Futura injecao eletronica
-
agora sim, achei que isso poderia ocorrer durante o funcionamento do motor, e não apenas na partida.
outro, os bicos poderiam injetar tantos ms de comb. antes do toque no motor de arranque? algo como uma partida a frio ?
[snapback]662992[/snapback]
pode acontecer durante o funcionamento tambem… mas nao é o maior problema. o maior problema é na lenta mesmo...
quanto a injetar antes da partida, nao é necessario, como o modulo tem correcao por temp de ar e agua, bastaria vc parametrizar mais rico quando estiver frio, nao precisa injetar sem virar o motor... como a partida eh separada de quando o motor pega e sobe o giro, vc pode parametrizar bem rico na partida, que daria na mesma que injetar antes de ligar, indo pra proximo do normal quando subir o giro, evitando o carro pegar afogado...
resumindo, dar da, mas nao eh necessario
-
a sugestão q eu ia fazer é a mesma do eng. da fiat…
aumentar o números de pontos no mapa....uma boa injeção eletrúnica mapeável hoje (entenda isso como uma injeção usada em carros de competição) os mapas são de 64x64 no mínimo, e vão até quase 20k rpm
vc não precisa de fazer algo pra tantas rpm, mas essa quantidade de pontos vai bem...
se vc implementar um leitor de sonda lambda wideband, faça algo de forma q a ie altere os tempos de injeção na hora do acerto (lambda ativo ), isso facilita demais o acerto
-
lost, sei que vc nao gosta de comparação, mas na outra que eu uso, vejo a seguinte falha:
meu alternador carrega 14.2v. quando os vidros eletricos estao apertados forçando os motores ( vidro totalmente fechado ou aberto) a tensao cai pra 13,8v, o que ja causa bastante instabilidade na lenta, por nao ter atuador e ela fazer a correção a cada 1v.
acredito que se vc fizesse essa correção acima de 12v em escala de 0.2v ficaria bem interessante em qualquer situação .
outa que me acontece:
a ventuinha quando liga, a tensao cai de 14,2v para 14v, ja tendo variação de lenta… e como a escala de correção é de 1v, ele nao compensa....
ai nao sei se a amperagem do alternador tem algo a ver tbem.......
pense a respeito...
[snapback]662994[/snapback]
kra, mas os valores que vc coloca na escala, sao valores de referencia. a correção é calculada proporcionalmente aos valores de referencia… isso é feito aprox a cada 15mv, ou 0.015v, ou 13x mais detalhado que 0.2v
pense assim, vc define um ponto, dos 5 disponiveis em 14.2v que é a tensao normal de trabalho, com +0% no fator de correcao, outro ponto, em 13.2 (so pra facilitar os calculos) colocando +10%, o que vai acontecer, eh que ele vai aumentar o volume de combustivel proporcionalmente entre 14.2v e 13.2, variando de +0% a +10% proporcionalmente, por exemplo, em 13.7v (0.5v ou metade da variacao de 1v entre 14.2 e 13.2) ele vai assumir o valor de +5%, que é a metade da variacao entre +0% e +10%, e assim por diante, por isso vc tem a liberdade de inserir os valores tanto em volts quanto suas respectivas correcoes em %, entre os pontos que vc definiu, o modulo faz proporcional, mantendo a curva...
poderia ter 2 pontos soh, o baixo e o alto, por exemplo o baixo poderia ser 10v=+25%, e o alto 15v=-25%, o que iria acontecer, eh que aos 12.5v, vc teria 0%, a 13v, teria -5%, a 12v, teria +5%... sao valores proporcionais entre os pontos que vc define...
os mapas de injecao e ignicao seguem a mesma logica, se vc define uma coisa em 1000 rpm, e outra em 1500, quando estiver em 1250, que é um valor que nao existe na escala pra vc configurar, ele vai asumir que eh a metade entre o que vc configurou em 1000 rpm e 1500 rpm...
tendeu?
outra coisa eh que a variacao na lenta eh normal se vc nao tem controle de marcha lenta, e essa variacao nao acontece por causa da mistura, mas sim porque o alternador pesa mais quando tem mais consumo de energia no carro. ligando os farois, vai pesar mais, usando os viros, até ao virar a direcao hidraulica, que nao usa energia eletrica, a rotacao cai.
monitorando o sensor map em um carro que tenha correcao da marcha lenta, vc vera que quando liga as luzes, ou usa os vidros, o valor do map diminui, isso significa que o motor esta precisando de mais força pra manter a rotacao de marcha lenta.
abraão ae
-
isso ae cai no lance do atuador da lenta mesmo, trabalhando em closed loop isso naum deve de ocorrer…........
