Futura injecao eletronica
-
gostei desse recurso a prova de semcontrole burraldices
dai a ideia se precisa converter o carro a alcool no minimo os bicos teriam q ser 15% maior nesse raciocinio pra q nao ultrapasse os 85% de dc? dai um estudo beleza, pra ver o qnt tem q ter no turbo pra suprir o alcool a pressao e nao passar a barreira dos 85%
-
lost, tá aí:
req_fuel
req_fuel (short for required fuel ) is the part of the computation that tells megasquirt how big your injectors are, and what your cylinder displacement (cyl_disp) is. it is the length of time in milliseconds [ms] that megasquirt should ?squirtá to give the stoichiometric amount of fuel (14.7 air/fuel ratio for gasoline) at 100% ve, a manifold absolute pressure (map) of 100kpa, and an air temperature of 70 degrees fahrenheit for a complete stroke cycle.
the air/fuel ratio (afr) is the mass of air compared to the mass of fuel entering the engine, so for a 14.7:1 afr we have 14.7 times as much air (by weight) as fuel. the volume ratio is much more extreme, about 9000:1, and varies considerably with temperature, so afr is always specified by mass.
a stoichiometric mixture is chemically correct for complete burning with no extra fuel or air left over. for gasoline, a 14.7:1 afr is considered the correct amount for burning with no leftover air or fuel. note that it is not necessarily the ratio for most power or efficiency.
req_fuel is calculated from the equation:
req_fuel10 = 36,000,000 * cid * airden(100kpa, 70?f)/(ncylafr*injflow ) * 1/divide_pulse
where:
36,000,000 is the number of tenths of a millisecond in an hour, used to get the pounds per 1/10 milllisecond from the pounds/hours rating of the injectors.
req_fuel = computed injector open time in tenths of millisecond.
cid = cubic inch displacement.
airden = air density (pounds per cubic inch) at map pressure of 100 kpa, air temperature of 70
degrees f, and barometric pressure of 30.00 in hg
ncyl = number of cylinders
injflow = injector flow rate in pounds per hour.
divide_pulse = injection divide number for number of injections per engine cycle.
the airden function (used above) is defined by:
airden(map, temp) = 0.0391568* (map*10-31.0)/((temp+459.7) * 1728)
or, in metric units (kg/m3, ?c, kpa):
airden(map, temp) = 1.2929 * 273.13/(t+273.13) * map/101.325
where:
map = manifold air pressure in kpa,
temp = air temperature in degrees f,
459.7 is used to convert from fahrenheit to absolute temperature,
1728 is used to convert from pounds per cubic feet to pounds per cubic inch.
note that there is also a small adjustment for relative humidity.
you can read more about the air density function at the air density and density altitude calculations site.
hence, the req_fuel value is the amount of fuel (in milliseconds) required for a map reading of 100 kpa, manifold air temp of 70 degrees f, and a barometer of 30.00 in hg, for one complete filling of one cylinder (volumetric efficiency = 100%), without any enrichments.
megasquirt fuel equation
what megasquirt does is take this downloaded req_fuel number and then multiply (or adds) values that scale this number, to come up with the injected pulse width [pw]. therefore, pulse width is:
**pw = req_fuel * ve * map * e + accel + injector_open_time
the e above is the multiplied result of all enrichments, like warm-up, after-start, barometer and air temperature correction, closed-loop, etc:
e = gamma_enrich = (warmup/100) * (o2_closed loop/100) * (aircorr/100) * (barocorr/100)**
and
warmup is the warm-up enrichment value from the table the user enters in megatune,
o2_closed loop is the ego adjustment based on the ego sensor feedback and the ego settings the user enters in megatune,
aircorr is the adjustment for air density (based on the intake air temperature), and
barocorr is the barometric correction based on the ambient air pressure (usually taken at start-up, but a second baro pressure sensor can be added to megasquirt-ii for continuous updates to the barocorr).
gamma_enrich (e) is the scaling factor applied to the req_fuel value, along with ve(rpm,map) and map. for all of the corrections, 100% means no enrichment/enleanment, since the value is normalized by 100 to get a fractional multiplier.
notice there are two other factors added to this - one is the acceleration enrichment, and the other is the injector open time.
even if you set req_fuel to zero you are still left with the injector open time (and accel enrichment if activated). the reason for adding in the open time is that it takes a finite amount of time to open the injector before one reaches a linear control state where injector time relates to fuel flow. the controller compensates for the open time by adding it to the applied total pulse width, otherwise the pulse would be too short.
