Qual o real problema de alta pressao em turbina ?
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tenho uma apl 525 garret ( como todos sabem), uso ela a quase 2 anos com pressao de 1.8 kg e nunca fumou, porem ta cuspindo (um pouquinho) de oleo…. muito pouco mesmo
entao, gostaria de saber , ...o que se muda de uma pra outra na questao de durabilidade. ???? ....ex:
uma apl 525 (.42 . 48) nao aguenta usar sempre em 2 kg ( soh que chega se pisar)
ja uma .50 , aguenta..........aguenta por que ??????????????????
o que ela tem de melhor pra aguentar mais tranco ?????
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gira muito para gerar pressão alta, ai força os retentores, que estragam por varios motivos, temperatura, esmagamento, folgas etc…
depois posto umas fotos de alguns retentores junto com os motivos. parece galeria de horror. hahahah...
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diz a lenda q vendem reparos especiais para alta pressão . mas tudo tem limite…
alta pressão nessa apl num motor 1.8 é 1,2 bar.
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entao como saber qual turbina usar? por exemplo um ap da vida que quera rodar com 2,8kg, tem turba pra isso?
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para tudo se tem jeito…...
os f1 turbo rodavam com 4 bar de pressao e aguentava....
basta voce dimensionar corretamente seu compressor e sua turbina.
por ex, essas apl 240 vem com rotor 42,5mm, as apl 525 vem com rotor 46,4mm no compressor, e na turbina geralmente vem com eixo 46mm e 49,5mm respectivamente. isso muda de fabricante para fabricante.
quanto maior seu rotor frio, menos a turbina tera que girar, pq sua eficiencia volumetrica sera maior com menos rotação... agora voce pode pensar assim ahh mas pq nao coloca um rotor grande , pq isso gera lag, quanto maior o rotor, mais dificil para a turbina virar o compressor.
outro ponto importante é o eixo quente, se voce utilizar um eixo pequeno vai criar uma pressao mto grante na caixa quente, essa pressao acaba empurrando o oleo dos retentores e compromete a lubrificação. e o aumento do eixo gera lag.
quando for definir uma turbina é extremamente importante definir quantos cv aproximadamente voce quer, e que pressao ira trabalhar.
outra coisa, voce dizer que tem uma .50/.48 ou .70/.63 nao siginifica nada. o tamano do rotor e eixo sao fundamentais.
a masterpower tem uma .50 cod. 802188 que usa rotor 46mm, é uma apl mascarada de .50, claro que a caixa maior influencia na eficiencia, mas tem suas limitacoes, entre uma .50 dessa e uma apl 525 fico com a apl pelo espaço.
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minha apl240 sera q aguentaria rodar com 1,2 direto, ta certo q pro ritmo q eu ando seriam raras as vezes a pressurizar, mas qnd pressurizar, nao vai parar…..
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o user mi preparações aqui do forum rodava com uma 525 num 1.9 @ 1.7kg, com caixa quente .48 mustang. era um carro problematico… até q um belo dia quebrou o eixo da turbina.
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minha apl240 sera q aguentaria rodar com 1,2 direto, ta certo q pro ritmo q eu ando seriam raras as vezes a pressurizar, mas qnd pressurizar, nao vai parar…..
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num 2.0 1.2 bar seria o limite. (a minha 525 durou 4 meses num vectra com 1 bar, eu acelerava mais de final)
no 1.6 uma apl 240 com essa pressao de 1.2 ta no limite, considerando a qualidade dos mancais dessa turbina, se fosse uma garret ou holset a historia era outra. nao é atoa que custao mais caro.
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num 2.0 1.2 bar seria o limite. (a minha 525 durou 4 meses num vectra com 1 bar, eu acelerava mais de final)
no 1.6 uma apl 240 com essa pressao de 1.2 ta no limite, considerando a qualidade dos mancais dessa turbina, se fosse uma garret ou holset a historia era outra. nao é atoa que custao mais caro.
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cara no corpo dela, ai mesmo nessa foto da pra ver o comeco do garret escrito nela