[snapback]663021[/snapback]
exatamente, em closed loop, vc tem uma variacao na rotacao, ela cai e volta, e da uma subidinha e volta denovo quando vc desliga o vidro…
para o ar condicionado, como a pancada é muito grande, a i.e. é avisada quando ele esta sendo ligado, assim ela pode aumentar o volume de ar antecipadamente ao compressor ser ligado, evitando que o motor morra. da uma variacaozinha, mas pelo menos nao morre. se nao tiver isso, o motor morre ao entrar o ar...
-
a sugestão q eu ia fazer é a mesma do eng. da fiat…
aumentar o números de pontos no mapa....uma boa injeção eletrúnica mapeável hoje (entenda isso como uma injeção usada em carros de competição) os mapas são de 64x64 no mínimo, e vão até quase 20k rpm
vc não precisa de fazer algo pra tantas rpm, mas essa quantidade de pontos vai bem...
se vc implementar um leitor de sonda lambda wideband, faça algo de forma q a ie altere os tempos de injeção na hora do acerto (lambda ativo ), isso facilita demais o acerto
[snapback]663049[/snapback]
pode crer kra, mas na minha, vai ser por enquanto no maximo 64x64, mas sera possivel escolher quantos pontos serao usados. na fuelbox, os valores sao interpolados, por isso funciona bem com menos pontos. se fosse usar mapas maiores que 64x64, eu desabilitaria a interpolacao, pois vc vai ter uma cobertura tao grande de valores tanto de map quanto rpm, que nao compensa interpolar, por exemplo, interpolar a cada 50rpm seria besteira, se o tamanho do mapa permitisse o acerto a cada 50 rpm…
mas vamos ver, a eeprom atual é de 16k, até 64k, eh soh tirar uma e colocar outra, e logico, fazer algumas mudancas no sw pra que faca o enderecamento das tabelas maiores...
só pra ilustrar, um mapa de 64x64, ocupa 4096 bytes, sendo que a eeprom de 16k tem 16384 bytes, caberiam apenas 4 mapas desse tamanho... no minimo, seriam 2, um de combustivel e outro de ponto, talvez um terceiro separado pra segunda bancada de bicos. pronto, acabou a memoria praticamente...
um mapa de 128x128 ocuparia os 16k todinhos... e dariam uma resolucao de 62 rpm se vc trabalhasse até 8000 rpm...
sobre a sonda, pode ter certeza que tera acerto automatico pela sonda. o modulo do barco ja tem isso, sobre a sonda narrow mesmo, mas quebra o galho, serviu pra construir a base do mapa de injecao. o modulo que fiz pro meu carro, tb ajusta sozinho pela sonda...
quando chega a hora de trabalhar o sw, da pra fazer muita coisa kra... o problema ta sendo fechar o hw primeiro... depois do hw pronto, muitas versoes do sw virao, pq vou colocar novas funcoes constantemente...
quanto a rotacao maxima, com ela controlando apenas bicos, fiz testes a 32 mil rpm em um motor v8, e estava de boa,respontendo a interface no pc ainda (a comunicacao com o pc é feitao em baixa prioridade, utilizando cpu ociosa, ou seja, se ela estiver ocupada 100%, ela nao responde, mas relaxa que isso nao vai acontecer)
claro que colocando a o gerenciamento da ignicao por roda fonica, a coisa vai mudar de figura. assim que tiver testes de rotacao maxima eu posto ae...
abraco ae kra se quiser pode dar mais ideias a discussao de toda ideia é bem vinda. no maximo, eu nao vou colocar em pratica agora se nao tiver tempo, mas com certeza ficara registrado pro futuro...
