Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Cabeçote

Cabeçote

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
36 Posts 8 Posters 3.6k Visualizações 1 Watching
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Responder
  • Responder como tópico
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por

fala galera, sabem a batida q eu tava falando no meu motor? bom eh bronzina mesmo, mas conversei com um monte de gente, e a unica coisa q pode ser eh o seguinte…

cabeçote

esse cabeçote mandei pra retifica, eles desmontaram, peguei trabalhei dutos, e tals, e mandei devolta pra eles... volto de la, e nem olhei nada so montei no carro...

e agora desmontei tudo, e vi q os mancais estão todos riscados, e o comando tb, e com um certo desgaste, o q deve ter causado perda de pressão de oleo e gastou as bronzinas mt rapido...

a questão agora eh descobrir pq gasto isso, não sei c foi mt aperto ou comando zuado, sei la... pq falta de lubrificação não deve ter sido (não tenho manometro :) ) mas a bomba eh zero bala original vw.

bom agora a duvida, sera q da pra mandrilhar os mancais do cabeçote, ou vou ter q comprar outro?

tipo c mandrilhar o comando ficaria mais baixo, e isso mudaria somente o levante, ou tb iria fazer lobe e graduação mudar tb?

vou ter q comprar um comando novo... qual me aconselham?

valew

adriano nogueira

1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke

fala galera, sabem a batida q eu tava falando no meu motor? bom eh bronzina mesmo, mas conversei com um monte de gente, e a unica coisa q pode ser eh o seguinte…

cabeçote

esse cabeçote mandei pra retifica, eles desmontaram, peguei trabalhei dutos, e tals, e mandei devolta pra eles... volto de la, e nem olhei nada so montei no carro...

e agora desmontei tudo, e vi q os mancais estão todos riscados, e o comando tb, e com um certo desgaste, o q deve ter causado perda de pressão de oleo e gastou as bronzinas mt rapido...

a questão agora eh descobrir pq gasto isso, não sei c foi mt aperto ou comando zuado, sei la... pq falta de lubrificação não deve ter sido (não tenho manometro :) ) mas a bomba eh zero bala original vw.

bom agora a duvida, sera q da pra mandrilhar os mancais do cabeçote, ou vou ter q comprar outro?

tipo c mandrilhar o comando ficaria mais baixo, e isso mudaria somente o levante, ou tb iria fazer lobe e graduação mudar tb?

vou ter q comprar um comando novo... qual me aconselham?

valew

adriano nogueira

[snapback]545288[/snapback]

como estão as folgas de mancal de biela, mancal central e buchas do eixo intermedi?rio é a baixa pressão de óleo pode estar sendo causada por folgas excessivas nesses pontos. não se esque?a que o cabeçote é o último ponto do motor que o óleo chega.

mais importante que arrumar o prejuizo, é descobrir de onde veio o problema. caso contrário….vai acontecer novamente.

• A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi

então não medi as folgas aiinda, mas o vira era std, e bronzinas idem… então o unico ponto q pode ter dado essa fuga eh no cabeçote mesmo, pq esse sim agora apresenta mt desgaste...

quanto a consertar... infelizmente o carro vai ficar mt tempo parado ainda... $$$, tenho mt tempo pra analizar ainda...

• F Offline
          F Offline
          Fernando_221

o que pode ter causado desse dano no cabeçote e comando é folga excessiva no virabrequim, o oleo nao consegue subir pro cabeçote com a pressao adequada e risca tudo mesmo. ja aconteceu a mesma coisa comigo, mancais e comando ficaram bastante riscados, aí troquei o cabeçote inteiro e riscou tudo de novo. nem adianta vc consertar a parte de cima sem fazer a de baixo primeiro, o preju vai ser maior.

• R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke

o que pode ter causado desse dano no cabeçote e comando é folga excessiva no virabrequim, o oleo nao consegue subir pro cabeçote com a pressao adequada e risca tudo mesmo. ja aconteceu a mesma coisa comigo, mancais e comando ficaram bastante riscados, aí troquei o cabeçote inteiro e riscou tudo de novo. nem adianta vc consertar a parte de cima sem fazer a de baixo primeiro, o preju vai ser maior.

