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Chavinha pra desligar o alternador

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    kmon
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    #1

    alguem sabe se tem como colocar uma chavinha naquele fio mais fino do alternador pra desligar ele?? isso seria usado só na hora do aperto mesmo :copa: . qual fio do alternador é usado pra isso??

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  • A Offline
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    Adriano Sushi
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    #2

    pra que fazer isso?

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  • K Offline
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    kmon
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    #3

    pra que fazer isso?

    [snapback]537396[/snapback]

    como pra que??? quero saber como faz.

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  • H Offline
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    HMF
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    #4

    pra que fazer isso?

    [snapback]537396[/snapback]

    isso é pré diminuir o roubo de potência que alternador causa ao motor.

    ? proibido nas maioria das categorias, mas permitida em alugamas, tipo a copa gnv.

    também gostaria de saber como fazer … :copa:

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  • M Offline
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    marcioap
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    #5

    achei interesante, por que si simplesmente desligar o fio lá e o alternador continuar girando, hehe, adeus, queima q nem eu fiz com o meu original do gol quando mudei ele de lugar, liguei o carro com ele desligado, queimou e não deu concerto por que ele não tem peças pra reposição. solução foi comprar outro.

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  • S Offline
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    SemControle
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    #6

    outra pra aliviar tmb seria desligar o ventilador do radiador nas retas, ja vi carro de circuito com esse recurso

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  • ? Offline
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    Visitante
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    #7

    já vê até nego usando alternador ?co….......agora não sei realmente até que ponto os ganhos dessas invensões não seriam só psicol?gico................. :copa:

    em carros de circuito ou em aspirados onde já se tirou tudo o que dava...........acho que isso possa te dar 0,000001 cv de potencia que vai se traduzir numa redução de tempo de 0,00000000000000000001 segundo.

    e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga.............se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.

    de qualquer forma, nos nossos carros turbo de pista, usamos a maior bateria possivel (geralmente moura 65a com prata) e alternador de 90a com regulador de voltagem alterado para 16 volts :p.................. pois as bombinhas de combustivel precisam de voltagem e amperagem pra render legal.

    abraço.

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  • I Offline
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    Italo
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    #8

    thiago, acho q não seira tão pouco assim. pq se for como vc disse, e considerando q sejam 90a constantes no alternador e 16v (não sei muito de alternador de carro) seriam 1440w ou quase 2cv.

    meus 2 cents :copa:

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  • ? Offline
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    #9

    thiago, acho q não seira tão pouco assim. pq se for como vc disse, e considerando q sejam 90a constantes no alternador e 16v (não sei muito de alternador de carro) seriam 1440w ou quase 2cv.

    meus 2 cents :p

    [snapback]537583[/snapback]

    vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???

    primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.

    agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???

    :copa:

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  • S Offline
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    SemControle
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    #10

    thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..

    eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico

    mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina

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  • I Offline
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    Italo
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    #11

    vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???

    primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.

    agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???

    bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador.

    isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).

    semcontrole:

    já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).

    esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )

    agora deixo o topico fluir :copa:****

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  • R Offline
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    Ricardo
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    #12

    e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga…..........se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.

    nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.

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  • K Offline
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    kmon
    wrote on última edição por
    #13

    achei interesante, por que si simplesmente desligar o fio lá e o alternador continuar girando, hehe, adeus, queima q nem eu fiz com o meu original do gol quando mudei ele de lugar, liguei o carro com ele desligado, queimou e não deu concerto por que ele não tem peças pra reposição. solução foi comprar outro.

