Ajuda: material sobre turbo-turbinando 6cc
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veja bem leia o que eu disse, não disse que os comandos são identicos, o comando do omega tem a mais o acionamento do sensor de rotação, isso é facil de tirar, fora isso amigo é só instalar, quanto as suas informações sobre o eixo é realmente pertinente as minhas duvidas, por isso que eu to pedindo ajuda e algum material sobre o assunto, não entendo de carro turbo, e estou tentando aprender ok, agradeão pela atenção, muito obrigado amigo
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thiago, pela última vez vou te mostrar isso, na próxima não reclame se for suspenso:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phpoact=boardrules
seja bem vindo ao preparados.com.br.
você faz parte de uma comunidade virtual que tem como base, o proposito de conversar e debater sobre assuntos automobil?sticos. a pol?tica de conduta aqui é rígida e pouco tolerante. não permitimos: insinuações/falta de respeito por mínima que seja com os usuários e usuárias do forum (pode resultar em banimento imediato) , discussões em carater pessoal, mensagens provocativas e/ou tumultuadoras, mensagens com indicações para outro site/forum de teor semelhante, propaganda direta sobre produtos mercadol?gicos com intenções lucrativas, assuntos que envolvam atos ou práticas ilegais de qualquer nível ou tipo, mensagens com teor racista, preconceituoso, pornogr?fico, calunioso, sexualmente orientado, difamatério e afins. qualquer mensagem escrita poder? ser editada ou deletada a qualquer momento por nossa equipe sem prévio ou posterior aviso caso não sejam condizentes ?s regras deste lugar. usuários que descumprirem as regras, estarão pass?veis de suspensão ou banimento sem prévio aviso. dúvidas, cr?ticas ou sugestáes deverão ser feitas apenas via mensagem particular diretamente é administração. outro tipo de manifestação do g?nero será deletada. toda e qualquer mensagem é de única e total responsabilidade do autor. seu cadastro é pessoal e intransferável.
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? disso que eu estava falando com a chefia um tempo atrás…...e por isso sou considerado chato...........mas se continuar do jeito que tá, inclusive com novos membros sendo proibidos de participar daqui, daqui a pouco tempo os menos entendidos estarão cada vez mais constrangidos em postar, e da? teremos um ambiente virtual onde existem alguns poucos s?bios gur?s e uma galerinha menos esperiente e não participativa, a qual cabe a função de ler,ler,ler e de vez em quando, concordar e bater palmas..............
ah..........espero não estar descumprindo regra nenhuma (e nem ser suspenso ) por estar postando minha opinião (e cr?tica construtiva) sobre o forum.
gosto muito daqui e espero que o ambiente só melhore a cada dia.
abraços
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desculpem mas o que aconteceu? é pra mim isso??? eu só queria ajuda e não provovcar confusão…...
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fica frio, não foi vc quem provocou a confusão….......pelo contrário, vc foi o prejudicado na história.........mas tudo bem........
vou ficar mudo, pois assim não incomodo ninguém.
serei mais um leitor no time
abraão
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ol? pessoal, ninguem aí montou um 6 canecos turbo???
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a unica coisa q eu vi, foi um omega 4.1 com 2 t2
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já mexi muito em omega… teve um da turbocar 3.0 com 2 turbinas de uno turbo com carca?a quente aumentada (num lembro o valor) tinha uma baita pegada... mas fumaram umas 3x até desistir da idéia como teria que refazer o kit todo desistiu da idéia.
pouco acima dos 350cv já tá quebrando o cambio dos 4.1 (3.0 eu acho que naum quebra com essa cv porque gera muito menos torque que o 4.1)..tipo 360~370cv nem demora muito se usar sem dá.