-
o mapa de injecao, na verdade, nao é de injecao…
? de efici?ncia volum?trica. no fim das contas vai acabar dando na mesma, mas foi o jeito que eles decidiram fazer...
o req_fuel é calculado para uma efici?ncia volum?trica de 100%. mas como ela nao é constante (a efici?ncia) - varia em funcao da carga de map x rpm - precisa do mapa sim...
-
hum… e se ao inves disso, eu calculasse tudo no programa do pc, com base em uma outra tabela de e.v. que fica soh no pc e transferisse os dados ja pre-calculados pra uma tabela de tempo de injecao no modulo? no meu modulo essa tabela é de tempo de injecao e as correcoes sao feitas depois sobre o tempo que ta la...
-
nao vejo problema nenhum em vc ter feito a programacao direta do ti. eu deixaria do jeito que vc já comecou fazer mesmo…
mas como tem as correcoes pra incomodar, o certo seria mesmo programar um mapa de ti sem as correcoes e depois o software gerar o mapa definitivo já com as correcoes antes de mandar pro processador. mas convóm vc mostrar esse mapa gerado com as correcoes em algum lugar, mesmo nao sendo possível alter?-lo, para que as coisas nao fiquem no escuro .
-
mas no caso, eu aplico as correcoes na hora, em tempo real, sobre o mapa. poderia mostrar o % que as correcoes por temp do ar, temp da agua, vacuo e etc estao somando, ex: correcoes = +10% ou -10%
?, ontem fiz outro teste e é bem trabalhoso de se achar um valor mais ou menos que de marcha lenta, depois outro que acelere bem, outro em meia carga… mas nao que seja impossivel... só quem regula tem que ter uma certa sensibilidade e ouvido... mas da tb pra tentar bolar alguma coisa pra ele se regular meio que sozinho pela sonda, pelo menos a marcha lenta... vamo ve...
outra coisa, porque tem enriquecimento por barometro se trabalha com pressao absoluta? no caso se a pressao atmosferica for maior automaticamente pelo mapa isso ja sera corrigido. porque uma outra correcao?
-
outra coisa, porque tem enriquecimento por barometro se trabalha com pressao absoluta? no caso se a pressao atmosferica for maior automaticamente pelo mapa isso ja sera corrigido. porque uma outra correcao?
seguinte:
-
uma delas (aircorr) é correcao em funcao da densidade do ar, variável em funcao da temperatura no coletor de admissao.
-
a outra (barocorr) é correcao em funcao da pressao no coletor de admissao (leitura de map).
-
-
comentario pertinente, mas tudo parece tao simples, virou a chave, ligou o motor e vamos q vamos pra todo lado…..agora os caras debatendo funcionamento, fase isso, akilo, correcao por x, y, so assim pra ver a fundo como é complexo um funcionamento, fora do motor, nada de pecas mecanicas ainda....
-
entao, mas se a tabela é montada ja levando em consideracao o map, se tenho um valor em 900mbar e outro em 1000 mbar, em sp tenho 930mbar, terei uma quantidade de combustivel. descendo pro litoral terei 1000 mbar, basta colocar um pouco mais de combustivel em 1000 mbar, pra que uma segunda correcao? o que quero dizer eh que em sp quando abro todo o acelerador tenho 930mbar no coletor, e em santos quando abro todo o acelerador tenho 1000, automaticamente ja sera injetado mais combustivel, desde que em 1000mbar na tabela eu ponha mais combustivel claro… tendeu?
a correcao por temp é basica, essa eu entendo. mas o barometro sinceramente nao vejo porque. a nao ser que se queira forçar um enriquecimento a mais fora da tabela.
outra coisa, o barometro é adquirido armazenando a pressao no coletor antes da partida do motor. da pra ver que no caso dum turbo, 1500 mbar de rpessao no coletor em sp significa uma coisa com relacao ao barometro, e ao nivel do mar significa outra.
iae? sera mesmo necessaria essa correcao, mesmo que seja redundante?
