Quem quer pirometro
-
lost vc q desenvolve seus controladores e tudo mais
seria muito trampo vc montar pra mim um gerenciador de bico com atraso de ponto, tudo isso prum golf? tenho o manuel da injecao dele aki se puder ajudar em algo, so q se for possivel teria q ser um controlador simples de instalar e com instrucoes basicas pq claro pretendo eu mesmo pendurar as coisas no carro ou pelo menos eu mesmo acertar
-
lost vc q desenvolve seus controladores e tudo mais
seria muito trampo vc montar pra mim um gerenciador de bico com atraso de ponto, tudo isso prum golf? tenho o manuel da injecao dele aki se puder ajudar em algo, so q se for possivel teria q ser um controlador simples de instalar e com instrucoes basicas pq claro pretendo eu mesmo pendurar as coisas no carro ou pelo menos eu mesmo acertar
[snapback]535290[/snapback]
montar em si nao eh o problema. o problema é montar algo que tenha um projeto decente. por isso ainda to projetando e testando se o que projetei cumpre o que promete de verdade, se é confiavel e tudo mais. por enquanto só tenho como fazer gerenciador de bico, que é o que ja esta projetado e testado. o ponto, esta projetado, e to terminando de construir o prototipo, pra colocar em teste, pra dai só depois de muitos testes vou poder fazer pra alguem. a injecao original nao ajuda em nada…
o sensor não ficou muito perto da turbina?
[snapback]535322[/snapback]
mas nao eh pra ficará na verdade era pra ficar no coletor, antes da turbina, pra estar no lugar mais quente possivel, mas pra fazer isso teria que tirar coletor e turbina pra furar… to fora... entao coloquei o mais proximo possivel da turbina...
ta ai fotos da tela...
marcha lenta 350c
andando mantendo a velocidade, aprox 4000 rpm 619c
acelerando de leve, aprox 3500, 4000 rpm, 0.4 de pressao 667c
nao deu pra pisar de verdade pq tava muito transito hj vindo pro trabalho… mas tempo nao vai faltar pra ir vendo as temperaturas ao longo de varias situacoes...
? legal ver como a temp baixa rapido quando desliga o motor... hehehe
-
quarteto:
interessante, ele estima a temperatura atravṍs da leitura de condut?ncia da sonda (ele diz resist?ncia, mas na verdade é condut?ncia/imped?ncia porque a frequência interfere na medição).
? um processo semelhante ao usado pra medir o estado de baterias vlra e saber estado delas… até porque o processo é muito parecido, uma sonda não é nada muito diferente de uma bateria, só que o eletr?lito é o g?s de escape e a resist?ncia (assim como na bateria, mas nesta é controlada indica alguma mudança nas placas ou no eletr?lito, como as placas no caso são de material não transformado (numa bateria vc tem 2 materiais nas placas que se transformam em sulfato, mas deixa pra lá) a resist?ncia acaba sendo quase que diretamente alterada apenas pela temperatura)
vivendo e aprendendo...
-
quarteto:
interessante, ele estima a temperatura atravṍs da leitura de condut?ncia da sonda (ele diz resist?ncia, mas na verdade é condut?ncia/imped?ncia porque a frequência interfere na medição).
? um processo semelhante ao usado pra medir o estado de baterias vlra e saber estado delas… até porque o processo é muito parecido, uma sonda não é nada muito diferente de uma bateria, só que o eletr?lito é o g?s de escape e a resist?ncia (assim como na bateria, mas nesta é controlada indica alguma mudança nas placas ou no eletr?lito, como as placas no caso são de material não transformado (numa bateria vc tem 2 materiais nas placas que se transformam em sulfato, mas deixa pra lá) a resist?ncia acaba sendo quase que diretamente alterada apenas pela temperatura)
vivendo e aprendendo...