6 boca turbo ?..aqui hoje na oficina tem s? neste exato momento:
omega 4.1 auto com 0,6bar (o dono tá aqui pegando ele)
s10 biturbo montando ainda (deve estar pronta mais uma ou duas semanas)
omega 3.0 biturbo com injeção his montando ainda (mais umas duas semanas)
omega 4.1 turbo que ainda tá na fase de começar a montar o motor e definir o projeto (esse ainda demora pacas)
omega 4.1 turbo acabando de montar.( essa semana no máximo até a outra acaba)
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ol? amigolhes, como estáo?? então crianças, estou turbinando minha caravan, estou com o kit completo ja, a idéia é a seguinte:
-turbina master power .70x.84(.50 tb sera testada)
-trabalho de cabeçote, ?ngulos nas valvulas, sedes, polimento nos dutos e c?maras
-valvulas da blazer 4.3 v6
-balanceiros roletados 1.75
-comando de válvulas do ?mega 266x266 (opção mais barata no momento)
-polia damper do omega
-bomba de óleo e d agua do omega
-carburador dfv 444, leia-se 444 mesmo rs, carburador trabalhado com 42 mm alimenta muito mais que uma webber 40, trabalhado para alta vaz?o
-3 bobinas duplas de fiat
-módulo ainda nao escolhi (aceito sugestáes)
-pistões 0,20 do gasolina
-(+alguns truques sujos rs)
basicamente é isso, é a primeira vez que estarei montando um turbo, ja montei varios 6 canecos aspirados mas turbão é a prima, então, estou esbarrando em algumas duvidas, a primeira é a linha de combustável rs, preciso de ajuda para calcular isso, to adaptando ainda as tres bobinas, e to me batendo no esquema delas.
o que eu queria mesmo seria umas dicas e se alguem tiver algum material, tipo um curso sobre turbos, instalação, funcionamento e tal, eu compro de quem tiver, to afim de aprender pq vou montar tenho uma noção mas ainda é pouco para tal, mas é isso, quem puder dar um help eu agradeão desde ja forte abraão a todos
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primeiramente parabéns para o seu novo investimento.
para saber melhor e tentar te ajudar, gostaria de saber para que realmente será usado o carro, principalmente pela utilização da turbina.
a .50 vai dar uma ótima pegada que seria muito bom para umas boas curvas, rotatérias e coisas parecidas. já a .70 vai ter uma final melhor, mais o coice vai ser menor, ideal para viagens, retas longas e seguras,… mas que pode ser utilizada com uma carca?a quente menor, pulsativa, ... para melhorar em baixa
o retrabalho do cabeçote é muito importante e deve ser feito por uma pessoa bem competente. e as válvulas da blazer são boas e melhores que as da c-10, pois tes as astes mais finas. a utilização de turbo em 6cc é um pouco canseira na parte da junta do cabeçote, dependendo da pressão utilizada costuma jogar a junta pra fora ou queimar junta. se sua preparação for pesada pode ir pensando numa o ring.
os balanceiros roletados são bons ( bons e caros ), mas é importante, futuramente se vc aumentar a graduação e o levante do comando, seria muito bom os tuchos também roletados, principalmente se houver aumento de carga das molas, que ali?s, recomendo a utlilização das molas do omega 3.0.
o comando do omega já ouvi comentários sobre ele, mas alguém usando não conhe?o. sei que vc terá que mudar no comando a engrenagem do distribuidor, pois, o distribuidor do opala é na frente do motor e no omega é atrás . conheão quem utiliza o comando do opala no bloco do omega, mas o carro é orige, de rua. me disseram que o comando do omega tem o ?ngulo maior, mas não confirmo a informação. mas conheão muita gente que usa o comando do 250-s em turbo. fica bom, com fácil acerto e uma pegada ótima.
mas por 350,00 compra-se bons comandos c?pias.
polia damper já foi muito usada, mas o pessoal tá parando de usar isso, utilizando a polia do opala mesmo, até a do 4cc estão utilizando, mas com o devido balanceamento do motor que é important?ssimo, indiscutível e indispensável. a polia custa 400 e um balanceamento 200, 300.
o carburador dfv 444 eu nunca ouvi falar, num seria a famosa dfv 446, vulgo weber de pobre é
3 bobinas e o módulo não sei se será necessário. acho que pra utilizar isso dever? ser com preparação pesada. se for um turbo light ainda não precisa gastar com isso.
falando nisso já viu por ai os distribuidores para 6cc tipo hall é tá de olho…hehehe
sobre esses cursos eu não tenho nada, mas se souber te aviso.
uma coisa é certa, os 6 bocas possuem muitos mais segredos do que se imagina.
e os preços das peças não é atrativo como outros motores.
- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
essas suas dúvidas te recomendo um site mais direcionado tipo
http://www.amigosdoopala.com.br
http://www.opala.com/index.php
as vezes demora pra responder mas tem muito cara bom lá
abraão qualquer coisa se puder ajudar
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- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
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aqui q eu saiba não existe isso. tanto faz se é um carrinho de pipoca ou se é uma f-50, carro é carro e isso é o q importa
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primeiramente parabéns para o seu novo investimento.
para saber melhor e tentar te ajudar, gostaria de saber para que realmente será usado o carro, principalmente pela utilização da turbina.
a .50 vai dar uma ótima pegada que seria muito bom para umas boas curvas, rotatérias e coisas parecidas. já a .70 vai ter uma final melhor, mais o coice vai ser menor, ideal para viagens, retas longas e seguras,… mas que pode ser utilizada com uma carca?a quente menor, pulsativa, ... para melhorar em baixa
o retrabalho do cabeçote é muito importante e deve ser feito por uma pessoa bem competente. e as válvulas da blazer são boas e melhores que as da c-10, pois tes as astes mais finas. a utilização de turbo em 6cc é um pouco canseira na parte da junta do cabeçote, dependendo da pressão utilizada costuma jogar a junta pra fora ou queimar junta. se sua preparação for pesada pode ir pensando numa o ring.
os balanceiros roletados são bons ( bons e caros ), mas é importante, futuramente se vc aumentar a graduação e o levante do comando, seria muito bom os tuchos também roletados, principalmente se houver aumento de carga das molas, que ali?s, recomendo a utlilização das molas do omega 3.0.
o comando do omega já ouvi comentários sobre ele, mas alguém usando não conhe?o. sei que vc terá que mudar no comando a engrenagem do distribuidor, pois, o distribuidor do opala é na frente do motor e no omega é atrás . conheão quem utiliza o comando do opala no bloco do omega, mas o carro é orige, de rua. me disseram que o comando do omega tem o ?ngulo maior, mas não confirmo a informação. mas conheão muita gente que usa o comando do 250-s em turbo. fica bom, com fácil acerto e uma pegada ótima.
mas por 350,00 compra-se bons comandos c?pias.
polia damper já foi muito usada, mas o pessoal tá parando de usar isso, utilizando a polia do opala mesmo, até a do 4cc estão utilizando, mas com o devido balanceamento do motor que é important?ssimo, indiscutível e indispensável. a polia custa 400 e um balanceamento 200, 300.
o carburador dfv 444 eu nunca ouvi falar, num seria a famosa dfv 446, vulgo weber de pobre ?
3 bobinas e o módulo não sei se será necessário. acho que pra utilizar isso dever? ser com preparação pesada. se for um turbo light ainda não precisa gastar com isso.
falando nisso já viu por ai os distribuidores para 6cc tipo hall é tá de olho…hehehe
sobre esses cursos eu não tenho nada, mas se souber te aviso.
uma coisa é certa, os 6 bocas possuem muitos mais segredos do que se imagina.
e os preços das peças não é atrativo como outros motores.
