Intercooler
-
godones, só a medida já é o suficiente.
eu não consigo entender como se fabrica um intercooler pensando na pressão. tem que ser feito para aguentar muito.
[snapback]224402[/snapback]
pix, tem que saber..
pois se trata de um intercooler especial pro carro dele, etc.
a belquip ta com um pre?inho sargado, mais vale cada centavo..
sobre a pressão..acho o que conta é tamanho de entrada + saida, e comeia.
tem um intercooler na loja vendendo..
só não pego pq eu sou um fu***
-
pix, tem que saber..
pois se trata de um intercooler especial pro carro dele, etc.
a belquip ta com um pre?inho sargado, mais vale cada centavo..
sobre a pressão..acho o que conta é tamanho de entrada + saida, e comeia.
tem um intercooler na loja vendendo..
só não pego pq eu sou um fu***
[snapback]224699[/snapback]
mas porque vc tem que informar a pressão? o cara vai fazer com metal mais resistente se for usar alta pressão?
até aonde eu sei, o importante é que o diametro da colmeia seja igual ao diametro da pressurização.
se eu estiver errado, por favor me corrigam.
-
acho eu que, com essa pressão que vc utiliza.. 1 kgf/cm2
caso matenha ela..
um intercooler do gol turbo serveria.
( ou estou equivocado ).?
-
mas porque vc tem que informar a pressão? o cara vai fazer com metal mais resistente se for usar alta pressão?
até aonde eu sei, o importante é que o diametro da colmeia seja igual ao diametro da pressurização.
se eu estiver errado, por favor me corrigam.
[snapback]224702[/snapback]
não pix..
pq vc dando esses detalhes a mais, vc consegue um intercooler mais especifico pra sua configuração, ai vem a comeia…diametro de entrada + saida, tendeu?
-
tem que ver o diametro total da colmeia.
[snapback]224709[/snapback]
sim, mais acho que ficaria bom.
agora vai de pesquisar esse intercooler, para ver se ficará bom
com a config dele.
no m.l tem gente vendendo o intercooler
do gol turbo por r$160,00, r$ 180,00 reais
caso ele se encaixe na config, e de conta do serviço,
será uma bela economia
-
acho eu que, com essa pressão que vc utiliza.. 1 kgf/cm2
caso matenha ela..
um intercooler do gol turbo serveria.
( ou estou equivocado ).?
[snapback]224704[/snapback]
cara, sem querer ser chato, mas vc está bem equivocado. o intercooler do gt foi calculado pra um carro 1.0 com 112cv, estamos falando de um motor 1.6 que gira 8500rpm e vai ter algo perto de 300cv. já viu o diametro da tubulação desse intercooler? deve ser menor que 1,5 …ele não dá fluxo pra mais que 150cv nem no motor 1.0...
teve um focus 2.0 16v de um amigo que foi turbinar numa oficina tosca aki no rj e os caras colocaram esse intercooler, foi pro dino e deu 156cv com 0,8kg
-
se eu fosse (ou for) mandar fazer, faria na belquip..
se fosse pra pegar esses de outros carros eu pegaria o de s3. mas ainda preferiria fazer na belquip..
abraços
-
o q eh levado em consideração na hora de adquirir um intercooler???
cilindrada, pressao??
abraços
[snapback]225572[/snapback]
diametro da pressurização.
eu ainda não enchergo o porque de colocar a pressão… quanto maior o intercooler, mais tempo o ar vai trocar calor independente da pressão. claro que quanto maior o compressor, maior o fluxo então melhor que seja um intercooler maior.
-
diametro da pressurização.
eu ainda não enchergo o porque de colocar a pressão… quanto maior o intercooler, mais tempo o ar vai trocar calor independente da pressão. claro que quanto maior o compressor, maior o fluxo então melhor que seja um intercooler maior.
[snapback]225614[/snapback]
se for ver precisa saber pressão e vazão pra calcular o menor tamanho possível que não restrinja (diminua a efici?ncia mecânica e não térmica)…na pratica o tamanho fisico segura os valores dimensionais....então acaban sendo qto maior melhor, desde que não segure a turbina
um cliente nosso montou em outra oficina e foi juntando peças em mais outras (tipo montou num, aí depois fez escape em outro, suplementar num terceiro, etc) aí comprou um intercooler de gol turbo pra usar no seu corsa 1.6, bem a turbina não conseguia subir mais que 0,8bar nem com a pop-off travada....a? ele trouxe pra gente faz o acerto....
tirando o intercooler o carro voltou a ter pegada e a turbina ia além de 1bar (não fomos além porque ficou claro que o ic ?ra o culpado)...no fim ele comporou um kit nitro e usava junto com 0,7bar....mas ficou a lição pra quem quiser ver..intercooler pequeno mata pegada, dá lag e restine a turbina...
