Quem quer pirometro
-
lost: seu coletor é tubular ou fofo? e vc passou fita termica nele?
acredito q na temp q esta chegando ele já deveria estar avermelhando até a carca?a da turbina… vc já chegou a verificar isto?
qto ao clamper sua injeção ajusta para 850mv mesmo em wot??? e sinceramente não curto muito a ideia de clampers não... (um pouco de preconceito em se enganar um sensor). mas se estiver acontecendo mesmo esta correcao pode ser uma boa ideia. mas neste nível vejo um excesso de complicação/complexidade de diferentes sistemas, onde um pequeno erro em algo e nunca mais vc acha o que está errada e como consertar...
[snapback]535903[/snapback]
isso… mais prático e eficiente seria implementar a estrategia (caso ela se prove realmente útil) no seu extra... atravaes do gerenciador... pq em wot a central original tá nem aí pro valor da sonda mesmo... é o que o equipamento e os mapas conseguem dar...
-
lost, posso estar enganado, mas a central não lá exatamente o valor da sonda, ela transforma em valor digital… tá abaixo de um certo valor enriquece um passo de sonda, está acima empobrece...exatamente como uma meta a ser atingida
ou seja se está digamos 550, 650 ou 750mv de sonda ela vai dar um passo empobrecendo e olhar de novo, ainda está acima do limite, mais um passo até cumprir a meta, aí provavelmente a mistura acaba caindo abaixo do valor de meta, e ela repete o processo enriquecendo a mistura.
a partir disto ela pode fazer um mapa de adição/remoção de tempo de injeção por rpm que ela aplica todas as vezes, aumentando a rapidez do calculo.
-
não trombou porque eu num vou mais a encontros (exceto um de segunda-feira que é bem sossego mesmo e ainda vou embora cedo) que esse troão de ir dormir as 3 da manhã em dia de semana num dá muito certo hehehe
o insano eu conheão a uma po de anos (ontem mesmo fomos numa baladinha), e o marchetti veio aqui pra gente dar uma sapecada na avb dele (? rapoz estressado no transito auhauohauhohaouha)
qto ao instrumento… sim existe um lag porque tudo o que vai no escape le algo que já aconteceu, então pir?metro, lambda (narrow ou wide) ou mesmo o knock sensor estão sempre correndo atrás do preju?zo então vc precisa saber o tempo de resposta do sensor e da atuação, por exemplo:
se a temperatura subir de 850?c pra 870?c em 5s; aí vc abaixa o ponto e a temperatura ainda sobe mais um pouco (o tal lag) até vc inverter a tend?ncia a subir ela pode passar do valor limite e causar um dano, então a temperatura é muito variável, ali?s de motor pra motor tbm se é cabeçote de ferro, se é de aluminio, se o bloco é de aluminio... entre outras diversas coisas que podem influenciar qual o limite...
por este fato é que eu digo que é legal pra controle, mas não deve ser algo que tome conta sozinho ou pode acontecer como knock sensor que pra ser eficaz precisa matar o desempenho (a estratégia em carro turbo corta o ponto a um valor baix?ssimo e considerado seguro e vai aumentando beeeem devagar).
[snapback]535890[/snapback]
? kra, mas vc nao acha facil que o tempo de resposta do sensor de temp que eh uma varetinha de 1,5cm por 2mm seja mais rapido que a cabeça do pistao que eh lavado de oleo por baixo? entao da pra evidar manter aquele calor todo por um tempo que se transmita pro pistao e derreta ele. o pirometro le o que ja passou em termos de temp dos gases, mas le o que ainda vai acontecer em termos de temp das pecas tendeu?
lost, concordo com o over, o bom disso é manter a gente informado do que está acontecendo… mas usar ativamente no controle do carro é pouco funcional e arriscado... até mesmo a propria i.e.. original despreza o valor da sonda quando po dentro... o que vale é o que está gravado no mapa.... corrijame se estiver eerrado, mas em po dentro o que importa é o correto dimensionamento do equipamento que vc tem... (bicos, bomba, ignição, turbina, escape etc...)