- sobre algumas piadas é normal. num esquenta não. na maioria dos sites e foruns que conheão é assim. o povo gosta mais de ap, gm e 4cc em geral, e tem uma leve discriminação com opaleiros, e principalmente tração traseira.
essas suas dúvidas te recomendo um site mais direcionado tipo
http://www.amigosdoopala.com.br
http://www.opala.com/index.php
as vezes demora pra responder mas tem muito cara bom lá
abraão qualquer coisa se puder ajudar
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bom o seu post, bastante esclarecedor, exceto a respeito do damper, já cheguei a utilizar a polia do 4 cilindros e cuspiu do mesmo jeito e esmirilhou a ponta do meu virabrequim. tive que mand?-lo para retífica e mandar fazer um cubo sob medida e comprei um damper por r$ 400 e resolveu o problema. uma dica importante, de nada adianta ter damper se você tem o costume de acelerar parado, pois já tive esta experiencia e com o tempo os parafusos do damper vão se soltando. acelerar parado que eu digo é que no meu caso o carro ficava muito na garagem, saia de vez em quando para dar uma voltinha, no mais eu o ligava 1 ou 2 vezes por semanda e dava uma esquentada e para dar uma azucrinada na vizinhan?a eu dava umas leves aceleradas, então, um dia fui dar uma conferida no motor e ouvi um barulho de parafuso caindo, procurei, procurei e vi que o damper estava sem um parafuso e conferi o aperto dos outros e todos estavam afrouchados… isto que eram parafusos de aão apertados com araldite, por pouco não arremeão um damper para galera
um abraço
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bom o seu post, bastante esclarecedor, exceto a respeito do damper, já cheguei a utilizar a polia do 4 cilindros e cuspiu do mesmo jeito e esmirilhou a ponta do meu virabrequim. tive que mand?-lo para retífica e mandar fazer um cubo sob medida e comprei um damper por r$ 400 e resolveu o problema. uma dica importante, de nada adianta ter damper se você tem o costume de acelerar parado, pois já tive esta experiencia e com o tempo os parafusos do damper vão se soltando. acelerar parado que eu digo é que no meu caso o carro ficava muito na garagem, saia de vez em quando para dar uma voltinha, no mais eu o ligava 1 ou 2 vezes por semanda e dava uma esquentada e para dar uma azucrinada na vizinhan?a eu dava umas leves aceleradas, então, um dia fui dar uma conferida no motor e ouvi um barulho de parafuso caindo, procurei, procurei e vi que o damper estava sem um parafuso e conferi o aperto dos outros e todos estavam afrouchados… isto que eram parafusos de aão apertados com araldite, por pouco não arremeão um damper para galera
um abraço
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ow,
tá certo. é que eu esqueci de falar um negócio
na verdade o motor 6cc vibra muito ( ou vibra mais que os outros) por ter um motor maior, ou seja, tem um vira um pouco grande e lágico pesado, onde vibra muito entre 3000 e 4500 rpm, mas esse problema pode ser resolvido ou amenizado com o blanceamento obrigatério que já foi dito e também com uma nova usinagem no virabrequim, que é fazer uma nova rosca no próprio vira, com soldagem de uma arruela e coisa e tal… não sei quem faz em são paulo ou curitiba, mas aqui é na faixa de 200 reais. fica muito bom e conheão alguns carros que não usam mais a dumper. mas conheão quem ainda usa também, por isso esse simples comentário é só pra esclarecer e mostrar quem sabe, uma nova idéia pro nosso colega.
por que como vc disse, que mesmo com a dumper afrouxou os parafusos, imagine sem é e o maior problema é que além de soltar ainda estraga o virabrequim...foda né
esse negócio de polia e h?lice voadora é um perigo.
esses dias veio até um comentário desses numa revista, se não me engano a autopower.
abraço
sobre o outro comentário:
existir, existe sim. em alguns lugares mais, outros menos, com alguns sim, outros não.
mas é assim, cada um faz o que gosta.
