Vazando oleo pelos reparos da polia
-
qual carro?
basicamente eh parecido:
coloca o motor no ponto, tira as capas(c tiver) solta o parafuso q prende a polia, tira a tampa de valvulas, solta a correia dentada ( com cuidado pra não tirar o motor de ponto), tira a polia, e solta o mancal q prende o retentor, tira o retentor zuado.
depois pega o retentor novo, passa um pouco de oleo nas bordas do retentor, coloca ele com cuidado pra não estraga, e não solta a mola q fica atraz dele.
e monta tudo de novo…
facil
-
foi malz….esqueci de mencionar que eh um ap...
como faco pra tirar a polia, sem mexer no ponto do motor, como se tira a correia ???????????
[snapback]544196[/snapback]
se nao me engano, nao precisa tirar nenhum dos dois pra trocar o reparo…
mas se quiser, acho que precisa soltar o suporte do alternador pra afrouxar a correia..
e depois vai ter que colocar o motor no ponto mesmo...
acho, nao tenho certeza...
-
se nao me engano, nao precisa tirar nenhum dos dois pra trocar o reparo…
mas se quiser, acho que precisa soltar o suporte do alternador pra afrouxar a correia..
e depois vai ter que colocar o motor no ponto mesmo...
acho, nao tenho certeza...
[snapback]544266[/snapback]
o que ele quer trocar é aquele anel de vedação que fica no primeiro mancal, fica entre o comando e a polia, pra trocar isso só tirando a polia do comando, tem que tirar a tampa de tuchos, soltar a polia e correia e soltar o primeiro mancal.
-
o que ele quer trocar é aquele anel de vedação que fica no primeiro mancal, fica entre o comando e a polia, pra trocar isso só tirando a polia do comando, tem que tirar a tampa de tuchos, soltar a polia e correia e soltar o primeiro mancal.
[snapback]544269[/snapback]
mancal, seria o gancho que prende o comando ao cabeçote?
-
isso, ele quer trocar o retentor do comando de valvulas, mas pode ser tb a junta da tampa de valvulas… so desmontando pra ver onde está ruim mesmo...
o ideal seria lavar bem o local com desengraxante, limpar todo o oleo e sujeira do local, rodar um tempo, e ver exatamente de onde vem o vazamento...
mas pra trocar o retentor, vai ter q tirar a tampa de valvulas mesmo, e substituir ela... então...
bom pra trocar isso eh o seguinte.
limpa tudo ( não eh essencial, mas ajuda mt, e fica mais facil de trabalhar, e menos risco de sujar o motor por dentro...)
seu carro eh injetado ou carburado? bom tanto faz, muda pouco isso
tira os cabos do acelerador, e tudo mais q tiver por cima da tampa de valvulas, e a tampa do distribuidor.
tira a capa q protege a polia do comando.
afrouxa o parafuso q prende a polia, geralmente eh uma chave 19
coloca o motor no ponto ( ot no volante do motor, marca da polia rente ao cabeçote, e rotor do distribuidor na marca da carca?a) c não souber fazer isso, melhor não fazer em casa, pq c por algum erro o motor sair de ponto, vc não vai saber colocar de volta...
tira a tampa de valvulas, são 8 parafusos geralmente usa chave 10
tira todo o resto de junta velha ( com cuidado pra não deixar cair dentro do motor...)
afrouxa o parafuso do esticador da correia dentada, geralmente chave 15
tira a correia dentada ( com cuidado pra não tirar nada do ponto)
solta o parafuso da polia, e tira a polia fora com ajuda de um martelinho de borracha, ou comum mesmo, dando umas pancadinhas pra ela sair do comando.
solta o primero mancal do comando de valvulas, são 2 parafusos chave 13, e e tira ele fora (cuidado pra não deixar cair as arruelas dentro do motor)
tira o retentor velho do comando.
limpa o oleo q tiver com um pano q não solte fiapo
pega o retentor novo (use um da sab? de preferencia), e passa um pouco de oleo nas bordas dele, pra facilitar colocar ele sem danificar...
bom ai começa a montagem...
coloca o mancal de novo. coloca as porcas até encostar o mancal, e ai aperta mais 1/4 de volta ou pouco mais, isso ai usa geralmente 1,5 a 2 kg de aperto...
coloca a polia de volta, mas não aperta o parafuso ainda, so encosta ele com a mão.
coloca a junta da tampa de valvulas nova, c for de corti?a, ela tem 2 borrachinhas, uma meia lua, q vai na parte de traz do cabeçote, e uma tirinha q fica em cima do 1? mancal.
ai vc prende a tampa de valvulas, aperta mais ou menos iguais os parafusos, c vaza da mais uma apertadinha e pronto.
agora vem a parte critica da coisa
coloca a correia dentada de volta, com cuidado pra não tirar o motor de ponto, e não pular nenhum dente dela.
da uma esticada na a correia (tem uma chave propria pra isso, mas da pra esticar sem, com uma chave de fenda grande por baixo) tem q ficar firme o suficiente pra não pular os dentes, mas não mt pq estrangula o rolamento do esticador e força os mecanismos, e confere c ta tudo no ponto.
c tiver aperta o parafuso da polia
da uma girada no motor sem ligar pra conferir c não vai sair nada do ponto. da uma conferida de novo no sincronismo.
c tiver tudo em ordem eh so monta o resto e pronto.
ufa, acho q eh isso, eh uma coisa relativamente facil de fazer, mas tem q tomar cuidado.
galera mal ae o post grande...
falow
adriano nogueira