de qualquer forma, é ?timo ter todas as infos a mão, organizadas num lcd bacana... sem o monte de reloginhos ... keep going
[snapback]535900[/snapback]
kra, se eu te disser que acima de 4500rpm, se eu afundar o peh, a injecao tenta manter 850mv, se eu botar mais combustivel no suplementar, passa dos 850 por alguns segundoes e de repente, ta 850 denovo , se tirar, ela nao chega em 850 por alguns segundos, vc sente o carro amarrar por falta, ai de repente pronto, 850 denovo… se for voltando o peh, aidna acima dessa rotacao, ele usa mistura mais pobre, vai baixando, em meio peh, ta por volta de 680, e abaixo de 4500, ta sempre varrendo vc acredita? pelo menos meu carro nao ignora a sonda em alta, pelo contrario, aparentemente a sonda esta sempre sendo usada...
lost: seu coletor é tubular ou fofo? e vc passou fita termica nele?
acredito q na temp q esta chegando ele já deveria estar avermelhando até a carca?a da turbina… vc já chegou a verificar isto?
qto ao clamper sua injeção ajusta para 850mv mesmo em wot??? e sinceramente não curto muito a ideia de clampers não... (um pouco de preconceito em se enganar um sensor). mas se estiver acontecendo mesmo esta correcao pode ser uma boa ideia. mas neste nível vejo um excesso de complicação/complexidade de diferentes sistemas, onde um pequeno erro em algo e nunca mais vc acha o que está errada e como consertar...
[snapback]535903[/snapback]
eh tubular e eu nao passei fita… preciso passar... a ideia do clamper, como a injecao eh maldita e controla até d+, tirando totalmente a minha liberdade, a ideia eh travar o sinal enviado pra ela, e ler o sinal real, que vai poder passar desse valor. tb posso trabalhar com valores em %, ex, tiro 10% do sinal e envio pra sonda. assim, em 700mv, a sonda lera 630, se ela quer que seja 700, ela vai enriquecer, assim, nesse caso, chegarei a 778mv ao invez dos 700 que ela esta querendo (778-10% = 700) no caso do wot que fica em 850, com 10%, chegaria a 945 e a injecao achando que ta 850... bom, mais pra frente vou fazer esse teste. nao eh um clamper com diodo, é digital, processado. os valores de entrada e saida sao totalmente precisos...
isso… mais prático e eficiente seria implementar a estrategia (caso ela se prove realmente útil) no seu extra... atravaes do gerenciador... pq em wot a central original tá nem aí pro valor da sonda mesmo... é o que o equipamento e os mapas conseguem dar...
[snapback]535908[/snapback]
entao kra, minha injecao usa a sonda sempre eh uma maldita pra um carro original, é otima mas pra turbinar, enche o saco pq nao deixa vc mandar no negocio…
-
lost, posso estar enganado, mas a central não lá exatamente o valor da sonda, ela transforma em valor digital… tá abaixo de um certo valor enriquece um passo de sonda, está acima empobrece...exatamente como uma meta a ser atingida
ou seja se está digamos 550, 650 ou 750mv de sonda ela vai dar um passo empobrecendo e olhar de novo, ainda está acima do limite, mais um passo até cumprir a meta, aí provavelmente a mistura acaba caindo abaixo do valor de meta, e ela repete o processo enriquecendo a mistura.
a partir disto ela pode fazer um mapa de adição/remoção de tempo de injeção por rpm que ela aplica todas as vezes, aumentando a rapidez do calculo.
