Batida de pino, grilar
-
entao meu motor atual tem 9 de taxa. eu quero fzer ele bater pino, pra ver até onde posso ir de ponto mas o maledeto não quer colaborar. e ai, 9 de taxa bate pino ou nao? ( na gasolina ou no alcool ).
-
na gasolina acontece sim, no alcool é dificil acontecer se estiver bem alimentado..
dependendo da alimentação vc pode colocar até uns 8? a mais na gasosa antes de perceber detonação (não que não esteja acontecendo, mas o sensor humano - ouvido- não é muito preciso pra ter certeza…) dependendo se vc enriquece bem, mesmo com mais ponto vc não escuta,
adiantando mais ainda vc começa a sentir os efeitos colaterias como o carro ficar galopando com pouco acelerador e carga baixa...
-
acabei esquecendo de colocar o resto
no alcool com esta taxa precisa colocar bem mais ponto pra começar a sentir os efeitos (em giro mais baixo) mas tbm sente…só que o carro amarra antes de vc realmlente escutar alguma coisa (ou seja já tá tendo pré-ignição, mas não é algo muito facil de certificar)
-
acabei esquecendo de colocar o resto
no alcool com esta taxa precisa colocar bem mais ponto pra começar a sentir os efeitos (em giro mais baixo) mas tbm sente…só que o carro amarra antes de vc realmlente escutar alguma coisa (ou seja já tá tendo pré-ignição, mas não é algo muito facil de certificar)
[snapback]537457[/snapback]
mas enquanto nao amarrou, é perigoso arrebentar canaleta ou enquanto o motor tá soltinho tá de boa?
tem um amigo meu q no alcool, num motor flex anda com 24 grau inicial ( o carro é carburado apesar do motor 2005 ). o meu entao dá pra mandar mais ponto ainda?
-
olhe… eu andava com:
ap 1,8 272o cabecote com uns 13~13,5 taxa alcool no alcool
ele passava a grilar com uns 22o a 24o em sampa. mas quando vc descia para o litoral... era de chorar... eu tinha q encostar no acostamento para atrasar o ponto, senao eu derreteria o motor na subida da serra.
e vou te falar... a diferenca vc sentia no pe era adiantar o ponto de uns 12o para 20o que o carro que parecia 1,0 virava 1,8 hehehe.
-
o foda é que a mistura rica diminui a chance de ter detonação, se por acaso vc tiver um problema qualquer (gicle entupido, combustável ruim, etc) vc pode passar de limite pra depois-do-limite e ter canaleta quebrada…
tem um amigo meu, fiz o chip dele com muito ponto e bem riquinho no alcool (pra potência), aí ele esqueceu e nunca mandou limpar bicos e como motor ?ra bem rodado acabou soltando toda a carbonização do coletor e sujando os bicos, nos 2 bicos que ficaram sujos (muito sujos) acabou quebrabdo canaleta, mas isso depois de uns 25k km que tinha convertido pra alcool... detalhe ele nem percebeu qdo quebrou porque num chegou a escutar nada...só um dia reparou que estava com ml meio irregular e saia fuma?a do respiro...
se vc quer andar no limite vai andar mesmo perto de uns 45? de ponto final com essa taxa (ap800 né ?)...mais que isso com mistura bem rica até já vi gente falando que usa (carburado num é minha praia vc sabe) mas vc tá na corda bamba, qualquer ventinho te derruba feio... ainda mais que carburador tem um efeito perverso, qto mais quente fica mais rico ele deixa, qto mais frio mais pobre fica a mistura (um amigo de outro forum começou a dissertar sobre isso analisando o efeito venturi e foi bem convicente apesar de ninguem nunca ter me dito algo semelhante - se quiser eu posto aqui a fonte)
-
putz o efeito do carbura em relacao a temperatura é inverso a injecao….
poxa entao acho q estava certo o scaner qnd mediu 50 de ponto no corsa, acho q era rico pelo consumo de 4.4km/l apertando o p
-
putz o efeito do carbura em relacao a temperatura é inverso a injecao….
poxa entao acho q estava certo o scaner qnd mediu 50 de ponto no corsa, acho q era rico pelo consumo de 4.4km/l apertando o po
[snapback]537601[/snapback]
não, não é inverso… é o mesmo...
ar mais frio = mistura mais pobre
ar mais quente = mistura mais rica
o que ocorre é que as i.e. claro tám a correção dos sensores de temperatura.. .e não só equilibram isso como corrigem, enriquecendo mais ainda a medida que a temp cai...
a explicação é simples, por exemplo:
tomando uma referencia fixa e num motor que não corrija por temperatura:
mais frio = ar mais denso = mais oxigenio = mistura mais pobre pra uma mesma qtde de combustivel
mais quente = ar menos denso = menos oxigenio = mistura mais rica para a mesma qtde de comb. anterior...
aqui em caruaru o povo carburado sofre, pq acertam o carro ao nivel do mar e num calor medonho... e vao pra o autodromo que o ar é bem mais frio e está a 600m de altitude...
ah... altitude altera praticamente da mesma forma a mistura... so que tb tem correcao pra isso... o map, maf, mas etc...