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ow,
tá certo. é que eu esqueci de falar um negócio
na verdade o motor 6cc vibra muito ( ou vibra mais que os outros) por ter um motor maior, ou seja, tem um vira um pouco grande e lágico pesado, onde vibra muito entre 3000 e 4500 rpm, mas esse problema pode ser resolvido ou amenizado com o blanceamento obrigatério que já foi dito e também com uma nova usinagem no virabrequim, que é fazer uma nova rosca no próprio vira, com soldagem de uma arruela e coisa e tal… não sei quem faz em são paulo ou curitiba, mas aqui é na faixa de 200 reais. fica muito bom e conheão alguns carros que não usam mais a dumper. mas conheão quem ainda usa também, por isso esse simples comentário é só pra esclarecer e mostrar quem sabe, uma nova idéia pro nosso colega.
por que como vc disse, que mesmo com a dumper afrouxou os parafusos, imagine sem é e o maior problema é que além de soltar ainda estraga o virabrequim...foda né
esse negócio de polia e h?lice voadora é um perigo.
esses dias veio até um comentário desses numa revista, se não me engano a autopower.
abraço
sobre o outro comentário:
existir, existe sim. em alguns lugares mais, outros menos, com alguns sim, outros não.
mas é assim, cada um faz o que gosta.
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amigolhes rs então essa parada do balanceamento ja esta sendo providenciado, isso me preocupa muito nos motores que monto, mas é algo simples de se resolver, quanto a polia eu recomendo a do omega alem do fato de no opala a borracha esta entre os canais de correia e o cubo; e no omega a borracha esta é frente dos canais da correia e ainda tem a roda fúnica atrás e um parafuso central; ou seja, cumpre o papel de dumper, não solta, não pula e ainda serve p/ sensor de rotação caso usa uma fuel tech futuramente….
eu paguei na minha r$ 150,00, mais r$ 50 pela tampa do comando em alumínio, pois tem o local apropriado p/ o sensor de rotação, apenas tem de retrabalhar a tampa ou aproveito e troco a bomba pela do omega que é em alum?no, mas gira em sentido contrário do virabrequim. sao palavras do meu amigo jeferson, camarada da oficina, discutimos muito sobre isso e chegamos a essa conclusao obvia rs.... mas quanto a polia é isso ressalvados os demais cuidados necessarios.....
valewaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
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aqui q eu saiba não existe isso. tanto faz se é um carrinho de pipoca ou se é uma f-50, carro é carro e isso é o q importa
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desculpe, mas quem é opaleiro sabe, e que isso seja visto positivamente e nao como uma critica, todo forum exceto os especificos de opalas, os opaleiros são um pouco que mal vistos, nao sei se é pq a maioria tem dois cilindros a menos que nos e nao simpatiza tanto, e a discriminação existe sim, por isso os opaleiros são unidos de verdade, nao me interpretem mal, mas um forum deste nivel nao deve se dar ao luxo de ter esse tipo de atitudes, que acontecem e só que não ve quem nao quer, desculpem a franqueza mas todos os foruns exceto o opala.com e o amigos do opala tem essa mesma coisa…. ai fica dificil, felizmente tem amigos como os de cima que respondem com educação e nao chacotam os outros e procuram ajudar, esse é o espirito real da preparação, aprender uns com os outros independente de qualquer que seja seu carro, seja um carrinho de pipoca ou uma f-50
nao me interpretem mal como ja fizeram comigo e com outros opaleiros em outros f?runs, mas é assim que vemos que acontece.... desculpem qualquer coisa....
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6 cilindros para 400 hp precisaria de refor?o de cambio ?? diferencial :???
cabeçote ?
alguem poderia comentar o que seria necessario para 400hp ~350hp
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cara digo uma coisa, percebi nos aspirados acima de 250 cv, o conjunto original nao aguenta, ja nao aguenta o motor original rs, caixa obrigatéria de dodge e diferencial de dodge ou maverick, nem o dana 30 aguenta muita paulada depois dos 250 hp, agora tem uma coisa, a caixa e o diferencial mencionados nao são pra sempre, alias a caixa principalmente, a do dodge é danada para quebrar a terceira engrenagem, pode ver, quanta gente tem essa caixa parada pq tem essa engrenagem quebrada…...