-
ops, nao consegui editar…
acrescentando...
a nao ser que eu esteja entendendo os termos errado, mas barometro nao é igual a map. barometro é a pressao atmosferica do local, map sim é a pressao no coletor durante o funcionamento do motor. teoricamente o maior valor de map é igual a pressao atmosferica no local, desde que nao se tenha sobrealimentacao nem restricao por filtro de ar sujo. tanto que o correto é ter um segundo sensor de pressao, pra funcionar como barometro, caso contrario ao subir ou descer a serra, vc fica com o barometro descalibrado.
-
eu nao sei se entendo direito, mas deve ser levado em conta, afinal nao vai trabalhar no ambiente sp/santos, pense como as montadoras montam as estrategias, afinal o carro q anda na holanda baixo do nivel do mar, pode andar no alto da bolivia a tantos muitos mil metros do nivel do mar, e o carro nao sofre falhadeira com tamanha mudanca
-
hum… essa correcao é coisa de firmware recente... esse v2.683 foi lancado faz pouco tempo. e pelo jeito precisa do segundo map pra funcionar isso.
entao isso quer dizer que nao é essencial , pois vamos e venhamos, já funcionava sem isso antes...
veja o que eu achei:
barometric correction (megasquirt-ii v2.683+ only ):
this lets the user define a 6-element table of barometric correction (based on either the initial map value, or a second baro map sensor value). a 6 point table of baro pressure vs a correction change will allow you to modify the baro correction equation for your particular car, compensating for things like exhaust size. with this you can take ego feedback vs barometric data at various elevations or barometric pressures. from this you can determine the % additional/ less correction you need to get your afr where you want it. this does require that you add a second map sensor for baro. but you should be able to tune the table to give you a very stable afr at any altitude.
-
entao, mas essas correcoes ja sao feitas pelo map… mas se entendi bem, quanto mais pressao ambiente, mais dificil será a exaustao logo menos ar sera admitido por restricao da exaustao, precisando de menos combustivel...
a ideia entao é o contrario do map, quanto mais pressao atmosferica, menos combustivel... isso se entendi bem...
ex, se vc tem 25c de temp do ar x 3000 rpm x 900mbar de map x 930mbar de pressao atmosferica, vai precisar de uma quantidade de combustivel, se tiver tudo igual, menos a pressao atmosferica a 1000mbar, vai precisar de um pouco menos de combustivel. a admissao esta igual, na mesma temp, mesmo map, mesmo rpm, teoricamente a massa é exatamente a mesma, porem, o ambiente externo esta a 1000mbar, o que vai dificultar a exaustao com relacao a um ambiente com 930 mbar (7% menos).
só consigo pensar nisso... pq de outra maneira, como eu disse, o que importa é a pressao no coletor e temperatura, que sao lidas pelo map + mat. essa correcao pela pressao atmosferica tornaria o sistema mais linear, garantindo que se vc tem em uma situacao de 1000mbar, e outra de 900 mbar na mesma temperatura, na segunda vc precisa de 10% menos combustivel exatamente. porem, se nos 2 casos a pressao atmosferica variar, sem a correcao pelo barometro, essa relacao nao seria linear. com a correcao, teoricamente vc manteria os mesmos 10% de variacao e o resto seria compensado pelo barometro. isso tudo pensando em uma mesma temperatura. caso a temperatura fosse diferente, a correcao por densidade do ar na admissao faria o papel de manter a linearidade tambem.
sera que viajei muito?
ah, hj adicionei a correcao por variacao de map. mas nao vou por um fator pra balancear a correcao por variacao de map e a correcao por variacao de tps. vc pode balancear as 2 colocando um valor maior em uma ou na outra ou misturar as 2... por enquanto fica assim, se nao ficar legal eu mudo... agora pra poder por o carro pra andar preciso ligar o sensor de temp do ar
alguem tem alguma tabela do sensor map + mat da bosch usado nos fire? eu tenho uma tabelinha aqui mas nao eh la muito confiavel nao... preciso dessa tabela pra poder calibrar a leitura em mv pra graus.
valeu
-
lost…? ao contrário do q vc pensou...qto menor a altitude, mais ar é admitido pelo motor, por causa da maior densidade...
a gente aqui em bsb tem inúmeros exemplos de gente com carro turbo q desceu pro nível do mar e precisou de mais comida (mesmo a pressão de turbo tendo permanecido igual) e desse mesmo pessoal qdo voltou teve q tirar alimentação pra não ficar mto gordo....isso a pressão se mantendo sempre igual...
