Motor 4 cilindros com + de 1000cv
-
? que bunitinho…
pra 1.000cv : o setup de turbina, cabeçote, comando faz com que a turbina só fique cheia após os 7.000rpm ...e com 2,6bar
ali?s... se for ver apenas até 6.000rpm o motor tem apenas 450cv com 1,5bar de pressão...
pra 1.000 a 1.400cv: tem 650cv com 2bar de pressão a uns 6.000rpm e aí cresce até estabilizar aos 7.000rpm e anda com meros 3,8bar de pressão hehehehe
resumindo... até 6.000/6.500 rpm num é nenhum monstro e compatével com o que se tira aqui no brasil (850cv num 2.0 16v) da? pra frente é que o bicho pega mesmo, sem falar que o powerband tá lá no 9.500rpm mesmo hehehehehehehe
[snapback]538279[/snapback]
ali?s… o boost controller pra ajudar a vir pressão mesmo só em giro mais alto e ajudar a por no chão o haras tbm é digno de nota hein...
legal tbm ver que pra mais de 600cv eles recomendam usar suplementares...
[snapback]538281[/snapback]
você tá sendo irúnico, over ???
não entendá seu ponto de vista. pra mim (que sou apenas um
ogro burro) achei perfeito a curva e a entrega de potencia num carro turbo desses com mais de 1000cv e que geralmente são tração dianteira.
tem algo melhor pra se fazer al? ? ?
quantas puxadas será que aguenta um motor desses ?
[snapback]538323[/snapback]
já ouvi falar em nego que correu algumas etapas sem nem desmontar o motor.
tem o 4 cilindros do bob norwood com 4000 cv…..
[snapback]538335[/snapback]
esse não conta….......? um frankenstein que não tem uma única porca sequer, que equipe algum carro normal.
tem 4 cilindros mas a cilindrada é digna de v8, o cabeçote daria pra passar um rio dentro e usa turbinas tão grandes que é preciso de uma injeção de nitro + gasolina pra encher o motor e só depois é usado o combustivel normal que é nitrometano a 90%...............
abraço.
-
mas o dinheiro investido num motorzinho desses é desproporcional, não? o or?amento da divisão esportiva da bmw com visibilidade no mundo inteiro não se compara a qualquer equipe de arrancada/dragster…
[snapback]538392[/snapback]
u?, o dinheiro de uma montadora como a bmw não é diferente do dinheiro de uma general motors.
e as arrancadas nos eua são muito mais valorizadas do que a f1. muito mais.
-
u?, o dinheiro de uma montadora como a bmw não é diferente do dinheiro de uma general motors.
e as arrancadas nos eua são muito mais valorizadas do que a f1. muito mais.
[snapback]538395[/snapback]
tá falando do investimento us$/motor … quantos motores daqueles foram feitosó 10, 20... é como uma jáia ou obra de arte...
? o bichinho...
-
tá falando do investimento us$/motor … quantos motores daqueles foram feitosó 10, 20... é como uma jáia ou obra de arte...
? o bichinho...
[snapback]538397[/snapback]
e esses gms de 1200 hps vc acha q foram feitos quantosó pode acreditar q tb foram poucos os montados pra andar e foram muitos destru?dos em testes.
aqui no pp mesmo ja foi contado muito sobre esses ecotecs, que de ecotec mesmo só tem o nome por questáes de marketing.
-
por favor, vc q é o dono dos f?s clube de motores tecs (vtecs, ecotecs, duratecs e nem.sei.oq.mais.tec), mostre aqui algumas fotos dos blocos e dos cabeçotes desses carros de arrancada com motores gm originais de fábrica.
obrigado.