[snapback]545311[/snapback]

exatamente o que eu disse…....folgas de mancal central, mancal de biela e também de eixo intermedi?rio......

• R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke

somente complementando….

se for montar o cabeçote sem verificar a parte de baixo, coloca um manometro de óleo no cabeçote.

pelo menos vc vai conseguir visualizar a pressão no ponto que está ocorrendo o problema.

abraço.

• A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi

então a parte de baixo vai ser desmontada inteira, pra analisar pq o vira q peguei era pa ser std, então c tiver fora de medida ta ai o problema, eu mesmo não medi nada, peguei as peças, e montei… acreditei na retifica.

então pode ter sido isso q causou o dano na parte de cima, mas a parte de baixo ta zerada, sem risco nenhum, so desgastada...

• R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke

então a parte de baixo vai ser desmontada inteira, pra analisar [snapback]545324[/snapback]

lembrando…...essa é somente uma hipotese.......

• A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi

então, quanto a verificação eu ja estou fazendo pra saber a causa do problema…

o que eu realmente queria saber, eh c tem como salvar o meu cabeçote, ou c vou ter q comprar outro mesmo :cry: ...

pq sei q da pra comer um pouco dos mancais, e depois passar a ferramenta e mandrilhar os mancais, e voltar ele é medida original...

so q com isso o comando ficaria levemente mais pra baixo...

• L Offline
                      L Offline
                      Lost

po kra, nao entendi. ta batendo biela mesmo ou o barulho / problema é no cabecote?

• S Offline
                        S Offline
                        stefano

pergunta de leigo:

porque se um vira tiver folga, não sobe o óleo direito, ou melhor, a pressão do óleo no cabeçote é menor ?

• A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi

o barulho eh biela mesmo, mas como andei com o carro um tempo, antes de parar e abrir, risco os mancais/comando no cabeçote…

agora não sei exatamente onde começou o problema, c foi no cabeçote ou no vira... mas so percebi o problema quando começou a bater biela.

ai a duvida eh, no cabeçote agora, c da pra salvar ele, ou c condeno logo, pq o comando ja condenei, ta mt riscado...

o vira num tirei ainda, mas as bronzinas de biela não tem risco somente desgaste, e uma leve ovalização, q provavelmente eh a causa da batida... tenho q pegar a girafa pra tirar o bloco fora, e sacar o vira e medir pra ver c era std mesmo... provavelmente esse vira era 0,25 nas bielas ( e o cara da retifica me vendeu como std :cry: )...

mas e ai vc acha q fazer esse trampo no cabeçote (rebaixar mancais e mandrilhar) fica bom, ou condeno logo ele???

• A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi

pergunta de leigo:

porque se um vira tiver folga, não sobe o óleo direito, ou melhor, a pressão do óleo no cabeçote é menor ?

[snapback]545510[/snapback]

pq o oleo escorre pela folga maior do vira, e não chega com pressão ideal no cabeçote…

• R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke

pergunta de leigo:

[snapback]545510[/snapback]

imagine que você tenha duas bombas com capacidade de bombear 10 litros por minuto.

na primeira bomba você conecta uma mangueira de 10mm e na segunda bomba você conecta uma mangueira de 50mm.

se o volume for o mesmo, em qual mangueira o liquido será bombeado com maior pressão é ? claro que na de 10mm certo é pois você bombear? o mesmo volume por uma área de passagem muito menor.

com o motor é a mesma coisa, quando possuimos folgas maiores do que as originais, a quantidade de óleo que essa folga é capaz de absorver é a maior que a original. sendo assim, o sistema como um todo perde pressão (? como se trabalhasse com a mangueira de 50mm). como o sistema trabalha com uma pressão menor, o óleo não tem pressão suficiente para atingir as partes mais altas do motor, ou seja, o cabeçote.

basicamente é isso…....abraço.

