Intercooler
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? para um vti 93, rodando a 1kg de pressão…
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eu acho 1bar muito pra esse motor….
eu ficaria nos 0,8bar mesmo....
tenho conhecidos que foram por booster de 1,1bar nesse carro e a biela foi visitar o colo do motorista....
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forjado?
hehe…
tu sabe bem como a minha fam?lia funciona over... quando eu for fazer... vai ser que nem o ford que tah ae....
zera, reforça e depois sopra pressão...
hehe
1kg num eh tanto pelas bielas... eh mais pelo câmbio...
vai vir ae uns 300cv roda com um pouco de sorte e se a retífica foi 103% bem feita.... dae eh sentar e rezar pro câmbio num ir pro espaço antes de eu terminar de pagar o turbo... uauhahuauha
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tenho 1 jogado aqui. desisti de fazer…
vou acabar comprando mesmo.
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pois eh… eu tb quando vi o trambolho e a paciencia que tinha que ter pra fazer o bicho... desisti...
eu vou comprar, assim que der, um desses genericos da belquip... funciona que eh uma beleza e eh barato...
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godones, só a medida já é o suficiente.
eu não consigo entender como se fabrica um intercooler pensando na pressão. tem que ser feito para aguentar muito.
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pix, tem que saber..
pois se trata de um intercooler especial pro carro dele, etc.
a belquip ta com um pre?inho sargado, mais vale cada centavo..
sobre a pressão..acho o que conta é tamanho de entrada + saida, e comeia.
tem um intercooler na loja vendendo..
só não pego pq eu sou um fu***
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pix, tem que saber..
pois se trata de um intercooler especial pro carro dele, etc.
a belquip ta com um pre?inho sargado, mais vale cada centavo..
sobre a pressão..acho o que conta é tamanho de entrada + saida, e comeia.
tem um intercooler na loja vendendo..
só não pego pq eu sou um fu***
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mas porque vc tem que informar a pressão? o cara vai fazer com metal mais resistente se for usar alta pressão?
até aonde eu sei, o importante é que o diametro da colmeia seja igual ao diametro da pressurização.
se eu estiver errado, por favor me corrigam.
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acho eu que, com essa pressão que vc utiliza.. 1 kgf/cm2
caso matenha ela..
um intercooler do gol turbo serveria.
( ou estou equivocado ).?
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mas porque vc tem que informar a pressão? o cara vai fazer com metal mais resistente se for usar alta pressão?
até aonde eu sei, o importante é que o diametro da colmeia seja igual ao diametro da pressurização.
se eu estiver errado, por favor me corrigam.
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não pix..
pq vc dando esses detalhes a mais, vc consegue um intercooler mais especifico pra sua configuração, ai vem a comeia…diametro de entrada + saida, tendeu?
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tem que ver o diametro total da colmeia.
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sim, mais acho que ficaria bom.
agora vai de pesquisar esse intercooler, para ver se ficará bom
com a config dele.
no m.l tem gente vendendo o intercooler
do gol turbo por r$160,00, r$ 180,00 reais
caso ele se encaixe na config, e de conta do serviço,
será uma bela economia
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acho eu que, com essa pressão que vc utiliza.. 1 kgf/cm2
caso matenha ela..
um intercooler do gol turbo serveria.
( ou estou equivocado ).?
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cara, sem querer ser chato, mas vc está bem equivocado. o intercooler do gt foi calculado pra um carro 1.0 com 112cv, estamos falando de um motor 1.6 que gira 8500rpm e vai ter algo perto de 300cv. já viu o diametro da tubulação desse intercooler? deve ser menor que 1,5 …ele não dá fluxo pra mais que 150cv nem no motor 1.0...
teve um focus 2.0 16v de um amigo que foi turbinar numa oficina tosca aki no rj e os caras colocaram esse intercooler, foi pro dino e deu 156cv com 0,8kg
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se eu fosse (ou for) mandar fazer, faria na belquip..
se fosse pra pegar esses de outros carros eu pegaria o de s3. mas ainda preferiria fazer na belquip..
abraços
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o q eh levado em consideração na hora de adquirir um intercooler???
cilindrada, pressao??
abraços
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diametro da pressurização.
eu ainda não enchergo o porque de colocar a pressão… quanto maior o intercooler, mais tempo o ar vai trocar calor independente da pressão. claro que quanto maior o compressor, maior o fluxo então melhor que seja um intercooler maior.
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diametro da pressurização.
eu ainda não enchergo o porque de colocar a pressão… quanto maior o intercooler, mais tempo o ar vai trocar calor independente da pressão. claro que quanto maior o compressor, maior o fluxo então melhor que seja um intercooler maior.
