Motor 4 cilindros com + de 1000cv
-
l? fala que no comeão eles usaram motores com 100.000km, mas não eram 100.000km com 1.400cv e sim com a potência original dele como um 2.0 que é bem menos estressante.
depois no mesmo texto ele afirma que pra evitar ficar sem motores (ou seja se substituia com certa frequência, já que são apenas 2 motores na corrida mais o(s) reserva) desenvolveram um tratamento quimico pra obter o mesmo encruamento do bloco.
não diz especificamente que o bloco era usado em 2 corridas (mas concordo que tbm num diz que num ?ra)
reafirmo a pergunta…vc colocaria a perder uma corrida e milhões em patrocinio por causa de um bloco ou trocaria preventivamente é
-
l? fala que no comeão eles usaram motores com 100.000km, mas não eram 100.000km com 1.400cv e sim com a potência original dele como um 2.0 que é bem menos estressante.
depois no mesmo texto ele afirma que pra evitar ficar sem motores (ou seja se substituia com certa frequência, já que são apenas 2 motores na corrida mais o(s) reserva) desenvolveram um tratamento quimico pra obter o mesmo encruamento do bloco.
não diz especificamente que o bloco era usado em 2 corridas (mas concordo que tbm num diz que num ?ra)
reafirmo a pergunta…vc colocaria a perder uma corrida e milhões em patrocinio por causa de um bloco ou trocaria preventivamente ?
[snapback]538598[/snapback]
estamos cansados de saber que nem todo bloco (ou qualquer outra peça) sai igual da linha de produção. tanto que aqui mesmo no .br já tem gente passando bloco no raio x para poder procurar fissuras que possam vir a comprometer o funcionamento sovi?tico do motor. sendo assim, não acredito que fossem simplesmente descartados após a corrida como vc esta afirmando. acredito sim numa verificação muito minuciosa.
note que não estou dizendo que os blocos e partes não era trocadas, claro q não é isso só estou batendo na tecla de que não ia tudo para o lixo sem mais nem menos.
quando a gente fala de f1 nos vem a cabeça o circo de hoje em dia, mas devo lembrar que em 1983 a coisa era muuuuuito diferente, tenho amigos mais velhos que ficavam nos boxes batento papo com o piquet enquanto rolavam treinos de sexta feita, imagina isso hoje em dia???? na epoca a f1 ainda não era refinada (afrescalhada) como é hoje em dia, era mecanica suja mesmo, mecanicos com graxa no macacão e ate carros sujos com pinturas foscas e marcadas alinhados no grid.
-
bom, como nenhum de nés dois conhece alguem que trabalhou na f1 (pelo menos ainda naum ehehehe) naquela época não vamos saber quem tem a razão
de toda forma em 83 podia até ser mais simples a f1, mas certamente já se falava de or?amentos na casa de milhões (no plural) e o custo de um bloco (ainda mais um de produção normal) está longe de ser algo critico… eu se fosse dono de equipe trocaria sem nem pensar...
-
voltando ao tópico…..............
-
voltando ao tópico…..............
[snapback]538624[/snapback]
eu penso o seguinte: potencia é comburente + combustivel + fa?sca, tudo isso combinado em grandes quantirades na hora certa. então, não tem porque ficar discutindo se o bloco é original ou não. e é original, fora o fato de que os prisioneiros do cabeçote são os mesmos que prendem os mancais, o virabrequim é especial, o cabeçote é retrabalhad?ssimo, mas a carca?a um dia passou por uma linha de produção, foi comprada e retrabalhada. o ponto que os caras que fazem esses motores chegaram que outras pessoas não chegaram, é o fato de conseguirem socar 60psi de turbo, não fazer com que o motor quebre no meio, e conseguir alimentar isso e queimar isso adequadamente. se analisar friamente, é uma questão de estudo, $$$ e paciencia, mais estudo e paciencia do que $$, tem gente que gasta muita grana atras de receitas furadas, monta 10 motores ate conseguir um meia boca, ate onde eu sei não conheão ninguem que tenha pego para desenvolver um propulsor realmente a fundo. por exemplo, vedação de cabeçote, 10 prisioneiros é pouco pra vedar 1000hps, mancais que quebram, é só desenvolver um sub bloco e mancais mais fortes, com mais prisioneiros, se o curso (dos aps por exemplo) é ruim pro projeto, fabrica-se um virabrequim, e assim vai. a diferença é que os caras desenvolveram os tec?s. e os após não tec?s, não são desenvolvidos. são alvos de pessoas que ficam fazendo experiencias e dando murro em ponta de faca, sem ir a fundo na raiz do problema.
-
bom no japao e eua da….
