Aumentar o fio da sonda lambda
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a minha original bosch pegava solda tranquilo… a atual ntk nao pega solda... se usar fios bons e passar longe da parte de ignição, e usar aparelhos confi?veis na sonda (multimetro bom sim... multimetro xing-ling ou halmeter arvore-de-natal nao...) nao tem pq dar errado...
fique atento ao comportamento do carro depois de ligar... não pode mudar nada...
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então, mas não to dizendo que não pega solda, pelo menos as que eu vê pegavam…
um mecanico experiente me disse que não era bom soldar a sonda, se fosse emendar, era só pra entrela?ar os fios e passar isolante.
no meu caso depois que soldei a sonda deu pra perceber que o carro mudou no po
eu lembro tb até de um post antigo do desaparecido piu que dizia que não se deve soldar a sonda...
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então, mas não to dizendo que não pega solda, pelo menos as que eu vê pegavam…
um mecanico experiente me disse que não era bom soldar a sonda, se fosse emendar, era só pra entrela?ar os fios e passar isolante.
no meu caso depois que soldei a sonda deu pra perceber que o carro mudou no po
eu lembro tb até de um post antigo do desaparecido piu que dizia que não se deve soldar a sonda...
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?, diziam q não se podia soldar os fios pq a sonda respirava por eles, mas quem dizia isso não se tocou q a entrada de ar externo da sonda era entre os fios e não pelos fios.
tb fui nessa de cortar os fios da minha sonda (q estavam soldados com solda contendo prata) e usando os grampos dos pinos. resultado: a leitura do halmeter ficou mais baixa
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sei la o que ?… a solda simplesmente não pega... escorre, cai... etc...
alguns conectores e fios usados em telefonia tb são assim... não pega solda...
mas nada que uma emenda cefet style não resolva...
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conhe?e um fluxo para soldas chamado stay clean ? pode acreditar que usando ele não vai mais ter disso de estanho escorrendo sem aderir é superf?cie
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na verdade o que é bom mesmo seria uma sonda com o chicote maior sem soldas ou emendas, mas isso as vezes se torna dificil.
eu na minha oficina quando troco sonda universal, uso aqueles tubinhos que vem junto para fazer a emenda, mas já vê varias soldadas tambem.
de qualquer maneira , quanto menos emendas melhor, um circuito que trabalha abaixo de 1 volt fica muito sensivel a ruidos e resistencias.
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só pra constar:
esses dias o fio da minha sonda, que é comprido, se soltou da cinta plastica que tava prendendo ele e caiu no escape, derreteu o fio, fechou curto e queimou o fusivel da bomba elétrica.
cortei o fio, emendei e soldei. o carro ficou uma merda, não andava pior que 1000. já estava pensando em trocar a sonda, mas lembrem da discussão e cortei as soldas fora, emendei, e passei isolante. dito e feito, o carro voltou ao normal, na 1a volta
pq? eu não sei…
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simplesmente por resistencia do fio …. se voce coloca estanho no meio voce pode tanto continuar tendo algum contato do fio com o fio (mantendo a leitura normal) como fazer com que estanho entre entre os filamentinhos do fio ... fazendo com que o valor que sai do outro lado tendo em vista a resistencia diferente entre o estanho e o material do fio ...
se a sonda trabalhasse com 100 volts garanto q nao ia mudar nada ... mais com 0,5 a 1 volt com uma corrente baixissima .. obvio que a diferença seria absurda ...
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eu usei os caninhos pra se amassar que vem junto com a sonda universal….
já pensaram no uso de barra sindal?
usei ela no lugar de solda nos cabos do chicotinho do motor de passo e do sensor de posição da borboleta (o conector dos 2 simplesmente rachou com o calor do cofre)…mas fiquei um pouco receoso se não teria problema com interfer?ncia...