[snapback]535921[/snapback]
nao entendi kra… se estamos falando em microcontroladores, processadores ou qqr coisa digital, tudo é transformado em valor digital sempre.
exatamente, acredito que ela faca isso, tendo um trim por rotacao que vai sendo acertado condforme ela percebe as deficiencias. falo isso pelo que sinto digigindo... ex, se boto no suplementar pra enfiar um monte de combustivel aos 3000 rpm, e no resto nao, percebo que aos 3000 a injecao vai tirar combustivel dela, mas no resto nao, entende? ai se eu pego e tido de repente esse monte de combustivel a 3000 rpm, fica dando falta a 3000, mas depois de pouco tempo, ta tudo certo denovo, ou seja, ela ajustou denovo...
acredito que ela tenha um target por posicao do pedal. da pra ver nitidamente a mudanca na mistura de acordo com a posicao do pedal. deve ser tipo abaixo dos 4500, faz variacao de x ateh y, essa variacao depende da posicao do pedal , e acima dos 4500, mantem estavel em x, dependendo da posicao do pedal. é a impressao que tenho ao dirigir.
essa injecao parece que eh viva. com o carro em marcha lenta, vc chega e tira bastante pressao do combustivel, vc ouve o carro desestabilizando a lenta, vai ver a sonda ta em 100mv... ai vc espera um pouco, comeca a subir, ateh que comeca a oscilar denovo de 100 a 700... ai vc vai e sobe a pressao denovo... ele desestabiliza pq da excesso, vc vai ver ta 900mv a sonda... ai em uns 5-10s, ta oscilando denovo... a mesma coisa acontece andando, meia carga ou em wot... claro que tem limitacoes, dependendo ela nao consegue corrigir, mas parece ter uma boa margem pra correcao. o que ela nao corrige, eh pra pisadas rapidas no acelerador...
vc acredita que ja andei com 0.5 de pressao sem suplementar nem hpi nem nada e nas primeiras aceleradas dava falta, mas depois nao dava mais?
-
o problema lost ao meu ver, é que até o sensor perceber que ta batendo pino ou que a mistura ta pobre o motor ja abriu as pernas.
maioria dos motores que vê quebrar ou de amigos meus que quebrarom, ele nem notou no hall uma queda, só viu a fumacera saindo no escape.
achei muito legal teu gerenciador. só que como vc mesmo falou, não vai depender do motorista ver, o propio gerenciador vai atuar pra evitar a quebra, acho legal, só teria que usar a correção certa pra determinado problema né.
tipo, si tiver esquentado e vc tirar ponto, pode acabar esquentanto mais ainda. neste caso, acho que seria interesante mandar mais combustivel principalmente pelo auxiliar que estaria na pressurização pra esfriar o ar juntamente.
ao meu ver, si a tua intenção é fazer un gerenciador que atue sozinho sem intervenção do motorista en caso de algum problema. vc teria que usar ua estrategia diferente. tipo un alivio de presão de turbo usando uma valvula eletronica, esquentou muito(pirometro) mistura pobre(sonda) libera a presão, liga uma luz o painel, toca uma musica que nem o cara estando bebado não vai perceber. e mesmo que o man? não fassa nada, sem presão não vai quebrar né, quebrar até quebra, mais ai ja tem q ser muito mais grave. por ej un bico da fase aspirada trancado ou algo do genero né. mais tem coisas que nem a f-1 pode evitar de acontecer e mesmo assim o motor quebra.
-
eu sei kra, a ideia nao eh garantir 100% que vc possa socar o peh mesmo quando tiver com problema… mas sim tentar ajudar ateh vc ter reacao... realmente, mistura pobre, se pega na sonda, mas o que derrete pistao eh o calor se a leitura desse calor acontecer antes que ele chege a se instalar nas pecas, ajuda sim hj tenho ja na mao como fazer injetar mais combustivel... o lance da valvula eletronica, ja esta implementado. o gerenciador controla a pressao do turbo, atuando na faixa que um booster atuaria, de x a y de pressao ta nas maos dele. hj regulo a pressao ali na telinha, sem ter que descer do carro e abrir o capo pra fazer isso. claro que ele poderia limitar a pressao no minimo controlado por ele caso a temp chegue a um valor x...
a luz vou por em breve, e mais pra frente o alarme sonoro se vc nao tirar o peh, azar o seu neh nao? hehehe
-
entao kra, minha injecao usa a sonda sempre eh uma maldita pra um carro original, é otima mas pra turbinar, enche o saco pq nao deixa vc mandar no negocio…
[snapback]535925[/snapback]
não duvido de vc, claro, mas vc tem certeza disso ?? não é algum efeito colateral é tentou ver se isso continua sem o seu gerenciador é ou melhor, num outro carro igual ao seu, original é se tiver, ponto pra sua i.e. legal… pena que pra malucos como nos que modificamos tudo isso seria um pesadelo
qual a referencia exata da sua i.e. é me passa pra eu fazer minhas pesquisas aqui... agora fiquei curioso...