[snapback]538391[/snapback]
primeiro: não sou fã de tec nenhum…..........mas tenho acesso a muita informação de fora graças ao meu bom entendimento de ingl?s e vejo que tem muita coisa melhor por aí.
não tá discutindo custo-benefício, até pq pra um americano fazer um motor 4 cilindros com seus 600cv custa pra ele lá bem menos do que se fazer um ap com 600cv aqui no brasil. pesa bem menos no bolso do gringo por causa de fatores sócio-econômicos que nem tá a fim de discutir aqui.....
se vc tem ap e acha a 8? maravilha do mundo por causa do desempenho oferecido pelo baixo custo investido ou qualquer outro motivo que seja, tudo bem......cada um na sua e não vou mais tentar explicar nada aqui. agora leia os manuais que postei da gm performance parts que garanto que vc tira vêrios toques legais pra se usar em qualquer motor.
e sobre as fotos, vou ver se acho............até pq não sou tão fan?tico como vc pensa, tia.........apenas leio algumas turbo & high-tech performance e sport compact car que minha m?e manda lá dos states.
ps: eu já postei o regulamento da nhra dizendo que é obrigatério o uso de bloco e cabeçotes originais de fábrica mas se não adiantou, eu vou procurar as fotos, ok ? ?
abraço.
-
primeiro: não sou fã de tec nenhum…..........mas tenho acesso a muita informação de fora graças ao meu bom entendimento de ingl?s e vejo que tem muita coisa melhor por aí.
não tá discutindo custo-benefício, até pq pra um americano fazer um motor 4 cilindros com seus 600cv custa pra ele lá bem menos do que se fazer um ap com 600cv aqui no brasil. pesa bem menos no bolso do gringo por causa de fatores sócio-econômicos que nem tá a fim de discutir aqui.....
se vc tem ap e acha a 8? maravilha do mundo por causa do desempenho oferecido pelo baixo custo investido ou qualquer outro motivo que seja, tudo bem......cada um na sua e não vou mais tentar explicar nada aqui. agora leia os manuais que postei da gm performance parts que garanto que vc tira vêrios toques legais pra se usar em qualquer motor.
e sobre as fotos, vou ver se acho............até pq não sou tão fan?tico como vc pensa, tia.........apenas leio algumas turbo & high-tech performance e sport compact car que minha m?e manda lá dos states.
ps: eu já postei o regulamento da nhra dizendo que é obrigatério o uso de bloco e cabeçotes originais de fábrica mas se não adiantou, eu vou procurar as fotos, ok ? ?
abraço.
[snapback]538402[/snapback]
-
se vc não é fã numero 1 dos tec, acho q ng mais é
-
nunca falei q acho ap a 8? maravilha do mundo. vc esta completamente enganado a meu respeito, me confundiu com outra pessoa ou então não le meus posts sobre esse assunto.
-
conforme eu disse, só volto a falar sobre esse tema contigo qdo vc mostrar aquilo q pedi
-
-
with the gm ecotec global powerplant, we re making over 1,000 horsepower, and the majority of the engine components are production parts, said josh peterson, gm racing sport compact program manager. we re using a production block, production main bearing girdle, production cylinder heads, a production oiling system and a production drive chain. it s simply amazing what we can do with this basic engine package. we believe that we will ultimately reach more than 1,150 horsepower before we exceed the limits of the production parts.
-
,sep 10 2006, 10:35 pm] with the gm ecotec global powerplant, we re making over 1,000 horsepower, and the majority of the engine components are production parts, said josh peterson, gm racing sport compact program manager. we re using a production block, production main bearing girdle, production cylinder heads, a production oiling system and a production drive chain. it s simply amazing what we can do with this basic engine package. we believe that we will ultimately reach more than 1,150 horsepower before we exceed the limits of the production parts.
[snapback]538420[/snapback]
isso eu sei, em momento algum duvidei da potência, só quero fotos dos motores desmontados mostrando que tudo o q usam ali é do mesmo ecotec dos carros de série, tipo pistões, bielas, parafusos, valvulas, ja que disseram aqui no tópico q são montados com peças q podem ser compradas em concession?rias
-
isso eu sei, em momento algum duvidei da potência, só quero fotos dos motores desmontados mostrando que tudo o q usam ali é do mesmo ecotec dos carros de série, tipo pistões, bielas, parafusos, valvulas, ja que disseram aqui no tópico q são montados com peças q podem ser compradas em concession?rias
[snapback]538423[/snapback]
pois eh… eu tb... o cara foi muito claro... o bloco, o cabecote etc sao de linha de producao...
mas nada impede que seja da melhor linha de producao que eles possam encontrar, e duvido muuuuuito que todo o resto seja de linha comum... bielas, pistoes, aneis, pinos etc devem ser no minimo de kriptonita
sem falar que esse cabecote ? de linha? deve ser fucado ate a alma, e devem gastar um monte de engenheiro-hora pra mapear uma injecao / ignicao dessas....
eh o mesmo que comparar um motor lancia da epoca da serie b com o motor do tiozao de tempra stile da esquina... distancia abissal.....
