Turbinando tipo 1.6
-
mas ja está instalado no carro… ainda nao funcionou.. mas está colocada no lugar.. ou seja, já era neh?
[snapback]568972[/snapback]
a sorte (vamos tentar encarar assim) é q esse é seu primeiro carro turbinado, e mesmo não rendendo tuuuuudo o q podia, ainda vai te fzr mto feliz
-
a sorte (vamos tentar encarar assim) é q esse é seu primeiro carro turbinado, e mesmo não rendendo tuuuuudo o q podia, ainda vai te fzr mto feliz
[snapback]568977[/snapback]
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
isso ai carol.. vamos pensar por esse lado e espirrar a vontade..
rs… vlw, abraço...
-
[snapback]568977[/snapback]
isso com certeza é uma verdade, mas logo logo quando tiver uma boa oportunidade e grana vai querer fazer um upzinho…
-
isso com certeza é uma verdade, mas logo logo quando tiver uma boa oportunidade e grana vai querer fazer um upzinho…
[snapback]568991[/snapback]
com certeza mas dai será forjado e com cambio reforçado, pra rodar com 1,5kg.. tentando alcançar os almejados 250cv na roda
abraços
-
como eh essa historia de ja ta instalado? a turbina ta soprando pro carburador j
-
carol.. tava vendo hoje uma master power .42 .48 na oficina e fiz uma medição em meu dedo, pois nao tava la a trena, e verifiquei aqui agora.. o rotor quente tem aproximadamente 46mm..
já o frio é por ai tbm.. menor que os 50,5 da minha… seria melhor ela?
abraços
-
carol.. tava vendo hoje uma master power .42 .48 na oficina e fiz uma medição em meu dedo, pois nao tava la a trena, e verifiquei aqui agora.. o rotor quente tem aproximadamente 46mm..
já o frio é por ai tbm.. menor que os 50,5 da minha… seria melhor ela?
abraços
[snapback]569490[/snapback]
o eixo tinha 46 ou 49mm? seu rotor atual parece bastante suficiente, e por mim, ele não seria alterado. o problema está justamente na turbina. ja seu compressor parece adequado.
-
o eixo tinha 46 ou 49mm? seu rotor atual parece bastante suficiente, e por mim, ele não seria alterado. o problema está justamente na turbina. ja seu compressor parece adequado.
[snapback]569533[/snapback]
não estou falando aqui da minha, mas da master power.. o rotor (ventuinha) tem 46mm (foi uma medida bem sem vergonha , mas parece sim ser de 46 e nao 49), e a carca?a quente dela é .48.. e como falei o rotor frio, parece até levemente menor ou do mesmo tamanho que o quente.. dai fiquei com a duvida.. qual seria melhor pro meu carro.. eu poderia fazer um rolo e usar essa la.. mas compensa?
vlw carolaaaiiinneeeee
-
não estou falando aqui da minha, mas da master power.. o rotor (ventuinha) tem 46mm (foi uma medida bem sem vergonha , mas parece sim ser de 46 e nao 49), e a carca?a quente dela é .48.. e como falei o rotor frio, parece até levemente menor ou do mesmo tamanho que o quente.. dai fiquei com a duvida.. qual seria melhor pro meu carro.. eu poderia fazer um rolo e usar essa la.. mas compensa?
vlw carolaaaiiinneeeee
[snapback]569544[/snapback]
hmmm vc deve ter visto uma cover de garrett apl 240. prefiro a apl do q a sua atual, mesmo a apl tendo o rotor menor do q o q vc tem hj.
-
exatamente, não da pra prever q a exatos xxxx rpms seu motor vai perder o f?lego. mas tenha a certeza que vai parar de render muito antes do que deveria. por ex: com um turbo adequado, seu motor iria render sem perder o ?nimo até 6500 rpm, e com esse turbo atual, o motor vai ficar preguiçoso após 5000 rpm.
antigamente eu usava uma caixa quente .58, e muita gente achava grande mesmo em se tratando de um motor 2l +- preparado. pois bem, o motor girava até 6500 rpm e lacrava, não ia mais de jeito nenhum. troquei por uma 1.00 (mantendo o eixo 52,5mm) e agora gira perto de 8000 rpm e sobe nos 6500 com mais pique do q com a .58.