-
lost, to no trampo nao deu pra ler tudo, vou ler em casa com calma, mas q show de bola, apoio e muito essas iniciativas de vc ir atras e montar sua instrumentacao, show de boal….
e na boa se eu pegar o kit la mesmo q to loko por ele, aceito ser cobaia sim, eu adoro essas coisas
se bem lembra futucando na central do corsa q eu converti pro alcool na garagem de casa, depois de muito tempo assim o ktulu fez um chip file pra mim ai eu vi q nao tava tao economico e nem andando tanto, mas tive a iniciativa fucei e fiz....show isso
-
interessante sua injeção
a minha tb faz correção, mas somente p parciais. nao em wot.
talvez valha testar o clamper
[]s
[snapback]535951[/snapback]
bom, eu acho que esse esquema do clamper ou seja la como posso chamar isso, deve pelo menos me ajudar a aumentar um pouco a mistura…
lost, to no trampo nao deu pra ler tudo, vou ler em casa com calma, mas q show de bola, apoio e muito essas iniciativas de vc ir atras e montar sua instrumentacao, show de boal….
e na boa se eu pegar o kit la mesmo q to loko por ele, aceito ser cobaia sim, eu adoro essas coisas
se bem lembra futucando na central do corsa q eu converti pro alcool na garagem de casa, depois de muito tempo assim o ktulu fez um chip file pra mim ai eu vi q nao tava tao economico e nem andando tanto, mas tive a iniciativa fucei e fiz....show isso
[snapback]535964[/snapback]
valeu o apoio ae kra ja faz um bom tempo que to desenvolvendo isso… e ainda vai demorar mais outro bom tempo pra estar razoavel.. imagine na hora que chegar o momento de criar a apresentacao caixa, conectores, cabos e etc... ai que o bixo vai pegar... por enquanto eh soh parte pratica... eh uma plaquinha feia, cheia de fios jogada debaixo do banco
por falar em ktulu, kd ele? se nao me engano foi ele quem me passou o contado do lugar que mandei fazer o termopar... faz um tempao isso...
-
lost, o que eu quis dizer é que o circuito eletrico - sonda - da central tem um divisor de tensão , assim se a sonda está abaixo de 450mv ele gera um sinal anal?gico 0 (não importa se está 100 ou 200 ou 449mv) se estiver acima de 450mv (não importa se 451 ou 1v de sonda) ele gera sinal lágico 1
a?, se o sinal lágico for 1 ele abaixa um passo de sonda (blm) e se for 0 ele aumenta um passo de sonda.
fazendo isso ele vai criando uma tabela por rpm (algumas centrais tbm fazem por map ou maf) de acr?scimo ou decrescimo de tempo de injeção nos locais onde ele se certifica que sempre existem a mesma (por exemplo ele nota que a 3.500rpm sempre o blm pula de 128 pra 140, então ele faz a correção para que sempre naquela rotação exista o enriquecimento, fora o que a sonda ainda far? normalmente)
e se vc estiver em wot ele simplesmente não efetua mais a aquisição de dados pro blm, mas pode usa-lo no mapa de wot (ou não depende da central)
isso funciona com certeza em todas as centrais que não são me (a sua é hehehe), nas me eu não tive ainda informação (como a gente já tinha falado antes) se ainda é desta forma ou não (segundo um amigo que trabalhou em fabrica continua a ser, mas tem coisas como vc citou que indicam que se num ?, pelo menos igual tbm não ?)
