Como melhorar a aerodinamica
-
veja só… é muito bonito muito legal essa história de chapa embaixo... mas tem que ver se vai dar tempo de confeccionar, adaptar, prender, e testar antes... talvez seja mais seguro se concentrar no acerto do carro, sem exagerar na ida pra nao estourar tudo... e na volta pode dar mais meia voltinha
escolha e teste dos pneus, como retirar ou vazar o para choque traseiro, como rebaixar o maximo possivel sem arrastar no chao nas depressões e com a maxima seguranca (no mola cortada please)...
que mais... sei nao... e deixa a placa em 2.o plano... se rolar, otimo... se não, não tem problema... afinal vc postou ai que ja chegou uma vez a 260 e tralala, entao pode muito bem chegar de novo
e sem isso tudo...
abraão e boa sorte...
p.s. filma tudo por favor... e sem trilha sonora de fundo pra gente escutar o aviao zumbindo debaixo do capo...
-
isso não deixaria o carro leve demais por baixo? ou isso atrairia mais o carro em direção ao solo?
[snapback]539064[/snapback]
carol, a princ?pio não deve ocorrer nem um nem outro… a função da chapa é proporcionar uma superf?cie livre de irregularidades para o fluxo de ar por baixo do carro, melhorando o cx.
para grudar o carro no ch?o, o chamado efeito solo , deve-se isolar as laterais com saias o mais rente possíveis do ch?o.. assim o fluxo de ar entrando ou saindo pelas laterais seria minizado. então deve-se colocar um extrator na traseira, para comunicar a zona de baixa pressão da traseira do veículo com o fundo do mesmo (da? o nome, extrator ), reduzindo a pressão no fundo do carro em relação é parte de cima, e assim criando sustentação negativa.
outras medidas, além das que vc falou, seriam usar rodas o mais planas e fechadas possíveis (orbital rox nessa hora) e fechar parte ou todas as entradas de ar na frente do carro...
rebaixar o carro o máximo possível, como falaram, é bastante eficaz, reduz o cx e a área frontal.
[]s
-
o esquema de vedar com fita adesiva não é um refor?o, e sim de melhorar a aerodin?mica
isso de abrir um vão na parte de cima das portas costuma acontecer acima de 250 km/h na linha gol até 1995
[snapback]539055[/snapback]
andei poucas vezes acima de 200, e cheguei no máximo a ~235km/h reais, mas me parece que já em 210-220 as portas começam a abrir…
-
carol, a princ?pio não deve ocorrer nem um nem outro… a função da chapa é proporcionar uma superf?cie livre de irregularidades para o fluxo de ar por baixo do carro, melhorando o cx.
para grudar o carro no ch?o, o chamado efeito solo , deve-se isolar as laterais com saias o mais rente possíveis do ch?o.. assim o fluxo de ar entrando ou saindo pelas laterais seria minizado. então deve-se colocar um extrator na traseira, para comunicar a zona de baixa pressão da traseira do veículo com o fundo do mesmo (da? o nome, extrator ), reduzindo a pressão no fundo do carro em relação é parte de cima, e assim criando sustentação negativa.
outras medidas, além das que vc falou, seriam usar rodas o mais planas e fechadas possíveis (orbital rox nessa hora) e fechar parte ou todas as entradas de ar na frente do carro...
rebaixar o carro o máximo possível, como falaram, é bastante eficaz, reduz o cx e a área frontal.
[]s
[snapback]540430[/snapback]
certo.
e esse extrator só surtiria efeito num assoalho liso (em chapa)? recursos aerodinamicos como esse efeito solo são permitidos nessas competiçõesó se forem, ta ai mais uma dica pro nosso colega do gts.
andei poucas vezes acima de 200, e cheguei no máximo a ~235km/h reais, mas me parece que já em 210-220 as portas começam a abrir…
[snapback]540431[/snapback]
cruel, sentir um arzinho entrando por cima das portas…os limpadores ficando retos e o do motorista simplesmente batendo no retrovisor esquerdo
-
não é permitido postar no pp isso
só se tu arrumar a pista, a liberação pela prefeitura local, e a equipe de param?dicos para atender devido ao risco…
[]s
[snapback]539235[/snapback]
nao sei por que o aviso
a competicao nao e em uma base aerea fechada para competidores e imprensa???
ja serve
-
como melhorar a aerodin?mica da sua jaca.
tampe com fita todas as arestas;
rebaixe o carro ao máximo;
incline ainda mais o parabrisa;
alongue o máximo possível o carro;
afine a frente e a traseira do carro;
faça o chão por baixo do carro plano com uma grande abertura atrás;
tape as rodas com c?rculos de papel?o;
martele toda a lataria, pra ficar paracida com uma bola de golfe;
coloque um aerof?lio e um spoiler dianteiro para regular a sustentação.
no final, vc vai ter algo parecido com isso:
-
nunca vi carros foguete que correm no deserto com lataria imitando superficie de bola de golf não…
-
vai rolar aquela competição de quebra de recorde e estava pensando em melhorar a aerodimanica. eu sinto que o parachoque trazeiro prende um pouco o carro?
estava pensando em levantar a arte trazeira do capo e fazer uns furos no parachoque trazeiro, oque possos melhorar ainda?
