Futura injecao eletronica
-
mudanças nos planos…
agora pra ajudar, estou trabalhando em contato com o cloves mendes, engenheiro chefe de novos projetos de motores da fiat, que achou o projeto exelente inclusive se comparado a motec que eles usam. claro que por enquanto mais simples, mas que atenderia perfeitamente as necessidades.
mesmo 16x16 ele diz que é pouco, praticamente um minimo pra que o modulo funcione, mas é pouco, entao estou adicionando uma eeprom externa, a principio de 16k (pode ir até 64k), e chega de miseria trabalhando com 512 bytes de eeprom né?
agora os mapas poderao ser bem maiores, mas o tamanho será configuravel, até um limite de por exemplo 25 pontos pra escala do map e 40 ou 50 pra escala do rpm. por exemplo, ainda vou estudar melhor os tamanhos.
agora o modulo poder? ter por um mapa ativo e 1 ou mais mapas, assim será possivel mudar entre por exemplo 2 ou 3 mapas rapidamente, bastando mudar o mapa ativo.
eh isso ae.
-
algo parecido com o q se viu no cinema no filme felozes 1, o cara fazendo modificacoes no carro, facilmente na corrida dos 402 metros?
-
hum, se vc ve assim, pode ser, mas ideia não é exatamente essa, mas sim fazer testes entre configuracoes diferentes, rapidamente. ex, 1 mapa com uma regulagem de combustivel e ponto e outra com outra, em um dinamometro, vc pode alternar rapidamente entre eles e visualizar nos graficos as diferencas…
o aumento da memoria é pra permitir mais pontos de regulagem, mas pra se regular por exemplo pela interface de texto, ficaria complicado, mas ai vc pode criar o mapa com menos pontos. mas pra uma coisa mais fina o ideal seria editar via pc, com mais pontos, por exemplo em um mapa que preve de map 0 a 1.5 de turbo, poderia colocar 25 pontos na escala de map, e distribuir esses pontos de 100 em 100 milibar, e que esse mapa preveja de 0 a 8000 rpm por exemplo, poderia colocar 40 pontos na escala de rpm (seria um mapa de 25x40 ou 1000 pontos de ajuste) distribuindo de 200 em 200 rpm. pela interface grafica no pc seria tranquilo, mas pela interface texto, aquela caixa com o lcd de 4x20, ficaria complicado, entao seria melhor por exemplo definir o mapa com 16x16, ou o que achar melhor...
abraço
-
show de bola…
parabéns pelo projeto e que vc consiga algo com a fiat...hehehe
-
show de bola…
parabéns pelo projeto e que vc consiga algo com a fiat...hehehe
[snapback]662786[/snapback]
faão das palavras do coisa, as minhas.
parabens pela nova conquista, e espero que a fiat invista em teu projeto.
[snapback]662796[/snapback]
valeu ae pessoal
resumindo a questao da fiat, a unica coisa que consigo é justamente poder conversar o que é legal, o que é realmente indispensavel, o que é besteira de se colocar pelo menos em um primeiro momento no equipamento. investimento propriamente dito nao tem como, a fiat nao desenvolve esse tipo de tecnologia, ela compra, entao nao tem verba pra isso. mas só de uma pessoa que está na fiat a 32 anos, aprovar todos os conceitos e como eu cruzei os parametros no modulo, dizendo ser como é feito na motec e o porque dos modulos de linha nao prestarem pra qqr tipo de preparacao, inclusive dentro das proprias montadoras, já foi um adianto absurdo. vc fazer seguindo o seu conceito e conhecimento, é uma coisa, poder confirmar se isso esta correto, é outra. se nao tivesse essa confirmacao agora, e alguma coisa do que eu fiz nao fosse legal, eu perceberia mais pra frente quando tivesse em testes e mudaria, mas sabendo agora é melhor pq ja posso ir prevendo e construindo o sistema preparado, e nao corrigir algo depois que talvez o sistema todo nao esteja preparado pra aquilo.
outra coisa que vai ser absolutamente ?timo pro modulo, vai ser que o engenheiro da fiat vai pegar um dos motores que estiver no dinamometro de bancada montado com motec, que ele ja tenha calibrado e tirado o maximo possivel, vai tirar a motec, instalar a minha e tentar calibrar pra comparar o resultado, mesmo que a calibracao, obviamente, seja diferente.
isso vai ser um salto de qualidade, pq se um kra desses, que veio de carburador e acompanhou a evolucao, se tornando foda em i.e. aprovar o negocio, com certeza pra preparacao comum o equipamento estará acima das necessidades
pelo menos é o que eu penso…
bom, to aqui trabalhando nele 1 horinha antes de ir pro trampo... agora to dando o mesmo trato que dei no protocolo de comunicacao entre os modulos, só que na comunicacao entre o modulo e o pc, to implementando o mesmo padrao.
