Ariscado
-
deixa eu me explicar o pq, tava pensando esses dias já que tirei o turbo do meu carro e não quero ficar com a folga nos cilindros de fzer o seguinte:
virabrequim 1.8 ( 86,4 )
bielas do golf mexicano ( 159mm )
pistoes do 2.0a
bloco com retifica/folgas originais do 2.0a
injeção mi nele
a ideia é que vai ficar um motor girador e tirando esses mm tiro tb a cava dos pistoes e ganho mais taxa ainda.
alguem que tem tal pistao poderia me medir se vai expor mtos as caneletas/aneis?
pela minhas contas 8,6 mm bastariam pra chegar eles no bloco novamente. sera q é d+?
-
isso tb (essa duvida) ja me pegou uma vez a uns tempos qdo tinha motor 1.8, me ofereceram bielas cunnigham de 159mm + pistões je 83mm de gasolina por 1000 reais e pra pagar em 5 vezes olha a moleza.
mas ai fiquei com medo de tirar essa fatia toda dos pistões mesmo sendo forjados =(
-
derepemte o vira do 1,6 lhe serviria, perderia torque porém ganharia mais giros…
kleber
-
mas pera?:
a diferença de curso do 2.0 (92,8) pro 1.8 (86.4) é de 6,4mm…......o que daria 3,2mm de diferença na altura (pra menos) se fosse usado o vira 1.8 + pistões + bielas (curtas) do 2.0
esse é o famoso milinove destachadinho.
colocando as bielas longas, que tem 15mm a mais que as originais, essa diferença de -3,2mm pasarria para +11,8mm............ou seja, teoricamente o pistão do 2.0 ficaria saindo 11,8mm pra fora do bloco (considerando que ele ficasse rente ao topo num motor 2.0 original) e isso seria muito pra se retirar do pistão.............
então: já pensou em usar as bielas de 149mm do golf 96???
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=25251
abraço.
-
eu tv dormindo qdo fiz a conta caraio
esqueci de dividir a dif do curso por 2
-
perderia torque e tb potência.
[snapback]517392[/snapback]
certo ka, porém tentei somente adequar o pensamento do amigo….
se ele tiver um belo cabeçote+comando, pode vir uma boa potencia em alta...
eu mesmo pensei nessa configuração de 1,7 a um tempo atras, so que em vez de aspirado, minha inteção seria turbo....
kleber
-
ka, potencia nao é igual rpm x torque?
se colocar um motor 1.7 que vire mais com comando, tudo no esquema, acredito gere ate mais potencia que um 1.9… claro, o torque sera menor...
[snapback]517543[/snapback]
ja ouviu aquele ditado americano: não existe substituto para polegadas c?bicas ?
os 1.9 bem montados giram seus 9.500/10.000 rpm e até 2.0 tem por ai q gira isso.
um 1.6/1.7 vai ter que girar quanto pra conseguir superar o 1.9 em potência? 11.500…12.000? e pra superar um 2.0 do mesmo naipe? 12.500/13.000?
complicado heim...tudo tem um limite.
-
ja ouviu aquele ditado americano: não existe substituto para polegadas c?bicas ?
os 1.9 bem montados giram seus 9.500/10.000 rpm e até 2.0 tem por ai q gira isso.
um 1.6/1.7 vai ter que girar quanto pra conseguir superar o 1.9 em potência? 11.500…12.000? e pra superar um 2.0 do mesmo naipe? 12.500/13.000?
complicado heim...tudo tem um limite.
[snapback]517546[/snapback]
certo… mas pra 1.9 e 2.0 virar isso ai, tem que ter o motor forjado, onde ja passaria dos 20m/s a velocidade media dos pistoes...
agora, partindo de um miolo com pecas originais de fabrica, o 1.7 conseguiria virar muito mais pra chegar a esses 20m/s
-
certo… mas pra 1.9 e 2.0 virar isso ai, tem que ter o motor forjado, onde ja passaria dos 20m/s a velocidade media dos pistoes...
agora, partindo de um miolo com pecas originais de fabrica, o 1.7 conseguiria virar muito mais pra chegar a esses 20m/s
[snapback]517549[/snapback]
esses limites são flexiveis , provas disso tenho varias.
e sobre o 1.7, poder girar é uma coisa, agora, fazer girar esses 12…13.000 pra compensar a diferença entre o motor maior é outra.
-
mas forjado ajuda em algo no giro?
tipo… eu acho q precisa de peças leves pra girar tao alto... depois tb girar mais q 7500 ~ 8000 rpm é coisa q eu nao faria, nao pra min com um carro de rua que uso diariamente. miolo gira? gira...
e os perifericosó ex. alternador, bomba dagua etc...
depois tb que nem só de miolo vem giro, tem q ter cabeçote e ignição que aguente tudo isso.
-
mas forjado ajuda em algo no giro?
tipo… eu acho q precisa de peças leves pra girar tao alto... depois tb girar mais q 7500 ~ 8000 rpm é coisa q eu nao faria, nao pra min com um carro de rua que uso diariamente. miolo gira? gira...
[snapback]517574[/snapback]
existem por ai alguns limites , tipo vmp e r/l, só q esses tais limites ja deveriam ter sido revistos conforme os motores vão evoluindo.
não lembro bem e nao to afim de fzr contas pois acabei de sair da cama, mas o 1.8 parece q segundo a regra não deveria girar mais que 7000…7050 rpm...
vai vendo como esses limites estão defasados...
-
to com vc ka, miolo original aguenta ate bastante giro em aspirado… ainda mais de trocar os parafusos das bielas por melhores...
[snapback]517653[/snapback]
com certeza.
o que quebra é a vibracao.. e njao a quantidade de rpm… um motor com uma r/l mais baixa e vmp menor, tem mais suavidade de funcionamento em altas rotacoes... vibra menos...
girar todos giram,
[snapback]517662[/snapback]
quando esses limites foram estabelecidos (a varias dácadas) os motores vibravam muito mais q os atuais…hj os motores são cada vez mais lisos e ninguem para pra pensar que os tais limites ja estão caducados.
sem contar q ng monta um motor de briga sem aliviar e balancear todas as peças m?veis.