Cl turbo d novo?
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ae galera, peguei outro kit turbo, completissimo, bomba, mangueiras, turbina, escape, tudo…
e sabadão vamo montar de novo hehehe... a turbina é uma garret .42/.63 rotor 52 eixo 52,5. acho q vai ficar um pouco grande pros 0,5 bar q vou usar ( pra não derreter a embreagem originevas ) mas dá nada. acho q vai ficar legalzinho pro dia-dia.
o que vou trabalhar bastante emcima vai ser a curva de ponto, to pensando em 17 ou 20 inicial e avan?ar ate mais de 30?.
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ae fabão, ai sim heim.
c a turbina fica grande troca comigo …....
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bom, o motor vai fica no seguinte setup:
motor ap 1.8s c/ pistoes de gasolina carburado, comando 49g, cabeçote rebaixado 1mm com junta de aío, dutos originais, coletor de admissão com pinos de aquecimento cortados e alisados. cambio pv, embreagem do 1.8/2.0 sachs, escapamento de 2,5 ate o final com 1 turbao, carburador 3e de opala alimentando por linha de 9mm interna + dosador pequeno + bomba monza. coletor e turbina monofluxo com valvula wast gate no coletor. turbina .42 caixa fria, .63 caixa quente, rotor 52 e eixo 52,5. combustivel alcool.
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? estica-e-puxa hein?
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putz eh pra ficar canhão heim fabio, pena q a embreagem eh origineba, até esses 0,5 deve guenta por um tempo, dependendo do pe do motorista ( q eu sei q num eh dos melhores ).
mas da pra brinca legal com esse kit ae. so o ponto q achei meio forte 30 de final vai ter q deixa o carro um pouco gordo pra usar isso ne?
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esse kit era de amigo meu, e vou rodar com apenas 0,5, não quero trocar de embreagem. e não vai ter como aumentar msm, espanou a rosca do parafuso q aumenta a pressão e vou andar sem ele.
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eita sem o parafudo da 0,5?
no meu kit (seu antigo) não passa de 0,4 em 5k rpm… mas eu dei uma trabalhada no coletor/valvula...
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o meu nao passa de 0.3k, mais tb eh turbinão
uai.. mesmo vc andando com pouca pressao, vc tem que por um parafuso lá pra dar tensao na mola… pq senao a pegada vai ficar altamente prejudicada
bota um parafuso de diamentro maior e liga a parte de baixo da varva na admissao... a 3k ja eh pra ter esses 0.5k cheios e dai a varva abre mantendo a presao até fim de giro...
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pois eh isso q eu pensei em falar, passa um macho na carca?a da wg e usa um parafuso mais grosso, ai fica de boa, e regula os 0,5 q vc ke….
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mas a mola tem tensão… tire a tampinha da valvula e ver? a tensão da mola ao recoloca-la, sem parafuso
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mas a mola tem tensão… tire a tampinha da valvula e ver? a tensão da mola ao recoloca-la, sem parafuso
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mais precisa de mais…
alias... quem abre a valvula nao eh a forca que os gases atuam sobre a valvulinha , e sim, a pressao que é exercida na embaixo na cabeça da valvulona que é uma área bem maior e desloca a pelicula...
e pra pegada, a valvulinha tem que tem bgem vedada
coloque o parafuso
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sem parafuso ou com dá na mesma, 0,4 é sempre 0,4.
se você diz isso pelo fato da valvula ficar vazando, nao vaza nao ( pelomenos a minha não vazava ). a saida dela fica ali aberta pro ar, se vazasse dava pra escutar.
ps: uma vez pegamos uma valvula com mola mto dura, não baixava a pressão nem sem parafuso. fzer o q cortamos um elo da mola ainda continuou alta. ai cortamos 2 elos. ai sim ficou vazando e bastante… moh barulheira... ai vou eu e dou uma tuchada no came do acelerador com a cara ali no motor... qdo soltei deu retrocesso... saiu uma lingua de fogo animal, fiquei o resto do dia com o ouvido apitando com o estouro hahahha
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sem parafuso ou com dá na mesma, 0,4 é sempre 0,4.
se você diz isso pelo fato da valvula ficar vazando, nao vaza nao ( pelomenos a minha não vazava ). a saida dela fica ali aberta pro ar, se vazasse dava pra escutar.
ps: uma vez pegamos uma valvula com mola mto dura, não baixava a pressão nem sem parafuso. fzer o q cortamos um elo da mola ainda continuou alta. ai cortamos 2 elos. ai sim ficou vazando e bastante… moh barulheira... ai vou eu e dou uma tuchada no came do acelerador com a cara ali no motor... qdo soltei deu retrocesso... saiu uma lingua de fogo animal, fiquei o resto do dia com o ouvido apitando com o estouro hahahha
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rsrsrs… um dia temos q abrir um tópico só para porolas durante a preparação
ando sem parafuso (perdi ele) e meu carro sobe 0,7bar.
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o meu nao passa de 0.3k, mais tb eh turbinão
uai.. mesmo vc andando com pouca pressao, vc tem que por um parafuso lá pra dar tensao na mola… pq senao a pegada vai ficar altamente prejudicada
bota um parafuso de diamentro maior e liga a parte de baixo da varva na admissao... a 3k ja eh pra ter esses 0.5k cheios e dai a varva abre mantendo a presao até fim de giro...
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frrravio, explica melhor isso por favor..
to usando wastegate e si solto o parafuso pra usar pouca pressão, ela atraza muito a pegada da turbina.
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frrravio, explica melhor isso por favor..
to usando wastegate e si solto o parafuso pra usar pouca pressão, ela atraza muito a pegada da turbina.