valeu o apoio ae denovo galera...
abraço
-
po lost acho que esse reconhecimento e poder ser testado pela fiat sera fundamental para o fuelbox e sua dedicação isso injeta força de vontade e dedicação em cima do projeto.
parabens
[snapback]662844[/snapback]
muito obrigado tucano
com certeza injeta força, e outra, como tenho pouco tempo pra trabalhar nisso, tendo uma pessoa com experiencia pratica em um equipamento top, que é a motec, vai me ajudar a concentrar os esfor?os no que realmente interessa…
ei ezs, ainda estou aguardando sua resposta sobre aquela questao de confecção de algumas poucas placas de ci, lembra? poxa, não some não kra
valeu pessoal
-
inseri no sistema antigo, que esta no barco, uma tabela de ajuste do tempo porto pela tensao da bateria.
o proposito é corrigir a variacao do tempo de abertura dos injetores, pela variacao da tensao da bateria (principal motivo é a partida)
inseri uma tabela com 5 pontos, onde por exemplo, poderia ter os seguintes valores
8.0v = + 30%
10.0v = +15%
12.0v = +5%
13.5v = +0%
14.5v = -10%
os valores são interpolados e entao aplicados sobre o tempo de abertura dos injetores.
tanto a tensao quanto o percentual referente podem ser ajustados.
isso é basico e eu sabia que deveria existir essa correcao, mas nao tinha colocado ainda por questoes de tempo. fim de semana passado, meu tio disse que por fazer um certo tempo que a gente tem funcionado o barco na marina, sem coloca-lo na agua pra que carregasse direito a bateria (ele usa regulador de voltagem tipo o de fusca, e nao carrega se nao acelerar mais que 1800 rpm, tb o alternador ta ruim, ta dando 12.8v só) entao descarregou a bateria, e apesar de o motor de arranque ainda virar devagar, o barco pegava e morria. provavelmente por mistura pobre devido a baixa tensao, lembrando que ao pegar ele nao comeca a carregar a bateria antes que se acelere a 1800 rpm, como a mistura tava pobre, nao era possivel acelerar, entao ja era.
vai ser legal testar na pratica se essa correcao vai permitir dar a partida mesmo com a bateria por volta de 10.5v apos a partida, que é o que está acontecendo.
essa tabela será incorporada no modulo atual, esse que liga no pc e que esta ganhando uma eeprom de 16k (esse do barco é antigo, nao é possivel liga-lo no pc)
alias, as eeproms já chegaram
? isso ae. abraço
-
nao realz, o negocio é durante a partida, quando a tensao cai pra proximo de 10v, mesmo com bateria nova, nesse momento, enquanto o motor de arranque esta virando, o tempo de abertura dos bicos será corrigido pra garantir que seja injetado o mesmo volume de combustivel na pratica, que é injetado quando o motor esta funcionando e o alternador esta carregando a bateria, quando a tensao fica por volta de 13.5v.
o lance é que tempo de abertura do bico (tempo em que o modulo mantem o bico energizado), e tempo de combustivel, sao coisas diferentes. o tempo de combustivel depende das caracteristicas fisicas dos bicos e tensao da bateria. esse ajuste ajuda a manter a linearidade do combustivel real injetado, com relacao ao que vc coloca no mapa de injecao, pra que ao colocar no mapa de injecao o valor de 1ms de combustivel, seja injetado 1ms de combustivel, isso nao significa que o bico recebera energia por 1ms, mas sim ele recebera por 1ms(combustivel) + tempo de abertura corrigido pela carga da bateria(tempo mecanico)
entendeu? pode debater ae kra nao se acanhe
-
nao realz, o negocio é durante a partida, quando a tensao cai pra proximo de 10v, mesmo com bateria nova, nesse momento, enquanto o motor de arranque esta virando, o tempo de abertura dos bicos será corrigido pra garantir que seja injetado o mesmo volume de combustivel na pratica, que é injetado quando o motor esta funcionando e o alternador esta carregando a bateria, quando a tensao fica por volta de 13.5v.
o lance é que tempo de abertura do bico (tempo em que o modulo mantem o bico energizado), e tempo de combustivel, sao coisas diferentes. o tempo de combustivel depende das caracteristicas fisicas dos bicos e tensao da bateria. esse ajuste ajuda a manter a linearidade do combustivel real injetado, com relacao ao que vc coloca no mapa de injecao, pra que ao colocar no mapa de injecao o valor de 1ms de combustivel, seja injetado 1ms de combustivel, isso nao significa que o bico recebera energia por 1ms, mas sim ele recebera por 1ms(combustivel) + tempo de abertura corrigido pela carga da bateria(tempo mecanico)
entendeu? pode debater ae kra nao se acanhe
[snapback]662985[/snapback]
agora sim, achei que isso poderia ocorrer durante o funcionamento do motor, e não apenas na partida.
outro, os bicos poderiam injetar tantos ms de comb. antes do toque no motor de arranque? algo como uma partida a frio ?