[snapback]535397[/snapback]
pois é…
imagina a cara de q eu fiz qdo eu vi q o carro entregava esse dado no vag-com
pode não ter precisão de centésimos de grau, mas é uma estimativa bem razoável ao ponto de poder ser usada no acerto de um carro desse q use essa sonda e que tenha esse esquema de controle de temperatura funcionando corretamente...
-
eu acredito que uma precisão de ~15oc seja suficiente para isto. mas eu usaria somente como alerta, pq não acho legal bolar um estratégia de correção em algo que não se entende direito… nesta parte sou um pouco old school e vou pelo feeling e responsabilidade do motorista, ao invós de interferir no ajuste com este dado.
lost. quero marcar p conversar...
-
iae, ninguem gostou? agora pirometro é dispensavel e nao serve pra nada? antes era a sonda que nao era 100% pra acertar o carro, ai falavam que tinha que ter sonda + pirometro, agora tenho sonda + pirometro e o pirometro nao serve mais pra nada? nao eh confiavel, eh lento e etc etc etc…
bom, voltando do trabalho acelerando um pouco mais agora, ele nao passou dos 700c. a resposta esta bem rapida.
pro que a gente tava discutindo sobre nao servir pra atrasar ponto nem nada, vcs ja pararam pra pensar que o pirometro tem uma certa lentidao porque o sensor possui metal, que leva um tempo pra transmitir o calor pra parte interda onde realmente interessa, mas que o meu sensor nao eh igual aos que existem por ai, provavelmente eh mais fino e com menos metal na ponta, o que acelera a transferencia de calor e por consequencia a medica? e outra coisa, ja pararam pra pensar que os gases se aquecem quase instantaneamente quando vc afunda o peh e enche toda a turbina e tal, mas que do mesmo jeito que leva um tempo pra esse calor se transferir pro sensor, leva tambem pra se transferir pro pistao, que eh o que eu quero poupar, e que pode sim ajudar a protege-lo?
o que acharam sobre o corte de ignicao se chegar a certa temperatura e nao atrasar o ponto?
ta, agora vou atras de ligar o knock beleza? esse sera que ajudaria a proteger o motor?
-
iae, ninguem gostou? agora pirometro é dispensavel e nao serve pra nada? antes era a sonda que nao era 100% pra acertar o carro, ai falavam que tinha que ter sonda + pirometro, agora tenho sonda + pirometro e o pirometro nao serve mais pra nada? nao eh confiavel, eh lento e etc etc etc…
bom, voltando do trabalho acelerando um pouco mais agora, ele nao passou dos 700c. a resposta esta bem rapida.
pro que a gente tava discutindo sobre nao servir pra atrasar ponto nem nada, vcs ja pararam pra pensar que o pirometro tem uma certa lentidao porque o sensor possui metal, que leva um tempo pra transmitir o calor pra parte interda onde realmente interessa, mas que o meu sensor nao eh igual aos que existem por ai, provavelmente eh mais fino e com menos metal na ponta, o que acelera a transferencia de calor e por consequencia a medica? e outra coisa, ja pararam pra pensar que os gases se aquecem quase instantaneamente quando vc afunda o peh e enche toda a turbina e tal, mas que do mesmo jeito que leva um tempo pra esse calor se transferir pro sensor, leva tambem pra se transferir pro pistao, que eh o que eu quero poupar, e que pode sim ajudar a protege-lo?
o que acharam sobre o corte de ignicao se chegar a certa temperatura e nao atrasar o ponto?
ta, agora vou atras de ligar o knock beleza? esse sera que ajudaria a proteger o motor?
[snapback]535739[/snapback]
só não entendi o pq dessa tensão toda…
o q vc esperava? escutar só um monte de parabéns , show , etc.?
se vc esperava isso, lamento, mas esse não é o fórum onde vc vai ter apenas essas respostas...aqui o pessoal mete a mão na graxa e sabe como as coisas funcionam, por isso vc sempre terá cr?ticas (não no sentido de rebaixar o q vc faz, q é muito interessante) de forma q vc possa aproveit?-las pra fazer que seu aparelho fique mais aperfei?oado
todos q entraram aqui, inclusive eu, apontamos possíveis problemas e demos sugestáes de resolvó-las, se vc não gostou, paciência, o problema não é nosso...
