Mais torque motor endura 1.3 turbo.
-
no meu ka já esta praticamente tudo pronto, motor 1.3 turbinado, a prioridade é torque, o máximo que eu consegui, mas não sei o que mais posso fazer, segue abaixo o setup:
motor endura 1.3
turbina t2 garrett 36.48 watergate fechada na solda
coletor spa com wastergate regulada com 0,6 bar
cabeçote do 1.0 taxa 10,5:1
amplificador fa?sca techrace
cabo de velas msd 8,5mm
velas ngk champion direta 1.1mm
gerenciador de ponto e bico techrace
conversor flex manual de 0 a +45%
quero mais torque neste mesmo motor pelo ?timo consumo que esta fazendo, 9 por litro andando no álcool, fora que esta muito liso e forte, são pelo menos 2 anos de trabalho encima deste motor.
estava conversando com o engenheiro da techrace e ele acaba de fazer um gerenciado de ignição para carros a algool, todo mundo sabe que motores a álcool tem um ponto de ignição um pouco mais adiantado no que resulta em mais torque, o meu ponto de ignição inicial esta original já que era a gasolina, desta forma estava pensando em adiantar o ponto na baixa e atrasar mais um pouco com pressão, fora isso será que tem mais alguma coisa que eu possa fazer?
abraços.
-
curiosidade: por que cabeçote de endura-e 1.0?
[snapback]552438[/snapback]
porque eu uni o útil ao agradável, a taxa original do 1.3 é 8.5:1, queria uma taxa maior e o cabeçote do 1.0 é menos c?ncavo, dessa forma foi só continuar com ele e trocar a parte de baixo pelo do 1.3, medi com aquele bagulho que esqueci o nome que vc coloca no lugar das velas e depois converti a pressão marcada para a taxa padr?o, deu 10.5:1, exatamente como eu queria.
-
mais ponto inicial deixa o motor mais espertinho.
vc sente que a pressão vem bem cedo ou acha q podia vir mais cedo ainda?
-
e fluxo de válvulas, é igual do 1.0 e do 1.3?
e usar mais taxa vc achou vantagem pq? menos taxa? mais enchimento…
[snapback]552464[/snapback]
não sei o que é este fuxo de válvulas, mas as vpalvulas, molas e todas as peças m?veis são iguais no 1.0 e 1.3, a diferença é o formato interno do cabeçote.
-
mais ponto inicial deixa o motor mais espertinho.
vc sente que a pressão vem bem cedo ou acha q podia vir mais cedo ainda?
[snapback]552674[/snapback]
a turbina enche a partir de 1800 rpm e a pressão sobe até 0,6 bar nos 3500rpm. com essa pressão baixa acho que da para ter uma pegada mais baixa.
-
a turbina enche a partir de 1800 rpm e a pressão sobe até 0,6 bar nos 3500rpm. com essa pressão baixa acho que da para per uma pegada mais baixa.
[snapback]552680[/snapback]
hmmm ja ta vindo bem cedo heim…não da pra reclamar de falta de pegada do turbo.
mesmo assim, ja procurou o caracol .36 pulsativo? isso + um coletor pulsativo te ajudaria na pegada.
sabe se alguem fabrica comandos diferentes pro seu motor? mandar fzr um praticamente igual ao atual, mas somente com mais graduação no lobe center.
-
? igual um digipulse, mas tem um botão a mais para escolher x graus de atraso a cada x pressão.
[snapback]552677[/snapback]
poxa q legal… ele é bem mais barato e mais em conta... ele entra em conjunto com o modulo original? pelo q eu vi o chicote nem é tao complexo... vou ver um desses
-
poxa q legal… ele é bem mais barato e mais em conta... ele entra em conjunto com o modulo original? pelo q eu vi o chicote nem é tao complexo... vou ver um desses
[snapback]552698[/snapback]
estou a mais de 2 anos procurando um aparelho desses que realmente funcione nos carros da ford e tenha um preão bom. ele funciona junto com a centralina do carro, não precisa mudar nada.
-
hmmm ja ta vindo bem cedo heim…não da pra reclamar de falta de pegada do turbo.
mesmo assim, ja procurou o caracol .36 pulsativo? isso + um coletor pulsativo te ajudaria na pegada.
sabe se alguem fabrica comandos diferentes pro seu motor? mandar fzr um praticamente igual ao atual, mas somente com mais graduação no lobe center.
[snapback]552682[/snapback]
para este tamanho de turbina não achei nem coletor e nem turbina pulsativa, a spa disse que devido a cilindrada do motor não teria ganhos que justifique o investimento. fazer um comando com lobe maior será que não estraga a lenta e deixa mais gast?o? o problema de arriscar com isso é que terei que abrir o motor, o comando é interno, um baita trabalho.
-
para este tamanho de turbina não achei nem coletor e nem turbina pulsativa, 1) a spa disse que devido a cilindrada do motor não teria ganhos que justifique o investimento.
- fazer um comando com lobe maior será que não estraga a lenta e deixa mais gast?o? o problema de arriscar com isso é que terei que abrir o motor, o comando é interno, um baita trabalho.
[snapback]552772[/snapback]
-
totalmente nada a ver essa afirmação da spa (apenas mais uma porola deles…), não importa a cilindrada, seu turbo é proporcional é cilindrada do seu motor. da diferença sim. quanto ao coletor, manda fzr um tubular. não é pq não tem pronto q vc é obrigado a usar qq coisa q vendem por ai mesmo não sendo o melhor pro seu carro.
-
é ao contrario: qto mais lobe, mais lisa a lenta.
veja, vc está querendo coisas que dão algum trabalho pra serem conseguidas mesmo, isso faz parte. eu ia sugerir (entre mais outras coisas) um alivio e balanceamento do virabrequim - que deixaria seu motor muito mais esperto em todas faixas de giro, mas então melhor eu parar por aqui ja que vc não quer ter trabalho e sim, de só mecher superficialmente no motor.
não esque?a q trabalhos superficiais, só trazem resultados superficiais...
-
carol: somente a maior graduação do lobe center do comando vai melhorar o q?? o torque?? e em que vou perder?
se pegar como referencia o comando original, o que mudar pra conseguir mais potencia em altas rotações??
obs: nunca tinha achado tb carca?a quente pulsativa pra essas turbinas pequenas..
abraços
-
-
totalmente nada a ver essa afirmação da spa (apenas mais uma porola deles…), não importa a cilindrada, seu turbo é proporcional é cilindrada do seu motor. da diferença sim. quanto ao coletor, manda fzr um tubular. não é pq não tem pronto q vc é obrigado a usar qq coisa q vendem por ai mesmo não sendo o melhor pro seu carro.
-
é ao contrario: qto mais lobe, mais lisa a lenta.
veja, vc está querendo coisas que dão algum trabalho pra serem conseguidas mesmo, isso faz parte. eu ia sugerir (entre mais outras coisas) um alivio e balanceamento do virabrequim - que deixaria seu motor muito mais esperto em todas faixas de giro, mas então melhor eu parar por aqui ja que vc não quer ter trabalho e sim, de só mecher superficialmente no motor.
não esque?a q trabalhos superficiais, só trazem resultados superficiais...
[snapback]552803[/snapback]
realmente tem coisas na spa que voi te contar, o pior é quando vc pergunta alguma coisa de turbinas que eles vendem e não sabem te informar…
referente ao meu coletor ele é tubular de aão carbono, tipo aqueles feito a mão.
vc sabe quem faz este balanceamento do virabrequim aqui em spo achei legal isso, vou ver se é viável.
-