-
lost, sei que vc nao gosta de comparação, mas na outra que eu uso, vejo a seguinte falha:
meu alternador carrega 14.2v. quando os vidros eletricos estao apertados forçando os motores ( vidro totalmente fechado ou aberto) a tensao cai pra 13,8v, o que ja causa bastante instabilidade na lenta, por nao ter atuador e ela fazer a correção a cada 1v.
acredito que se vc fizesse essa correção acima de 12v em escala de 0.2v ficaria bem interessante em qualquer situação .
outa que me acontece:
a ventuinha quando liga, a tensao cai de 14,2v para 14v, ja tendo variação de lenta… e como a escala de correção é de 1v, ele nao compensa....
ai nao sei se a amperagem do alternador tem algo a ver tbem.......
pense a respeito...
-
lost, sei que vc nao gosta de comparação, mas na outra que eu uso, vejo a seguinte falha:
meu alternador carrega 14.2v. quando os vidros eletricos estao apertados forçando os motores ( vidro totalmente fechado ou aberto) a tensao cai pra 13,8v, o que ja causa bastante instabilidade na lenta, por nao ter atuador e ela fazer a correção a cada 1v.
acredito que se vc fizesse essa correção acima de 12v em escala de 0.2v ficaria bem interessante em qualquer situação .
outa que me acontece:
a ventuinha quando liga, a tensao cai de 14,2v para 14v, ja tendo variação de lenta… e como a escala de correção é de 1v, ele nao compensa....
pense a respeito...
[snapback]662994[/snapback]
isso ae cai no lance do atuador da lenta mesmo, trabalhando em closed loop isso naum deve de ocorrer…........
-
agora sim, achei que isso poderia ocorrer durante o funcionamento do motor, e não apenas na partida.
outro, os bicos poderiam injetar tantos ms de comb. antes do toque no motor de arranque? algo como uma partida a frio ?
[snapback]662992[/snapback]
pode acontecer durante o funcionamento tambem… mas nao é o maior problema. o maior problema é na lenta mesmo...
quanto a injetar antes da partida, nao é necessario, como o modulo tem correcao por temp de ar e agua, bastaria vc parametrizar mais rico quando estiver frio, nao precisa injetar sem virar o motor... como a partida eh separada de quando o motor pega e sobe o giro, vc pode parametrizar bem rico na partida, que daria na mesma que injetar antes de ligar, indo pra proximo do normal quando subir o giro, evitando o carro pegar afogado...
resumindo, dar da, mas nao eh necessario
-
a sugestão q eu ia fazer é a mesma do eng. da fiat…
aumentar o números de pontos no mapa....uma boa injeção eletrúnica mapeável hoje (entenda isso como uma injeção usada em carros de competição) os mapas são de 64x64 no mínimo, e vão até quase 20k rpm
vc não precisa de fazer algo pra tantas rpm, mas essa quantidade de pontos vai bem...
se vc implementar um leitor de sonda lambda wideband, faça algo de forma q a ie altere os tempos de injeção na hora do acerto (lambda ativo ), isso facilita demais o acerto
-
outa que me acontece:
pense a respeito...
[snapback]662994[/snapback]
kra, mas os valores que vc coloca na escala, sao valores de referencia. a correção é calculada proporcionalmente aos valores de referencia… isso é feito aprox a cada 15mv, ou 0.015v, ou 13x mais detalhado que 0.2v
pense assim, vc define um ponto, dos 5 disponiveis em 14.2v que é a tensao normal de trabalho, com +0% no fator de correcao, outro ponto, em 13.2 (so pra facilitar os calculos) colocando +10%, o que vai acontecer, eh que ele vai aumentar o volume de combustivel proporcionalmente entre 14.2v e 13.2, variando de +0% a +10% proporcionalmente, por exemplo, em 13.7v (0.5v ou metade da variacao de 1v entre 14.2 e 13.2) ele vai assumir o valor de +5%, que é a metade da variacao entre +0% e +10%, e assim por diante, por isso vc tem a liberdade de inserir os valores tanto em volts quanto suas respectivas correcoes em %, entre os pontos que vc definiu, o modulo faz proporcional, mantendo a curva...
poderia ter 2 pontos soh, o baixo e o alto, por exemplo o baixo poderia ser 10v=+25%, e o alto 15v=-25%, o que iria acontecer, eh que aos 12.5v, vc teria 0%, a 13v, teria -5%, a 12v, teria +5%... sao valores proporcionais entre os pontos que vc define...