-
nao seria densidade menor nao?
[snapback]596496[/snapback]
negativo
qto menor a altitude, mais denso é o ar, e o inverso qdo a altitude é maior…
se o ar fosse mais denso em locais mais altos os carros renderiam muito mais em la paz do q no rio de janeiro, e no entanto, é exatamente o inverso que ocorre...
http://pt.wikipedia.org/wiki/atmosfera
o estudo da evolução térmica segundo a altitude revelou a exist?ncia de diversas camadas superpostas, caracterizadas por comportamentos distintos como sua densidade vai diminuindo gradualmente com o aumento da altitude, os efeitos que a pressão atmosf?rica exerce também diminuem na mesma proporção.
ou seja…no nível do mar a pressão e densidade do ar do q em altitude...
1000m de diferença (altitude média de bsb) essa diferença já é bem sensável, mesmo em carro turbo...
-
vc tem razao. fiz confusao. na verdade, qto maior a altitude, mais rarefeito o ar, ou seja, o número de mol?culas de oxig?nio é menor para um mesmo volume de ar.
ali?s, lost, eu echo que é por isso que tem correcao barom?trica. o problema nao é só pressao, é porcentagem de oxigenio presente no ar também.
-
lost…? ao contrário do q vc pensou...qto menor a altitude, mais ar é admitido pelo motor, por causa da maior densidade...
a gente aqui em bsb tem inúmeros exemplos de gente com carro turbo q desceu pro nível do mar e precisou de mais comida (mesmo a pressão de turbo tendo permanecido igual) e desse mesmo pessoal qdo voltou teve q tirar alimentação pra não ficar mto gordo....isso a pressão se mantendo sempre igual...
[snapback]596419[/snapback]
po quarteto, o seu exemplo ta certo, mas o que vc disse antes ta errado… nao seria quanto maior a altitude menos denso o ar?
saber que quanto mais altitude mais o ar é rarefeito entao menos potencia será gerada é basico. eu tava querendo achar um motivo pra correcao pelo barometro.
o que eu quis dizer nao é que ao nivel do mar sera gerada menos potencia, pelo contrario, a gente sabe que com a pressao do ar maior é gerada mais potencia. mas nao seriam exatos 7% no caso entre sao paulo e santos. pela pressao no coletor de admissao, deveria se perder 7% de potencia quando estiver em sao paulo com relacao a santos. porem, pode ser que a perda seja menor devido a menor restricao tb no escape, que seja 5%. entao o valor de combustivel nao é exatamente linear ao valor do map, pois tem uma modificacao que entre que é o barometro.
no seu exemplo, quarteto, indo pro nivel do mar, precisou de mais combustivel pois ao nivel do mar o ar é mais denso. na verdade, o manometro de pressao de turbo mostra a pressao diferencial entre o ambiente e a pressurizacao. mas o map nao, ele mostra a pressao absoluta, do vacuo do espaco com comparacao com o coletor. no map vc conseguiria ver a diferenca de pressao que chegou no motor ao nivel do mar em comparacao com bsb. porem, tudo o que eu to querendo dizer é que se o map percebe isso por ser um sensor absoluto, basta vc fazer a correcao diretamente no mapa de injecao, nao precisaria de uma correcao externa entende? essa maior quantidade de ar ja seria corrigida e a mistura nao ficaria pobre... voltando pra bsb, ele continuaria regulado, pois o map lendo menos pressao no coletor de admissao, a injecao poe menos combustivel...
ali?s, lost, eu echo que é por isso que tem correcao barom?trica. o problema nao é só pressao, é porcentagem de oxigenio presente no ar também.
agora sim… isso deve ser mesmo. mas pecebe que é alguma falta de linearidade? no caso seria entre pressao e quantidade de oxigenio. o que significaria que tirando 10% da pressao, vc perde mais que 10% de oxigenio, certo? entao precisa corrigir pela pressao atmosferica... mas mesmo isso pode ser corrigido no mapa de injecao... mas tudo bem, eu coloquei barometro na no modulo usando o esquema de armazenar quando liga, assim usa 1 sensor só por enquanto... vamos ver se isso vai ser escencial...
ricardo, é só ver um exemplo da megasquirt da configuracao dessa correcao pelo barometro... se na verdade existe uma perda de potencia acentuada, nao linear com o map conforme maior a altitude...