-
[snapback]538423[/snapback]
carol, é o seguinte: nenhum carro de arrancada sório anda com pistões, bielas, parafusos e valvulas originais de fábrica …........nem nos eua, nem aqui e nem em lugar nenhum, né ? ?
os motores citados aqui, tem 2 fam?lias distintas.
h? os que competem em categorias como a hot rod que é idêntica é nossa fltd (e já postei isso) que andam com bloco e cabeçote que equipam modelos originais (como o chevrolet cobalt, por exemplo) mas geralmente usam vira forjado mesmo e com menos curso.......bielas mais longas e pistões forjados que resultam num motor baixado pra + - 2.1l que gira 10.000 rpm com metanol e seus 4,0 bar de pressão totalizando perto de 1.200cv como o macaco postou al? em cima. o recordista da categoria anda na casa dos 7 segundos.
e tem os motores big-block que geralmente competem em categorias com chassis tubular e tração na maioria traseira. (mas tem dianteira também).
esses motores são os que só tem ecotec no nome, pois usam blocos de aluminio forjado sem circulação de agua, cabeçotes billet (feitos de um pedaão macião de aluminio) e demais coisinhas que levam essas crianças é seus quase 1.500cv de potencia andando na casa dos 6 segundos baixos.
e todas essas peças podem ser compradas/encomendadas em qualquer concession?ria gm atravṍs da sua divisão de competição que é a gm performance parts. se quiser te passo os part number .......
quanto as fotos: tá procurando, mas tá dificil......nego não vai entregando o jogo assim, né ? ? mesmo sendo peças comuns tem muuuito segredo na montagem e etc..........até por aqui é dificil esse tipo de coisa também............
por exemplo: alguém aqui tem fotos dos motores da steel ??????
e do cabeçote do cl?vis waechter ???
sentiu o drama, tia ???
abraço.
-
carol, é o seguinte: nenhum carro de arrancada sório anda com pistões, bielas, parafusos e valvulas originais de fábrica …........nem nos eua, nem aqui e nem em lugar nenhum, né ? ?
os motores citados aqui, tem 2 fam?lias distintas.
h? os que competem em categorias como a hot rod que é idêntica é nossa fltd (e já postei isso) que andam com bloco e cabeçote que equipam modelos originais (como o chevrolet cobalt, por exemplo) mas geralmente usam vira forjado mesmo e com menos curso.......bielas mais longas e pistões forjados que resultam num motor baixado pra + - 2.1l que gira 10.000 rpm com metanol e seus 4,0 bar de pressão totalizando perto de 1.200cv como o macaco postou al? em cima. o recordista da categoria anda na casa dos 7 segundos.
e tem os motores big-block que geralmente competem em categorias com chassis tubular e tração na maioria traseira. (mas tem dianteira também).
esses motores são os que só tem ecotec no nome, pois usam blocos de aluminio forjado sem circulação de agua, cabeçotes billet (feitos de um pedaão macião de aluminio) e demais coisinhas que levam essas crianças é seus quase 1.500cv de potencia andando na casa dos 6 segundos baixos.
e todas essas peças podem ser compradas/encomendadas em qualquer concession?ria gm atravṍs da sua divisão de competição que é a gm performance parts. se quiser te passo os part number .......
quanto as fotos: tá procurando, mas tá dificil......nego não vai entregando o jogo assim, né ? ? mesmo sendo peças comuns tem muuuito segredo na montagem e etc..........até por aqui é dificil esse tipo de coisa também............
por exemplo: alguém aqui tem fotos dos motores da steel ??????
e do cabeçote do cl?vis waechter ???
sentiu o drama, tia ???
abraço.