• R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke

então, quanto a verificação eu ja estou fazendo pra saber a causa do problema…

o que eu realmente queria saber, eh c tem como salvar o meu cabeçote, ou c vou ter q comprar outro mesmo :cry: ...

pq sei q da pra comer um pouco dos mancais, e depois passar a ferramenta e mandrilhar os mancais, e voltar ele é medida original...

so q com isso o comando ficaria levemente mais pra baixo...

[snapback]545496[/snapback]

só uma pergunta…....o desgaste foi tão violento a ponto de comer a bronzina e desgastar o mancal ?

eu acredito que fazendo isso você vê ganhar em lift . porque na verdade você está deslocando o centro do furo para baixo. a não ser que existe alguma outra técnica que desconhe

• A Offline
                                  A Offline
                                  Adriano Sushi

sim os riscos tão bem fundos, tipo c passar a unha, ela entra legal dentro dos riscos…

então eu tb pensei nisso, vou ganhar em levante, mas sera q eh so isso, ou pelo fato de o comando estar mais baixo...

mas isso tb iria mudar a entrada do comando não? (não to sabendo explicar isso, tipo a hora q o comando vai abrir as valvulas, vai adiantar tb... certo?)

• F Offline
                                    F Offline
                                    Fernando_221

sim os riscos tão bem fundos, tipo c passar a unha, ela entra legal dentro dos riscos…

então eu tb pensei nisso, vou ganhar em levante, mas sera q eh so isso, ou pelo fato de o comando estar mais baixo...

mas isso tb iria mudar a entrada do comando não? (não to sabendo explicar isso, tipo a hora q o comando vai abrir as valvulas, vai adiantar tb... certo?)

[snapback]545532[/snapback]

a parte de baixo dos mancais que fica no cabeçote, onde tem as saidas de oleo e onde o comando fica apoiado, também desgastou?? nunca vi gastar nessa parte nao, só na capa dos mancais e no comando mesmo.

• R Offline
                                      R Offline
                                      RodrigoLóke

a parte de baixo dos mancais que fica no cabeçote, onde tem as saidas de oleo e onde o comando fica apoiado, também desgastou?? nunca vi gastar nessa parte nao, só na capa dos mancais e no comando mesmo.

[snapback]545577[/snapback]

também acho muito pouco provóvel ter desgastado a parte de baixo dos mancais. visto que o comando sempre está sendo forçado contra a capa do mancal.

eu acredito que tenha danificado somente a capa do mancal, mas ele quer mandrilhar o conjunto pq se der um passe somente na capa, o conjunto ficará ovalizado ( o furo do mancal em forma de ovo) fazendo com que a folga radial não seja constante em toda a circunfer?ncia.

• F Offline
                                        F Offline
                                        Fernando_221

também acho muito pouco provóvel ter desgastado a parte de baixo dos mancais. visto que o comando sempre está sendo forçado contra a capa do mancal.

eu acredito que tenha danificado somente a capa do mancal, mas ele quer mandrilhar o conjunto pq se der um passe somente na capa, o conjunto ficará ovalizado ( o furo do mancal em forma de ovo) fazendo com que a folga radial não seja constante em toda a circunfer?ncia.

[snapback]545579[/snapback]

exatamente, parte de baixo nunca vi gastar pq o comando é empurrado pra cima. o que fiz uma vez num caso parecido foi pegar outros mancais de um outro cabeçote, sei que tem diferenças mas no olho e no dedo tudo casou certinho, usei um bom tempo assim e nao riscou nada, depois vendi o cabeçote com o comando.

• A Offline
                                          A Offline
                                          Adriano Sushi

pois eh a parte de baixo tb riscou, pouco mas riscou. agora as capas e o comando sim estão bem riscados… ainda não tirei o cabeçote do carro, pra levar na retifica pra eles falarem o q mais pode ser feito, mas acredito q vão mandrilhar tudo pra ficar com o diametro correto em tudo.

Responder
                                          • Responder como tópico
                                          Entre para responder
                                          • Mais Antigo para Mais Recente
                                          • Mais Recente para Mais Antigo
                                          • Mais Votados

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0