Quem quer pirometro
-
galera, acabei de fazer os testes do modulo de pirometro que vou adicionar ao meu gerenciador por enquanto o modulo do pirometro trabalha com 1 sensor só, mas como o gerenciador é modular, vai ser possivel conectar um modulo de pirometro de 1, 2, 4, 6 ou 8 termopares. assim o valor pago é de acordo com a necessidade.
pra quem tem duvidas quanto a precisao de um pirometro, ou mesmo de um feito por mim, nao por uma empresa com nome e marca conhecidos, ta ai uma fotinho… o sensor tava no meu suvaco viu... nao vao pensar besteira... 36,4c... será que é preciso???? sinceramente, pra trabalhar no motor nem precisava ser tao preciso viu... vivaaaaaaaaaa agora soh falta ainda essa semana eu terminar de montar o modulo de atraso de ponto
o sensor ta do lado do multimetro na segunda foto... é pra 1200c...
-
sera que nao pode vir uma distorção la pros seus 300 grausó se bem que eh feito pra 1200.. entao ta otimo
quanto custou?
-
kra, mesmo que tenha distorcao de alguns graus, o que importa é ter referencia de uma situacao pra outra… nao a temp em si, mas é muito preciso sim... po, marcando 36,4c na temp do corpo kra, ta perfeito d+
só o sensor, custou 92 reais... o circuito pra leitura mais uns cento e pouco.
agora vou botar o modulo do pirometro pra conversar com o gerenciador... vou ver se faão isso amanha, e tb furo o escape pra parafusar o bixo na cara da turbina... quero soh ver a temp que chega o fogo do motor ali... botei ele numa vela, e quando a ponta do sensor comecou a ficar vermelha, ele tava marcando 662c... sera que o motor passa disso??? acho que passa... eh ligar o motor friozao demanha e em 2 minutos o coletor de escape ta impossivel de se encostar a mao... e olha que eh bastante cano pra esquentar tao rapido... deve ser muito quente o motor, chuto 300-400c em marcha lenta, chegando a 900 pisando fundo... mas vamo ve...
a leitura é muito rapida, é soh encostar na vela que comeca a subir rapidao...
quando tiver funcionando no carro, faão um videozinho decente pra vcs...
-
pq se vc colocar um de 300c no seu escape, vai vaporizar esse que vc viu é um fiozinho com a jun?ao na ponta nao eh, igual de multimetro com sensor de temperatura? mas no escape o lance é diferente… um sensor pra 700c custa 58 reais, mas preferi o de 1200 pra fazer teste, custou 92 reais
o equipamento de medicao eu que to fazendo, vai ser integrado no meu gerenciador...
po farhell, se fosse tao facil, todo mundo teria pirometro no carro, e os poucos equipamentos que existem pra carros nao seriam tao caros... no mercado livre tem um multimetro com sensor de temperatura, custa 15 reais, mas simplesmente nao da pra botar isso no escapamento... talvez de pra medir a temp da agua
-
pq se vc colocar um de 300c no seu escape, vai vaporizar esse que vc viu é um fiozinho com a jun?ao na ponta nao eh, igual de multimetro com sensor de temperatura? mas no escape o lance é diferente… um sensor pra 700c custa 58 reais, mas preferi o de 1200 pra fazer teste, custou 92 reais
o equipamento de medicao eu que to fazendo, vai ser integrado no meu gerenciador...
po farhell, se fosse tao facil, todo mundo teria pirometro no carro, e os poucos equipamentos que existem pra carros nao seriam tao caros... no mercado livre tem um multimetro com sensor de temperatura, custa 15 reais, mas simplesmente nao da pra botar isso no escapamento... talvez de pra medir a temp da agua
[snapback]534220[/snapback]
a minipa tem un multimetro(varios modelos na verdade) que vem com termopar pra até 300c, mais pode ser trocado por un de 1200c, poren, ele é só o fiozinho com o sensorzinho na ponta, si colocar direto no escape derete, tem que usar un esquem com un tubinho e tal, não sei bem certo como ?, mais dá pra usar un multimetro pra ler temp do escape cara. poren, o custo acaba ficando alto, por que o minipa et-1400 ta na casa dos 70r$ + 90r$ do termopar + caninho pra colocar no escape que gira en torno de 50 a 100r$ então, fica inviavel.
