência aqui está muito interessante . as montadoras estão fazendo de tudo pra ganhar 1 ou 2 hp em relação a concorr?ncia . não seria muito mais fácil apenas enriquecer a mistura e avan?ar o ponto já que não se mede emissões e nem consumo em wot ???
sds
gustavo
-
ecsiste sin chama electromotive tec? com correção por sonda wide band
temos o produto :
[snapback]515540[/snapback]
hihihi , ah , entendi , e ela faz a correção de ponto necessária pela sonda wide band também , acertei ???
esse mundo ta perdido mesmo .
ah , aposto que consegue também programar um ks de uma dessas m?gicas program?veis né …
sds
gustavo
ao fahrell :
andré , essa ie só funciona quando programada no dinam?metro do padre quevedo
-
temos o produto :
po explica pra nois como essa injeção electromotive funciona ja que vc disse que tem ela.
-
temos o produto :
ow sórgio, imagina se eu tivesse citado aem….ahuhauahuhauahauhauhau
-
ow sórgio, imagina se eu tivesse citado aem….ahuhauahuhauahauhauhau
[snapback]516036[/snapback]
hehehehe
adoro as discussões (sempre muito bem educadas) do over e do gustavo, aprendo muito com elas e me divirto tambem… eles são, além de concorrentes comerciais usando técnicas diferentes, adoradores da discussão, sempre tentando um argumento pra explicar melhor as oposições entre suas idéias... desde que o fórum é fórum...
pois bem, vcs lucas e bernardineti conseguiram a proeza de fazer os dois concordarem que esse autotune das maravilhosas e m?gicas tec-aem da vida não funcionam.
não ache q sou radical não, adoro tecnologia, ja li diversas vezes o manual de vêrias delas, posso não saber na prática como o bernardinetti, mas com certeza já deu pra perceber que é 99% propaganda de tecnologia e 1% pratica, esses recursos automaticos dessas tec (aem tb)... nada que já não exista em muito maior perfeição nas i.e. originais de fábrica...
abraço,
-
hehehehe
adoro as discussões (sempre muito bem educadas) do over e do gustavo, aprendo muito com elas e me divirto tambem… eles são, além de concorrentes comerciais usando técnicas diferentes, adoradores da discussão, sempre tentando um argumento pra explicar melhor as oposições entre suas idéias... desde que o fórum é fórum...
pois bem, vcs lucas e bernardineti conseguiram a proeza de fazer os dois concordarem que esse autotune das maravilhosas e m?gicas tec-aem da vida não funcionam.
não ache q sou radical não, adoro tecnologia, ja li diversas vezes o manual de vêrias delas, posso não saber na prática como o bernardinetti, mas com certeza já deu pra perceber que é 99% propaganda de tecnologia e 1% pratica, esses recursos automaticos dessas tec (aem tb)... nada que já não exista em muito maior perfeição nas i.e. originais de fábrica...
abraço,
[snapback]516040[/snapback]
nada pessoal, mas nem vo comenta mais nada pra naum gera mais discussão ainda…ok
-
pelo jeito de escrever, por um momento pensei que o cm racing tava postando aqui também…
[snapback]516044[/snapback]
to pra te falar que tive a mesma impressão….hehehehe
-
bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
-
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
[snapback]516091[/snapback]
eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
-
alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal. avancando o suficiente pra ter o maximo torque em todos os regimes. consequentemente, sua curva terá menos avanco proporcionalmente em alta... proporcionalmente significa diminuir a agressividade com que vc avanca ao longo do rpm. consequentemente em 6000 rpm vc vai ter mais avanco que em 1000, mas proporcionalmente, se vc vem avamcamdo por exemplo 5 graus a cada 1000 rpm, em 5000 vc avanca 4 a mais que em 4000, e em 6000 vc avanca 3 a mais que em 5000 entendem? diminuindo a proporcao avanco x rpm. mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
-
po over… gosto de ler vcs dois... deixa de besteira e continua, vc sabe que isso não é pessoal, são apenas dois vendendo o seu peixe como vc mesmo fala...
mas respondendo a sua pergunta, já que não me considero engenheiro...
quando se faz isso se move a curva de torque do motor... potencia que é bom, necas... numa mesma faixa de rpm útil... isso é mais velho que a propria criação do motor de combustão interna...
? isso que o gustavo tava falando...tem que ler com calma pq esse assunto é muito minucioso... uma palavrinha já muda tudo e dá margem a interpretações erradas ou não entendimentos
-
eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
[snapback]516094[/snapback]
alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal....
...
.... mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
[snapback]516135[/snapback]
isso aí… lost e miozao...
e, lost, achar a curva ideal é exatamente o trabalho das fabricas... duvido que a gente consiga sem o conhecimento e estrutura deles... essa margem restrita de emissões e consumo que se fala tanto que as fabricas tám e que se consegue aumentar xipando vale somente pra condições de não po-no-fundo ou em casos em que a fabrica propositalmente reduziu a potencia do carro por algum motivo...
? o que o gustavo falou, por exemplo, nessa briga comercial por 1 ou 2 hp entre os carros 1000 que vemos hoje, vc acha realmente que a fabrica deixou alguma margem em po no fundo ??? antes disso até acredito pra efeitos de teste de poluição etc... mas pisou, é tudo que dá... alias... tudo que os engenheiros de fábrica conseguiram tirar com toda a estrutura disponível...
eu não tenho dúvidas...
-
po over , que chato hein , desviando a conversa . esse é seu argumento técnico pro que escrevi ???
achei que ia me provar com a técnica que eu , o cezar , o fahrell e todos os engenheiros das montadoras , entre outros , estamos enganados e você tinha descoberto mesmo algo sobre motores que não existisse desde que foram desenvolvidos …
me enganei .
sds
gustavo
ps : pena que o cezar está fora do pa?s ,aposto que ele adoraria ler e responder esse post .
-
pelo jeito de escrever, por um momento pensei que o cm racing tava postando aqui também…
[snapback]516044[/snapback]
não é ele não , me chamo gustavo auad . e respondi dessa forma porque a ka percebeu que existe um limites de quote e como eu não queria correr o risco de sair errado de novo , preferi responder assim .
sds
gustavo
edit: grafia.
-
a que ponto chegamos….eita
-
soh acredito q remapeamento funcione a hora q alguem pegar uma motronic de gol/audi/golf t e conseguir acertar ela num motor hibrido
ateh entao n vi ninguem fazer isso, entao pra mim remapeamento eh um meio tupy de tentar arrumar algo nas coxas pra quem n pode usar uma injecao standlone