Ap + gasolina + taxa + turbo = perigo?
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gostaria de pedir uma ajuda ao pessoal q mexe com turbo e gasolina. antes de mais nada, como já disse outras vezes o intuito desse carro q montei agora era ter um ap turbinho espertinho e nao um canhao, se fosse isso já mandava 1.8kg e alcool na 3e, e isso sei acertar.
entao, agora passei meu carro pra gasolina e gostei mto da progressividade e do torque em baixa do motor, alem de eliminar os problemas de funcionamento a frio e parcialmente de consumo ( creio q mais q 12km/l na estrada deve fzer ). mas a duvida é a seguinte, esse motor cubiquei o cabeçote qdo montei e, partindo do conceito que um cabeçote original tem 33 ml e o meu estava com 26ml, sem considerar a junta de aío, mais grossa que a original ( acredito eu ) obtive 9,6 de taxa. estou empurrando entre 0,5 e 0,6 de pressao pra dentro, com motor no limiar de ficar gordo, sonda marcando 940mv em alta e ponto variando entre 12? ( inicial ) e 17? ( final ). a turbina tb não é nenhum limão secador de cabelo, uma to4e rotor 52 eixo 52,5 caixa qnt .63 caxa fria .42. a pergunta, qual a possibilidade de quebra andando de final?
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uma boa dica é dar uma espiada nas velas e depois ,segurar um pouquinho na final, jogar na embreagem,parar no acostamento e dar uma olhada nas velas. se o motor esteve perto de algo ruim, a vela vai te mostrar na hora.
ei, gostei disso, turbo-gasolina-taxa perto de 10. para o dia a dia, fica chique,hein?
minha opinião pessoal é que vc escolheu uma configuração de turbina muito legal para a situação.
e usar um 3e (?timo carbura) com distribuidor é investimento bem mais em conta que o conjunto injeção-ignição programóvel mais injetores mais coletor mais uma porção de peças eletrúnicas necessárias.
para segurar na final um pouco, tu vai ter que monitorar no painel a temperatura da água, ou melhor ainda, dos gases de escape(pir?metro odg emprestado para acerto ), e temperatura/pressão do óleo nessas condições é uma boa de se precaver.
a? bem instrumentado é tirar o po logo que algo ficar perto do cr?tico… ou ( bem melhor essa segunda hipotese,reze...) tirar gordura da giglagem no 3e até achar a quantidade de gasolina que libere mais cavalos e mais economia sem comprometer a temperatura no interior do motor.
lembra que na gasolina, se o ponto final estiver um pouco baixo, isso aquece o motor também.
claro que na programóvel ponto e injeção seriam ideais ( desempenho-consumo- durabilidade do motor),mas só depois de um acerto muito bem detalhado, e o custo de tudo é bem mais alto e a diversão ... quase a mesma.
me conta os progressos....
grande abraço,
tecnomax
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entao hj dei uma melhoradinha na fase baixa dele e tb tava mexendo na alta. uma coisa dá pra ver o consumo em quantidade de combustivel é bem mais baixo com o turbo cheio. no alcool andava com giclagem 200/200, já na gasolina estou com 130/170 sem nenhum econostato e ainda esta gordo ( potencia legal, mas sonda marcando 940 em alta ainda, em baixa varia de 860 a 890 ). potencia creio q esta quase na mesma, dei uma seguradinha hj ate 170km/h e vai legal o carro. so ainda nao vi as velas pq perdi minha chave de vela
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aproveitando
motor com ap 9 de taxa, usando gasolina e 26 de ponto final, que pressão que dá para usar numa apl 525 sem risco de quebra ?
ps: sem intercooler
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entao hj dei uma melhoradinha na fase baixa dele e tb tava mexendo na alta. uma coisa dá pra ver o consumo em quantidade de combustivel é bem mais baixo com o turbo cheio. no alcool andava com giclagem 200/200, já na gasolina estou com 130/170 sem nenhum econostato e ainda esta gordo ( potencia legal, mas sonda marcando 940 em alta ainda, em baixa varia de 860 a 890 ). potencia creio q esta quase na mesma, dei uma seguradinha hj ate 170km/h e vai legal o carro. so ainda nao vi as velas pq perdi minha chave de vela
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então.
o consumo proporcional baixar com o turbo cheio significa que tem excesso de combustável e/ou ponto baixo para o dia a dia.
vamos lá:
na baixa o que tiver acima de 600 mv já tá de bom tamanho para girar redondo. os turbos injetados de rua na fase aspirada leve tendem a cair pra menos de 600.