-
ah certo, eu sempre me confundo com o lance da densidade, escapei da escola esse dia…...
mas tem todo sentido realmente o lance da densidade.....
dai a ideia do intercooler tmb, de tentar baixar bem a temperatura do ar assoprado pela turbina
-
bom… montei a weber, fiz a crva de ponto, pelomenos dessa vez acertei o menino na pistola de ponto... 27 graus de ponto inicial, 43 de final, entre 9 e 9,3 de taxa.
na primeira acertada q estava andando nos ultimos dias, no ovidimetro ( haha ) estava com 33 graus iniciais e tava avan?ando menos.
mas nunca q o motor explode no giro como um alcool original
já to girando ele ate 6500, mas num gostei nao, ficou um cavalo de torque mas não tem alta.
-
bom… montei a weber, fiz a crva de ponto, pelomenos dessa vez acertei o menino na pistola de ponto... 27 graus de ponto inicial, 43 de final, entre 9 e 9,3 de taxa.
na primeira acertada q estava andando nos ultimos dias, no ovidimetro ( haha ) estava com 33 graus iniciais e tava avan?ando menos.
mas nunca q o motor explode no giro como um alcool original?
já to girando ele ate 6500, mas num gostei nao, ficou um cavalo de torque mas não tem alta.
[snapback]537862[/snapback]
opa… mexi na alimentação hj de manha... aumentei o ar da weber pra 180, mantive 220 de combustivel, canetas f3 ( antes eram f3 torneadas ).
entre 3000 e 5500 ~ 6000 rpm o motor tá violento, desce brincando 190 km/h
soh q ainda não tá explodindo no giro como um alcool original. vo manda mais ponto final nele ainda pra ver se melhora.
-
gasosa e 43~45? de ponto final tem que ser bem criterioso na hora de ir afinando combustável, em compensação é o mais gostoso prazer ficar quebrando a cabeça pensando se coloca mais ponto ou se afina mais o combustável… só faça uma coisa de cada vez e boa sorte
-
gasosa e 43~45? de ponto final tem que ser bem criterioso na hora de ir afinando combustável, em compensação é o mais gostoso prazer ficar quebrando a cabeça pensando se coloca mais ponto ou se afina mais o combustável… só faça uma coisa de cada vez e boa sorte
[snapback]537900[/snapback]
entao ainda estou rodando no alcool, mas hj possivelmente passe pra gasosa.
-
uso hallmeter no carro.
mas tipo… esses 2 gicles 220 já vao pra 140 na gasolina.
-
bom… montei a weber, fiz a crva de ponto, pelomenos dessa vez acertei o menino na pistola de ponto... 27 graus de ponto inicial, 43 de final, entre 9 e 9,3 de taxa.
na primeira acertada q estava andando nos ultimos dias, no ovidimetro ( haha ) estava com 33 graus iniciais e tava avan?ando menos.
mas nunca q o motor explode no giro como um alcool original
já to girando ele ate 6500, mas num gostei nao, ficou um cavalo de torque mas não tem alta.
[snapback]537862[/snapback]
putz seu carro ta parecendo o meu, ele tb ta assim, ta um puta cavalo de torq, mas em alta ele fica mt xoxo
tenho q acertar logo esse treco eheheh
-
bom… com o calor que tá fazendo esses dias e os 27 grau de ponto inicial comecei a sentir o carro ficar aspero. ai hj desliguei o avanço a vacuo, senti o carro mais solto, acho q tava fritando demais no ponto mesmo, os 27 inicial mais o avanço emcima ainda hahaha... tb agora tá de 3e 25-29, já que dessa vez vendi a weber mesmo. o carro num dia a noite virou quase 200 km/h com a weber sem filtro. agora com a 3e e filtro de ar ( panelão ) chegou a 185 km/h em 5? e não ia mais. acho q deveria ter esmerilhado mais um pouco a quarta mas blz.
tb tou com um escape canudinho de ap 1.6 hahaha logo eu coloco o certo...
ps: cambio pv é show pra aspro ( bater nem min né ka, qtas vezes vc falou ), vc vai trocando as marchas e em todas ele vai lançando o carro.