[snapback]538443[/snapback]
fotos dos pistões, bielas e demais peças q eles (os q vc citou) usam é simples de conseguir, senão as deles mesmo, se consegue o nome dos fabricantes e pronto. isso é simples e não tem nenhum segredo.
e pelo q vc falou, os tais ecotecs , mesmo não sendo os big block passam looonge das configs originais características dos ecotecs. fizeram verdadeiros franksteins ali né…
era bem o q eu pensava, só mantiveram o nome mesmo, pq o resto...outro curso no vira, bielas de outras medidas...vai vendo...
-
olha, nunca uma equipe da nhra sport compact vai gastar o mesmo que uma equipe de f-1 gasta num motor.
são mundos totalmente distintos, o dinheiro que rola na f-1 é coisa de louco. não adianta uma empresa chegar e jogar trilhões pra fazer um ecotec de 1.500cv porque não vai ter retorno.
f-1 é vista em quase todos os pa?ses do mundo, qualquer um na rua sabe o nome de pelo menos 1 piloto ou equipe de f1…. agora vai perguntar se conhecem algum piloto/equipe da nhra vão perguntar o que é nhra hehehehehhe
até aqui que é um fórum da galera que ama carros de arrancada aposto que pouquêssima gente sabe o nome dos campeões das categorias da nhra sport compact ano passado.
nunca uma montadora gastou tanto na sport compact quanto a gm, e mesmo assim o total gasto é uma fraçãozinha do que uma equipe de f-1 gasta.
a mazda, dodge e toyota tem carros correndo mas o apoio da fábrica é fraco. quando o shaun carlson montou o focus (coisa de 4/5 anos atrás) a ford deu uma ajudinha no comeão e quando o carro começou a mostrar resultado ele perdeu a ajuda. depois foi pra dodge mopar e passou pela mesma coisa. os carros da honda são patrocinados por empresas de peças de performance, fora os caras que montam os carros de 1.000hp na ra?a, na garagem de casa.
só um exemplo, o campeão 2005 da pro fwd foi o ed bergenholtz com um mazda6, o carro dele tem seus 1.300cv e a ajuda que ele recebe da mazda é pofia (pra não dizer nenhuma), ainda assim ele conseguiu marcar 7,9s nos 402m. para esse ano eles conseguiram o patroc?nio da audiobahn e o ron b (chefe da equipe) declarou que com essa ajuda financeira eles vão poder arriscar mais porque só agora vão dispor de um motor reserva pra cada prova. o cara que monta os motores deles tem um mazda aspirado de 400cv, é o ex dono da golden eagle mfg. os caras conseguem números sempre usando motores de última geração. não tá falando que eles gastam pouco, mas também eles não gastam rios de dinheiro como muita gente acha.
voltando ao tátulo do tópico... na pro fwd os carros tem em média 1.300 a 1.500cv, 4 cilindros e a cilindrada máxima permitida é 2.7 se não me falha a memória.
all motor (aspirado) tem neguinho chegando nos 400hp nas rodas. hot rod (+ ou - nossa fltd) tem honda montado sem ajuda de montadora ou patrocinadores grandes com 900-1000hp, fora os ecotecs cavalos.
-
esse não conta….......? um frankenstein que não tem uma única porca sequer, que equipe algum carro normal.
tem 4 cilindros mas a cilindrada é digna de v8, o cabeçote daria pra passar um rio dentro e usa turbinas tão grandes que é preciso de uma injeção de nitro + gasolina pra encher o motor e só depois é usado o combustivel normal que é nitrometano a 90%...............
o tópico pergunta sobre 4 cilindros e mais nada. não sabia q tinha essas restrições q vc colocou qto as respostas.
e qto ao cabeçote q passa um rio dentro e turbinas bl? bl? são necessarias p/ gerar a potencia citada, ou tem uma maneira de gerar 4000cv sem ter bastante fluxo?
sem mais.