qto a correção que vc disse, isso acontece em todas as centrais, essa semana eu estava acertando um palio 1.0 com g7 (fiasa, ano 99) pra alcool com bicos grandes (não sei o tamanho porque veio quebrado e fez o motor aqui), hpi e chip.
essa central não mostra o valor de sonda, apenas o mapa de passos de sonda (que seria uma espocie de mapa do blm em tempo real), aí eu abaixava a pressão no dosador e o mapa de passos ia subindo subindo subindo (e a sonda que caia pra perto de 100mv subia até começar a oscilar nos valores normais - numa média de 450~500mv), aí eu aumentava a pressão , a sonda disparava pra mais de 900mv e o mapa de passos ia pra valores negativos até estabilizar a sonda novamente oscilando no valores normais (média de 450~500mv)
ou seja a sonda corrige muito rapidamente os tempos de injeção criando um mapa de correção, claro que se a marcha lenta precisou de digamos 10% de acr?scimo de tempo de injeção é natural que todo o resto precise de algo parecido então ela já enriquece o resto da faixa de rotações pra precisar de poucas alterações.
-
lost, o que eu quis dizer é que o circuito eletrico - sonda - da central tem um divisor de tensão , assim se a sonda está abaixo de 450mv ele gera um sinal anal?gico 0 (não importa se está 100 ou 200 ou 449mv) se estiver acima de 450mv (não importa se 451 ou 1v de sonda) ele gera sinal lágico 1
ah ta, isso eh um if
if (sonda > valor carregado da tabela){
correção++;
}
else{
correção–;
}
nao tem divisor nao manow, tem eh conversor ad na injecao lendo o sinal da sonda e um programa rodando na injecao... isso que vc ta falando seria em uma injecao analogica
o sinal de 100mv eh um sinal analogico, o que vc falou de 0 e 1 dependendo se o valor esta acima ou abaixo do que deveria estar, eh um sinal digital...
sobre o palio que vc viu corrigindo, agora pense soh, o meu carro faz isso em wot, acima de 4500 rpm... eh muito facil de ver vc pisar, ele ainda ficar oscilando mesmo em aceleracao, e quando passa de 4500, grua em 850 mesmo que vc ponha mais ou menos combustivel no suplementar. nao tenho duvidas que use a sonda nesse momento.
desculpe a ignorancia, mas o que é blm?
-
longe de mim esperar ouvir só um monte de parabéns , show , etc.
sei perfeitamente da quantidade de gente com conhecimento aqui. criticas quanto a tecnica de acerto por temp e tudo mais, sao justamente o que eu busco aqui.
q isso kra, pelo contrario, gostei tanto que quero mais
parece que vc soh leu o inicio do meu post. deixa eu explicar: escrevi isso, pq ha um tempo atras, quando se falavam ae gente botei um hallmeter no meu carro, agora sim vou conseguir regular ele vai ficar perfeita a regulagem , disseram, com razao, que sonda narrow nao eh precisa, que tem muitos fatores envolvidos pra se acertar um carro, que cada carro é diferente, etc etc, tudo com a maxima razao ai foi citado o pirometro, como a possivel salvacao pro acerto. aparentemente, quase ninguem tinha, ou mesmo tem um pirometro no carro, por ser extremamente caro. agora ficou parece que ele simplesmente nao serve pra nada, soh pra vc olhar e pensar nossa, ta quente hein da pra fazer um ovo no motor
o que achou do que eu falei sobre o proprio motor ter lag com o calor tambem? que que talvez o pirometro nao te de a temp exata dos gases naquele momento, mas pode dar uma ideia da temp das paredes da camara, digo pistao, bloco, cabecote, valvulas de escape e vela, pois todos tem lag
kra, a unica coisa que me incomoda, é que muitas vezes parece que eu fecho o topico. tem um monte de topicos que o ultimo post é meu. as ideias diferentes, experiencias diferentes, criticas até nao construtivas, isso tudo nao me incomoda nem um pouco to muito acostumado a lidar com diferença de opiniao de tudo o que é coisa e sempre respeitei a opiniao dos outros. eu sempre digo a minha opiniao é que: tentando acrescentar. nao me incomodo nem um pouco em receber criticas, principalmente criticas a tecnica de usar o pirometro pra tentar fazer o gerenciador proteger o motor, o que nunca vi ninguem fazer. normal, parece ser falho mesmo, o que importa é discutir…
aproveitando, muito obrigado, com certeza todos os comentarios vao fazer o gerenciador ficar cada vez melhor, pois só coloquei o pirometro por comentarios daqui mesmo sobre a inconfiabilidade da sonda narrow.
