Duvida sobre retrabalho de borboleta
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oi pessoal, procurei aqui no forum mas nao achei nada, por isso estou criando esse topico…
tenho duvidas quanto ao retrabalho do corpo de borboleta... que tanto é possivel abri-la? aquele calo que o corpo possui, é recomendavel tira-lo?
to pensando em abrir a borboleta do meu carro, mas nao sei quantos mm e de que forma fazer...
a proposito, o carro eh um marea com motor 2.0 20v fivetech
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também tenho curiosidade sobre o assunto… uma vez, na época do civic, um preparadá daqui quis me vender um servião de retrabalho na borboleta , que rendia x cavalos ... e junto queria me empurrar um flex tek como acessório de performance... engraçado foi ouvir ele falar que tinha um v8 preparado com comando de 392?
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isso é empirico, tem carro que até piora abrindo se num tiver outra alteração como comando, fluxo no cabeçote, etc…
no caso do meu motor (de montana flex de 109cv) antes de abrir eu falei com uns amigos e eles mediram 4cv a mais no dino em potência máxima, mas perdeu um pouco de torque em baixa...
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over, e no caso do meu marea, q eu chuto ter um pouco mais de 170cvó o cabeçote nao tem fluxo, mas eh rebaixado, e o carro está rodando no alcool atraves de reprogramação da central, alem de escape (2 1/4 ) e filtrinho…
serah que rola de abrir um pouco a borboleta? se rolar, como fazer? tiro o tal calo ou deixo ele lah, soh diminuindo um pouco?
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entaum… em marea eu num sei de ninguem que tenha tentado fazer e medido depois pra saber o qto ganhou (ou naum)
chuto que deve dar pra abrir, agora qto abrir voltamos ao empirico... até tem como calcular teoricamente, mas cai naquela coisa tem tanta coisa que varia que acaba não sendo algo definitivo.
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eh verdade… que dá pra abrir eu ateh jah sabia... minha duvida é sobre aquele calo interno... um amigo havia me dito que aquilo existe pra ajudar no torque e q é besteira tira-lo, porem jah li aqui mesmo no pp que tem gente que tira ele pra deixar a borboleta mais arrombada (em motores ap)
oq vc acha over?
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o calo existe pra que com pequenas aberturas da borboleta o mesmo tampe um pedaão da área de passagem, desta forma o ar admitido é acelerado o que ajuda no enchimento em baixa rotação (ou seja em baixa rotação e abertura da borboleta ele ajuda sim a ter mais torque), só que em giro mais alto e borboleta toda aberta ele é uma fonte de turbilhonamento, diminuindo a área de passagem…
em outros carro que tem se tirar apenas piora um pouco com pouco acelerador e melhora um pouco com ele todo aberto... mas pouca coisa... quase imperceptível pro motorista comum ou desavisado... se for pra fazer eu mandaria abrir sim...uns 8 a 10% do di?metro no máximo (e se possível)
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oi pessoal, procurei aqui no forum mas nao achei nada, por isso estou criando esse topico…
tenho duvidas quanto ao retrabalho do corpo de borboleta... que tanto é possivel abri-la? aquele calo que o corpo possui, é recomendavel tira-lo?
to pensando em abrir a borboleta do meu carro, mas nao sei quantos mm e de que forma fazer...
a proposito, o carro eh um marea com motor 2.0 20v fivetech
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uai, e o civic??? tá com os 2??