-
e la fora nao se tem nenhum vw 4 cil seja 16v ou 20v que os doido tira 1000hpo
[snapback]538746[/snapback]
de 1000 hp não, mas na alemanha principalmente, tem muito vw mexido…
a praia deles é outra, corrida de circuito e rallye, e 1000 hp num tração dianteira pra fazer um trackday (coisa q tem de monte por lá) é pedir pra moer tudo na 1a volta, fora q o cara vai ter q entrar nas curvas a 2000 rpm pra não destracionar e o carro sair reto na 1a curva...
-
a praia deles é outra, corrida de circuito e rallye, e 1000 hp num tração dianteira pra fazer um trackday (coisa q tem de monte por lá) é pedir pra moer tudo na 1a volta, fora q o cara vai ter q entrar nas curvas a 2000 rpm pra não destracionar e o carro sair reto na 1a curva...
[snapback]539319[/snapback]
na alemana…...o que pega é subida de montanha.........
-
[snapback]539319[/snapback]
hehehehe mas bem que tem aquela m5 da vsmotor que é digamos um monstrengo de potencia(1000hp) nos trackday
-
to lembrando de uns vêdeos que um amigo me gravou num cd a uns anos atrás… num deles a uma certa altura o carinha tá filmando de dentro do carro (uma bm bem forte mesmo)... no comeão ele sai manhazinha mas pelo velocimetro vc percebe que o carro é forte pacas... e começa a andar no autodromo cada vez mais rápido até se embolar com um porshe carrera, na reta ela simplesmente esmaga o porsche, aí na curva e chicane o porsche vem, poe do lado mas num passa...
o carinha fala em alemão e num sei o que ele diz, mas se percebe pelo tom de voz que ele tá incomodado com o fato de num conseguir mais se distanciar da porsche (porque provavelmente o dara da porsche começou a andar mais forte só depois da bm ter leh ultrapassado) e começa a ficar mais agressivo...até que uma hora o cara da bm tenta fazer um power-estering (algo como um drift hehehe num sei muito bem os termos que o pessoal usa) erra feio e a bm dá e cara no muro...
só sei que entendi um palavrão em alemão cassaisser (num sei se é assim que escreve uahuahau mas o sentido ficou bem claro)..
a? corta, mostra o carro porrado (rregaão na frente total) e passa a ficha técnica... bm328i e 650ps...
-
na alemana…...o que pega é subida de montanha.........
[snapback]539407[/snapback]
tb…e nesse caso potência demais pode significar rolar morro abaixo
hehehehe mas bem que tem aquela m5 da vsmotor que é digamos um monstrengo de potencia(1000hp) nos trackday
[snapback]539532[/snapback]
realmente ela anda forte, mas o q lixa os pneus tb aquela bimmer…hehehehe
-
-
também partilhava da opnião de vocês, mas cheguei a conclusão de que o motor gm só atinge e ultrapassa a barreira dos fenomenais 1.000 cv quando são investidos muito tempo, técnica e dinheiro, portanto os nossos ap, considerados incapases de tamanha façanha, não atingem a casa dos 4 digitos por causa de problemas do projeto original, o que no caso destes ecotec é resolvido na própria empresa, mas no nosso caso (sem o apoio da vw) pode ser realizado com o investimento na estrutura e no desenvolvimento de peças que adequem o propulsor a potência pretendida, o que não ocorre pela simples falta de investimento, pois quem sabe com um bloco especial o ap não aguenta uns pistões mais taludos , ganhando em cilindrada, potência, e o mais importante: corrigindo falhas na estrutura original, garantindo uma durabilidade ao motor e etc.
-
também partilhava da opnião de vocês, mas cheguei a conclusão de que o motor gm só atinge e ultrapassa a barreira dos fenomenais 1.000 cv quando são investidos muito tempo, técnica e dinheiro, portanto os nossos ap, considerados incapases de tamanha façanha, não atingem a casa dos 4 digitos por causa de problemas do projeto original, o que no caso destes ecotec é resolvido na própria empresa, mas no nosso caso (sem o apoio da vw) pode ser realizado com o investimento na estrutura e no desenvolvimento de peças que adequem o propulsor a potência pretendida, o que não ocorre pela simples falta de investimento, pois quem sabe com um bloco especial o ap não aguenta uns pistões mais taludos , ganhando em cilindrada, potência, e o mais importante: corrigindo falhas na estrutura original, garantindo uma durabilidade ao motor e etc.
[snapback]540987[/snapback]
alguns vão falar que dessa forma não será mais um ap. então fiquem felizes com seus 500 cv, pois não existe nenhum motor que suporte tamanho aumento de potência sem passar por uma total reestruturação.