[snapback]568962[/snapback]
carol, mas qual influencia + no rendimento em altos regimes do turbo?
tamanho do caracol ou tamanho do rotor quente?
por exemplo… usando rotor 49,5 e quente .70, o fluxo de escape é maior doque uma quente .48 indepente do eixo??
-
o negocio e por pra rodar e ir juntando dindin… quando tiver suficiente compra outra turba e vende a sua usada pra amenizar o custo da nova...
tb concordo que essa sua vai limitar seu carro em alta, eu usava .48/.47 com rotor frio 37,5 e eixo 42 snme....
meu carro nao amarrava, mas tb nao tinha trabalho de cabecote nenhum, e como o fluxo de vw a ar e medonho, nao amarrava.
agora no tipo o cabecote ja e melhor por natureza...
falei que vc ia gostar do pessoal do forum
abracos
wagner luis
-
carol, mas qual influencia + no rendimento em altos regimes do turbo?
tamanho do caracol ou tamanho do rotor quente?
por exemplo… usando rotor 49,5 e quente .70, o fluxo de escape é maior doque uma quente .48 indepente do eixo??
[snapback]569554[/snapback]
ambos influenciam em alta e ambos pode trazer o mesmo resultado final, só que uma dessas combinações pode deixar o motor lento de pegada. não gosto de caixa quente pequena com eixo grande e pesado dentro, prefiro uma caixa quente maior com um eixo mais leve e facil de se fzr girar.
claro que nem tudo são flores…se vc quiser um rendimento top de top em termos de potência (pico), vai ter q usar caixa grande + eixo grande + rotor grande. só que isso muitas vzs deixa o carro ruim pra se usar na rua, e qdo digo na rua não é no transito pesado (pq nesse caso nem se precisa de turbo no motor), digo como sendo em uso civil do carro, tendo um motor que só abre em alta...e q exige um conjunto todo feito pra que se possa girar...precisa de cabeçote com molas diferenciadas...de um comando que renda até onde vc vai girar...de alimentação suficiente pra não dar falta em giros alt?ssimos...e por ai vai. uma coisa depende da outra, e qto mais girador o motor, mais riscos de quebras vc corre. tanto quebras qto desgaste de peças m?veis. quebra = soltar sedes...flutuar válvulas (e nisso pode atropelar valvulas)...voar correia...soltar o volante...desbielar...faltar lubrificação e o motor começar a rajar... sem contar que al?vio e balanceamento total são itens obrigatérios num motor desses.
-
carol,
qual turbina voce usaria se esse tipo fosse seu? e com um comandinho pra virar uns 7000? trabalho no cabecote?
hj tenho no meu uno, motor de tipo todo no esquema ja… cabecote top, aliviado / balanceado... to com uma garrett gt25 .65quente e .53 frio... rotores ambos 46mm, se nao me engano...
em 3500 ja tenho pressao total de turbo... (0,6bar)... achei a turbina muito pequena... vo andar com 1.2bar no max... pois tenho 10.5:1 de taxa
o que vc recomendaria?
abracos
-
carol,
qual turbina voce usaria se esse tipo fosse seu? e com um comandinho pra virar uns 7000? trabalho no cabecote?
hj tenho no meu uno, motor de tipo todo no esquema ja… cabecote top, aliviado / balanceado... to com uma garrett gt25 .65quente e .53 frio... rotores ambos 46mm, se nao me engano...
em 3500 ja tenho pressao total de turbo... (0,6bar)... achei a turbina muito pequena... vo andar com 1.2bar no max... pois tenho 10.5:1 de taxa
o que vc recomendaria?
abracos
[snapback]569562[/snapback]
preparação pesada em cabeçote altera radicalmente tudo no motor, até a escolha do turbo. não conheão o suficiente desse seu motor a ponto de indicar um turbo adequado no caso de alterações desse naipe como vc fez. não conheão o comportamento desse carro após as alterações no cabeçote e no miolo. se fosse num ap, blz, mas nesse motor e nesse seu caso eu não tenho experiencia para arriscar um palpite.
uma coisa é certa: vc tem um rotor pequeno demais pra um 1600cc preparado. deve chegar no pico de giro do eixo bem rapido mesmo…
outra questão é esses a/r ekezitos , que não da pra comparar com os dos turbos que vemos por ai nos carros mais bravos. eu particularmente jamais compraria um turbo-compressor desses prontos, mostrados em catálogos. turbocompressor é uma peça extremamente particular de cada motor, de cada setup feito. coisa pra ser literalmente montada com os componentes escolhidos de acordo com o projeto.