-
bom, eu paguei 200 conto no meu da guster…
marca direitinho, mas o step do visor dele é de 5 graus...
só que sei lá...eu meio que desacreditei em pir?metro e talz...
já chegou a marcar pra min 870 graus e de boua....
dai a bosta do celta me quebrou canaleta e naum tinha dado máxima de 560 graus.................................
-
inviavel nao, é mais barato que um pirometro odg que custa 300 reais…
mas ai eh um multimetro neh... eu to colocando integrado no gerenciador...
do jeito que vc ta falando com o multimetro, sai uns 200 conto... relativamente nao eh tao caro, visto que um sensor de pressao de turbo, ou combustivel ou oleo digital, custam mais de 200 reais. mas ai vc vai ter m multimetro no painel, se juntar com um hallmeter tb em um multimetro, daqui a pouco vc ta cheio de multimetros no painel, poderia fazer pressao de turbo e de oleo em mais 2 multimetros
a vantagem vai comecar a aparecer por ter alguma reacao de acordo com a temperatura. neste primeiro momento, aumentando o tempode injecao do suplementar de acordo com a temperatura. mais pra frente, atrasando o ponto tb de acordo com a temp. espero proteger melhor o motor com isso
no sistema com 4 ou mais sensores, o problema vai ser o custo de cada sensor... eh bem carinho, mas pra alguns, pode valer a pena...
-
bom, eu paguei 200 conto no meu da guster…
marca direitinho, mas o step do visor dele é de 5 graus...
só que sei lá...eu meio que desacreditei em pir?metro e talz...
já chegou a marcar pra min 870 graus e de boua....
dai a bosta do celta me quebrou canaleta e naum tinha dado máxima de 560 graus.................................
[snapback]534235[/snapback]
opa, ateh que enfim alguem comentou alguma experiencia pratica…
o step do meu vai ser 1 grau. mas isso nao eh problema... po, sera que a canaleta ja nao tinha trincado e vc soh nao tinha visto? no meu quando trincou canaleta, eu tava de boa, fui trocar o oleo, ai depois que trocou, quando liguei pra encher o filtro, vi que tava fumando... pensei que fosse o oleo ou sei la, pq quando eu cheguei la pra trocar, nao tava fumando...
ai lembrei que alguns dias atras tinha acelerado com 1.5k, e com um suplementar acionado por pressostato aos 0.8 de pressao
o que vc usa de alimentacao? lembre-se que quedas bruscas de pressao como a causada por um suplementar entrando com muito combustivel de repente, tb trinca canaleta. excesso de ponto e pressao tb trincam, mesmo que a temp nao seja tao alta...
mas no seu caso, pela diferenca de temp, aposto em ter trincado num outro dia, em que a temp foi mais alta...
-
opa, ateh que enfim alguem comentou alguma experiencia pratica…
o step do meu vai ser 1 grau. mas isso nao eh problema... po, sera que a canaleta ja nao tinha trincado e vc soh nao tinha visto? no meu quando trincou canaleta, eu tava de boa, fui trocar o oleo, ai depois que trocou, quando liguei pra encher o filtro, vi que tava fumando... pensei que fosse o oleo ou sei la, pq quando eu cheguei la pra trocar, nao tava fumando...
ai lembrei que alguns dias atras tinha acelerado com 1.5k, e com um suplementar acionado por pressostato aos 0.8 de pressao
o que vc usa de alimentacao? lembre-se que quedas bruscas de pressao como a causada por um suplementar entrando com muito combustivel de repente, tb trinca canaleta. excesso de ponto e pressao tb trincam, mesmo que a temp nao seja tao alta...
mas no seu caso, pela diferenca de temp, aposto em ter trincado num outro dia, em que a temp foi mais alta...