-
thiago:
pra um carro de pista é o setup ideal (por assim dizer) mesmo… gira muito, entrega potência numa faixa larga (de 7.500 a 9.500), não ?ra ironia naum... apenas a constatação de que se não se tira essa potência no brasil é puramente por uma questão de tempo já que o caminho é bem claro, ali?s hoje em dia num falta potência, falta tracionar melhor
ka:
tem foto do bloco naquela pogina que foi postada, é peça de fabricação normal sim, mas obvio que bielas e pistões não são inclusive na pogina tem o part list que mostra claramente que as peças podem ser compradas (encomendadas na verdade) num concession?rio gm americano ou qdo são de terceiros (bielas por exemplo) tem o fabricante e o pn dele...
qto ao motor de f1 x ecotec, os f1 duravam uma corrida e se joga fora ele, num se dá nem ao trabalho de tentar aproveitar algo, desmonta pra aprender os pontos fracos e tentar melhorar, mas num reaproveita um parafuso dele (naquela época claro)
-
qto ao motor de f1 x ecotec, os f1 duravam uma corrida e se joga fora ele, num se dá nem ao trabalho de tentar aproveitar algo, desmonta pra aprender os pontos fracos e tentar melhorar, mas num reaproveita um parafuso dele (naquela época claro)
[snapback]538575[/snapback]
os de f1 duravam uma corrida toda. agora poe qq um desses ai de arrancada @ 1400 cvs pra dar uma volta no circuito pra ver se volta inteiro…
não compreendi porque criar tanta discusão , se o cabecote é alien ou o pistao é de adiamantium.. o legal é que tiram 1400cv … sendo assim .. pode-se pensar num carro de 4cl para o dia a dia com 600cv sem quebras.
[snapback]538577[/snapback]
isso pode mesmo e não é de hj. o povo mais bitolado é q teima em não acreditar q é possivel.
-
qto ao motor de f1 x ecotec, os f1 duravam uma corrida e se joga fora ele, num se dá nem ao trabalho de tentar aproveitar algo, desmonta pra aprender os pontos fracos e tentar melhorar, mas num reaproveita um parafuso dele (naquela época claro)[snapback]538575[/snapback]
queria muito mesmo saber de onde vc tirou essa informação.
os blocos dos bmw f1 eram de carros bmws de rua e nos anos 80 a tecnologia não era isso que vemos hoje em dia na f1 não, vc olha a foto de um motor desses e ve que era montado com peças relativamente simples, eram motores de aparencia rustica, nada como os motores de hoje. contavam com bons projetos e muito desenvolvimente tecnico.
duvido muito que jogassem blocos já maturados no lixo assim como vc fala. trocar pistões, bielas e partes moveis ainda vai, é normal… isso fazem nos top fuel em cerca de 1 hora depois de cada duas puxadas, mas mesmo assim, ainda tenho duvidas se ia tudo mesmo para o lixo.
-
anderson, a fadiga que é causada numa condição de usoestressante como numa prova de f1 é tremenda, e fadiga é algo que não se consegue prever o comportamento com precisão…se vc fosse dono de uma equipe de f1 e com um or?amento pra lá de estratosf?rico vc arriscaria perder uma prova por quebra de motor sendo que este é fornecido pelo seu parceiro (no caso a bmw) e ganhar uma corrida ou até mesmo chegar ao fim dela represetna milhões de patrocinadores?...
não me lembro quem disse que um motor de f1 que num estivesse esgotado ao fim da corrida ?ra sinla de incompet?ncia da equipe porque não estava no limite de aproveitamento do mesmo...
ka:
concordo, são usos muito diferentes...
-
anderson, a fadiga que é causada numa condição de usoestressante como numa prova de f1 é tremenda, e fadiga é algo que não se consegue prever o comportamento com precisão…se vc fosse dono de uma equipe de f1 e com um or?amento pra lá de estratosf?rico vc arriscaria perder uma prova por quebra de motor sendo que este é fornecido pelo seu parceiro (no caso a bmw) e ganhar uma corrida ou até mesmo chegar ao fim dela represetna milhões de patrocinadores?...
não me lembro quem disse que um motor de f1 que num estivesse esgotado ao fim da corrida ?ra sinla de incompet?ncia da equipe porque não estava no limite de aproveitamento do mesmo...
ka:
concordo, são usos muito diferentes...
[snapback]538585[/snapback]
leia sobre os blocos