-
uns posts atrás a carol falou tudo.. depende do uso.. eu não preciso de motor que gire acima de 6000rpm.. raramente vou chegar nos 5000rpm se já tiver pressão total nos 3500rpm..
eu ainda penso que esse turbo vai ficar tranquilo no meu carro por enquanto, pois o cabeçote nao está preparado e o comando é o original do carro, ou seja, vai me fazer feliz nessa situação hoje..
agora quando eu melhorar o motor em si, dai é outra historia e outro turbo, sem duvida.. mas pra manter o mesmo estilo de pegada da anterior.. que ficaria pequena de mais pro cabeçote preparado.. então é isso ai, penso assim, se quiserem sugestão de turbo, indiquem também qual estilo de direção desejam.. ok?
carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?
ps.: so não sei muito ainda de turbo, mas aspirado é comigo mesmo..
abraços
-
carol, pode comparar esse motor do tipo 1.6 8v com o ap 1.6 8v.. sugere como se fosse um, pois as diferenças entre eles em termos de preparação é bem pequena, nao perceptável em se tratando escolha de turbo, belezinha?
[snapback]569590[/snapback]
o problema que vejo para fzr uma comparação seria algumas características de ambos, como diferenças de concepção tipo diamentro/curso/comp. bielas…formato das c?maras...di?metro das valvulas...diagrama do comando...peso das partes m?veis e por ai vai.
-
uns posts atrás a carol falou tudo.. depende do uso.. eu não preciso de motor que gire acima de 6000rpm.. raramente vou chegar nos 5000rpm se já tiver pressão total nos 3500rpm..
eu ainda penso que esse turbo vai ficar tranquilo no meu carro por enquanto, pois o cabeçote nao está preparado e o comando é o original do carro, ou seja, vai me fazer feliz nessa situação hoje..
agora quando eu melhorar o motor em si, dai é outra historia e outro turbo, sem duvida.. mas pra manter o mesmo estilo de pegada da anterior.. que ficaria pequena de mais pro cabeçote preparado.. então é isso ai, penso assim, se quiserem sugestão de turbo, indiquem também qual estilo de direção desejam.. ok?
ps.: so não sei muito ainda de turbo, mas aspirado é comigo mesmo..
abraços
[snapback]569590[/snapback]
cara, sao motores completamente diferentes de cilindrada parecida…. enquanto os sevel tem mais animo ainda que um ap 1.6 pra girar...por causa do curso curto e pistoes gigantes... ja o curso mais longo do ap, gera mais torque em baixa....
se vc realmente nao pretende virar muito, logo nao tera tanto torque em baixa / media rotacao... com esse motor....
-
ambos influenciam em alta e ambos pode trazer o mesmo resultado final, só que uma dessas combinações pode deixar o motor lento de pegada. não gosto de caixa quente pequena com eixo grande e pesado dentro, prefiro uma caixa quente maior com um eixo mais leve e facil de se fzr girar.
claro que nem tudo são flores…se vc quiser um rendimento top de top em termos de potência (pico), vai ter q usar caixa grande + eixo grande + rotor grande. só que isso muitas vzs deixa o carro ruim pra se usar na rua, e qdo digo na rua não é no transito pesado (pq nesse caso nem se precisa de turbo no motor), digo como sendo em uso civil do carro, tendo um motor que só abre em alta...e q exige um conjunto todo feito pra que se possa girar...precisa de cabeçote com molas diferenciadas...de um comando que renda até onde vc vai girar...de alimentação suficiente pra não dar falta em giros alt?ssimos...e por ai vai. uma coisa depende da outra, e qto mais girador o motor, mais riscos de quebras vc corre. tanto quebras qto desgaste de peças m?veis. quebra = soltar sedes...flutuar válvulas (e nisso pode atropelar valvulas)...voar correia...soltar o volante...desbielar...faltar lubrificação e o motor começar a rajar... sem contar que al?vio e balanceamento total são itens obrigatérios num motor desses.
[snapback]569560[/snapback]
valeu carol…
perguntei isso pq essa semana troquei o caracol do carro..
tava usando uma .50 .48 com eixo ogro 64,5, botei uma mp .50 .70 com eixo 49,5 e to achando bem melhor...o unico prob é que como a potencia vem mais cedo o carro ta riscando muito de 1 e 2... mas enfim acho q pra rua ta melhor...