os mapas de injecao e ignicao seguem a mesma logica, se vc define uma coisa em 1000 rpm, e outra em 1500, quando estiver em 1250, que é um valor que nao existe na escala pra vc configurar, ele vai asumir que eh a metade entre o que vc configurou em 1000 rpm e 1500 rpm...
tendeu?
outra coisa eh que a variacao na lenta eh normal se vc nao tem controle de marcha lenta, e essa variacao nao acontece por causa da mistura, mas sim porque o alternador pesa mais quando tem mais consumo de energia no carro. ligando os farois, vai pesar mais, usando os viros, até ao virar a direcao hidraulica, que nao usa energia eletrica, a rotacao cai.
monitorando o sensor map em um carro que tenha correcao da marcha lenta, vc vera que quando liga as luzes, ou usa os vidros, o valor do map diminui, isso significa que o motor esta precisando de mais força pra manter a rotacao de marcha lenta.
abraão ae
-
isso ae cai no lance do atuador da lenta mesmo, trabalhando em closed loop isso naum deve de ocorrer…........
[snapback]663021[/snapback]
exatamente, em closed loop, vc tem uma variacao na rotacao, ela cai e volta, e da uma subidinha e volta denovo quando vc desliga o vidro…
para o ar condicionado, como a pancada é muito grande, a i.e. é avisada quando ele esta sendo ligado, assim ela pode aumentar o volume de ar antecipadamente ao compressor ser ligado, evitando que o motor morra. da uma variacaozinha, mas pelo menos nao morre. se nao tiver isso, o motor morre ao entrar o ar...
-
a sugestão q eu ia fazer é a mesma do eng. da fiat…
aumentar o números de pontos no mapa....uma boa injeção eletrúnica mapeável hoje (entenda isso como uma injeção usada em carros de competição) os mapas são de 64x64 no mínimo, e vão até quase 20k rpm
vc não precisa de fazer algo pra tantas rpm, mas essa quantidade de pontos vai bem...
se vc implementar um leitor de sonda lambda wideband, faça algo de forma q a ie altere os tempos de injeção na hora do acerto (lambda ativo ), isso facilita demais o acerto
[snapback]663049[/snapback]
pode crer kra, mas na minha, vai ser por enquanto no maximo 64x64, mas sera possivel escolher quantos pontos serao usados. na fuelbox, os valores sao interpolados, por isso funciona bem com menos pontos. se fosse usar mapas maiores que 64x64, eu desabilitaria a interpolacao, pois vc vai ter uma cobertura tao grande de valores tanto de map quanto rpm, que nao compensa interpolar, por exemplo, interpolar a cada 50rpm seria besteira, se o tamanho do mapa permitisse o acerto a cada 50 rpm…
mas vamos ver, a eeprom atual é de 16k, até 64k, eh soh tirar uma e colocar outra, e logico, fazer algumas mudancas no sw pra que faca o enderecamento das tabelas maiores...
só pra ilustrar, um mapa de 64x64, ocupa 4096 bytes, sendo que a eeprom de 16k tem 16384 bytes, caberiam apenas 4 mapas desse tamanho... no minimo, seriam 2, um de combustivel e outro de ponto, talvez um terceiro separado pra segunda bancada de bicos. pronto, acabou a memoria praticamente...
um mapa de 128x128 ocuparia os 16k todinhos... e dariam uma resolucao de 62 rpm se vc trabalhasse até 8000 rpm...
sobre a sonda, pode ter certeza que tera acerto automatico pela sonda. o modulo do barco ja tem isso, sobre a sonda narrow mesmo, mas quebra o galho, serviu pra construir a base do mapa de injecao. o modulo que fiz pro meu carro, tb ajusta sozinho pela sonda...
quando chega a hora de trabalhar o sw, da pra fazer muita coisa kra... o problema ta sendo fechar o hw primeiro... depois do hw pronto, muitas versoes do sw virao, pq vou colocar novas funcoes constantemente...
quanto a rotacao maxima, com ela controlando apenas bicos, fiz testes a 32 mil rpm em um motor v8, e estava de boa,respontendo a interface no pc ainda (a comunicacao com o pc é feitao em baixa prioridade, utilizando cpu ociosa, ou seja, se ela estiver ocupada 100%, ela nao responde, mas relaxa que isso nao vai acontecer)
claro que colocando a o gerenciamento da ignicao por roda fonica, a coisa vai mudar de figura. assim que tiver testes de rotacao maxima eu posto ae...
abraco ae kra se quiser pode dar mais ideias a discussao de toda ideia é bem vinda. no maximo, eu nao vou colocar em pratica agora se nao tiver tempo, mas com certeza ficara registrado pro futuro...