[snapback]534240[/snapback]
eu uso megasquirt…
no caso, tava tendo probelmas de interfer?ncia com as b9egv e a ms....do nada a injeção resetava...com a ecu original naum tinha galho nenhum...
dai taquei velas umas br7es pra testar, dei uma esticada e já veio o fumacedo....heheheh...mas tmb, foram somente microfissuras no pistão....hauhauhauha
12.8 de taxa naum dava pra esperar outra coisa tmb né...hehehe
agora to usando pistão de mpfi e 9.4 de taxa e de boua.....mesma situação, mesmas temperaturas e naum deu galho.................. vai entender.....hehehe
ahh, e em relação ao que vc comentou antes no lance do ger?nciador, se dependendo de um certo ponto, quando se atraza tmb aumenta a temperatura....dai no caso, teria que trabalhar com target de tempreatura, onde se atrazaria e adiantaria o ponto, conforme a situação......
tanto é que por isso que na ms, dapra somenta logar a egt, e naum tarbalha com correção por isso...
-
[snapback]534220[/snapback]
hehehe nao é isso que to falando… estou perguntando sobre o sinal de saida dele apenas... não é o mesmo sinal ??
-
a minipa tem un multimetro(varios modelos na verdade) que vem com termopar pra até 300c, mais pode ser trocado por un de 1200c, poren, ele é só o fiozinho com o sensorzinho na ponta, si colocar direto no escape derete, tem que usar un esquem com un tubinho e tal, não sei bem certo como ?, mais dá pra usar un multimetro pra ler temp do escape cara. poren, o custo acaba ficando alto, por que o minipa et-1400 ta na casa dos 70r$ + 90r$ do termopar + caninho pra colocar no escape que gira en torno de 50 a 100r$ então, fica inviavel.
[snapback]534224[/snapback]
isso que eu tava falando… vc já viu a ponta de prova pra 1200 da minipa ?? é fuderosa, vem prontinha pra aguentar 1200c... so nao sei quanto custa... e é so plugar no multimetro..
mas, como o lost falou, fica o trambolhão pendurado no painel do carro... ogro style pra aecrtar ate vai... mas pra ficar montadinho monitorando, não dá... fica feio...
-
o daniel fabricio daqui do forum tbm tinha pir?metro, trabalhava com 920mv de sonda e mesmo assim quebrou canaleta com temperatura no escape muito mais baixa do que ele já tinha visto antes em outras ocasiões
pir?metro é mais um instrumento de controle mas num faz milagres, assim como hallmeter ele lá o que já se passou pelo motor (gases queimados) as vezes vc num tem tempo de resposta do sensor-intrumento-olho-reação, e no caso do lost é como o lucas disse a temperatura no escape não é linear, se abaixa muito o ponto e se tem mistura rica, dependendo da rotação vc acaba fazendo algo an?logo a uma espocie de als e manda mistura ainda queimando pro escape = temperatura maior no escape (mas não na c?mara que é onde vc tem problema).
ps: snem ele quebrou com 700 e poucos ?c no escape
-
eu uso megasquirt…
no caso, tava tendo probelmas de interfer?ncia com as b9egv e a ms....do nada a injeção resetava...com a ecu original naum tinha galho nenhum...
dai taquei velas umas br7es pra testar, dei uma esticada e já veio o fumacedo....heheheh...mas tmb, foram somente microfissuras no pistão....hauhauhauha
12.8 de taxa naum dava pra esperar outra coisa tmb né...hehehe
agora to usando pistão de mpfi e 9.4 de taxa e de boua.....mesma situação, mesmas temperaturas e naum deu galho.................. vai entender.....hehehe
ahh, e em relação ao que vc comentou antes no lance do ger?nciador, se dependendo de um certo ponto, quando se atraza tmb aumenta a temperatura....dai no caso, teria que trabalhar com target de tempreatura, onde se atrazaria e adiantaria o ponto, conforme a situação......
tanto é que por isso que na ms, dapra somenta logar a egt, e naum tarbalha com correção por isso...