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se for ver precisa saber pressão e vazão pra calcular o menor tamanho possível que não restrinja (diminua a efici?ncia mecânica e não térmica)…na pratica o tamanho fisico segura os valores dimensionais....então acaban sendo qto maior melhor, desde que não segure a turbina
um cliente nosso montou em outra oficina e foi juntando peças em mais outras (tipo montou num, aí depois fez escape em outro, suplementar num terceiro, etc) aí comprou um intercooler de gol turbo pra usar no seu corsa 1.6, bem a turbina não conseguia subir mais que 0,8bar nem com a pop-off travada....a? ele trouxe pra gente faz o acerto....
tirando o intercooler o carro voltou a ter pegada e a turbina ia além de 1bar (não fomos além porque ficou claro que o ic ?ra o culpado)...no fim ele comporou um kit nitro e usava junto com 0,7bar....mas ficou a lição pra quem quiser ver..intercooler pequeno mata pegada, dá lag e restine a turbina...
ah...o po-parador (porque preparador que se preze num diria isso) que vendeu o ic disse a ele que se no gol tubo o ic aguentava 1,4bar e como ele ia usar só metade da pressão num ia te problema porque o motor num ?ra o dobro da cilindrada (tipo 1 litro x 1,4 < 1,6 x 0,7 )
...só que o calculo envolve vazão de ar... e o carro ficou uim até mesmo antes da turbina pressuizar
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se for ver precisa saber pressão e vazão pra calcular o menor tamanho possível que não restrinja (diminua a efici?ncia mecânica e não térmica)…na pratica o tamanho fisico segura os valores dimensionais....então acaban sendo qto maior melhor, desde que não segure a turbina
um cliente nosso montou em outra oficina e foi juntando peças em mais outras (tipo montou num, aí depois fez escape em outro, suplementar num terceiro, etc) aí comprou um intercooler de gol turbo pra usar no seu corsa 1.6, bem a turbina não conseguia subir mais que 0,8bar nem com a pop-off travada....a? ele trouxe pra gente faz o acerto....
tirando o intercooler o carro voltou a ter pegada e a turbina ia além de 1bar (não fomos além porque ficou claro que o ic ?ra o culpado)...no fim ele comporou um kit nitro e usava junto com 0,7bar....mas ficou a lição pra quem quiser ver..intercooler pequeno mata pegada, dá lag e restine a turbina...
ah...o po-parador (porque preparador que se preze num diria isso) que vendeu o ic disse a ele que se no gol tubo o ic aguentava 1,4bar e como ele ia usar só metade da pressão num ia te problema porque o motor num ?ra o dobro da cilindrada (tipo 1 litro x 1,4 < 1,6 x 0,7 )
...só que o calculo envolve vazão de ar... e o carro ficou uim até mesmo antes da turbina pressuizar
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esse calculo tbm tem que levar em consideração o tipo da colmeia tbm, certo? quando vc quis dizer intercooler pequeno que restringe, é porque o diametro da colmeia é menor que o da pressurização?
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tem o detalhe do tipo de colm?ia tb nisso.
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essa matéria é chamada de termodin?mica e tem um ano inteiro (6 meses só de radiadores e aletas que é o que o ic é na verdade) na faculdade (bem…?ra assim em 1988 na fei) só de base....quem faz mecânica ainda enfrenta uns 2 ou 3 anos a mais dessa matéria (fiz elétrica num sei qto é ao certo)
tem uma porrada de variável, geralmente o tipo da colmeia (bem como aletas, numero de aletas, etc) caem em outra parte que é sujeição, ou seja vc calcula qual a queda de pressão (rendimento mecânico), queda de temperatura desejada (rendimento térmico) e diminuição da vazão (tbm rendimento mecânico) e aí vê qual o tipo de colm?ia mais indicada pela dimensão (espaço que vc dispoe), se vai ser de fluxo único ou multi passes (passa mais de uma vez pela área do ic), área do ic, di?metro de entrada/sa?da, etc.
na pratica qto maior o numero de passes maior a efici?ncia térmica, porém pode cair a mecânica, se é aletado por dentro melhora muito a térmica e caia um pouco a mecânica e assim vai.... mas uma coisa é certa...qto mais livre menos lag tem e qto maior mais área de troca de calor... então escolha o maior possível com aletas internas...ou compre de caminhão e recorte o maior tamanho que permitir...tem um palio 1.6 16v turbo e que deve ser nitro que abaixamos a taxa pra 8:1 e usa um bem grande, frontal, largo passe único, aletado por dentro...mesmo com muito pouco ponto final (afinal pretende ser nitro tbm) com 0,8bar pulou de 91 para 193cv na roda...o ar entra na mesma temperatura externa na rua (medimos antes de ir ao dina).... sai da turbina a uns 90?c e entrava a 21?c no dia que medimos....e a temperatura ambiente ?ra essa uns 20/21?c