Duvida pertinente como sempre
-
ta ficando bem complexo ja, mas to de zoio tentando entender direito isso
vcs sabem ver ponto e tudo mais eu nem isso sei….o meu achometro depois q troquei a correia, foi baseado na rotacao de lenta ter voltado a casa dos 750rpms pq qnd peguei na oficina estava acertando e bem perto de 800 a 900
so fico pensativo em como um motor de taxa meio alta roda na gasolina com alguma pressao sem problema, sera q o sensor de detonacao original seria capaz de dar esse atraso? sera q tudo isso é folga q tem do ponto original ao limite?
-
nao acho bom deixar o trampo pro sensor de detonacao…
essa correcao de atrazo por pressao é uma coisa basica pra motores, alias, deveria entrar tb um atrazo por temp do ar na admissao pq quando a turbina empurra o ar esquenta... mas acho que isso seria mais critico em carburados...
isso deveria ser obrigatorio. mas a gente soh faz isso de por turbina em carro injetado sem mexer em ponto pq roda no alcool, fecha as velas e tal... da uma folga... o foda eh que vc perde performance antes de ter pressao, pq o carro ta no esquema pra quando tem pressao... nao ta ideal pra aspro...
-
faltou comentar: animal a comparacao com o kra com 3.2 bar… lembrando que a força da explosao deve vir 10, 15 graus dpms, com 3.2 bar a queima do kra eh rapida hein???? 10, 15 graus pra queimar tudo isso, imagine soh que doidera...
acho que o raciocinio do ponto eh por ai neh nao? se bem que usamos outros artificios quando nao temos atraso de ponto, por exemplo diminuir o gap das velas
[snapback]534789[/snapback]
opa sim, se você for usar baixa pressao com até 1,5bar dá para colocar um reta, e eu colocaria para atrasar a partir de 0,4~0,6bar, pois sabemos que antes disso até motor a gasolina trabalhar com pressao positiva.
qto ao pico de pressão, isto é algo meio controverso, pois depende da curva inteira para sabermos qual o melhor potência e da? temos p ponto de pico. a curva de pressão na camara para um turbo é bem diferente da de um aspro.
ilustrando, qdo eu trabalhei na mahle estavam testando um motor 1,0 bicomb nacional (isto em metade de 2004 ) de um montadora no abc que esta demitindo .
eles cortaram o cabecote e colocaram um medidor de pressão dentro da c?mara ( ) e o pico de pressão para potencia maxima dava em torno de 4o~5o após pms. estavamos estudando isto, pois a bronzina sofre muito com isto, já que a pressão enqto ela não atingimos o pms é crescente e muito alta até atingirmos o pms.
qto a velocidade de queima, tem umas formulas doidas para descobrir a propagação de frente de chama (em funcao de pressao, temp, a/c, fluido, etc) , mas elas não funcionam para c?mara de combustao, pois na camara temos um aumento mto grande de pressão que gera auto-ignições e diversas frentes de chama… botando a teoria abaixo....
-
quanto ao escape, precisa de um para turbo…
e o de admissao andamos quase um ano com um golf 1.6 sr turbo com meg, coletor de plastico... 0,8 bar e aguentou... mas eu recomendo o de aluminio a adaptação foi relativamente fácil só mudou uma valvula plastica que foi eliminada... o dono desmontou esse kit pra vender o carro e acabou não montando mais no outro.. ficou chateado de ter que trocar embreagem
acho até que tem algo dele por aqui... vou perguntar ao dono o que tem e se ele vende...
[snapback]533218[/snapback]
pronto… respondeu hoje... pra variar sem me dizer o preço... mas vê aí...
andré,
kit golf 1.6 sr(cross-flow) spa.
-coletor de escape (01 mês de uso);
-turbina ihi (01 mês de uso);
-aeroquip lub. turbina (01 mês de uso);
-vólvula de prioridade (01 mês de uso);
-kit embreagem (platé 1200 lbs + disco cer?mica) (novo)displaté;
-meg(com dois estágios) (novo).