na alta tu lembra que a máxima potência vem com 783mv. se tu deixar uns 800 e pouco já tá ?timo.
então como tu tem certa gordura para queimar( melhor confirmar na vela antes), tem 2 opções, uma é dar uma aprumada de leve na curva de avanço.
a outra,mais fácil e baratinha, é baixar só a giclagem do 3e. pelo que você capturou na lámbda com 130/170, acho que pensar em gicles 125 no primeiro e 160 no segundo pode vir a dar potência e consumo melhores sem forçar na temperatura de trabalho. tu fazendo com a lambda e olhando as velas acho que não tem perigo nenhum.
125/160 num 3e é gicle pra caramba num 3e gasolina. exemplo : o 2e , que tem menos capacidade de aspirar combustável para a mesma giclagem, uma dupla original 102 /102 sustenta 100 hp no ap 1.8 aspirado.
no álcool quando tá meio gordo o troão anda quase do mesmo jeito, mas na gasosa a carburação tem que ser em cima do pedido, a faixa de acerto é mais estreita e vc tá quase lá.
abraço.
tecnomax
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entao acho q me expressei mal… qdo falei queda de consumo, me referi a diminuição do consumo rs...
bom, hj tirei as velas, o motor esta levemente gordo, as velas quase pretas ( normal na gasolina né é ponto atrasado, vela fria rs... o eletrodo e o eletrodo massa estavam limpos, só a cer?mica q estava bem escura ) se bem q estava mto calor hj qdo estava andando, o carro desenvolvendo legal, sonda entre 930 e 940, mas o carro fica mais gordo qdo esta calor. tb nenhuma marca de derretimento de vela ou batidas de pino.
a giclagem original de fabrica no motor 4.1 desse carburador a gasolina é de 122/185, ou seja, não exagerei tanto, comecei com o setup de fabrica, resolvi o buraco da abertura do 2? corpo com mola aumentado 8 pontos a mais de gicle no 1? estagio e diminui 15 pontos no segundo estagio.
bom, como precaução nao vou baixar mais a giclagem, já tah legal o carro assim e o ponto me mantenho em 12-17 + avanço de ponto a vacuo, que chega a quase 25? ~ 27? em cargas parciais, voltando a 17? qdo vem pressão.
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estou quase q resolvendo montar o golf inicialmente na gasolina pra tirar problemas de vazamento, entrada falsa de ar essas coisas
o problema ele ja vem com 10,3:1 de taxa sera problema acertar ele com 0,5 de pressao? sem chip, me aventurando na ideia do chip original sem atrasar ponto, seria muita pressao pra comecar acertar na gasolina?
pior q nao sei como faria com o suplementar, teria q usar um sistema, veio pressao pulsa e assim vai, tudo baseado em lambda
qnt eu deveria ler na lambda nesse caso, posso ir seguindo a receita q estao dando pro fabio de boa?
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sem mexer em ponto ai eu acho arriscadissimo hem…
motor original já trabalha no limite de ponto, com a pressão ( mais taxa dinamica ) e o calor que virão da turbina acho q vai grilar tudo hem...
tanto o over já disse aqui no forum como o daniel fabricio me falou ontem, os vag t usam bem pouco ponto...
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entao so depois de controle de ponto e bico pra montar mesmo, ja tava me animando pra antecipar a montagem
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bom, como precaução nao vou baixar mais a giclagem, já tah legal o carro assim e o ponto me mantenho em 12-17 + avanço de ponto a vacuo, que chega a quase 25? ~ 27? em cargas parciais, voltando a 17? qdo vem pressão.
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opaaa, esse assunto muito me interessa…
nunca entendi direito como funciona o avanço a vacuo, no caso dele ligado originalmente acontece isso que descreveu?
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funciona da seguinte maneira:
existe um diafragma no distribuidor, qdo tem vacuo na entrada da bombinha ela avan?a o ponto. na meia carga / lenta existe vacuo no coletor de admissão, porem esta tomada de vacuo fica estrategicamente localizada no carbura para que com a abertura da borboleta em lenta não haja vacuo na tomada. qdo se pisa, com a abertura positiva da borboleta se expoe a tomada ao vacuo e o ponto adianta de acordo com o vacuo existente ali no coletor, e existe um dispositivo, uma especie de mola de retorno que trabalha contra o avanço, assim q termina/diminue o vacuo o ponto vai voltando ao original sem vacuo .
cada distribuidor de acordo com o ano/combustivel/motor tem um avanço diferente. no turbo acaba indo pressao tb para o distribuidor, alguns voltam o ponto alem do sem vacuo qdo pressurizados, ai vai de se testar cada distribuidor com uma seringa e um manometro para ver como o ponto se comporta sob vacuo / pressão.
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ps: mesmo com a 3e o consumo está baixo, seguramente passando dos 12km/l na estrada andando de boa.
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bom… atualizando a novela...
com a troca da valvula, que acabei usando uma da belquip ( que desmontei antes de colocar e achei mto melhor, não achei pop-off em lugar nenhum ) a pressão nao tá baixando de 0,8 com 0,9 de pico, e tá andando assim. minha taxa hj tb tenho certeza q não passa de 9,1, mto mais provavel q esta em 9. ponto de ignição esta travado em 15, avan?ando pelo avanço de ponto a vacuo que chega ate 23 com bastaaaaaante vacuo, mas em altos e pressurizados giro, esse distrbuidor loko volta pra 13...13.5 graus o ponto, não sei o pq pois desmontei-o para travar e não existe possibilidade do mesmo estar mexendo o avanço centrifugo. me disseram ser normal os hall voltar 2 a 3 graus em alto giro... q bom q esta voltando
e é isso, mistura em 920 em alta com ar humido e frio, com ar seco e quente o carro fica bem manco e a mistura em 960 mas tah blz, troquei umas peças aki com um intercooler só nao arrumei onde coloca-lo ainda. e vamu q vamu, tirei as velas depois de uma puxada, nada de marca de batidas de pino. e nao escutei nada tb ( se bem q eh dificil escutar pelo fato da valvula no meu carro ser aberta, ou seja, barulhenta qdo alivia... preciso dar um geito nisso... ).
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? eu voltei pro alcool e fiz duas coisas politicamente erradas, mas q tão indo…
o ponto, qdo na gasolina travei de maneira irreversivel o avanço centrifugo no distrbuidor. dae voltei pro alcool no momento estou com 23, travado + avanço de ponto por depressão. se eu quiser ver avanço centrifugo de novo vou ter q trocar os distribuidor mas não tou querendo gastar essa grana nao.
a 3e para reduzir o buraco do segundo estagio, fiz um sobre-venturi diminuindo-o para 25mm... agora ficou um 3e venturis 25-25, mas ainda nem testei.
com 23 de ponto tinha afinado bem a mistura, na sonda marcava 870...880 em alta e as velas bem clarinhas... tava legal o carro pra 0.9, vamos ver agora com menos garganta de carburação como q fica... pelomenos nao voltei num 2e...
ps> nem posto mais o q faão no meu carro quase... mexo tanto nesse carro de lego q acho q deixo vcs de saco cheio...
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? eu voltei pro alcool e fiz duas coisas politicamente erradas, mas q tão indo…
o ponto, qdo na gasolina travei de maneira irreversivel o avanço centrifugo no distrbuidor. dae voltei pro alcool no momento estou com 23, travado + avanço de ponto por depressão. se eu quiser ver avanço centrifugo de novo vou ter q trocar os distribuidor mas não tou querendo gastar essa grana nao.
a 3e para reduzir o buraco do segundo estagio, fiz um sobre-venturi diminuindo-o para 25mm... agora ficou um 3e venturis 25-25, mas ainda nem testei.
com 23 de ponto tinha afinado bem a mistura, na sonda marcava 870...880 em alta e as velas bem clarinhas... tava legal o carro pra 0.9, vamos ver agora com menos garganta de carburação como q fica... pelomenos nao voltei num 2e...
ps> nem posto mais o q faão no meu carro quase... mexo tanto nesse carro de lego q acho q deixo vcs de saco cheio...
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queria eu não depender do gol, pra poder ficar brincando com ele usando diferentes acertos, mais por enquanto não dá hehe.
notou muito diferen?? entre 0.8 na gasolina e no alcool? ja chegou a un acerto fino em ambos n
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queria eu não depender do gol, pra poder ficar brincando com ele usando diferentes acertos, mais por enquanto não dá hehe.
notou muito diferen?? entre 0.8 na gasolina e no alcool? ja chegou a un acerto fino em ambos né.
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não eh raro ver eu cedinho cedinho até antes das 7 as vezes testando ele na estrada… de camisa social, td arrumadinho e po no porão hauhauhau
manha tou de ferias, vo fzer um acerto de briga nele, sem se preocupar com consumo se foda... depois vejo q faz...