Relacao valvulas adm, escp
-
continuando:
tem gente que usa outras relações de tamanhos de válvulas, mas é pq eles compensam no retrabalho dos dutos…........cfm adm x cfm esc......
em carros turbo se usa mais escape.......tipo uns 85% e tal...........mas em aspirado eu acho que ficaria meio x?xo..........
abraço.
-
porva,
estamos usando dois cabeçotes na arrancada (carro da atmec-itapevi e gabrielli - jundia?), ambos com bloco de golf, pistões 85,5mm, 4 corpos de 48mm, 4 bicos e his e fueltech, os cabeçotes são identicos, valvulas 42x35, com 110cfm.
detalhe importante, use valvulas com haste de 7mm, tem algumas da linha renault que servem é só cortar a haste, valvulas da marca 3b. não é só o tamanho da válvula que importa, os duto tem que ser uniformes desde a sede até a entrada do corpo, atenção especial para as sedes, são grandes respons?veis por melhorias nos cfmês. pra motores aspirados até 2000cil não é necessário trabalhar com 85% de relação, pode usar valvula 34 no escape, fica bem melhor de se guiar na rua com respostas mais rápidas…
veja bem, um detalhe muito importante que estamos quebrando a cabeça é quanto a parte de baixo de motor ap, pouca gente dá import?ncia ao virabrequim, mas agora estamos trabalhando nele para fazer o motor girar mais, o alivio de peso e furos no centro dos embolos do vira está melhorando muito a entrega de potência nos motores, o que está sendo dificil é o balanceamento do vira, é um trabalho novo que estamos fazendo e já destruimos 3 viras, mas já está dando resultados, um motor como esse com 85,5x92,8 injetado está virando m?dicos 9200 rpm, agora a próxima preocupação será bomba de óleo, mas isso já é um outro tópico.
-
quanto melhor for a admissão de ar, melhor para o motor. teoricamente.
porém, sabemos que o escape dos gases acaba interferindo na admissão, visto que pode sobrar muito ou pouco gases queimados dentro da c?mara.
como vc está partindo de algo já fabricado, aonde precisa lidar com limitações f?sicas já impostas pelo fabricante do cabeçote, procure colocar a maior válvula de admissão que couber e no escape vc usa a que der . caso fique uma relação muito absurda, ai vc tenta encaixar algo nesse patamar de 80% o tamanho.
infelizmente, só fazendo muitos cabeçotes diferentes pra saber qual o melhor para sua aplicação. nessas horas, a prática é fundamental.
-
ressucitando…..
estou pra fazer um cabeçote novo pro meu carro... considerando que original, o fiasa 1300 tem a valvula de admissão de 34mm e de escape 29mm (fazendo as contas dá 85,29% de diferença entre as duas), estava pensando em colocar a valvula de admisão do 1.5, que tem 36,5mm e de escape do sevel 1.6, que tem 31mm ( 84,94% a diferença)
agora a pregunta.. e se eu colocar a valvula de admissão do 1.6 sevel, que é de 39,5mm? será q vai ficar desproporcional pro motor q tenho? o que pode acontecer na prática?
abraços
-
ressucitando…..
estou pra fazer um cabeçote novo pro meu carro... considerando que original, o fiasa 1300 tem a valvula de admissão de 34mm e de escape 29mm (fazendo as contas dá 85,29% de diferença entre as duas), estava pensando em colocar a valvula de admisão do 1.5, que tem 36,5mm e de escape do sevel 1.6, que tem 31mm ( 84,94% a diferença)
agora a pregunta.. e se eu colocar a valvula de admissão do 1.6 sevel, que é de 39,5mm? será q vai ficar desproporcional pro motor q tenho? o que pode acontecer na prática?
abraços
[snapback]595693[/snapback]
o q vai acontecer é q vc vai ter um carro mais forte e com mais força desde a baixa….
-
cara valvula de adm maior, vai deixar o carro mais beberão em baixa, e c tiver alimentado corretamente, não vai ficar manco de jeito nenhum.
agora valvula de scap mt grande deixa o carro mando em baixa sim. so q pra turbo ajuda mt na pegada da turbina. tem q achar o ideal pra vc. como eh um motor q poucos mexem, fica meio dificil falar faz assim ou faz assado, tem q ter bom senso e testar mesmo.
-
estou quase decidido em montar as vlavulas de adm de 36,5 (contra as de 34 original) e de escape 31 (contra 29 origi).. assim, vou manter a relação de 85% aproximadamente.
ainda não sei se vai caber as de 39,5 na adm, tenho q levar o cabeçote na retífica pra conferir.
gosto muito de fu?ar neste motor, tem um puta potencial q poucos conhecem, tudo q consegui a até hoje foi atravṍs de muitas pesquisas e amigos aqui do pp, sempre faão as coisas no escuro..;. felizmente estou conseguindo estrair um ?timo rendimento do jeito q está.. mas a intenção é sempre melhorar
alguem mais???
valeu pessoal
-
seu motor é turbo, né vinicius ???
se for, capriche no escape e essa relação de 85% tá show…...
eu acho que não são intercambiaveis, mas........só pra constar........olhei um dia desses um cabeçote do unoi 1.6r aberto e te falo: ignorante
acho que as adm. eram uns 40mm
como teteto disse: fluxo nunca é demais...........
abraço.
-
quarteto: é isso aí, esta troca de válvulas tb vai acompanhar um belo trabalho nos dutos e no coletor, bem como nas sedes (a valvula do 1.6r vem com 2 angulos original )
thiago: a valvula do 1.6r é de 39,5 bem legal, agora tenho q levar o cabeçote na retífica pra ver se cabe..as guias são de medidas identicas ao do meu. só tenho certeza q cabe a de escape do 1.6r e a de adm do 1.5 fiasa(que mantem a relação de 85%)
agora outra pergunta: se eu conseguir colocar essa valvula de adm 39,5 no meu 1300, e pra manter a rel?ção de 85% colocar uma de escape de 34mm, será que vai ficar muito ruim pra andar civilizadamente? será que meu tldz vai alimentar direito isso aí?
abraços
-
quarteto: é isso aí, esta troca de válvulas tb vai acompanhar um belo trabalho nos dutos e no coletor, bem como nas sedes (a valvula do 1.6r vem com 2 angulos original )
thiago: a valvula do 1.6r é de 39,5 bem legal, agora tenho q levar o cabeçote na retífica pra ver se cabe..as guias são de medidas identicas ao do meu. só tenho certeza q cabe a de escape do 1.6r e a de adm do 1.5 fiasa(que mantem a relação de 85%)
agora outra pergunta: se eu conseguir colocar essa valvula de adm 39,5 no meu 1300, e pra manter a rel?ção de 85% colocar uma de escape de 34mm, será que vai ficar muito ruim pra andar civilizadamente? será que meu tldz vai alimentar direito isso aí?
abraços
[snapback]596231[/snapback]
eu usava cabeçote 2.0 mecanico (40x33) na paratizinha 1.6 turbo e 2e.
rendia que era uma beleza…....... econômica (fazia 6km/l andanso manso) e bem lisa e civilizada (quando não ligava o booster pra 2,2kg)...............
abraço.