eu ja sei kra, eu sou chato pra kct fica brabo comigo nao, eu nao faão de proposito
podes crer, e obrigado. mas porque eu nunca te trombei em lugar nenhum??? kra, a gente discuti aqui, as vezes quase briga no bom sentido, e nunca nos trombamos em um encontro pq sera? huuauauha
bom, iae, o que acham sobre o lag do proprio motor com relacao ao calor???? sera que é tao furada a medicao assim? e o que eu disse de usar um sensor com menos metal??? nada a ver??? legal?
e sobre a sonda wide? alguem sabe me dizer como traduzir o sinal em mv dela pra fator lambda? acho que essa vai ser a proxima hein, junto com o knock
soh nao vao me falar ah, nao pode ir por fator lambda.... o knock? ah, ele eh meio surdo, nao ta escutando o motor direito ... brincadeira
[snapback]535768[/snapback]
ok lost, aparentemente foi só uma confusão mesmo daquelas q sempre ocorrem pela internet, mas q se fosse numa conversa pessoal não ocorreriam por saber em que tom é pessoa fala…
o pir?metro é muito útil sim, e vc sabe disso só não sei se é vêlido como instrumento de correção de ponto e mistura justamente pelo tempo de resposta dele...como vc falou o sensor que vc está utilizando para acertar seu aparelho tem o tempo de resposta mais rápido pode ser uma opção, mas ainda assim eu acho q ela deve ser usada em conjunto com outros sensores para uma melhor resposta do gerenciador...
por exemplo, usar esse esquema de correção q o overspeed postou aqui seria uma boa....se a uma determinada rpm e pressão, se o valor de sonda e o pir?metro chegarem em um patamar mínimo definido pelo preparador, o gerenciador enriquece a mistura sozinho ou atrasa o ponto dependendo da circunst?ncia....
se vc fizer um esquema de ler knock sensor, melhor ainda...
-
?sse é o legal de desenvolver o proprio gerenciador.
ele ja tem em maos a pressao, sonda, rpm e pirometro entao, o resto é software, e software é justamente a minha praia só ta faltando o ponto nessa historia… o resto já é possivel, é soh uma implementacao no programa....
o knock ja faz um certo tempo que pretendo liga-lo ao gerenciador. ja achei inclusive um ci que trata o sinal, gerando uma interrupcao se nao me engano de 500ms indicando que ocorreu a batida de pino, que pode ser lida facilmente pelo processador... o ci é desenvolvido especificamente pra isso, sendo preciso e confiavel na deteccao da batida de pino. vou ver se coloco isso logo pra melhorar ainda mais o negocio o problema é achar o maldito aqui no brasil
colocando o atraso de ponto, ja sera um dos gerenciadores mais completos, pois possui tela como os melhores gerenciadores, controla bio, ponto, le sonda, pirometro (esse os outros gerenciadores ainda nao tem), futuramente knock.... queria ligar temp de ar e agua, mas teria que conseguir traduzir o sinal dos sensores em temperatura... ai tb nao daria pra usar os sensores originais no carro pq cada carro eh dum jeito... essas coisas sao complexas de bolar, a compatibilidade e tal...
as possibilidades de acerto usando todas essas infomacoes sao infinitas, basta a gente discutir o programa foi todo feito por mim, nao eh copia de nada posso implementar nele o que eu quiser (e couber no processador claro)
concordo sobre o que vc disse sobre conversar pessoalmente. por aqui, tem muita coisa que a gente pensa e fica com preguica de escrever. tambem eu tenho mania de escrever e pensar ao mesmo tempo, entao vou escrevendo mais ou menos como estou pensando, ai sai uma bagun?a só pq o pensamento é uma bagun?a....
