2.0 16v vectra tupiniquim.
-
não consegui editar a msg anterior, vi um desses na oficina somente convertido, sem taxar.. apenas chip e nem era um chip tão foda, o carro ficou bom.
-
cd 2.0 16 só tem até 97 se não me engano
vó direitinho lá com o roc
[]s
-
c20xe só os dos calibra e dos vectra gsi
-
dudu o carro e 98 pelo menos no doc.. pode ate ser um caso daqueles carros 97 vendidos como 98. mas e um cd 2.0 16v sim.
[snapback]535064[/snapback]
eu ja vi o carro manco do roc lá no encontro da barra
mas realmente não tava lembrando qual é a motorização dele
mas enfim, eu não rebaixaria cabeçote 16v não
não messssssssssmo
[]s
-
então, vamos lá
esse motor é um x20ev e tem taxa de compressão de 10,8:1
86mm de pistão
86mm de curso
(868686*3,1416)/1000 = 1998 cm3
pinos de pistão tem 21 mm e a altura centro-pino ao topo é de 30,4 mm
são exatamente os mesmos pistões do 2.2 16v, sendo que o curso do 2.2 é maior que o do 2.0, não sei dizer se tem diferenças tb no tamanho das bielas, mas é possível que seja só no vira e o bloco um pouco mais alto
2.2 16v
86mm de pistão
94,6mm de curso
(868694,60*3,1416)/1000 = 2198 cm3
pistões de monza fase 2 álcool tb possuem mesma medida, mesma altura, mesmo tamanho dos pinos, só realmente fazer as cavas das válvulas e montar
no 2.2 16v a taxa de compressão original é de 9,6:1
ou seja, comparativamente
2.2 16v
138 cvs
9,6:1 de taxa original
pulou para 12,8 de taxa com os pistões
2.0 16v
141 cvs
10,8 de taxa original
estimo que pule pra quase uns 14:1 de taxa hein cuidado com isso
[]s
-
até da pra usar pistão do 2.0 no 2.2, mas vai ficar bastante destaxado
não sei em números, mas muda a altura do pino do pistão
o bloco do 2.2/2.4 é mais alto e as bielas também
no 2.0 16v dá pra usar os pistões do monza é álcool, mas não sei em quanto fique a taxa
-
até da pra usar pistão do 2.0 no 2.2, mas vai ficar bastante destaxado
não sei em números, mas muda a altura do pino do pistão
o bloco do 2.2/2.4 é mais alto e as bielas também
no 2.0 16v dá pra usar os pistões do monza é álcool, mas não sei em quanto fique a taxa
[snapback]535214[/snapback]
no catalogo da mahle a altura dos pinos é idêntica no 2.0 e 2.2, pode com certeza ter diferenças, até pq pelo catélogo são peças distintas, mas altura, diametro etc são iguais com certeza
[]s
-
acertei o vectra gsi do meu sócio no mgb a umas 3 semanas atrás, com o motor justo (num andou nem 200km antes de subir no rolo):
c20xe (calibra / vectra gsi)
retificou cabeçote, deu uma polida nos dutos e fez ?ngulo nas valvulas
trocou os pistões pelso de monza a alcool, adaptando pra usar trava no pistão em vez de prender por interfer?ncia
bicos grandes (os originais mau conseguem converter pra alcool com pequeno ganho de potência)
a? eqto montava eu fiz um chip gen?rico só pra ele ligar o carro e amaciar pra me trazer pra acertar de verdade… com num teve tempo de vir pra acertar subiu com esse mesmo... deu 175cv de quinta marcha (a mais longa) e 172,5 de quarta (o pdrão de medição)
amaciando mais um pouco e fazendo o acerto com o carro aqui na oficina (num digo nem em cima do dino que ?ra exigir demais hehehe) acho que vem mais uns 5 a 8 cvzinhos pelo menos da?...
no x20 que tem cabeçotes um pouco inferiores usando a mesma técnica de polir cabeçotes e taxar usando pistão eu acho que vem perto de uns 170cv
mas o mais legal é que o carro dele ficou com um puuuta torque desde giro baixo (algo que é sempre criticado nos c20xe) parecendo mais forte que um 2.2 8v nas mesmas situações... afinal chegou a marcar 25kgf a 4.200 rpm de torque máximo... e desde os 2.000 sempre teve acima dos 20kgf...
-
no catalogo da mahle a altura dos pinos é idêntica no 2.0 e 2.2, pode com certeza ter diferenças, até pq pelo catélogo são peças distintas, mas altura, diametro etc são iguais com certeza
[]s
[snapback]535327[/snapback]
desculpa a ignor?ncia, mas não consegui interpretar esses desenhos…
pelo que entendi, por cima, a primeira medida seria a altura da saia até os anéis, a segunda seria do pino até o topo e a terceira seria a altura total? e na coluna ao lado seria di?metro x comprimento do pino?
mas de qualquer maneira, a única medida que é igual entre os dois pistões é o di?metro do pino (21mm, foi a única que entendi)
-
a taxa mais baixa, 9,6 se deve aos pistões e não ao cabeçote. os cabeçotes 16v nacionais são todos iguais, seja 2.0 ou 2,2 - 9,6 ou 10,8 de taxa.
o pistão mais taxado da linha 16v é o do 2.0 com 10,8 de taxa que veio nos vectras cd 97 de 141cv.