-
eu tá por fora de preço, mas qto custa uma memória dessas q vc vai usar?
como esses mp3 da vida usam flash, e são relativamente baratos, de repente é umas já colocar uma memória maior e uma possibilidade de colocar mais mapas para vêrias circunst?ncias…
só pra exemplificar:
a injeção dta inglesa possui 11 mapas só pra dar a partida no carro possui mapas de marcha-lenta, aquecimento de motor, mapas de cargas parciais, carga total, correções por tensão de bateria, ar condicionado, pressão e temperatura do ar, temperatura da água, knock sensor, etc.
fora outras funcionaliades q, pela catacter?stica do seu projeto, vc pode incorporar depois, como sa?da pra painel (pi, stack ou pra reloginhos comuns mesmo), troca de marcha powershift (pra câmbio sequencial....trocar de marcha sem tirar o po do acelerador), etc.
-
eu tá por fora de preço, mas qto custa uma memória dessas q vc vai usar?
como esses mp3 da vida usam flash, e são relativamente baratos, de repente é umas já colocar uma memória maior e uma possibilidade de colocar mais mapas para vêrias circunst?ncias…
só pra exemplificar:
a injeção dta inglesa possui 11 mapas só pra dar a partida no carro possui mapas de marcha-lenta, aquecimento de motor, mapas de cargas parciais, carga total, correções por tensão de bateria, ar condicionado, pressão e temperatura do ar, temperatura da água, knock sensor, etc.
fora outras funcionaliades q, pela catacter?stica do seu projeto, vc pode incorporar depois, como sa?da pra painel (pi, stack ou pra reloginhos comuns mesmo), troca de marcha powershift (pra câmbio sequencial....trocar de marcha sem tirar o po do acelerador), etc.
[snapback]663103[/snapback]
rapaz, meu maior problema no momento ta sendo manter o escopo. eu gosto e sou da area de tecnologia, com certeza, sempre quero colocar o que existe de melhor no projeto. mas to sozinho nisso, com pouquissimo tempo, da pra ver pela lentidao com que vem caminhando. entao, a principio, até pra comecar, esse primeiro modulo vai ser simples com relacao a algumas coisas, mas vai ser versatil por poder ser expandido. a ideia de reloginhos, eu ja tinha pensado. mas nao usar? uma saida propria, mas sim um tipo de interface diferente, que adapta a mesma entrada onde se pluga o notebook, fazendo a ponte entre o modulo e os relogios, e tambem um pc ou interface propria.
sobre varios mapas, uma das desvantagens de uma i.e. original, é justamente a quantidade de mapas que possuem. acaba sendo mais complicado do que util. a motec possui um mapa grande, nao sei qual o limite. mas nao possui muitos mapas, mas sim parametros de correcao, e que nao se cruzam em muitos niveis, pra nao complicar… no mais é isso mesmo, mais funcionalidades serao incorporadas no futuro, dai a vantagem de ser modular. seria até tranquilo incorporar o corte pra troca de marcha, inclusive, utilizando o acelerador eletronico, isso fica mais interessante ainda...
mas por enquanto, aumentar de 756b pra 16k, acho que ja vai dar pra ter um bom comeco. pra trocar o padrao de memoria, muda muita coisa, mudam as conexoes fisicas e todo o padrao de comunicacao... precisa de pesquisa, desenvolvimento e teste... entao por enquanto, pra essa primeira, preciso me concentrar em lancar algo, as vezes me pergunto se nao seria melhor até simplificar mais, pra lancar um primeiro modelo, mesmo que fosse um pulsador de bicos... mas vou tentar manter desse jeito.
tendeu?
abraco
-
pessoal, ontem atualizei o software do modulo do barco, colocando o novo software com correcao por tensao da bateria. funcionou perfeitamente.
onde se le 105% por exemplo, significa uma adicao de 5% no tempo morto. onde se le 95%, significa subtracao de 5%.
http://www.youtube.com/watch?v=kn9uipfajtc
neste da pra ouvir bem o barulho dos bicos
http://www.youtube.com/watch?v=qqaqdcwfjgk
abraço
-
com um motorzão desse pra ouvir o barulho meu… heeheheh
-
parece uma m?quina de costuras…
-
parece uma m?quina de costuras…
[snapback]663608[/snapback]
bicos alimentados com a corrente certa, abrindo em 0.7ms, pressao de combustivel em 4 bar
faz tipo uma resonancia parece, por causa da passagem do ar e do cone…
mas diz ai, eh uma maquina de costuras afinada hein, e ta com uma resposta otima, por nao ter sensor de posicao de borboleta. ta com injecao rapida só por variacao no map...
no video maior, eu dei uma editada no mapa, pra vcs poderem ver como é a interface...
