Futura injecao eletronica
-
ja tinha visto esse ci, mas nao achei por aqui pra comprar… vc sabe onde posso encontrar ele aqui no brasil?
bom, o circuito com esse ci eh simples, pq ele faz a maior parte do trampo... se quiser mandar kra, agiliza pra eu fazer os testes, e posso ver se consigo resolver o problema nos 3500rpm, depois te mando de volta se tiver afim mesmo me manda uma mp brigadao kra
[snapback]633248[/snapback]
mp enviada
-
valeu eu ja comprei o lm1815, mas demora… eles nao tem estoque no brasil...
[snapback]633346[/snapback]
opa, essa minha resposta ficou bem esquisita…
eu quis dizer pra vc mandar o componente pra mim, pq o que eu comprei vai demorar muito... se vc mandar eu ja posso ir trabalhando, depois te devolvo
-
opa, brigadao ae kra…
a farnell entregou hoje o ci que vou usar no sensor da roda fonica.
terminei de trabalhar no controle de peak and hold por software. vou instalar a atualizacao no barco.
o sistema ficou assim: é possivel selecionar a corrente em estado hold entre 1/1(sem controle de corrente), 1/2. 1/3 ou 1/4 da corrente de abertura (peak). tambem é possivel parametrizar por quanto tempo o injetor recebera corrente maxima. normalmente um pouco mais que o que o injetor leva pra abrir, garantindo a abertura o mais rapido possivel e a estabilidade em tempos proximos ao da abertura.
trabalhando com 1/4 da corrente, a frequencia do pwm ficou em 50khz, 1/3 sao 75khz, 1/2 sao 100khz. o lm1949 trabalha em 22khz. entao posso dizer que com o meu sistema, o controle será mais preciso.
testes do sistema de p&h novo
8ms com 1ms em peak. t.i = 8ms - tempo morto, mas nesse exemplo nao vem ao caso, o que importa aqui é o tempo do bico, e nao tempo de combustivel
visao aproximada do estado de hold, com 1/4 de pwm
visao dos 3 canais (o modulo controla até 3, mas pode-se escolher 1, 2 ou 3) tempo de bico de 12ms, 1ms de pico. frequencia de 15hz. o sinal em verde embaixo é o evento de ignicao. da pra ver o modulo alternando os bicos.
visao dos 3 canais, frequencia 133hz, tempo de bico de 12ms, pico em 1ms, devido a frequencia mais alta e o tempo de injecao mais alto, esse teste mostra a estabilidade do sistema ao cruzar um bico ainda aberto, outro se abrindo e outro fechando
controle de corrente desativado. tempo de bico de 8ms. uso em injetores multiponto (alta impedancia)
bom, agora com o novo componente, vou continuar a trabalhar na ignicao.
um abraco.
-
aheeeeeee
-
opa velho, falae o que vc quer que eu explique melhor…
falando da primeira imagem, a linha verde, é o evento de ignicao do carro, quando ele acontece, o modulo deve pulsar algum bico. no caso, a linha amarela é o bico que foi acionado. cada quadrinho na escala, vale 1ms, entao da pra ver bem que a duracao da abertuda do bico é de 8ms, e é extremamente preciso. da pra ver tb que durante 1ms, a linha fica em cima, o que significa que o bico recebeu potencia total por 1ms (esse é o primeiro parametro desse sistema que desenvolvi pra controlar os bicos)
apos 1ms, o sinal comeca a subir e descer, que é o que a segunda foto mostra. a segunda foto é um zoom na primeira, pra se ver que onde na primeira esta simplesmente pintado de amarelo, na verdade o sinal sobe e desce. a frequencia em que ele sobe e desce é de 50 mil vezes por segundo, sendo assim, quando desce, o bico nao chega a se fechar, pois menos de 20 microsegundos depois, ele recebe energia novamente. como o sinal se mantem 1/3 do tempo embaixo, o bico se mantem aberto com 1/3 da energia que receberia sem esse sistema. isso diminui o desgaste do bico, consumo de energia do sistema, e calor liberado pelo sistema. esse tipo de controle de corrente se chama pwm ou controle por largura de pulso, e é usado tambem em controle de rotacao de motores eletricos ou qqr coisa eletrica que precise de controle de potencia, inclusive no metr? (pode reparar como o metro faz um barulho e uma vibracao quando acelera, e esse barulho é mais intenso quanto mais potencia ele emprega nos motores) esse barulho nada mais é do que o sinal sendo ligado / desligado em uma frequencia fixa, porem, com duracao de cada ciclo em que o sinal esta ligado, variavel. quanto mais alta a frequencia desse sinal, melhor o controle, e menor o incomodo pra gente. nessa faixa de 50khz, o som do motor ja nao nos incomodaria. se mantiver um bico aberto ou um motor trabalhando com pwm em frequencias baixa, vc ouve o som dos pulsos, e fica mais forte quanto maior a duracao do pulso no estado ligado
esse controle de corrente é usado em todos os sistemas de injecao que usam bicos de baixa impedancia. claro que a frequencia e tecnicas pra controlar essa frequencia mudam de um sistema pra outro.
