Carburador dfv dodge dart
-
acho q ele vai tirar a foto do bico original da injeção, não do suplementar
[snapback]539699[/snapback]
original monoponto é isso? mas é que o original monoponto o corpo onde fica o bico é largo, e o bico fica dentro da boca nao é isso?
nesse esquema vai ser um pouco diferente. os 2 bicos vao ficar bem em cima cada um da sua borboleta, sem aquele corpo que tem em volta do monoponto original. por isso o bico nao pode pulsar pra fora de jeito nenhum. acho que depois vou fazer uma barreira pra evitar que va combustivel pra fora da borboleta. o certo mesmo seria colocar uma cornetinha, pra ter um diametro maior onde o bico pulsa, e ir afinando ateh a borboleta… bom, com certeza nao vai ficar perfeito de cara e vai precisar de melhorias...
-
-
po que animal kra acho que vai ser bem possivel de fazer o lance hein
flavio, se nao for muito trabalho, tenta levantar as seguintes infos pra mim
-diametro do corpo onde fica o bico, visto que o bico fica enfiado no buraco e nao sobre ele como eu ia fazer
-distancia do bico pra borboleta
-profundidade em que o corpo afunila, e pra quanto ele afunila…
vc reparou se o combustivel chega a tocar as paredes em marcha lenta? ele é injetado antes da parte que afunila ou é injetado direto onde afunila pra rebater na parede?
kra, por esse desenho, vou pegar um cano de escape do diametro da borboleta, alargar ele na maquina que entorta cano pra fazer afunilar, e colocar o bico praticamente como o seu, ja dentro do cano, mas na parte larga, antes de afunilar...
fiz uns testezinhos hj com o sistema no meu carro, desligando os bicos originais, e o maior problema que encontrei foi pra dar marcha lenta, mas tb, a posicao do bico ta longe da ideal né??? acho que fazendo tudo direitinho vai funcionar bem...
video do teste...
http://www.youtube.com/watch?v=chzrojvijss
passei num amigo meu preparador e peguei uma base do dfv446 emprestada, que segundo ele é do dodge dart e do opala. no opala muda soh os gigles. alias, no opala alcool ele disse que é exatamente o mesmo do dart gasolina e é um pouco diferente do que o zoega postou. o do zoega é parecido, mas provavelmente do galaxie.
fotos do 446
mas é disso aqui que vcs gostam né?
carburador quadrijet edelbrock
-
-
?, fiquei sabendo ontem, que é o 318, pq é o da crysler… 302 é o ford. e é 5.2 mesmo... valeu ka
por acaso vc nao teria a distancia do bico pra borboleta do gol monoponto nao né? heheheh acho que o flavio sumiu...
[snapback]540769[/snapback]
olha, não sei ao certo…mas não é muita coisa não.
ja tentou olhar por ai pra tentar achar aqueles quadrijets eletronicos da holley em visão explodida?
-
nao procurei nao…
mas é que vou usar o bico do gol mono, cada bico tem um angulo de spray... queria ja ir com base na montagem do gol, pra nao ter que ficar testando posicao de bico
esse 318 tem quantos cvsó 200, 220? a quantos rpm? 4500, 4800? vc sabe ka?
kd o flavio heheheehe
-
nao procurei nao…
mas é que vou usar o bico do gol mono, cada bico tem um angulo de spray... queria ja ir com base na montagem do gol, pra nao ter que ficar testando posicao de bico
esse 318 tem quantos cvsó 200, 220? a quantos rpm? 4500, 4800? vc sabe ka?
kd o flavio heheheehe
[snapback]540800[/snapback]
motor 318 de dodge tinham seus ~145 cvs abnt. ja os modernos, com injeção e vaaarias melhorias snme passavam um pouquinho de 200cvs.
-
mas o que conta sao os 150, pq ta com carburador e distribuidor entao certo?
achei essa tabela aqui
http://www.foundationpc.com/engine.html
o que sera que faz variar a potencia desses motores 318 de um ano pro outro? valvulas, comando, acerto? engraçado que a potencia foi diminuida…
-
desculpa cara, nao sumi nao, eh que fds eu tb caiu-na-rua e nao tenho maquina fotografica.. mais com certeza no comeco da semana levando as informacoes…
mais te digo algumas coisas...
a borboleta dos monopondo tem uma fresta, so nao sei aonde, que carbura a mistura na lenta, por isso que vc nao conseque por lenta em motor com borboleta normal , talvez esse vai ser o seu maior problema...
sim, o bico pulsa todo o seu spray no diametro da brauboleta... se eh pra pegar nas paredes, pega após ela...
a distancia bico-baruboleta nao da 2 dedos...
dica????