-
bicos alimentados com a corrente certa, abrindo em 0.7ms, pressao de combustivel em 4 bar
faz tipo uma resonancia parece, por causa da passagem do ar e do cone…
mas diz ai, eh uma maquina de costuras afinada hein, e ta com uma resposta otima, por nao ter sensor de posicao de borboleta. ta com injecao rapida só por variacao no map...
no video maior, eu dei uma editada no mapa, pra vcs poderem ver como é a interface...
[snapback]663611[/snapback]
sim sim…
só falei que parece uma m?quina de costuras pro pessoal saber que som é o dos bicos..
hehehee...
deveras divertida essa m?quinade costura ...
-
duvida, é possivel fazer a regulagem com carga no motor ?
se sim, seria interessante fazer um video mostrando o motor funcionando, a x rpms, e variando a regulagem, para ver a mudança de funcionamento.
[snapback]663635[/snapback]
nao entendi sobre fazer a regulagem com carga…
nao sei se é isso(se nao for, me fala): no modulo existe um parametro de regulagem automatica por valor de sonda, onde vc especifica um valor alvo, e ele edita automaticamente a posicao no mapa que esta sendo lida no momento.
usei isso pra regular na primeira vez, vc ia andando, sentindo ele com excesso ou falta, e ele ia ajustando devagar... mas o melhor é regular na mao mesmo... é que nesse caso, o barco nao tava na agua... tava na carreta, na marina. ai nao tem como ter carga.
mas lembre-se que esse modulo é antigo, esta descontinuado, o que eu estou trabalhando no momento incorpora tudo o que esse ai tem, com mais coisas, inclusive a conexao com o pc. esse ai nao tem conexao com o pc.
o fogo é isso, mesmo esse ja daria pra por no mercado tranquilamente, mas eu quero sempre fazer melhor, e até hj nao tenho nada disponivel pra quem se interessar... mas ta quase...
-
fiote falei do motor em si
eu ouão sim os bicos, mais o barulho de um v8…. só tem uma coisa melhor que isso e não pode falar nesse horario ahahah
-
entao lost, quis dizer de fazer um video com o barco na agua, travado a x rpm, e voce mexendo nas regulagens, para mostrar os diferentes comportamentos, com cada regulagem..
[snapback]663678[/snapback]
ah ta… mas olha, acho que vai ser mais facil um video desse tipo, ja com o modulo novo, no carro... pq o barco ja ta relativamente regulado, e como é do meu tio, dificilmente eu va mexer na regulagem denovo, a nao ser que ele sinta alguma reacao estranha quando tiver andando... ele nao entende muito bem esse lance de ficar regulando mapa de injecao... tipo pra ele, mesmo que esteja um pouco gordo, ele considera que ta bom, entao eu ficava regulando, percebendo que tava gordo ainda, e ele dizendo que tava bom...
mas quando a gente for andar a proxima vez, se precisar dar uma afinada, eu filmo, pode deixar, mas acho que nao vai precisar...
de qualquer maneira, logo vai ter teste com o modulo novo no carro, ai vai ser até mais interessante
ah, no barco vai rolar regulagem no notebook, quando eu substituir esse modulo, pelo novo, coisa que eu pretendo fazer assim que fizer os primeiros testes com o modulo novo... a diferenca desse pro novo eh que esse fica no painel... os fios tem que vir la do motor e tal... o novo, vai ficar la junto do motor, e só virá 1 cabo pro painel...fora que a regulagem vai ser feita pelo pc (vai ser 1 modelo de modulo só, entao esse que vou por no barco, eh exatamente o mesmo daqueles videos dos graficos no pc, até pra manter a compatibilidade, nao é bom ter coisas diferentes, como está hoje)