-
sugestão ?
leitura de pir?metro é mais um instrumento de pesquisa e acerto, que aliado a sonda (wide de preferência, mas narrow tbm já ajuda) faz com que alguem com conhecimento técnico consiga se posicionar entre o (máximo rendimento + risco alto) ou (menor rendimento + risco baixo)
mas que tá bem feitinho e interessante isso tá… até comentei sobre seus gadgets (no bom sentido claro) c/ o insano e o marchetti outro dia
-
só não entendi o pq dessa tensão toda…
o q vc esperava? escutar só um monte de parabéns , show , etc.?
se vc esperava isso, lamento, mas esse não é o fórum onde vc vai ter apenas essas respostas...aqui o pessoal mete a mão na graxa e sabe como as coisas funcionam, por isso vc sempre terá cr?ticas (não no sentido de rebaixar o q vc faz, q é muito interessante) de forma q vc possa aproveit?-las pra fazer que seu aparelho fique mais aperfei?oado
todos q entraram aqui, inclusive eu, apontamos possíveis problemas e demos sugestáes de resolvó-las, se vc não gostou, paciência, o problema não é nosso...
[snapback]535751[/snapback]
longe de mim esperar ouvir só um monte de parabéns , show , etc.
sei perfeitamente da quantidade de gente com conhecimento aqui. criticas quanto a tecnica de acerto por temp e tudo mais, sao justamente o que eu busco aqui.
todos q entraram aqui, inclusive eu, apontamos possíveis problemas e demos sugestáes de resolvó-las, se vc não gostou, paciência, o problema não é nosso…
q isso kra, pelo contrario, gostei tanto que quero mais
parece que vc soh leu o inicio do meu post. deixa eu explicar: escrevi isso, pq ha um tempo atras, quando se falavam ae gente botei um hallmeter no meu carro, agora sim vou conseguir regular ele vai ficar perfeita a regulagem , disseram, com razao, que sonda narrow nao eh precisa, que tem muitos fatores envolvidos pra se acertar um carro, que cada carro é diferente, etc etc, tudo com a maxima razao ai foi citado o pirometro, como a possivel salvacao pro acerto. aparentemente, quase ninguem tinha, ou mesmo tem um pirometro no carro, por ser extremamente caro. agora ficou parece que ele simplesmente nao serve pra nada, soh pra vc olhar e pensar nossa, ta quente hein da pra fazer um ovo no motor
o que achou do que eu falei sobre o proprio motor ter lag com o calor tambem? que que talvez o pirometro nao te de a temp exata dos gases naquele momento, mas pode dar uma ideia da temp das paredes da camara, digo pistao, bloco, cabecote, valvulas de escape e vela, pois todos tem lag
kra, a unica coisa que me incomoda, é que muitas vezes parece que eu fecho o topico. tem um monte de topicos que o ultimo post é meu. as ideias diferentes, experiencias diferentes, criticas até nao construtivas, isso tudo nao me incomoda nem um pouco to muito acostumado a lidar com diferença de opiniao de tudo o que é coisa e sempre respeitei a opiniao dos outros. eu sempre digo a minha opiniao é que: tentando acrescentar. nao me incomodo nem um pouco em receber criticas, principalmente criticas a tecnica de usar o pirometro pra tentar fazer o gerenciador proteger o motor, o que nunca vi ninguem fazer. normal, parece ser falho mesmo, o que importa é discutir…
aproveitando, muito obrigado, com certeza todos os comentarios vao fazer o gerenciador ficar cada vez melhor, pois só coloquei o pirometro por comentarios daqui mesmo sobre a inconfiabilidade da sonda narrow.
eu ja sei kra, eu sou chato pra kct fica brabo comigo nao, eu nao faão de proposito
sugestão ?