va em desmanche, procura 2 tbi de tempra ie monoponto, que tem os mesmos componentes da minha injeção, é gigante e vc vai ter todo o aparato certinho.. inclusive pra ter lenta
ps: pra vc ter ideia, essa tbi eh usado aki como upgrade em ap monoponto aspro
-
ah, show o video… parece meu carro funcionando
-
desculpa cara, nao sumi nao, eh que fds eu tb caiu-na-rua e nao tenho maquina fotografica.. mais com certeza no comeco da semana levando as informacoes…
mais te digo algumas coisas...
a borboleta dos monopondo tem uma fresta, so nao sei aonde, que carbura a mistura na lenta, por isso que vc nao conseque por lenta em motor com borboleta normal , talvez esse vai ser o seu maior problema...
sim, o bico pulsa todo o seu spray no diametro da brauboleta... se eh pra pegar nas paredes, pega após ela...
a distancia bico-baruboleta nao da 2 dedos...
dica????
va em desmanche, procura 2 tbi de tempra ie monoponto, que tem os mesmos componentes da minha injeção, é gigante e vc vai ter todo o aparato certinho.. inclusive pra ter lenta
ps: pra vc ter ideia, essa tbi eh usado aki como upgrade em ap monoponto aspro
[snapback]541255[/snapback]
entao vou ter que fazer com 2cm mesmo… e essa fresta ai como eh? nao da pra fazer ela no corpo normal nao? afinal eh borboleta de carburador neh, sei la, de repente mantenho o parafuso de regulagem do ar na lenta
po, levei a base do bura ai da foto pro meu tio, e ele disse que nao eh esse nao, que as borboletas do dele sao maiores... com certeza daqui 2 semanas vou la instalar a sonda, ai tiro fotos do motor todo e do bura... vamos fazer o corpo pro bico, pq outro tio meu tem ferramentaria... torno, fresa e etc... vamo fazer um barato proprio pra adaptar em v8 e em opala 4 e 6cc, ja cobre 80% dos barcos.
vc diz colocar o tbido tempra no v8? o problema é que nao queria depender de algo de desmanche, pq dai se nao acha ja viu... e quanto mais raro vai ficando mais caro. mas da pra nois copiar a engenharia.
agora precisava entender melhor como eh essa fresta pra lenta ai... se puder medir em cm o bico pra borboleta mano, ajudaria muito
obrigado denovo kra
o video foi soh por mapo?? com o teu gerenciador?? tenso ein
[snapback]541324[/snapback]
foi sim, soh por map, com o gerenciador de turbo. o que vou fazer pro v8 vai ter bastante diferença no sw. se pa, ja vou fazer tabela de rpmxmap, soh com correcao por rpm como eh no gerenciador de turbo acho que vai ficar faltando flexibilidade pra regular em todas as faixas de rpm e carga…
-
cara .. eu achei o funcionamento mto bom do sistema somente por pressao …a resposta ficou realmente boa ... eu soh acho que voce vai ter que dar um jeitinho de adaptar algo como um atuador de marcha lenta.... nao sei se voce vai conseguir um acerto legal justamente pelo vacuo variar bastaaaante na lenta ...
bom ... voce tem alguma experiencia com eletronica mapas e processadores e mto da mecanica sobre seu carro .. entao creio que voce vai conseguir acertar legal tendo em vista que nao ha varia?oes mto grandes de carga em um motor destes ...
tomara q fique legal ... eu tenho um clio monopoint e a inje?ao eh parecida com esta do flavio... e o controle de lenta dela eh por um atuador que vira a borboleta um pouquinho ..(me da milhares de dores de cabeça estou no quarto em 220 mil km) o funcionamento do carro eh legalkzinho mas esses dias com a tampa aberta pude ver que a pulveriza?ao bate um pouquinho na parede do corpo antes de chegar na borboleta ... creio que isto nao traga maiores problemas em rota?oes um pouco mais altas com maior fluxo ali mas vejo que o carro nao eh legal de torque entre os 1000 e 1800rpm tendo em vista que o carro eh um 1.6 com 74cvs e tem sua faixa de potencia maxima a 4800 rpm ...
creio eu que tenha algo com a pulveriza?ao do combustivel .. mas como o barco vai trabalhar com um fluxo constante de ar normalmente acho que voce nao tem que se preocupar tanto com esta distancia ai ...
