Nitratar o virabrequim
-
bom pelo q eu sei, o processo eh relativamente facil.
vc tem q levar o vira ja alinhado, e c for aliviar o peso dele ja aliviado tb, e balanceado. ai os cara coloca ele em um banho quimico q endurece a superficie dele.
ajuda mt pra não riscar o vira, e tb demora mais pra gasta o vira…
dependendo de quanto cobram pra fazer pra vc, vale sim mt a pena.
aqui em cps, ja me cobraram r$ 80,00 vale mt a pena fazer.
-
bom fazer em casa sei q não tem como. o cara so me falo q eh um banho, não explico exatamente o q vai ser feito, mas me mostrou uma peça tratada, e uma sem tratamento, e passo uma lima nelas, a tratada nem sinal de nada, a sem tratamento comeu uns teko…
-
o processo é colocar a peça em uma atmosfera de am?nia (ou n2) a 1000?c (até 1200?c) e pressão de + 1mpa (para aíos com baixo teor de cromo). por isso esse processo é usado em aíos com alto teor de cromo na liga (a?os inoxidaveis).
ainda tem a nitretação convencional(segundo niemman) efetuada em temperaturas de 500 a 580?c precipitando nitretos de cromo elevando a dureza superficial e criando tensões residuais compressivas, mas afetando mto a resist?ncia a corrosão.
após tratamentos com durações entre aproximadamente 6 a 24 h( no forno), são atingidas profundidades de camada nitretada que oscilam aproximadamente entre 0.5 a 3 mm.
autenitização, sub-zero e difusão.
esse é só o basico, tem muito mais. e aparentemente não é um processo barato.
-
hmmm entao eh com alta temperatura .. mas realmente o processo tende a ser um tanto custoso…
o que os caras andam fazendo por ai? sera q eles tao temperando virabrequim soh?? dependendo da tempera do material voce nao consegue desbastar com lima .. mas ele fica mto duro e quebra facil .. sei la
-
sim, pode ser uma tempera em oleo ou agua (salgada tb) para formar martensita q tem uma alta dureza e fragilidade necessitando de um revenimento após a tempera.
pode ser tb uma cementação. mas a nitretação é cara e demorada. existe um processo mais novo q usa nitretação por plasma.
-
soh ajuda numa camada mt fina q fica com maior resistencia, custa uns 100 reais aqui no rs pra fazer
eh mt usado em laminas de corte de madeira ese tipo de processo, o vira custa bem mais a fundir quando eh nitretado, eh bem loco o vira sai incandecente do forno, tu acha q estragaram ele mas ta lah, zerinho e ainda mais resistente
vale a pena fazer para dar uma leve ajuda, mas n faz nenhum milagre
-
bom pelo q eu sei, o processo eh relativamente facil.
vc tem q levar o vira ja alinhado, e c for aliviar o peso dele ja aliviado tb, e balanceado. ai os cara coloca ele em um banho quimico q endurece a superficie dele.
ajuda mt pra não riscar o vira, e tb demora mais pra gasta o vira…
dependendo de quanto cobram pra fazer pra vc, vale sim mt a pena.
aqui em cps, ja me cobraram r$ 80,00 vale mt a pena fazer.
[snapback]547788[/snapback]
adriano, aqui em campinas onde é feito esse serviço??
tem como me passar endere?o, telefone??
abraço.
-
então danilo eh um cliente meu, ele faz tratamentos em metais.
agora não to com o endereão dele, tenho q passar la denovo pra pegar, e ai eu posto aqui.
-
então danilo eh um cliente meu, ele faz tratamentos em metais.
agora não to com o endereão dele, tenho q passar la denovo pra pegar, e ai eu posto aqui.
[snapback]547961[/snapback]
blz…quando estiver com tudo na mão passa pra mim.....
abraço.
-
blz…quando estiver com tudo na mão passa pra mim.....
abraço.
[snapback]548279[/snapback]
fala danilo
fui la no cara hoje.
o nome da firma eh tratcamp tratamentos termicos.
falei com o joão la fone: 19 3225-7181
ele cobra por peso, e fica 3,95 por kilo.
abraço
adriano nogueira
-
fala danilo
fui la no cara hoje.
o nome da firma eh tratcamp tratamentos termicos.
falei com o joão la fone: 19 3225-7181
ele cobra por peso, e fica 3,95 por kilo.
abraço
adriano nogueira
[snapback]550204[/snapback]
valeww adriano…ta anotado....
abraço.
-
o processo de nitratar o vira (ou qualquer coisa) consiste em colocar ele num forno a altas temperaturas (como jah foi dito aqui) imerso num po (como tb jah foi dito aqui)
todos os carros de corrida de longa q eu conheão tem vira nitratado.. acho entao que vale a pena
qndo o vira eh nitratado ele fica prateado (meio grafite)… nao tem erro.. eh bater o olho e saber..