melhorou kra? deu uma luz?
abraão ae e valeu o apoio
-
opa velho, falae o que vc quer que eu explique melhor…
falando da primeira imagem, a linha verde, é o evento de ignicao do carro, quando ele acontece, o modulo deve pulsar algum bico. no caso, a linha amarela é o bico que foi acionado. cada quadrinho na escala, vale 1ms, entao da pra ver bem que a duracao da abertuda do bico é de 8ms, e é extremamente preciso. da pra ver tb que durante 1ms, a linha fica em cima, o que significa que o bico recebeu potencia total por 1ms (esse é o primeiro parametro desse sistema que desenvolvi pra controlar os bicos)
apos 1ms, o sinal comeca a subir e descer, que é o que a segunda foto mostra. a segunda foto é um zoom na primeira, pra se ver que onde na primeira esta simplesmente pintado de amarelo, na verdade o sinal sobe e desce. a frequencia em que ele sobe e desce é de 50 mil vezes por segundo, sendo assim, quando desce, o bico nao chega a se fechar, pois menos de 20 microsegundos depois, ele recebe energia novamente. como o sinal se mantem 1/3 do tempo embaixo, o bico se mantem aberto com 1/3 da energia que receberia sem esse sistema. isso diminui o desgaste do bico, consumo de energia do sistema, e calor liberado pelo sistema. esse tipo de controle de corrente se chama pwm ou controle por largura de pulso, e é usado tambem em controle de rotacao de motores eletricos ou qqr coisa eletrica que precise de controle de potencia, inclusive no metr? (pode reparar como o metro faz um barulho e uma vibracao quando acelera, e esse barulho é mais intenso quanto mais potencia ele emprega nos motores) esse barulho nada mais é do que o sinal sendo ligado / desligado em uma frequencia fixa, porem, com duracao de cada ciclo em que o sinal esta ligado, variavel. quanto mais alta a frequencia desse sinal, melhor o controle, e menor o incomodo pra gente. nessa faixa de 50khz, o som do motor ja nao nos incomodaria. se mantiver um bico aberto ou um motor trabalhando com pwm em frequencias baixa, vc ouve o som dos pulsos, e fica mais forte quanto maior a duracao do pulso no estado ligado
esse controle de corrente é usado em todos os sistemas de injecao que usam bicos de baixa impedancia. claro que a frequencia e tecnicas pra controlar essa frequencia mudam de um sistema pra outro.
melhorou kra? deu uma luz?
abraão ae e valeu o apoio
[snapback]637308[/snapback]
poxa…nao sabia que ia te dar esse trabalho...
mas depois dessa, nao tme como nao entender...
show de bola lost...a cada dia voce demonstra que e lostronic vai ser a injeção do mercado... pelo menos na minha opnião...
e boa sorte na continuidade do projeto.
-
opa, q isso kra, nao da trabalho algum. qqr coisa que vc queira saber sobre o equipamento, é só perguntar. eu só nao respondo quando nao tenho tempo. inclusive, andei postando com pressa, nao escrevi direito e me interpretaram mal. vou comecar a nao postar nada se tiver com pressa, entao mesmo que demore mais pra responder, responderei direito.
olha kra, se vai ser algo do mercado eu nao garanto, mas que vai ser do meu carro e dos meus amigos vai
eu to meio chateado, pq ja passou muita coisa por mim, e eu ainda nao consegui fazer 1 gol. tenho um barco com motor v8 de 5.2l com um modulo meu alimentando sozinho o motor, super bem instaladinho, mostrando que a ideia é viavel. daqui a pouco vai fazer 1 ano que esse barco esta andando com alcool e a minha i.e. sem problema algum nem com relacao a ficar meses parado sem dar partida. ficou 4 meses sem ligar, foi só chegar la, espirrar wd na admissao, bater na chave e ele pegou na hora. neste feriado que passou fui pra la, desmontei o modulo pra ver como estava por dentro, e esta tudo perfeito. sem nenhum sinal de maresia na placa nem nos componentes. os botoes estao perfeitos (botoes com molas costumam dar problema em barcos) entao acho que eu e meu tio fizemos inclusive um bom trabalho com relacao a durabilidade da instalacao. e mesmo assim, ainda nao consegui produzir decentemente nada. é tudo prototipo.