-
? pq nao entendo como o sensor de detonaca trabalha, mas conforme meus planos vai entrar a turbina e manter 0.5 de pressao na gasolina mesmo
-
(bem) resumidamente
1- a curva de ponto de um motor é empirica, ou seja por mais que vc saiba a partir dos dados do motor (comando, taxa, eficie?ncia volum?trica, etc etc etc) como deveria ser a curva teorica na pratica vc monta o motor no dino de bancada e fica lá mapeando pras diversas condições, chega nos limites, aí começa a adotar os coeficientes de segurança (por exemplo pra que não exista detonação qdo o cabeçote tiver no ultimo passe de manutenção sugerido pela fabrica) abaixando estes valores
2- de acordo com o projeto da fabrica (se o motor vai num esportivo, um popular, se é carro de carga) esta curva pode ser alterada porque por exemplo um carro de carga é feito pra andar semptre com carga máxima e sofrer manutenção menos rigorosa, um esportivo pode ficar mais no limite porque precisa diferneciar o desempenho e ainda a manutenção costuma ser mais em dia que um popular
3- combutivel e ponto a plena carga são muito atrelados, qto mais vc coloca combustável mais dificil é ter detonação, até um determinado limite de combustivel e/ou ponto que é empirico (novamente) então um esportivo onde o consumo não importa tanto pode-se enriquecer a mistura e dar mais ponto a plena carga, num popular vc diminui o combustável (e por vezes limita o valor de ponto a ser usado), num carro de carga consumo é desprezado, mas o motor deve funcioar sempre com a minima intervenção então se usa pouco ponto e mais combustável (até porque como tá sempre carregado a chance de ter detonação em dias quentes é maior)
num carro original a curva de ponto é sempre bem conservadora (por exemplo s3 usa algo perto de 6 a 9? de ponto em wot, um gol turbo de 9 a 12?) porque em primeiro lugar vem a questão de quebra ( e garantia) além claro de emissões (que limitam enriquecer a mistura e consequentemente e por isso pedem ponto mais baixo)
num carro de rua que mantenha sua taxa de compressão com 7psi (0,5bar) se aconselha retardar o ponto em cerca de 3?, mas isso é uma recomendação que vem desde qdo injeção ?ra ainda monoponto e as taxas de compressão não passavam de uns 9 a 9,5:1 e, claro nos eua onde a gasosa num tem alcool e gera mais calor… ou seja num vale de muita coisa hoje em dia...
o sensor de detonação é igual a sonda e pirometro, láem o passado, então o sistema tem que ter tempo suficiente pra abaixar o ponto a um valor seguro se não quebra..por isso confiar apenas no knock sensor num motor turbo num é das melhores idéias
-
com tudo isso acho q vou estar arriscando bastante em usar 0.5 na gasolina, e ainda aguardar q qq sinal de detonacao o knock sensor atue salvando o motor
pra mim esse sensor pegava a detonacao, nao importa se aspirado ou sobrealimentado….e trataria de corrigir o necessario
to vendo cada dia vejo q sei de nada sobre motores
-
0,4 a 0,5bar num motor de 10:1 de taxa dá pra usar sim, mas…
-
vc tá mais no limite de detonação então só gasosa garantidamente boa
-
num dia muito quente é bom ter cuidado com puxadas longas em estrada
-
ande bem rico porque como expliquei mistura rica diminui a tend?ncia a detonação
o sensor atua sim, o problema é que a estratégia de recuo dele é de aspro e não de turbo, ou seja ele demora um certo tempo abaixando o ponto de degrau em degrau e se vc estiver muito acima do limite tem tempo suficiente pro pistão sofrer danos...
abaixando o ponto certamente ficaria mais seguro, ou mesmo colocando um bom intercooler.
eu cheguei a acertar um vectra com 0,6bar na gasosa pra um cara do rj, com intercooler, suplementar e chip com menos ponto... o cara só usava gasosa podium e segundo me falou andou mais de ano até dar pt na dutra... e na estrada ele andava bem forte
-
-
certo to anotando tudo os toques, mas o kit q quero ja vem até com um xip pra alcool, mas inicialmente eu terei q usar gasolina por causa da bomba mesmo e acertando detalhes nele…...se conseguir um gerenciador de ponto e suplementar ja ficaria melhor ainda
-
to pensando em 9 graus pra 0,8 de pressao em um carro com taxa, com ponto avancado 9 graus pro alcool…significa que pra 1.2 de pressao, teria 13.5 de atraso total... 4,5 graus de atraso com relacao ao que tenho hj, andando com alcool no ponto de gasolina...
quando for testar o atraso de ponto, vao ser os primeiros valores que vou testar pra ver como fica...
-
olá
acessem: os misterios da detonação em:
http://www.dragrace.com.br/forum/showthrea…pop=364#post364
abs