ah...o po-parador (porque preparador que se preze num diria isso) que vendeu o ic disse a ele que se no gol tubo o ic aguentava 1,4bar e como ele ia usar só metade da pressão num ia te problema porque o motor num ?ra o dobro da cilindrada (tipo 1 litro x 1,4 < 1,6 x 0,7 )
...só que o calculo envolve vazão de ar... e o carro ficou uim até mesmo antes da turbina pressuizar
-
se for ver precisa saber pressão e vazão pra calcular o menor tamanho possível que não restrinja (diminua a efici?ncia mecânica e não térmica)…na pratica o tamanho fisico segura os valores dimensionais....então acaban sendo qto maior melhor, desde que não segure a turbina
um cliente nosso montou em outra oficina e foi juntando peças em mais outras (tipo montou num, aí depois fez escape em outro, suplementar num terceiro, etc) aí comprou um intercooler de gol turbo pra usar no seu corsa 1.6, bem a turbina não conseguia subir mais que 0,8bar nem com a pop-off travada....a? ele trouxe pra gente faz o acerto....
tirando o intercooler o carro voltou a ter pegada e a turbina ia além de 1bar (não fomos além porque ficou claro que o ic ?ra o culpado)...no fim ele comporou um kit nitro e usava junto com 0,7bar....mas ficou a lição pra quem quiser ver..intercooler pequeno mata pegada, dá lag e restine a turbina...
ah...o po-parador (porque preparador que se preze num diria isso) que vendeu o ic disse a ele que se no gol tubo o ic aguentava 1,4bar e como ele ia usar só metade da pressão num ia te problema porque o motor num ?ra o dobro da cilindrada (tipo 1 litro x 1,4 < 1,6 x 0,7 )
...só que o calculo envolve vazão de ar... e o carro ficou uim até mesmo antes da turbina pressuizar
[snapback]225719[/snapback]
esse calculo tbm tem que levar em consideração o tipo da colmeia tbm, certo? quando vc quis dizer intercooler pequeno que restringe, é porque o diametro da colmeia é menor que o da pressurização?
-
tem o detalhe do tipo de colm?ia tb nisso.
[snapback]225831[/snapback]
essa matéria é chamada de termodin?mica e tem um ano inteiro (6 meses só de radiadores e aletas que é o que o ic é na verdade) na faculdade (bem…?ra assim em 1988 na fei) só de base....quem faz mecânica ainda enfrenta uns 2 ou 3 anos a mais dessa matéria (fiz elétrica num sei qto é ao certo)
tem uma porrada de variável, geralmente o tipo da colmeia (bem como aletas, numero de aletas, etc) caem em outra parte que é sujeição, ou seja vc calcula qual a queda de pressão (rendimento mecânico), queda de temperatura desejada (rendimento térmico) e diminuição da vazão (tbm rendimento mecânico) e aí vê qual o tipo de colm?ia mais indicada pela dimensão (espaço que vc dispoe), se vai ser de fluxo único ou multi passes (passa mais de uma vez pela área do ic), área do ic, di?metro de entrada/sa?da, etc.
na pratica qto maior o numero de passes maior a efici?ncia térmica, porém pode cair a mecânica, se é aletado por dentro melhora muito a térmica e caia um pouco a mecânica e assim vai.... mas uma coisa é certa...qto mais livre menos lag tem e qto maior mais área de troca de calor... então escolha o maior possível com aletas internas...ou compre de caminhão e recorte o maior tamanho que permitir...tem um palio 1.6 16v turbo e que deve ser nitro que abaixamos a taxa pra 8:1 e usa um bem grande, frontal, largo passe único, aletado por dentro...mesmo com muito pouco ponto final (afinal pretende ser nitro tbm) com 0,8bar pulou de 91 para 193cv na roda...o ar entra na mesma temperatura externa na rua (medimos antes de ir ao dina).... sai da turbina a uns 90?c e entrava a 21?c no dia que medimos....e a temperatura ambiente ?ra essa uns 20/21?c
-
certo jr, entendi o esquema.
eu mesmo passei por isso quando inventei de usar intercooler na saveiro, na época ainda era 1.6 cht. fui na spa e comprei o modelo especial deles. coloquei e a pressão caiu. e olha q era uma apl 240 q tinha no 1.6 alcool/alcool com 0,8 bar…
ai achei q um menor seria mais rapido pra pressão chegar no motor , e acbou ficando pior do q o outro. blz. passou o tempo, veio o motor ap 1.8 e coloquei novamente o intercooler, o maiorzinho e tb não gostei, mesmo com o motor maior...ai um amigo me vendeu um outro ic, todo em aluminio, da larus turbo, antigão. andei e gostei. a pressão não caiu, a mufla ficou notoriamente mais fria e tal.
gostei da brincadeira e comprei um ic dos grandes, com tubos extra-largos e ovais, aletados por dentro e por fora. esse foi o melhor de todos. acho o carro até q rapido, mesmo tendo mais de 2 metros de dist?ncia na tubulação entre o compressor e o carburador. ah, a mufla chega a ficar gelada qdo dou uma pisada em 3? e 4?. coisa de criança né...esticar e parar rapidinho só pra ver se esfriou mesmo hehehehe
-
certo jr, entendi o esquema.
eu mesmo passei por isso quando inventei de usar intercooler na saveiro, na época ainda era 1.6 cht. fui na spa e comprei o modelo especial deles. coloquei e a pressão caiu. e olha q era uma apl 240 q tinha no 1.6 alcool/alcool com 0,8 bar…
ai achei q um menor seria mais rapido pra pressão chegar no motor , e acbou ficando pior do q o outro. blz. passou o tempo, veio o motor ap 1.8 e coloquei novamente o intercooler, o maiorzinho e tb não gostei, mesmo com o motor maior...ai um amigo me vendeu um outro ic, todo em aluminio, da larus turbo, antigão. andei e gostei. a pressão não caiu, a mufla ficou notoriamente mais fria e tal.
gostei da brincadeira e comprei um ic dos grandes, com tubos extra-largos e ovais, aletados por dentro e por fora. esse foi o melhor de todos. acho o carro até q rapido, mesmo tendo mais de 2 metros de dist?ncia na tubulação entre o compressor e o carburador. ah, a mufla chega a ficar gelada qdo dou uma pisada em 3? e 4?. coisa de criança né...esticar e parar rapidinho só pra ver se esfriou mesmo hehehehe
[snapback]225863[/snapback]
ufa…até que enfim vc concordou plenamente com algo que eu disse auhuahuahuahuahuah
no meu ex-gol que tinha kit do gol turbo original fui viajar e parando pra abastecer pus a mão na pressuri perto do tbi e achei frio...a? o burro aqui foi colocar antes do intercooler e queimou a mão
-
ahhh, intercooler…isso muito me interessa...existe a lenda q intercooler aumenta o lag, pelo q andei lendo por aqui aumenta só se o ic for muito mal dimensionado pro motor...
penso muito na idéia de procurar um de caminhão e usar a colm?ia como base pra montar um ic pra 2, 3 carros só estou vendo detalhes f?sicos de como encaixa-lo no cofre do motor pq queria um bem grande com montagem frontal e ainda estou pensando em como fazer isso
anhnnn, tb comentado aqui no topic e q naum ficou muito claro e q tb foi comentado com amigos: o caminhão naum anda com pressão muito alta de turbo em relação a nossos carros (caminhão usa 1,5 bar, talvez? naum sei ao certo)...isso seria algum empecilho pra utilizar sua colm?ia, ela talvez naum seria suficiente pra esfriar assim...uns 2 bar...2,5 bar...coisa assim?
-
ahhh, intercooler…isso muito me interessa...existe a lenda q intercooler aumenta o lag, pelo q andei lendo por aqui aumenta só se o ic for muito mal dimensionado pro motor...
penso muito na idéia de procurar um de caminhão e usar a colm?ia como base pra montar um ic pra 2, 3 carros só estou vendo detalhes f?sicos de como encaixa-lo no cofre do motor pq queria um bem grande com montagem frontal e ainda estou pensando em como fazer isso
anhnnn, tb comentado aqui no topic e q naum ficou muito claro e q tb foi comentado com amigos: o caminhão naum anda com pressão muito alta de turbo em relação a nossos carros (caminhão usa 1,5 bar, talvez? naum sei ao certo)...isso seria algum empecilho pra utilizar sua colm?ia, ela talvez naum seria suficiente pra esfriar assim...uns 2 bar...2,5 bar...coisa assim?
[snapback]225880[/snapback]
intercoole sempre vai aumenta o lag… só que pode aumentar sensivelmente o que não é a intenção....ou algo totalmente aceitável e praticamente nada...
o que o pessoal não entende é que se vc pegar um carro com ic e acelerar ele parado(sem carga), nesta situação vc vai ter sempre muito lag...mas andando pode ser imperceptível que é o que interessa.....
qto a pressão ser mais alta não é o problema... ruim é o contrário como eu disse...
-
no meu ex-gol que tinha kit do gol turbo original fui viajar e parando pra abastecer pus a mão na pressuri perto do tbi e achei frio…a? o burro aqui foi colocar antes do intercooler e queimou a mão
[snapback]225876[/snapback]
eu já queimei a mão por causa disso… estava tão acostumado a colocar a mão no coletor após pegar estrada que um certo dia eu fui mecher não sei aonde e apoiei a mão no coletor, mas após um transito infernal... quase sai com o simbolo vw cravado na mão.