nao sei porque é tão dificil. lembra do contagirosó pois é, desenvolvi o programa super rapido, entreguei pra empresa que fabrica os contagiros, hallmeters, shift-light e outras coisas, e eles ainda nao montaram o prototipo. isso pq vivem disso. imagine eu querer por um produto no mercado, sendo que tenho pouquissimo tempo do dia pra pensar nisso, e nenhum tempo pra correr atras das coisas em horario comercial…
mas sei la, continuo desenvolvendo o equipamento, cada vez agregando mais conhecimento. vai chegar uma hora que nao vai ter como produzir isso de uma maneira que se consiga comercializar de verdade.
mas de qqr maneira, em pequenissima escala, já é possivel. pelo menos pros camaradas
nao vejo a hora de por o primeiro 147, do renato ricardo, pra andar.
montei ontem o circuito do sensor da roda fonica, com o lm 1815 ontem... agora vai hein...
qqr coisa to ae fico chateado quando passo muito tempo sem postar nenhuma novidade... mas é pq as vezes, o tempo fica mais curto ainda e nao consigo evoluir nada em semanas...
-
se fosse fácil qualquer um faria…
vc que tem capacidade tem que continuar indo em frente...
pelo menos da familia pp vc tem total apoio..
e clientes tb...
-
não que voce não tenha explicado direito no primeiro post…mas sou leigo demais...
no mais, sempre acompanho este tópico, desde o começo... e todos percebem seu empenho no projeto... mesmo ainda não tendo saido, percebemos que não é por má vontade sua...
tenha certeza, que eu, e muitos outros useres aqui do pp, estão de olho e no aguardo do dia que sua injeção estiver pronta e comercializada....
e força no projeto...
-
corrigindo vai chegar uma hora que nao vai ter como naoproduzir isso de uma maneira que se consiga comercializar de verdade.
po, valeu mesmo o apoio pessoal. sempre em frente…
espero logo postar algum teste do controle de ignicao por roda fonica. quando for testar em um motor, vou ver se faco um video com pistola de ponto e tudo mais pra ficar visivel a estabilidade e precisao do sistema, sem essa do ponto sair cada hora num angulo ou ficar todo maluco como ja ouvi falarem de alguns equipamentos nacionais. acho que vou testar primeiro no meu carro, que ja tem tudo instalado.
renato ricardo, ja ta preparado pra instalar a roda fonica? falta mais alguma coisa? é nois hein, agora ta mais perto
abraco ae pessoal
e mais uma vez valeu pelo apoio
-
falta soh o alternador, sai mais barato do que comprar soh a polia ( que soh tem na fiat.. ja que no desmanche os caras nao vendem soh a polia e pediram r$100 num alternador de palio 45a )
tenho pistola de ponto
-
opa, ve isso ai rr ja terminei de montar o componente que chegou ontem… ficou nota 1000
amanha ligo o modulo de ponto com o modulo principal, ai ele ja comeca a medir a rpm e pulsar os bicos pela roda fonica. e tb se der tempo, monto o hw pra comecar a faiscar ai eh soh trabalhar mais no sw desse processador que controla a ignicao, ainda tem coisas pra fazer no programa...
a seta vermelha indica os 2 dentes faltantes... agora ele gera os pulsos referentes a cada dente, independente da rotacao, o sinal eh perfeitinho...
-
evolucao no sistema da roda fonica: ja controla 2 bobinas e o sinal pra injecao de combustivel
o amarelo sao os dentes da polia, o azul é a bobina 1, o lilas é a bobina 2, e o verde é o sinal de injecao de combustivel. a injecao de combustivel pode ser feita em um angulo independente das bobinas.
as bobinas estao alternando, uma a cada 180 graus. a faisca acontece em 90 graus, o que significaria 20 graus de avanco, pois o dente 1 é avancado 110 graus com relacao ao pms. a faisca da segunda bobina acontece exatamente 180 graus depois.
a injecao de combustivel(verde) acontece junto com cada faisca.
isso é um exemplo. tanto a duracao da inducao, quanto o angulo de faisca e tambem angulo de injecao de combustivel sao variaveis e programaveis. nesse exemplo usei esses angulos só pra testar o sistema.
ja testei o circuito real, com o lm1815 e funcionou direitinho. o processador ja conta os dentes e dispara os eventos de verdade. agora falta a comunicacao com a cpu principal pra ele receber dela os parametros.
ta andando…
-
shooooow hein