[snapback]534246[/snapback]
? o que eu falei, taxa tb trinca pistao, nem tanto o calor. se chegar ao ponto de ter pre-ignicao, ai derrete o pistao. isso de dar reset, pode ser o diodo que faz a ligacao do tacometro. na ms eles usam um sistema de deixar o pico da bobina entrar no circuito, limitando a tensao com diodo zener. eu uso um circuito de aproveitar o chaveamento que carrega a bobina, seja transistor, platinado ou qqr coisa que chaveie o negativo. assim o tacometro vale como se fosse uma bobina de pouquissima corrente que nao interfere no sistema original. fazendo assim tb consegui ligar as 2 bobinas em 1 canal de interrupcao. com o sistema da ms precisaria de 2 interrupcoes. se nao me engano ela nem trabalha com 2 bobinas justamente por causa disso. talvez se vc invertesse o sinal como eu fa?o, nao teria resets mesmo usando a outra vela. ou entao é ruido mesmo, faça uma grade na caixa aterrando ela. pode ser inducao nos proprios fios de sensores. use fios blindados, com malha externa, aterrando tudo. assim vc podera usar as velas que causaram resets…
-
hehehe nao é isso que to falando… estou perguntando sobre o sinal de saida dele apenas... não é o mesmo sinal ??
[snapback]534247[/snapback]
? um termopar tipo k, provavelmente é o mesmo sinal. a construção do termopar que estou usando é propria pra suportar 1200c. com a ponta a 660c, ficando vermelha, a parte de tras onde vai o fio estava gelada, e fiquei um tempao com ele no fogo. toda a construcao é pra resistir ao calor, inclusive poupando o cabo que tem plastico na malha, se esquentar, derrete. mas é feito pra isso.
o daniel fabricio daqui do forum tbm tinha pir?metro, trabalhava com 920mv de sonda e mesmo assim quebrou canaleta com temperatura no escape muito mais baixa do que ele já tinha visto antes em outras ocasiões
pir?metro é mais um instrumento de controle mas num faz milagres, assim como hallmeter ele lá o que já se passou pelo motor (gases queimados) as vezes vc num tem tempo de resposta do sensor-intrumento-olho-reação, e no caso do lost é como o lucas disse a temperatura no escape não é linear, se abaixa muito o ponto e se tem mistura rica, dependendo da rotação vc acaba fazendo algo an?logo a uma espocie de als e manda mistura ainda queimando pro escape = temperatura maior no escape (mas não na c?mara que é onde vc tem problema).
ps: snem ele quebrou com 700 e poucos ?c no escape
[snapback]534268[/snapback]
sim, perfeito mas a ideia é evitar derreter pistao por uma deficiencia. o conjunto sonda + pirometro acredito que ajude bastante sim. e o sistema fara correcoes sozinho, soh pra proteger o motor, nao eh pra performance, nao dependendo da reacao do piloto. assim, se esquentar d+, ele atrasa o ponto. se isso segurar a temp, legal, se comecar a subir a temp por funcionar como als, beleza, ele vai atrasar mais ainda, de qualquer maneira, o pistao sera poupado de derreter.
trincar canaleta eh muito ponto + muita taxa + muita pressao.
pra nao trincar canaleta, calcule a taxa dinamica com a pressao de turbo que vc ta usando… passando de 20 de taxa, como nao vai quebrar neh? mais taxa que motor diesel, em pistao que eh uma casquinha, nignuem merece...
-
trincar canaleta pode ser causada por tudo isso ?sozinho ou combinado (afinal carro aspro tbm quebra canaleta…e até mesmo uns originais já cheguei a ver ) ou mesmo mistura pobre, lembre-se de que tbm se usa mistura ligeiramente mais rica em plena carga justamente pra diminuir a temperatura na c?mara e diminuir a probabilidade de ocorrer pré-igni?