    [snapback]537474[/snapback]

    mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia. :copa:

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  • ? Offline
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    Visitante
    wrote on última edição por
    #14

    thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..

    eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico

    mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina

    [snapback]537597[/snapback]

    vó se ajuda seus pensamenos:

    • a bobina precisa de um tempo de recarga, ou seja: de um tempo pra ela armar e desarmar. quando vc pega uma bobina de gol mi (por exemplo) e usa em qualquer motor 4 cilindros, fica relativamente tranquilo pra ela armar, desarmar e distribuir a corrente para os 4 cilindros.

    se vc coloca essa mesma bobina num motor 6 cilindros, já diminui o tempo que ela tem para recarregar e se testar num motor v8 então…...........a? vc vê que é muito cilindro pra uma bobina só dar conta de armar, desarmar e distribuir a faisca pra todo mundo....................além do que esse efeito vai piorando é medida que que o rpm vai aumentando.

    por isso que nos motores modernos já se vê uma bobina para cada cilindro............trabalhando assim com folga na sua capacidade.

    • já o amp. de faisca, como vc falou, vai fazer é que a vela produza uma faisca maior e mais forte, ajudando assim naquelas misturas de dificil combust?o, como em motore com alta taxa de compressão e/ou alta pressão de turbo e/ou excesso de combustivel.

    tendeu ????? :^^:

    bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador. isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).

    semcontrole:

    já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).

    esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )

    agora deixo o topico fluir :p

    [snapback]537641[/snapback]

    vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ??????????????? :p

    tem certeza ???????????????

    nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.

    [snapback]537642[/snapback]

    e o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???

    vc já fez testes práticos nessa situação ???

    por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????

    já viu isso ?????????? :copa:

    abraço.****

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  • I Offline
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    Italo
    wrote on última edição por
    #15

    vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????

    tem certeza ???????????????

    absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.

    1 Resposta Última resposta
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    wrote on última edição por
    #16

    absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.

    [snapback]537699[/snapback]

    cara…........não tá entendendo:

    o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido..............assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????

    será que tá me confundindo todo ou é vc ???????

    algum engenheiro pra ajudar nés ???????????? :copa:

    abraço.

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  • I Offline
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    Italo
    wrote on última edição por
    #17

    vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.

    não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo

    não existe isso de potencia roubada pelo peso exercido (seja lá o q vc quer dizer com isso).

    ps. sou quase engenheiro

    não sei tb se estou explicando claramente a idéia, peão uma forcinha pra me entender :copa:

    1 Resposta Última resposta
  • R Offline
    R Offline
    Ricardo
    wrote on última edição por
    #18

    o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???

    nao, o regulador, como o próprio nome diz, apenas regula (limita) a tensao (snme em 14,4 volts) enviada pelo alternador é bateria. ele também nao tem nada a ver com o peso do alternador. a bateria é apenas um acumulador, nao tem como ela exigir mais carga do alternador

    vc já fez testes práticos nessa situação ???

    por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????

    já viu isso ??????????

    correto, entao vc consegue entender que, nessa condicao, quem está sentido o peso é o alternador?

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  • F Offline
    F Offline
    fusca84
    wrote on última edição por
    #19

    algum engenheiro pra ajudar nés ???????????? :copa:

    abraço.

    [snapback]537713[/snapback]

    o italo esta certo. se o alternador esta empurrando 90a com tensao de 16a, isso significa que ele fornece os 1440w ao sistema eletrico do carro, ou quase 2 cvs que o motor entrega ao eixo do alternador.

    mas essa é a potencia liquida que sai pelos fios. voce ainda tem que considerar perdas mecanicas no eixo do alternador (atrito de rolamentos e correntes de focault que surgem no nucleo do mesmo) alem de perdas por ventilacao, pois os alternadores tem uma especie de ventilador para ajudar na refrigeracao dos enrolamentos.

    []s

    1 Resposta Última resposta
  • W Offline
    W Offline
    WEST
    wrote on última edição por
    #20

    o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido…...........assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????

    [snapback]537713[/snapback]

    tem tudo a ver… ehehhehehehe

    qualquer coisa que se movimenta ao custo de uma força consome potência...

    ali?s, lembram que é a potência que vai determinar o desempenho do veículo automotor, neh?? :copa: :p

    1 Resposta Última resposta

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