sobre o pirometro, vc concorda o unao concorda que a cabeca do pistao tambem tem uma demora pra esquentar, e que o sensor é bem fino, o que pode traduzir bem o aumento de temp dentro da camara? nao to dizendo que ele vai medir a temp na cabeca do pistao, soh to dizendo que da pra achar um padrao nas coisas, e detectar quando foge do padrao.
se fosse assim, o knock tb mede uma coisa que ja passou, o hallmeter tambem, mas o pirometro pode te indicar que vai acontecer... por exemplo, temp > 800, com crescimento de 20c/s, me indica que vai dar merda pq perto da temperatura real, ele começa a estabilizar, e a temp passa a crescer devagar.
olha, pensando assim, o pirometro é o mais confiavel pq da pra prever o que vai acontecer...
comente alguma coisa sobre isso por favor
-
?sse é o legal de desenvolver o proprio gerenciador.
ele ja tem em maos a pressao, sonda, rpm e pirometro entao, o resto é software, e software é justamente a minha praia só ta faltando o ponto nessa historia… o resto já é possivel, é soh uma implementacao no programa....
o knock ja faz um certo tempo que pretendo liga-lo ao gerenciador. ja achei inclusive um ci que trata o sinal, gerando uma interrupcao se nao me engano de 500ms indicando que ocorreu a batida de pino, que pode ser lida facilmente pelo processador... o ci é desenvolvido especificamente pra isso, sendo preciso e confiavel na deteccao da batida de pino. vou ver se coloco isso logo pra melhorar ainda mais o negocio o problema é achar o maldito aqui no brasil
colocando o atraso de ponto, ja sera um dos gerenciadores mais completos, pois possui tela como os melhores gerenciadores, controla bio, ponto, le sonda, pirometro (esse os outros gerenciadores ainda nao tem), futuramente knock.... queria ligar temp de ar e agua, mas teria que conseguir traduzir o sinal dos sensores em temperatura... ai tb nao daria pra usar os sensores originais no carro pq cada carro eh dum jeito... essas coisas sao complexas de bolar, a compatibilidade e tal...
as possibilidades de acerto usando todas essas infomacoes sao infinitas, basta a gente discutir o programa foi todo feito por mim, nao eh copia de nada posso implementar nele o que eu quiser (e couber no processador claro)
concordo sobre o que vc disse sobre conversar pessoalmente. por aqui, tem muita coisa que a gente pensa e fica com preguica de escrever. tambem eu tenho mania de escrever e pensar ao mesmo tempo, entao vou escrevendo mais ou menos como estou pensando, ai sai uma bagun?a só pq o pensamento é uma bagun?a....
sobre o pirometro, vc concorda o unao concorda que a cabeca do pistao tambem tem uma demora pra esquentar, e que o sensor é bem fino, o que pode traduzir bem o aumento de temp dentro da camara? nao to dizendo que ele vai medir a temp na cabeca do pistao, soh to dizendo que da pra achar um padrao nas coisas, e detectar quando foge do padrao.
se fosse assim, o knock tb mede uma coisa que ja passou, o hallmeter tambem, mas o pirometro pode te indicar que vai acontecer... por exemplo, temp > 800, com crescimento de 20c/s, me indica que vai dar merda pq perto da temperatura real, ele começa a estabilizar, e a temp passa a crescer devagar.
olha, pensando assim, o pirometro é o mais confiavel pq da pra prever o que vai acontecer...
comente alguma coisa sobre isso por favor
[snapback]536025[/snapback]
eu concordo com o q vc disse sobre o pir?metro, mas em partes…
talvez ele, se for sensável o suficiente, consiga pegar uma pequena empobrecida na mistura q um hallmeter comum, desses cheios de leds, não pegam, mas, como o seu gerenciador não é um hallmeter comum, ele tb, por meio da sonda, pode pegar essa pequena variação de mistura...