-
? o que eu falei, taxa tb trinca pistao, nem tanto o calor. se chegar ao ponto de ter pre-ignicao, ai derrete o pistao. isso de dar reset, pode ser o diodo que faz a ligacao do tacometro. na ms eles usam um sistema de deixar o pico da bobina entrar no circuito, limitando a tensao com diodo zener. eu uso um circuito de aproveitar o chaveamento que carrega a bobina, seja transistor, platinado ou qqr coisa que chaveie o negativo. assim o tacometro vale como se fosse uma bobina de pouquissima corrente que nao interfere no sistema original. fazendo assim tb consegui ligar as 2 bobinas em 1 canal de interrupcao. com o sistema da ms precisaria de 2 interrupcoes. se nao me engano ela nem trabalha com 2 bobinas justamente por causa disso. talvez se vc invertesse o sinal como eu fa?o, nao teria resets mesmo usando a outra vela. ou entao é ruido mesmo, faça uma grade na caixa aterrando ela. pode ser inducao nos proprios fios de sensores. use fios blindados, com malha externa, aterrando tudo. assim vc podera usar as velas que causaram resets…
[snapback]534292[/snapback]
sei lá, num entendi bosta nenhuma destes lance ai de tacometro e chaveamento e talz…
tipo, a ms le o sinal da roda fúnica 60-2, taca o ponto e combustivel e era isso...
uso injeção semi-sequêncial e wastspark....
me falaram de testar um capacitor de 25mf entre o positivo e o negativo da bobina, mas ainda naum testei
-
assim vc podera usar as velas que causaram resets…
[snapback]534292[/snapback]
? que tmb, no caso, as velas que dão os resets naum são resistivas…e tmb, naum dapra querer tanto da ms tmb...hauahauh
? que tipo, estranhei de funfar ela de boua com a ie original, e com a ms naum...mas tmb, a ms nem deve de ter recusro de isolamento e talz destes lance....hehehe
-
sei lá, num entendi bosta nenhuma destes lance ai de tacometro e chaveamento e talz…
tipo, a ms le o sinal da roda fúnica 60-2, taca o ponto e combustivel e era isso...
uso injeção semi-sequêncial e wastspark....
me falaram de testar um capacitor de 25mf entre o positivo e o negativo da bobina, mas ainda naum testei
[snapback]534370[/snapback]
entao eh interferencia mesmo. tenta trocar todos os cabos por cabos blindados, devidamente aterrados. e tambem por o circuito em uma caixa blindada. ateh um papel aluminio ajuda, vc pode colar por dentr da caixa, mas tem que tampar tudo, nao deixar aberturas. ai da um jeito de ligar um fio no aluminio e aterrar…
? que tmb, no caso, as velas que dão os resets naum são resistivas…e tmb, naum dapra querer tanto da ms tmb...hauahauh
? que tipo, estranhei de funfar ela de boua com a ie original, e com a ms naum...mas tmb, a ms nem deve de ter recusro de isolamento e talz destes lance....hehehe
[snapback]534372[/snapback]
exatamente, as velas nao resistivas geram mais ruido. esse ruido pode passar pra algum cabo e chegar no processador, ou mesmo pode interferir no processador diretamente.
se os cabos forem blindados, tenta fazer o lance do papel aluminio na caixa da ms, se eh que eh possivel nao sei como eh a caixa dela…
-
trincar canaleta pode ser causada por tudo isso ?sozinho ou combinado (afinal carro aspro tbm quebra canaleta…e até mesmo uns originais já cheguei a ver ) ou mesmo mistura pobre, lembre-se de que tbm se usa mistura ligeiramente mais rica em plena carga justamente pra diminuir a temperatura na c?mara e diminuir a probabilidade de ocorrer pré-ignição
[snapback]534325[/snapback]
?, trinca em aspro justamente por causa da taxa e mistura.
mas to feliz de ter conseguido fazer o pirometro, vai ficar muito bom integrado no gerenciador. queira o nao, é mais um recurso que deixa ele mais completo, afinal, nao vejo por ai um sistema integrado, muito menos modular
pena que ainda vai demorar pra eu fabricar o gerenciador ainda tem muito desenvolvimento e testes… mas normal, quando tiver fabricando, vai ser mais uma opcao pro mundo da preparação