leitura de pir?metro é mais um instrumento de pesquisa e acerto, que aliado a sonda (wide de preferência, mas narrow tbm já ajuda) faz com que alguem com conhecimento técnico consiga se posicionar entre o (máximo rendimento + risco alto) ou (menor rendimento + risco baixo)
mas que tá bem feitinho e interessante isso tá… até comentei sobre seus gadgets (no bom sentido claro) c/ o insano e o marchetti outro dia
[snapback]535754[/snapback]
podes crer, e obrigado. mas porque eu nunca te trombei em lugar nenhum??? kra, a gente discuti aqui, as vezes quase briga no bom sentido, e nunca nos trombamos em um encontro pq sera? huuauauha
bom, iae, o que acham sobre o lag do proprio motor com relacao ao calor???? sera que é tao furada a medicao assim? e o que eu disse de usar um sensor com menos metal??? nada a ver??? legal?
e sobre a sonda wide? alguem sabe me dizer como traduzir o sinal em mv dela pra fator lambda? acho que essa vai ser a proxima hein, junto com o knock
soh nao vao me falar ah, nao pode ir por fator lambda…. o knock? ah, ele eh meio surdo, nao ta escutando o motor direito ... brincadeira
-
eu acho pir?metro um intrumento interessante. quanto maior for o número de informações (com qualidade) que você conseguir tirar do motor, melhor para você na hora de tomar uma decisão.
uma boa decisão está baseana na qualidade e quantidade de informações que você possui (necessariamente nessa ordem).
no meu v8, terei 01 pir?metro para cada bancada de 04 cilintros.
-
opa
cheguei agora do posto da band… estava mto cheio tinha uma pickup corsa prata da drift que a lata estava quase chegando no cubo da roda (o pior é q agora vão achar q sou mentiroso...). pena que não vi a msn antes, senão passava lá sim. mas ainda não estou com o manco....
acho o pir?metro uma medida bastante confiavel para saber se perdeu regulagem. imagine vc regula fino para são paulo no ver?o, e desce para santos (visitar a ka) em um dia frio, e o carro passa a dar falta. com o pirometro dá para pegar isto melhor que com o hallmeter, já que este é muito mais bin?rio.
da? para vc bolar um sistema para melhorar o desempenho eu acho arriscado...
o knock não é problema só para vc... já vê engenheiros top senior xingando sensor, pois o novo desenho do pistao era interpretado como batida de pino pelo sensor, rs.
-
po kra podia ter dado um pulo na sena madureira né? ou se eu soubesse que tinha alguma coisa na band eu tinha ido la po vamo combinar de se trombar ae
com certeza, o proposito é esse. perceber qualquer mudança no acerto. o que eu tinha dito nao era pra melhorar performance nao, era pra tentar evitar derreter pistao como aconteceu comigo… como ta tudo na mao, nao me custa nada implementar no sw uma rotina que verifica se a temp do pirometro ultrapassou uma temperatura que vc regula, caso tenha passado, ele vai aumentando o tempo dos suplementares gradualmente, mas bem rapido. caso volte abaixo, desliga esse aumento e volta ao normal.
assim, ontem dei varias esticadas, e em nenhum momento a temp passou dos 870c. poderai por exemplo colocar o limite em 850 pra ver se ele consegue baixar e estabilizar em 850, ou mesmo, posso por o limite em 900. caso chegue em 900, ele vai começar a enriquecer, tentando preservar o motor.
mas na verdade, percebendo que a temp passou o normal, eu tiro o po, mas to pensando na galera que nao tira... pode estar piscando tudo no painel que o kra nao solta do acelerador...
o que achou do que eu disse sobre até poder acreditar na medicao do pirometro, pois apesar dele ter lag, acredito que por ser uma varetinha, o lag seja menor que o lag da propria cabeça do pistao???