[snapback]538821[/snapback]
ae amigo boa sorte lah no km lançado, faça jus aos 4drados e aos amantes de final como eu, iria tbm mas problemas financeiros me impedem de ir a tal evento q pra mim particularmente é o melhor, vi q sera um evento sório, q faz o se propoem, nada de coisas mal feitas e sim ordem na casa…
bom, como sempre to tentando melhorar o arrefecimento da parati, e esperava tal prova do km lancado pra por em pratica mais uma ideia minha, pena q a $$$ me impediu disso, ou seja, vou andar na rua, mas vou ajudar a galera q tanto sofre com problemas de arrefecimento....
vamos la entao
olhem as fotos k vcs entenderam ok qq duvida to aki galera, ou seja, fiz uma especie de flauta ligada nos selos do motor, toda em aluminio, utilizando mangueiras aerokip, e liguei elas num t antes do radiador, a função é retirar a agua quente dali, aonde geralmente eskenta demais, assim vc kria uma especia de fuga da agua kente saindo do bloco e indo direto pro radiador
estou testando ainda, mas ja posso garantir q andando com o carro a temperatura abaixou 3 graus celsius, nada mais q uma maneira de melhorar o arrefecimento do bloco, logico q pra isso o radiador tem q ser bem reforcado, como usar o radiador de passat iraquiano, ou do gti com ar, e se possivel com novas colmeias, ja no meu caso, uso carca?a do gti e colmeia de caminhao, e fora o uso tbm do intercooler rsrs
p.s: não liguem pro meu eskape de 2 1/2, ja sei q ta errado e qdo puder farei um de 3 polegadas rsrs e viva os 4drados de final, voando pedaão pra todo lado
-
num da para ampliar :-(
-
bom se não me engano..os vectras gsi usavam essa chapa interi?a por toda a extensão inferior do carro…
a 4rodas disse q a época esse foi um dos grandes trnfos do ?timo cx do gsi...
[] s
-
certo.
e esse extrator só surtiria efeito num assoalho liso (em chapa)? recursos aerodinamicos como esse efeito solo são permitidos nessas competiçõesó se forem, ta ai mais uma dica pro nosso colega do gts.
cruel, sentir um arzinho entrando por cima das portas…os limpadores ficando retos e o do motorista simplesmente batendo no retrovisor esquerdo
[snapback]540435[/snapback]
o efeito seria bem maior caso o motor tenha saias laterais tao mais proximasdo chao qto possivel, pra grudar no chao..
o assoalho reto seria mais para baixar a resistencia ao movimento. nao tenho condicoes de afirmar se teria influencia na sustentacao.
que eu saiba, nao existe nenhuma regulamentacao desse tipo nessas provas… (somente na arrancada)
e nao entendi a parte do motorista bater no retrovisor esquerdo...
-
nunca vi carros foguete que correm no deserto com lataria imitando superficie de bola de golf não…
[snapback]540862[/snapback]
? pq eles não tem_as_manhas.
na verdade, o interessante mesmo seria deixar a frente bem rugosa e da metade pra tr?s bem lisinho, polido mesmo.
ps: já viu algum carro foguete de perto? vai que numa dessa…
abraços.
-
? pq eles não tem_as_manhas.
na verdade, o interessante mesmo seria deixar a frente bem rugosa e da metade pra tr?s bem lisinho, polido mesmo.
[snapback]541415[/snapback]
discordo da bola de golfe e discordo tb da frente rugosa.
a boal de golfe tem um reynolds alto, já que ela é bem pequena… por isto que se consegue diminuir o efeito das vorticidades com os rebaixos... em um carro para vc ter o mesmo vc teria que andar a velocidades supersonicas, onde o ar não se comporta mais como incompressivel, entao nada disse funcionaria.
qto é frente rugosa para vc ter escoamento turbulento o quanto antes tb é muito discutável... além de ser de difácil aplicação. em um caixa vc não vai conseguir postergar a descolacao da camada limite, dado o formato inclinado do parabrisa traseiro. entao deixe tudo liso e como o minimo de frestas, para vc ter um menor arrasto rugoso mesmo
sou da opiniao do rodrigo:
-
rebaixar o carro, sem comprometer a suspensao (menor area frontal)
-
tampar todas as frestas (atraso da formacao de regime turbulento, menor arrasto)
qto a chapa em baixo, deve ajudar, pois mantem a camada limite debaixo do carro menor sem entrar em interferencia com a do solo, mas nunca vi nenhum dado ou experimento sobre isto, então é achismo já vi bons resultados em carros de corrida.