a minha opinião a respeito é mais uma mistura do q a ka, o overspeed e o farhell postaram...o lance é trabalhar com mais sensores para se ter um acerto mais preciso...
qto é sonda wide, esse link tá em ingl?s, mas de repente pode ajudar em algo a respeito da conversão do sinal da sonda wide em fator lambda
-
vc tem q ver que o pirometro não ir? te dizer se a temp no escape esta alta por excesso de temp na camara, ou ponto muito atrasado (pensando que voce esta usando uma curva de atraso de ponto por pressao). assim vc tem q ter cuidado com a leitura dele tb…
qto aos seu argumentos, eu concordo muito com eles, mas como o objetivo é andar no limite, e se um dia uma poeira entrar pela turbina, gerar um ponto quente na camara ela podera ferrar o motor e depois voce vai ficar se perguntando o porque, tentando entender....
meu ponto ?: não dá para eliminar a quebra, mas minimizar suas chances.
-
eu concordo com o q vc disse sobre o pir?metro, mas em partes…
talvez ele, se for sensável o suficiente, consiga pegar uma pequena empobrecida na mistura q um hallmeter comum, desses cheios de leds, não pegam, mas, como o seu gerenciador não é um hallmeter comum, ele tb, por meio da sonda, pode pegar essa pequena variação de mistura...
a minha opinião a respeito é mais uma mistura do q a ka, o overspeed e o farhell postaram...o lance é trabalhar com mais sensores para se ter um acerto mais preciso...
qto é sonda wide, esse link tá em ingl?s, mas de repente pode ajudar em algo a respeito da conversão do sinal da sonda wide em fator lambda
http://www.megamanual.com/pwc/
[snapback]536032[/snapback]
kra, ja acessei esse site… mas nao achei ateh agora relacao do sinal em mv com outra coisa... vou vasculhar mais...
olha, por incrivel que pareca, a sonda do meu carro é fisicamente igual a essa diferente das sondas genericas que funcionam inclusive num marea turbo. no meu carro uma sonda generica nao funciona o carro fica totalmente afogado
que porcaria sera que eh a minha sonda hein? vou pesquisar sobre ela...
vc tem q ver que o pirometro não ir? te dizer se a temp no escape esta alta por excesso de temp na camara, ou ponto muito atrasado (pensando que voce esta usando uma curva de atraso de ponto por pressao). assim vc tem q ter cuidado com a leitura dele tb…
qto aos seu argumentos, eu concordo muito com eles, mas como o objetivo é andar no limite, e se um dia uma poeira entrar pela turbina, gerar um ponto quente na camara ela podera ferrar o motor e depois voce vai ficar se perguntando o porque, tentando entender....
meu ponto ?: não dá para eliminar a quebra, mas minimizar suas chances.
[snapback]536033[/snapback]
concordo plenamente. eu nao quero eliminar quebras, soh quero uma ajudinha heheheeh como disseram, ateh f1 quebra. mas se for nesse raciocinio, pra que serve um manometro de oleo? se quando ele indica falta de pressa, a falta ja aconteceu? poxa, eh uma coisa pra vc acompanhar, sentir, se vc nao tirar o peh, problema seu
como tudo, tem que ser interpretado. se vc nao souber interpretar, se ferrou…
concordo sobre o ponto aquecer, mas ateh da pra relacionar o ponto com o aquecimento, caso esteja havendo retardo no ponto se aquecer e a sonda tiver pobre, da pra relacionar com a mistura pobre é questao de pensar um pouco tb, nao to falando em fazer algo que pensa por vc... dono de carro preparado sempre vai ter que entender o que tem debaixo do capo. isso é o basico.
-
eu tambein concordo plenamente …tudo tem que ser corretamente interpretado ..
materia muy interessante ..parabens
-
lost
vc tem certeza ou acha que num é assim ?
olha só o esquema de uma motronic de porsche mapeada (não anal?gica como fica meio esquisito dizer)