-
? kra, quero ver como vai ficar a lenta no barco… logo de cara, nao vou por atuador nao, pelo trabalho mesmo... vou tentar acertar na mao... sei que tem variacao no vacuo, na verdade se forma um ruido no sinal do map, pois o sensor é muito rapido e praticamente percebe os pulsos invertidos gerados no coletor por cada ciclo de admissao por estarem muito espa?ados pelo giro baixo. mas no v8, pelo menos, se tem o dobro de ciclos. em um carro, a lenta dos v8 é regulada por volta dos 500-600 rpm. mas no barco, é regulada fora da agua a 1000, 1100, pois quando se coloca na agua, ao engrenar a helice, o giro cai muito e se a lenta fosse a 500-600 ele morreria, o que tornaria impossivel manobrar e colocar na carreta. na agua a lenta fica por volta dos 800 rpm. 800 rpm no v8 equivale a 1600 num 4cc, entao acho que deve estabilizar legal o vacuo. mas mesmo assim, se tiver dificil, vou fazer por software com que ele seja menos sensivel abaixo de x rpm pra tentar estabilizar a leitura. mas sao ideias que só vou colocar se realmente tiver problema.
no video, o motor responde bem pois nao existe cut-off, e na desaceleracao, é injetada uma quantidade de combustivel razoavel que faz com que ele responda ao abrir a borboleta denovo. normalmente nao é assim. com vacuo acima dos -70, o combustivel é cortado, ai é que a borboleta faz falta, pra que o programa possa fazer o chuveirinho do carburador, eletronicamente, dando uma bela borrifada de combustivel quando a borboleta é movimentada. mas no barco isso nao é necessario, nao se acelera como carro.
o problema do combustivel tocar as paredes acredito que seja mais em marcha lenta. abriu a borboleta, o fluxo de ar ja nao deixa ele encostar.
mas tava pensando com relacao a altura do bico pra borboleta que o flavio descreveu, e se for muito proximo, com a borboleta meio aberta, direcionarai o fluso de combustivel todo para o lado mais baixo dela, ela funciona como um leme ali. tambem, ao abrir toda a borboleta ela fica alta, se for uma borboleta de 36mm, va vai ter a borda dela a 13mm de altura. bom, sao coisas que só testando na pratica né?
será que a falta de torque em baixa do seu carro é culpa da injecao mono? talvez seja mais uma caracteristica mecanica do motor. ou até falta de ponto dessa condicao sei la.
kra, nao teria como vc medir a altura do bico pra borboleta do seu clio usando aquela varetinha de medir profundidade que tem no cabo dos paquimetrosó tirar uma fotinho tb ajudaria muito (folgado eu)
muitos barcos usam 2 motores de opala 4cc, e um dos maiores problemas que eles tem é equalizar os 2 motores. se um virar um pouquinho mais que o outro, o barco vira, e fica impossivel manobrar devagar pra colocar na carreta. nesse caso, serao necessarios 2 modulos. vou tentar colocar uma conexao entre modulos, e uma tela que mostra a relacao entre map e rpm do proprio motor desse modulo, e consulta as 2 infos do outro motor e exibe a diferença, indicando qual esta com mais giro ou mais map. pra barco, existe um vacuometro duplo, que se liga nos 2 motores, e o ponteiro vai mais pro lado de um ou do outro pra vc equilibrar. da pra fazer isso digital
se tivesse atuador de lenta, os 2 poderiam se equilibrar sozinhos
esse é um sistema mais simples que se fazer pra um carro. mas é uma base. quem sabe eu ganho um troco com isso, ai posso investir em desenvolver pra carro
bom, é isso ai, muito papo e pouca mao-a-obra... mas esse lance vai sair rapidinho pq ta sendo financiado e parece ter um bom mercado.
muito obrigado pelo apoio kra nao deixe de comentar qualquer coisa kra, qualquer mesmo.
-
lost .. o clio ta a mais ou menos 300 km de casa os dois carros q tao em casa sao mi no momento .. mas assim que o clio chegar .. no maximo amanha denoite eu vou la com o paquimetro e tiro a medida do duto da minha borboleta e da distancia do bico até a borboleta fexada +bico ateh a ponta da borboleta 100%aberta…
a unica coisa q eu acho q vai ser meio chato eh q vc vai ter que acabar regulando esta lenta na agua ... pois o map vai ficar meio loco qnd tiver ausencia de carga qnd tiver no ar .. ai creio que de uma disparada grande qnd sair da agua .. sei la .. minha duvida eh justamente pela falta do tps ....e eh claro de um atuador
-
opaaaaa valeu mano
kra, o map nao fica tao doido assim nao… soh quando cair o giro vai cair o map tb, mas ai tem os mapas de correcao... o map vai cair mas o giro tb, entao da pra ajustar tudo, igual no carburador... meu tio regula com 1000 rpm fora da agua, ai quando poe na agua cai pra 800 por causa do escape submerso e o motor ter que empurrar aquele monte de agua pra soltar o escape, ai quando engata, cai mais um pouco por causa da helice que comeca a empurrar... mas acho que nao vai ser problema nao... na lenta vou deixar mais pontos de ajuste, tipo um ponto a 600, outro a 800 e outro a 1000 rpm, dai pra frente vai de 500 em 500, assim acho que da pra ajustar bem...
valeu o apoio kra