fechar as laterais é uma boa, pois diminui efeitos tridimensionais... mas para funcionar tem q ficar bem perto do chao (ordem de milimetros) e nao sei se da para fazer na rua....
boa sorte e poste resultados
-
-
então, é tudo suposição te?rica.
se vc conseguir evitar a formação da camada limite na frente, e conseguir a formação dela atrás do carro, vc consegue diminuir o arrasto aerodin?mico.
assim como acontece na bola de golfe, que com seus rebaixos na superf?cie impedem a formação da camada limite. não tem pq ser diferente num carro.
claro que isso deve implicar em outros problemas, ou mesmo nem fazer um efeito significativo para a velocidade na qual o carro anda, enfim.
de qualquer maneira, seria interessante testar um dia num tánel de vento.
abraços.
-
discordo da bola de golfe e discordo tb da frente rugosa.
a boal de golfe tem um reynolds alto, já que ela é bem pequena… por isto que se consegue diminuir o efeito das vorticidades com os rebaixos... em um carro para vc ter o mesmo vc teria que andar a velocidades supersonicas, onde o ar não se comporta mais como incompressivel, entao nada disse funcionaria.
qto é frente rugosa para vc ter escoamento turbulento o quanto antes tb é muito discutável... além de ser de difácil aplicação. em um caixa vc não vai conseguir postergar a descolacao da camada limite, dado o formato inclinado do parabrisa traseiro. entao deixe tudo liso e como o minimo de frestas, para vc ter um menor arrasto rugoso mesmo
sou da opiniao do rodrigo:
-
rebaixar o carro, sem comprometer a suspensao (menor area frontal)
-
tampar todas as frestas (atraso da formacao de regime turbulento, menor arrasto)
qto a chapa em baixo, deve ajudar, pois mantem a camada limite debaixo do carro menor sem entrar em interferencia com a do solo, mas nunca vi nenhum dado ou experimento sobre isto, então é achismo já vi bons resultados em carros de corrida.
fechar as laterais é uma boa, pois diminui efeitos tridimensionais... mas para funcionar tem q ficar bem perto do chao (ordem de milimetros) e nao sei se da para fazer na rua....
boa sorte e poste resultados
[snapback]541530[/snapback]
como que a bola tem reynolds alto por ser pequena, se re = (rho . v . d ) / mi , ou seja, o par?metro referente ao tamanho do objeto está no numerador?
não entendi…
mas com certeza, se fosse bom fazer textura de bola de golfe em carro, f?rmula 1 seria assim...
, streit
hehehheheheheheheheh
-
-
como que a bola tem reynolds alto por ser pequena, se re = (rho . v . d ) / mi , ou seja, o par?metro referente ao tamanho do objeto está no numerador?
não entendi…
mas com certeza, se fosse bom fazer textura de bola de golfe em carro, f?rmula 1 seria assim...
, streit
hehehheheheheheheheh
[snapback]541672[/snapback]
vc deveria saber que f1 não é par?metro para isso. pois lá, o tipo de carenagem causa bastante arrasto, tanto é que o cx de um f1 é quase 1. em meio a isso, ter aquele nariz liso ou enrrugado deve causar nenhum efeito.
pra falar a verdade, hoje em dia f1 só é par?metro de pilantragem.
abraços.
-
vc deveria saber que f1 não é par?metro para isso. pois lá, o tipo de carenagem causa bastante arrasto, tanto é que o cx de um f1 é quase 1. em meio a isso, ter aquele nariz liso ou enrrugado deve causar nenhum efeito.
pra falar a verdade, hoje em dia f1 só é par?metro de pilantragem.
abraços.
[snapback]541757[/snapback]
com aquelas asas enormes que geram sustentacao negativa igualmente enorme, mais ar rodas expostas, o cx nao poderia ser outro…
eu poderia dizer que nem por isso eles deixam de procurar otimizar o escoamento ao redor do carro... mas deixa pra lah.. eheheheheh
t?ca fazer o mavecao como bola de golfe então
-
com aquelas asas enormes que geram sustentacao negativa igualmente enorme, mais ar rodas expostas, o cx nao poderia ser outro…
eu poderia dizer que nem por isso eles deixam de procurar otimizar o escoamento ao redor do carro... mas deixa pra lah.. eheheheheh
t?ca fazer o mavecao como bola de golfe então
[snapback]542136[/snapback]
ah tá.. ficando pessoal a discussão então.
vou deixar o maveco bem lisinho. pq senão, depois que eu der ralo em 4cc turbo, ainda vão dizer que foi só por causa da aerodin?mica. vai ser o fim da picada.