-
concordo.
pelo que você disse o lag é pequeno, então dá p confiar, e o mais importante é vc analisar não somente a temperatura em que ele está, mas adicionar a rapidez com que a variação esta ocorrendo.
blz vamos nos trombar sim, mas deixe eu pegar meu manco, pq tambem quero mostra-lo, rs, afinal sempre temos orgulho do filho, mesmo que seja feio e careca, hahaha
-
montar em si nao eh o problema. o problema é montar algo que tenha um projeto decente. por isso ainda to projetando e testando se o que projetei cumpre o que promete de verdade, se é confiavel e tudo mais. por enquanto só tenho como fazer gerenciador de bico, que é o que ja esta projetado e testado. o ponto, esta projetado, e to terminando de construir o prototipo, pra colocar em teste, pra dai só depois de muitos testes vou poder fazer pra alguem. a injecao original nao ajuda em nada…
mas nao eh pra ficará na verdade era pra ficar no coletor, antes da turbina, pra estar no lugar mais quente possivel, mas pra fazer isso teria que tirar coletor e turbina pra furar... to fora... entao coloquei o mais proximo possivel da turbina...
ta ai fotos da tela...
marcha lenta 350c
andando mantendo a velocidade, aprox 4000 rpm 619c
acelerando de leve, aprox 3500, 4000 rpm, 0.4 de pressao 667c
nao deu pra pisar de verdade pq tava muito transito hj vindo pro trabalho… mas tempo nao vai faltar pra ir vendo as temperaturas ao longo de varias situacoes...
? legal ver como a temp baixa rapido quando desliga o motor... hehehe
[snapback]535357[/snapback]
trabalha bem quentinho seu escape.
legal tb vc ligar a chave (c/ motor frio) e ver o sensor mostrando a temperatura ambiente hehehe
-
[snapback]535739[/snapback]
servem de alerta pra vc ver qdo algo não esta mais como vc havia deixado. vejo isso como algo bastante útil.
-
concordo.
pelo que você disse o lag é pequeno, então dá p confiar, e o mais importante é vc analisar não somente a temperatura em que ele está, mas adicionar a rapidez com que a variação esta ocorrendo.
blz vamos nos trombar sim, mas deixe eu pegar meu manco, pq tambem quero mostra-lo, rs, afinal sempre temos orgulho do filho, mesmo que seja feio e careca, hahaha
[snapback]535852[/snapback]
ja coloquei isso ele calcula a variacao em graus por segundo. se esta subindo tipo 10, 20, 30 graus por segundo… quando vc pisa fundo, passa de 20 graus por segundo é só bolar alguma logica usando essa informacao + a temp total
mostra tipo assim 05c var , que eh variacao de 5 graus, sempre por 1 segundo... ai vc tira o peh, mostra -03c var significa que ta esfriando 3 graus por segundo... tendeu?
trabalha bem quentinho seu escape.
legal tb vc ligar a chave (c/ motor frio) e ver o sensor mostrando a temperatura ambiente hehehe
[snapback]535857[/snapback]
? bem quente mesmo, mas eu ja esperava, pq trinca muito meu coletor de escape e ja sabia que isso era calor. tem que levar em consideracao, que essa temp é logo depois do rotor da turbina. no coletor de escape, antes da turbina, a temp é maior ainda…
vcs vao achar estranho, mas o sensor nao mede a temp ambiente. parece que o inox tem uma certa temperatura. virando a chave, com a temp ambiente nuns 15c, ele mostra 19, 20c. pior que isso é realmente a temp da ponta do sensor. antes de instalar no carro, ja tinha reparado nisso. pensei que fosse falha na medicao, mas ai enfiei o sensor num copo com agua da geladeira, e ele baixou rapidamente pra 6c, que é bem coerente de ser a temp da agua. tirando o sensor da agua, ele voltou rapidinho pros 20c... pegando ele na mao, da pra sentir que ele nao esta gelado .
o legal eh veer que em meia hora, a temp do escape baixa de 300 pra 140c mais ou menos...
a marcha lenta fica em 250 aprox. vc vem fritando o carro, ta la seus 700-800c, parando o carro e deixando em marchalenta, rapidamente ele baixa pra 350, depois vai baixando mais lentamente ateh os 250.
servem de alerta pra vc ver qdo algo não esta mais como vc havia deixado. vejo isso como algo bastante útil.
