Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Aumentar o fio da sonda lambda

Aumentar o fio da sonda lambda

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
22 Posts 9 Posters 13.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • K Offline
    K Offline
    kmon
    escreveu em última edição por

pessoal, coloquei um coletor de escape tubular 4x1 no meu ap 1.8mi mas pra isso tive que aumentar o fio da sonda, pois ela fica mais distante, fiz uma extensão nos 4 fios com solda, será que isso vai atrapalhar a leitura??

1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      ALEXANDRE BH MINAS

pessoal, coloquei um coletor de escape tubular 4x1 no meu ap 1.8mi mas pra isso tive que aumentar o fio da sonda, pois ela fica mais distante, fiz uma extensão nos 4 fios com solda, será que isso vai atrapalhar a leitura??

[snapback]522665[/snapback]

se vc soldou direitinho e a fia?ao usada é de qualidade, vai ficar bom.

• D Offline
        D Offline
        DuDu_Civic

hummm, fio de sonda é algo digamos assim bem sensável

eu acho mais correto usar uns tubos q servem de grampos nos fios

foi assim q troquei minha sonda, corta o fio, descasca a ponta, passa o tubo retrútil, encaixa os 2 fios no tubinho de aão e morde ele com o alicate pra prender os fios, passa pelo retrútil e esquenta com fosforo ou isqueiro

pronto, nova junção feita, e claro use fios de qualidade e não esque?a de arrumar um tubo pra isolar do calor do escape

[]s

• P Offline
          P Offline
          Padula

nenhum drama… ou solda bem feita ou crimpar os fios como o dudu disse.

o que importa é o servião ser limpo e bem isolado.

• F Offline
            F Offline
            Fahrell

vale lembrar que tem certos fios de sonda que nao pegam solda…

• Z Offline
              Z Offline
              ZOEGA

já ouvó dizer que fios de sonda não se solda, tanto que as originais vem com aqueles tubinhos de metal que são esmagados na emenda, igual o que o dudu civic falou aí em cima.

já tive que emendar um fio de sonda tb, e digo que não fui mto feliz. o carro começou a dar umas amarradas, não rendia ?s vezes…

vai saber, eu tento evitar esse tipo de coisa...

• F Offline
                F Offline
                Fahrell

já ouvó dizer que fios de sonda não se solda, tanto que as originais vem com aqueles tubinhos de metal que são esmagados na emenda, igual o que o dudu civic falou aí em cima.

já tive que emendar um fio de sonda tb, e digo que não fui mto feliz. o carro começou a dar umas amarradas, não rendia ?s vezes…

vai saber, eu tento evitar esse tipo de coisa...

[snapback]522761[/snapback]

a minha original bosch pegava solda tranquilo… a atual ntk nao pega solda... se usar fios bons e passar longe da parte de ignição, e usar aparelhos confi?veis na sonda (multimetro bom sim... multimetro xing-ling ou halmeter arvore-de-natal nao...) nao tem pq dar errado...

fique atento ao comportamento do carro depois de ligar... não pode mudar nada...

• ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante

a minha original bosch pegava solda tranquilo… a atual ntk nao pega solda...

[snapback]522768[/snapback]

platina? inox na liga dos fiosó mesmo assim tem jeito :^^:

• F Offline
                    F Offline
                    Fahrell

platina? inox na liga dos fiosó mesmo assim tem jeito :^^:

[snapback]522776[/snapback]

sei la o que ?… a solda simplesmente não pega... escorre, cai... etc...

alguns conectores e fios usados em telefonia tb são assim... não pega solda...

mas nada que uma emenda cefet style não resolva... :)

• Z Offline
                      Z Offline
                      ZOEGA

a minha original bosch pegava solda tranquilo… a atual ntk nao pega solda... se usar fios bons e passar longe da parte de ignição, e usar aparelhos confi?veis na sonda (multimetro bom sim... multimetro xing-ling ou halmeter arvore-de-natal nao...) nao tem pq dar errado...

fique atento ao comportamento do carro depois de ligar... não pode mudar nada...

[snapback]522768[/snapback]

então, mas não to dizendo que não pega solda, pelo menos as que eu vê pegavam…

um mecanico experiente me disse que não era bom soldar a sonda, se fosse emendar, era só pra entrela?ar os fios e passar isolante.

no meu caso depois que soldei a sonda deu pra perceber que o carro mudou no po

eu lembro tb até de um post antigo do desaparecido piu que dizia que não se deve soldar a sonda...

• ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante

então, mas não to dizendo que não pega solda, pelo menos as que eu vê pegavam…

um mecanico experiente me disse que não era bom soldar a sonda, se fosse emendar, era só pra entrela?ar os fios e passar isolante.

no meu caso depois que soldei a sonda deu pra perceber que o carro mudou no po

eu lembro tb até de um post antigo do desaparecido piu que dizia que não se deve soldar a sonda...

[snapback]522788[/snapback]

?, diziam q não se podia soldar os fios pq a sonda respirava por eles, mas quem dizia isso não se tocou q a entrada de ar externo da sonda era entre os fios e não pelos fios.

tb fui nessa de cortar os fios da minha sonda (q estavam soldados com solda contendo prata) e usando os grampos dos pinos. resultado: a leitura do halmeter ficou mais baixa :^^:

• ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante

sei la o que ?… a solda simplesmente não pega... escorre, cai... etc...

alguns conectores e fios usados em telefonia tb são assim... não pega solda...

mas nada que uma emenda cefet style não resolva... :)

[snapback]522781[/snapback]

conhe?e um fluxo para soldas chamado stay clean ? pode acreditar que usando ele não vai mais ter disso de estanho escorrendo sem aderir é superf?cie :^^:

• A Offline
                            A Offline
                            ALEXANDRE BH MINAS

na verdade o que é bom mesmo seria uma sonda com o chicote maior sem soldas ou emendas, mas isso as vezes se torna dificil.

eu na minha oficina quando troco sonda universal, uso aqueles tubinhos que vem junto para fazer a emenda, mas já vê varias soldadas tambem.

de qualquer maneira , quanto menos emendas melhor, um circuito que trabalha abaixo de 1 volt fica muito sensivel a ruidos e resistencias.

• Z Offline
                              Z Offline
                              ZOEGA

só pra constar:

esses dias o fio da minha sonda, que é comprido, se soltou da cinta plastica que tava prendendo ele e caiu no escape, derreteu o fio, fechou curto e queimou o fusivel da bomba elétrica.

cortei o fio, emendei e soldei. o carro ficou uma merda, não andava pior que 1000. já estava pensando em trocar a sonda, mas lembrem da discussão e cortei as soldas fora, emendei, e passei isolante. dito e feito, o carro voltou ao normal, na 1a volta

pq? eu não sei…

• R Offline
                                R Offline
                                ruiak

simplesmente por resistencia do fio …. se voce coloca estanho no meio voce pode tanto continuar tendo algum contato do fio com o fio (mantendo a leitura normal) como fazer com que estanho entre entre os filamentinhos do fio ... fazendo com que o valor que sai do outro lado tendo em vista a resistencia diferente entre o estanho e o material do fio ...

se a sonda trabalhasse com 100 volts garanto q nao ia mudar nada ... mais com 0,5 a 1 volt com uma corrente baixissima .. obvio que a diferença seria absurda ...

• F Offline
                                  F Offline
                                  Fahrell

por isso que não se deve soldar nada numa emenda de fio de sonda…

soldar um outro fio no fio da sonda, sem cort?-lo... não tem problema... o problema é interromper o fio e remendar soldando...

• R Offline
                                    R Offline
                                    ruiak

mais fahrell … voce teria uma leitura errada na ponta deste fio tambem ....

• F Offline
                                      F Offline
                                      Fahrell

mais fahrell … voce teria uma leitura errada na ponta deste fio tambem ....

[snapback]524546[/snapback]

depende da utilização… da emenda e da solda... geralmente eu remendo o fio e a solda é só pra segurar...

mas vc tem razão

• A Offline
                                        A Offline
                                        amarchetti

eu usei os caninhos pra se amassar que vem junto com a sonda universal….

já pensaram no uso de barra sindal?

usei ela no lugar de solda nos cabos do chicotinho do motor de passo e do sensor de posição da borboleta (o conector dos 2 simplesmente rachou com o calor do cofre)…mas fiquei um pouco receoso se não teria problema com interfer?ncia...

• ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante

não se solda fio de sonda. atrapalha na leitura.

veja os manuais de sonda de reposição e verifique a forma correta de instalação como manda o fabricante.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários