Dicas sobre gnv
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no item velas acrescentaria:
usar cabos de vela do wagner.
de preferencia a velas frias grau 8 ou 9, ja que o motor trabalha mais quente, principalmente o cabecote, isso evita falhas no motor…abracos
wagner luis[snapback]567902[/snapback]
falando nisso…
meu pai foi comprar velas pro bugre dele, estavamos conversando em passar o bugre pra alcool e tals, dai disse pra ele comprar velas de grau 9, ele disse que ate pediu pro cara, mas que o cara disse que, pelo menos a ngk, não fabrica mais velas pra carro a alcool ou a gasolina , mostrou ate a nova tabela de velas da ngk e não tinha nenhuma vela grau 9, agora são pra todos os carros, tipo velas flex grau 5 que servem pra alcool ou gasolina, alguem sabe de alguma coisa ????
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pq isso? o q tem a ver mudar o combustivel e o cambio dar pau? pq todos q eu vi guentava mt mais pancada q o motor aguenta…
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pq isso? o q tem a ver mudar o combustivel e o cambio dar pau? pq todos q eu vi guentava mt mais pancada q o motor aguenta…
[snapback]616065[/snapback]segundo o mecanico oke ocasiona a quebra do cambio é aqueles trancos(falhas) que alguns carros dao quando abastecidos com alcool. esses trancos do motor seriam transmitido para o cambio…
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putz pensei em quase tudo, e pra mim quase tudo q acontece em ambos os casos ( rabo de galo e gnv) ocasiona perda de potencia, o q faria o cambio ter menos stress …
os trancos eu não tinha pensado, mas podem acontecer sim (no rabo de galo, no gnv so da tranco quando passa de um combustivel para o outro, mas eh so saber dirigir q não da tranco), mas creio q não prejudique não, um cambio automatico guenta mt cara.
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vou dar uma de coveiro e desenterrar o topico. mas me cadastrei aqui faz poucos dias e me interessei pela materia. fiz um topico sobre gnv no forum do escort mk4 e vou postar, pois pode ser de serventia a alguns colegas.
há 2 anos eu comprei o escort gl 91 a álcool motor cht 1.6 , com o motor recém feito, qual chamo de tremendão .
andei muito devagar por 2 mil kilômetros pra amaciar o motor.
em seguida mandei instalar um kit gnv.
marinheiro de primeira viagem, fizeram a instalação, e percebi que o carro perdeu pouco o desempenho no gnv.
mas todos disseram que o gnv tem mesmo uma performance abaixo do álcool e gasolina.
o desagradável, depois de pesquisar a fundo e consultar profissionais sérios, foi descobrir
que meu carro foi convertido de maneira nada profissional.
como mostram as fotos, parece ter sido de maneira preguiçosa e amadora.
começa pelo local onde prenderam o conversor.
colocaram um vergalhão preso em um dos parafusos da colmeia (radiador), e outro no
parafuso do hidro-vacuo (sistema de freio). e nesse vergalhão, prenderam o conversor.
além de ter poluido desnecessariamente o compartimento do motor com o conversor suspenso,
colocou em risco o meu sistema de freio.
qualquer amassadinha que o carro sofresse na parte dianteira,
o vergalhão transferiria o impacto para o sistema de freio.
um mínimo impacto de frente, seria um prejuizo absurdo.outra barbeiragem foi o local que escolheram para fazer o furo no carburador.
o bico que alimenta o carburador com gnv, foi literalmente enfiado num buraco feito
num local gritantemente errado. sem roscas. só encaixado. e o pior. o tal bico
que estava enfiado nesse buraco, impedia um determinado mecanismo de armar o segundo estágio,
que a propósito não foi alimentado por um outro bico de gnv.depois de reclamar por algumas vezes, e me dizerem: é assim mesmo que funciona .
procurei um outro escort identico ao meu e convertido de maneira correta para analizar.
levei meu carro onde fizeram a conversão correta neste outro escort.
me cobraram r$ 65,00 para consertar, mas eu tive que esperar a garantia de quem fez errado, acabar.
poderia ter feito muito barulho com tudo isso. mas fiquei tão indignado, que não queria que eles sequer
pusessem mais as mão no meu carro.
achei melhor esperar e mandar fazer o serviço certo, no lugar certo, com os profissionais certos.começando pelo local de fixação do kit.
em seguida, as ligações corretas nos lugares certos.
e uma outra coisa muito interessante.
o kit que comprei, por sorte era de muito boa qualidade. marca brs de fabricação italiana.
este conversor, (não sei se só ele) tem um sistema de água que quando ligado, impede que o gás congele
e entupa o sistema. além fazer com que a temperatura do gas que vai para combustão, seja a mesma
temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor.
a água do reservatório, antes de ir para o sistema de arrefecimento, passa pelo conversor de gas,
para depois seguir seu rumo normal. desta forma, nesse circuito que a agua percorre, ela resfria o motor.
e consequentemente se aquece, passando novamente pelo conversor de gás e o ciclo continua.
percebi que desta forma, melhorou a queima. ou seja. economia e performance.depois que fizeram as corretas instalações do kit gnv no meu carro, regularam seu ponto e ficou bom.
mas eu observei como foi feita a regulagem e vi que poderia perder algumas horas em casa tentando
uma regulagem ainda mais precisa.
muitas horas depois, dei por completa a regulagem que me deu mais potencia e com certeza mais economia ainda.
primeiro regulei o motor no álcool. logo em seguida passei pro gas e fui fechando a valvula do conversor até o motor parar.em seguida abri o maximo que pude a valvula do primeiro estagio e fechei a segunda.
abri muito pouco a valvula do conversor e liguei o motor.
fui regulando o giro na marcha lenta pela válvula do conversor e cheguei no giro igual
quando o motor está no álcool e acelerando, percebi que ficou muito bom, mas ainda sem o segundo estágio.
tanto que ao pisar mais fundo no acelerador ele embolava.
hora de regular o segundo estágio pela válvula y .
fui acelerando pelo cabo do acelerador, observando quando o segundo estágio armava, e abrindo
vagarosamente a válvula y do segundo estágio, até observar que o motor parou de embolar nos giros mais altos.
pronto.
com r$ 10,00 de gnv, meu carro fez 124 kms andando na cidade.
ainda não fiz o teste na estrada, mas pelos números observa-se que o grau de economia já é bem satisfatório.
e nas subidas, quando necessário, piso um pouco mais no acelerador e já não preciso mais fazer tantas mudanças de marcha.
espero ter contribuido aos membros que tem ou pretendem ter um carro com gnv. -
primeiramente quero dizer que eu não sou coveiro mais me interesso por gnv, bom não sei porque a galera descrimina tanto o gnv meu siena tem gnv a + ou - uns 3 anos e nunca tive sérios problemas como os que vejo relatados em diversos lugares do tipo que trava a valvula que trinca cabeçote e outros mais que não me lembro agora e a única coisa que eu faço no carro e trocar vela e filtro de ar a cada 10.000km e óleo eu troco a cada 3.500km só isso mais nada e meu carro ta andando tão bem no gnv quanto no alcool viajo com frequência para são paulo eu sou do rio e gasto em média de combustível por viagem cerca de 75 reais ida e volta, pra quem não gosta de gnv só lamento está perdendo dinheiro. meu carro está agora com 90,000km rodados e o motor não fas nenhum barulho anormal resumindo tudo dentro da normalidade.
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agora aqui na minha cidade(natal-rn) o gnv esta r$2,00 nao é vantagem instalar kit gnv mais nao …
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estou relendo um topico meu hehehehe
bom, estou pensando em instalar um kit no meu atual carro (um civic lx 2006 1.7 16v) gasosa em tempos de alta violenta (aqui no rj ta beirando os r$3/l) ainda vale a pena mesmo se o gnv estiver na casa dos r$2/m3, meu antigo peugeot fazia (muito desrregulado), com 16m3, 155km, meu coroa teve um civic 1.7 16v (2003) com gnv e fazia 220km com os mesmos 16m3, mas kit de 4º geração, quero colocar o de 5ª geração e não perder tanta potencia, alem de que o 5ª geração é ainda mais economico que os demais kits.
pensando tambem num amplificador de faisca, mas lembrei que meu carro usa uma bobina pra cada vela, existe alguma mallory, msd ou accell pra esse tipo de ignição ?
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estou relendo um topico meu hehehehe
bom, estou pensando em instalar um kit no meu atual carro (um civic lx 2006 1.7 16v) gasosa em tempos de alta violenta (aqui no rj ta beirando os r$3/l) ainda vale a pena mesmo se o gnv estiver na casa dos r$2/m3, meu antigo peugeot fazia (muito desrregulado), com 16m3, 155km, meu coroa teve um civic 1.7 16v (2003) com gnv e fazia 220km com os mesmos 16m3, mas kit de 4º geração, quero colocar o de 5ª geração e não perder tanta potencia, alem de que o 5ª geração é ainda mais economico que os demais kits.
pensando tambem num amplificador de faisca, mas lembrei que meu carro usa uma bobina pra cada vela, existe alguma mallory, msd ou accell pra esse tipo de ignição ?
andre,
olha eu tive um honda lx (motor 1.6 16v), o consumo do gnv era algo proximo de 10km/m³.
mas, tinha que regular toda hora pq gnv no honda ficou ruim .
e, esqueca o pouco torque que tem.
fora isso, se divirta.
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boa noite a muito tempo não visito o fórum.
interessante um tópico de gnv aqui. 🙌
sempre fui zuado quando fiz senai por ter um fogão 4 bocas mas quando viam o fogão andando não acreditavam que era a gás rsrs.
vou compartilhar um pouco da minha experiência com gnv, meu primeiro carro foi uma quantum 2.0 gls 1994 já com injeção eletrônica multiponto, o carro andava que era uma blz, tinha um kit 2a geração…
este kit a regulagem é fixa por um registro no tubo que vai do redutor ao mesclador, a variação de acordo com a aceleração acontece pelo vácuo gerado na admissão pois no redutor existe um diafragma maior o vácuo mais ela abre. não tenho o que reclamar o carro funcionava super bem.
em 2006 peguei um corsa c 1.8 a gasolina, coloquei um kit 3a geração pois o 5a ainda era muuuuiiiiiito caro, este kit tem um gerenciar eletrônico que abre e fecha uma solenoide que entrou no lugar da antiga torneirinha e a mistura de combustível fica mais estável, devido a taxa de 9.2:1 o avanço de ignição é grande e como ele corrige pela sonda ela tem que estar ok, rodei 100.000 km com este carro nunca tive problemas, a 3 anos atrás poucos antes de vender (só vendi pois apareceu um vectra 2009 por um preço muito bom) coloquei um cabeçote roletado com taxa de 14:1 e passei para álcool troquei o conjunto bomba e regulador pelo do flex que trabalha com 4.5 bar e só o carro se transformou ficou excelente, passou dos 7km/l na gasolina para 10km/l no Álcool (porque não precisava acelerar mais que 50% pra andar mais que antes) e com meio acelerador cheguei a 180km/h e ele ainda estava forte (tirei o pé pois o rolamento começou a roncar, forcei demais em interlagos no torneio de regularidade).
o carro está com meu pai ainda em excelente condição rodando todo dia sem problemas.
o cabeçote anterior estava novo mesmo com 160.000 km rodados destes 100.000 no gnv vendi ele depois que vendi o carro para um mecânico que estava preparando um celta.
ou seja, o vilão não é o combustível sim os motoristas que não fazem revisão em seus carros e adoram achar um culpado por seus próprios erros.
eu recomendo a todos o uso do gnv e ainda mais o 5a geração tenho um aqui e vou montar um chevette 2.0 8v com cabeçote roletado.
o vectra tbm tinha gnv e era o 5a geração, andava igual no gás ou no combustível líquido (era flex) mas não gostei do carro e troquei.
com o 5a geração da pra turbinar e rodar com gás e combustível líquido simultaneamente ainda.