[snapback]535865[/snapback]
exatamente minha opiniao. mas mesmo assim, vou aproveitar que estou com as variaveis na mao, e fazer esse esquema configuravel de aumentar o volume de combustivel caso passe certa temperatura.
tambem to bolando um clamper com funcao de transformar percentualmente o sinal da sonda, pra fazer com que a injecao permita uma mistura mais rica. esse clamper pra sonda, vai ser microprocessado, e configuravel se vc quer que ele trabalhe o sinal com um certo percentual, por exemplo descontando 10% do sinal proporcionalmente, pra injecao permtir uma mistura mais rica por receber um sinal 10% menor, ou entao, limitando o sinal mesmo, por exemplo eu sei que minha injecao tenta segurar a mistura em 850mv, mesmo que eu coloque ou tire tempo dos suplementares. posso limitar o sinal enviado pra injecao em 850mv, e mandar mais combustivel com o suplementar passando dos 850mv, como a injecao nao vai receber o sinal a mais, ela nao vai interferir, vai achar que ta 850mv, quando pode estar 900, 950, 1000, ai vai ficar livre pra eu regular o carro como quiser.
isso nao eh dificil. ja fiz o programa e testei em simulador de microcontrolador. é só montar… ai quero ver se consigo baixar um pouco a temp da queima...
que acham? ka, o que acha?
-
podes crer, e obrigado. mas porque eu nunca te trombei em lugar nenhum??? kra, a gente discuti aqui, as vezes quase briga no bom sentido, e nunca nos trombamos em um encontro pq sera? huuauauha
bom, iae, o que acham sobre o lag do proprio motor com relacao ao calor???? sera que é tao furada a medicao assim? e o que eu disse de usar um sensor com menos metal??? nada a ver??? legal?
e sobre a sonda wide? alguem sabe me dizer como traduzir o sinal em mv dela pra fator lambda? acho que essa vai ser a proxima hein, junto com o knock
soh nao vao me falar ah, nao pode ir por fator lambda…. o knock? ah, ele eh meio surdo, nao ta escutando o motor direito ... brincadeira
[snapback]535768[/snapback]
não trombou porque eu num vou mais a encontros (exceto um de segunda-feira que é bem sossego mesmo e ainda vou embora cedo) que esse troão de ir dormir as 3 da manhã em dia de semana num dá muito certo hehehe
o insano eu conheão a uma po de anos (ontem mesmo fomos numa baladinha), e o marchetti veio aqui pra gente dar uma sapecada na avb dele (? rapoz estressado no transito auhauohauhohaouha)
qto ao instrumento… sim existe um lag porque tudo o que vai no escape le algo que já aconteceu, então pir?metro, lambda (narrow ou wide) ou mesmo o knock sensor estão sempre correndo atrás do preju?zo então vc precisa saber o tempo de resposta do sensor e da atuação, por exemplo:
se a temperatura subir de 850?c pra 870?c em 5s; aí vc abaixa o ponto e a temperatura ainda sobe mais um pouco (o tal lag) até vc inverter a tend?ncia a subir ela pode passar do valor limite e causar um dano, então a temperatura é muito variável, ali?s de motor pra motor tbm se é cabeçote de ferro, se é de aluminio, se o bloco é de aluminio... entre outras diversas coisas que podem influenciar qual o limite...
por este fato é que eu digo que é legal pra controle, mas não deve ser algo que tome conta sozinho ou pode acontecer como knock sensor que pra ser eficaz precisa matar o desempenho (a estratégia em carro turbo corta o ponto a um valor baix?ssimo e considerado seguro e vai aumentando beeeem devagar).