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pois isso é claro não sei a dificudade de vcs entenderem isso…
a grande maioria das valvulas nacionais abrem antes de que chegue a pressao máxima que se tenta regular...
o que existe eh uma troca de forças e quem ganha eh o maior... por elemplo:
a área da saida dos gases do coletor para a valvulinha é bem pequena, mais quando vc aperta o po, sempre vai ter gases do escape empurrando a valvulinha pra fora, e vazando nem que seja poko...
agora pense né área da pelicula da valvula, pelo menos 100x maior que a da valvulinha...
entao qual eh a tatica: a valvulina nao é para abrir com a forcas dos gases do escape, ao contrario, ela so deve abrir quando os gases do escape estejam girando a turbina o suficiente para gerar a pressao que vc deseja... por isso que temos akela mangueira que pega embaixo da pelicula da valvula, para forcar a abertura da valvulinha...
pra vc ter ideia, com a mangueira conectada e sem parafuso, praticamente nao vem pressao... pois ao menor sinal de pressao, a membrana desloca a valvulinha e a pressao da mola mais a pressao dos gases abre ela que eh uma beleza, pelo menos no meu carro é assim
agora, vc pode rodar sem parafuso e sem a mangueira, dai vc ta contando com a tensao da sua mola e somente ela, seria mola x gases do escape...
façam um teste?
_regule suas valvulas sem parafuso e sem mangueira na base, acerte com 0.5k, só pode fazer isso trabalhando a valvula….
ou entao, anote quan rpm o ponteiro descola e quando vem a máxima nessa regulagem...
depois
monte a mangueira na base, e aperte o parafuso danto tencao na mola e teste o carro e depois va soltando ate vir a mesma pressao máxima de antes_
depois postem aki o resultado de pegada e de máxima…
ps: tem quem use um pressostato + selenoide na mangueira (akele eclipse verde que passou por aki usava) e meeeeete tensao na mola. o que ocorra? a valvula fica 100% fechada até o pressostato desarmar e a selenoide abrir pa passar preessao para deslocar a membrana... valvula 100% fechada até a pressao desejada
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pois isso é claro não sei a dificudade de vcs entenderem isso…
a grande maioria das valvulas nacionais abrem antes de que chegue a pressao máxima que se tenta regular...
o que existe eh uma troca de forças e quem ganha eh o maior... por elemplo:
a área da saida dos gases do coletor para a valvulinha é bem pequena, mais quando vc aperta o po, sempre vai ter gases do escape empurrando a valvulinha pra fora, e vazando nem que seja poko...
agora pense né área da pelicula da valvula, pelo menos 100x maior que a da valvulinha...
entao qual eh a tatica: a valvulina nao é para abrir com a forcas dos gases do escape, ao contrario, ela so deve abrir quando os gases do escape estejam girando a turbina o suficiente para gerar a pressao que vc deseja... por isso que temos akela mangueira que pega embaixo da pelicula da valvula, para forcar a abertura da valvulinha...
pra vc ter ideia, com a mangueira conectada e sem parafuso, praticamente nao vem pressao... pois ao menor sinal de pressao, a membrana desloca a valvulinha e a pressao da mola mais a pressao dos gases abre ela que eh uma beleza, pelo menos no meu carro é assim
agora, vc pode rodar sem parafuso e sem a mangueira, dai vc ta contando com a tensao da sua mola e somente ela, seria mola x gases do escape...
façam um teste?
_regule suas valvulas sem parafuso e sem mangueira na base, acerte com 0.5k, só pode fazer isso trabalhando a valvula….
ou entao, anote quan rpm o ponteiro descola e quando vem a máxima nessa regulagem...
depois
monte a mangueira na base, e aperte o parafuso danto tencao na mola e teste o carro e depois va soltando ate vir a mesma pressao máxima de antes_
depois postem aki o resultado de pegada e de máxima…
ps: tem quem use um pressostato + selenoide na mangueira (akele eclipse verde que passou por aki usava) e meeeeete tensao na mola. o que ocorra? a valvula fica 100% fechada até o pressostato desarmar e a selenoide abrir pa passar preessao para deslocar a membrana... valvula 100% fechada até a pressao desejada
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flavio, entendo o funcionamento da valvula.
o que não entendi é o que fazer pra ela não abrir cedo, por que a minha, si eu aperto o parafuso ela ja não dá mais os 0.7 que ta dando, a pressão sobe dai.
pensei en fazer o esquema da solenoide e o pressostato, mais sei lá, fico meio resabiado com isso, si a solenoide não abrir ou fechar quando eu tiver de po colado pode dar merda da grande.
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flavio, entendo o funcionamento da valvula.
o que não entendi é o que fazer pra ela não abrir cedo, por que a minha, si eu aperto o parafuso ela ja não dá mais os 0.7 que ta dando, a pressão sobe dai.
ta ligada a mangueira na base?
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ta ligada a mangueira na base?
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tá assim.
a valvula ta montada no pulsativo, na valvula ta ligada a mangueira q vai pra pressurização e q gera pressão dentro da camera da valvula empurando a membrana e esta puxando a valvula, fazendo abrir o furo, si desligo a mangueira a pegada da turbina é bem outra, pega bem antes, poren não tem como controlar a pressão, por que até sem parafuso é 2 toque pra bater 1.5kilo, ai tiro o po.
com a mangueira ligada na pressurização e na valvula a turbina pega en 2.5k só que só dá os 0.7bar a 5k, e com a mangueira desligada pega nos mesmo 2.5k e dá 1.5 kilo a 4k. ou seja a valvula ta abrindo demais ja. ah e tamben não baixa dos 0.6~0.7 mesmo com a mangueira ligada e sem parafuso.
acho q a solução vai ser andar com mais de 1.5 hehe.
ah, to usando uma .50 frio com rotor 51mm e .58bi quente com eixo 52mm